Onde Ficar em Trancoso: Hotéis e Pousadas em Trancoso BA

Pousada Quarto Crescente - Onde Ficar em Trancoso
A Pousada Quarto Crescente é uma das melhores pousadas de Trancoso (ela é super bem avaliada pelos hóspedes)

Mapa de Trancoso

  • Em azul: Quadrado e Vila de Trancoso
  • Em amarelo: praias ao norte da Vila
  • Em verde: praias ao sul da vila

Vila de Trancoso

Índice Vila de Trancoso (clique nos links para ir direto aos tópicos):

Onde ficar no Quadrado

O Quadrado é o simples e ao mesmo tempo charmoso centrinho da Vila de Trancoso.

Localizado no alto do morro (assim como o restante da Vila de Trancoso) o Quadrado é formado por uma praça gramada (com um campo de futebol) rodeada por bares, restaurantes e pousadas localizadas em típicas casinhas coloridas em meio às arvores.

Aos fundos da praça ficam a Igreja do Quadrado (Igreja de São João Batista, do século XVII) e o Mirante do Quadrado (com linda vista para o mar).

As praias ficam lá embaixo, descendo o morro. As mais próximas e movimentadas são a dos Nativos e a dos Coqueiros, uma caminhada de 10 a 15 minutos.

A noite de Trancoso acontece no Quadrado onde os bares e restaurantes, alguns com música ao vivo, iluminam a área com velas e lamparinas intensificando o ambiente rústico, charmoso e chique.

Hotéis e pousadas no Quadrado – Trancoso:

⦾⦾⦾⦾⦾ Espetacular:

  • UXUA Casa Hotel & Spa: um dos hotéis-boutique mais luxuosos de Trancoso. Ocupa uma ampla área no Quadrado com as acomodações espalhadas por históricas casinhas típicas com decoração rústico chique em meio à natureza. As casinhas são privativas e possuem até três suítes (há opções com piscina privativa). O hotel possui spa, piscina e restaurante. Também conta com um bar de praia localizado na Praia dos Nativos.

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Pousadas nos arredores do Quadrado – Trancoso:

As pousadas abaixo ficam no entorno do Quadrado, a uma curta caminhada. A maioria fica em um ambiente mais tranquilo, em meio à natureza e sem barulho noturno. Sem dúvida é uma excelente localização para ficar em Trancoso.

⦾⦾⦾⦾⦾ Espetacular:

  • Hotel Boutique Bahia Bonita: distante apenas 100 metros do Quadrado e com vista para o mar. Possui ambientes luxuosos em meio à natureza, piscina e restaurante. Há opções de quartos com piscina privativa e com banheira de hidromassagem.

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Pousada do Bosque: ocupa uma ampla área com mais de 8000 m² de jardins e árvores nativas. Possui ambientes charmosos, linda decoração e piscina. Fica a 100 metros do Quadrado.
  • Pousada Oca Trancoso: possui piscina, linda arquitetura e decoração com temática indígena. Fica em meio à natureza, bem próxima do Quadrado.
  • Pousada Mar à Vista
  • Santa Fé Casas Trancoso: possui piscina, linda decoração e excelente localização. Há opções equipadas com mini cozinha.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Pousada Calypso: uma das pousadas mais bem avaliadas pelos hóspedes, com excelente custo-benefício. Fica muito próxima do Quadrado, em meio à natureza, com decoração rústico chique.
  • Hospedaria Lua Nova: fica entre o centro comercial e o centro turístico (Quadrado). Excelente opção para economizar.
  • Pousada Jequitibá: fica a 50 metros do Quadrado.
  • Pousada Campestre

Onde ficar na Vila de Trancoso

Enquanto o Quadrado fica perto da descida para a praia, o restante da Vila de Trancoso vai se estendendo na direção oposta ao mar. Quanto mais distante do Quadrado mais distante você estará da praia (salvo algumas exceções).

A oferta de hotéis e pousadas é a maior de todo o distrito de Trancoso. São inúmeras opções de hospedagem de todas as categorias e preços, mas de uma maneira geral as diárias são mais baratas do que no Quadrado e na praia.

A Estrada de Trancoso cruza praticamente toda a vila e funciona como o centro comercial e de serviços (supermercados, farmácias, padarias, agências de passeios e estabelecimentos comerciais variados).

Algumas regiões ficam mais distantes das áreas turísticas. Para se locomover há táxis e mototáxis, mas um carro vai te dar mais liberdade e facilidade para ir até o Quadrado e principalmente para as praias.

Hotéis e pousadas na Vila de Trancoso:

⦾⦾⦾⦾⦾ Espetacular:

  • Etnia Casa Hotel: ocupa uma ampla área de 7000 m² com casas privativas de 1, 2 ou 3 suítes em meio à natureza. Possui ambientes elegantes com um toque de modernidade sem perder a rusticidade. Possui piscina.

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Praias ao Sul da Vila de Trancoso

Índice Praias ao Sul da Vila (clique nos links para ir direto aos tópicos):

Onde ficar na Praia dos Coqueiros (sul da vila)

A Praia dos Coqueiros fica ao sul do riozinho de Trancoso, uma caminhada de 10 a 15 minutos desde o Quadrado.

Assim como as demais praias da região a Praia dos Coqueiros tem um lindo visual. O mar é calmo e bom para banhos, um dos mais seguros para crianças em Trancoso.

A praia tem uma boa estrutura de barracas para atender os banhistas (uma das mais famosas é a do Jonas). Se você deseja um conforto maior veja a barraca do UXUA Casa Hotel (que fica mais próxima do riozinho).

A região da Praia dos Coqueiros é pouco ocupada. Há uma área de mangue com passarelas para os banhistas acessarem a praia, além de estacionamentos para os veículos.

São poucas as opções de hospedagem na Praia dos Coqueiros.

Pousadas na Praia dos Coqueiros – Trancoso:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Pousada Le Refuge: possui uma localização única em Trancoso, distante 100 metros da Praia dos Coqueiros e 300 metros do Quadrado. Fica em uma área tranquila em meio à natureza. Possui piscina e oferece café da manhã e chá da tarde.
  • Ocean Front Suite: luxuoso chalé localizado no meio do caminho entre o Quadrado e a praia. Possui banheira de hidromassagem externa.

Onde ficar na Praia do Rio Verde (sul da vila)

A Praia do Rio Verde é continuação da Praia dos Coqueiros (no sentido sul). Localizada um pouco mais distante da Vila ela possui um ambiente mais tranquilo (menos banhistas). A quantidade de bares de praia também é menor e os preços ainda mais caros.

A praia tem um lindo visual e mar bom para banhos. A estrada de acesso não é muito boa (principalmente em épocas de chuva).

Alguns hotéis e pousadas ficam pé na areia e possuem o próprio bar/restaurante de praia (geralmente aberto à não hóspedes).

Pousadas na Praia do Rio Verde – Trancoso:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Villas de Aragon Hotel Boutique: é o mais refinado da área. Possui piscina e ambientes com linda decoração rústico chique. Há opções de quartos com piscina privativa.
  • Pousada Bahia Bonita: uma das melhores pousadas da Praia do Rio Verde, ocupa uma área pé na areia em meio à natureza. Possui quartos rústicos e charmosos (há opções com banheira de hidromassagem e de frente para a praia).

⦾⦾⦾⦾ Bom:

Onde ficar na Praia de Itapororoca (sul da vila)

A Praia de Itapororoca fica na continuação da Praia do Rio Verde (no sentido sul, mais distante da vila). É uma praia extensa e com um lindo visual (é uma das praias mais lindas de Trancoso).

Ocupada por um condomínio com poucas mas luxuosas casas de veraneio, o acesso de carro não é muito prático e com isso ela tem menos movimento de banhistas. Dá para chegar na Praia de Itapororoca caminhando desde a Praia do Rio Verde, mas não há estrutura de bares e barracas de praia.

É na Praia de Itapororoca que está sendo construído o luxuoso hotel Fasano Trancoso (inauguração prevista para 2020).

Ao sul de Itapororoca (e antes da Praia do Espelho) estão localizadas algumas praias ainda mais isoladas e sem opções de hotéis e pousadas: Praia da Barra do Rio dos Frades, Praia de Patimirim e Praia de Itaquena. Na maré baixa é possível caminhar por todas elas.

Pousada na Praia de Itapororoca – Trancoso:

⦾⦾⦾⦾⦾ Espetacular:

  • Pousada Tutabel: localizada no trecho mais ao sul da praia (distante +- 6 km da vila) ela é uma das pousadas de praia mais exclusivas e isoladas da região. Possui uma excelente estrutura com ambientes elegantes e charmosos, sem perder a rusticidade. Os quartos são bem equipados. Fica em uma ampla área à beira-mar em um trecho espetacular e vazio da praia. Possui piscina, bar e restaurante.

Praias ao Norte da Vila de Trancoso

Índice Praias ao Norte da Vila (clique nos links para ir direto aos tópicos):

Onde ficar na Praia dos Nativos (norte da vila)

A Praia dos Nativos fica ao norte do riozinho de Trancoso, uma caminhada de 10 a 15 minutos desde o Quadrado.

A praia é linda e tem ondas um pouco mais fortes.

Entre as praias de Trancoso a Praia dos Nativos é a que tem mais opções de hotéis e pousadas.

Praia dos Nativos: hotéis e pousadas próximos do riozinho

O trecho da Praia dos Nativos mais próximo do riozinho de Trancoso é o mais movimentado da praia e o mais próximo do Quadrado. É nessa área que fica a maioria das barracas e bares de praia (a Flyclub é uma das mais animadas e tem sunset parties na alta temporada).

Nessa região das barracas não há hotéis e pousadas pé na areia. A maioria dos estabelecimentos indicados abaixo fica uns 100 a 300 metros distantes da praia.

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Pousada Cajueiro Trancoso: uma das melhores pousadas dessa área. Ela é integrada à natureza, tem ambientes elegantes e linda decoração. Possui piscina.
  • Mata N’Ativa Pousada: localizada entre o Quadrado e a praia (distante +- 500 metros do mar) em uma área de 8000 m² com muita natureza. Possui ambientes charmosos, banheira de hidromassagem, piscina e bar.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Praia dos Nativos: hotéis e pousadas pé na areia

Ao norte (sentido Arraial d’Ajuda, mais distante do Quadrado) a Praia dos Nativos é extensa, tem um ambiente mais tranquilo (menos banhistas) e algumas opções de pousadas pé na areia (que estão entre as melhores pousadas de praia de Trancoso).

Algumas pousadas possuem excelentes bares/restaurantes de praia (aberto à não hóspedes) como os das pousadas Estrela d’Água e Villas de Trancoso.

⦾⦾⦾⦾⦾ Espetacular:

  • Villas de Trancoso: é um dos melhores hotéis/pousadas de praia do Brasil. Ocupa uma linda e ampla área beira-mar com apenas 10 luxuosas acomodações (suítes ou villas de 1 ou 2 quartos). Possui piscina, ambientes elegantes e sofisticados e um dos melhores bares/restaurantes de praia de Trancoso.
  • Pousada Estrela D’Água: pousada charmosa, pé na areia, com linda decoração rústico chique em meio à natureza. Possui piscina e um excelente bar/restaurante de praia. Há opções de bangalôs com piscina privativa ou banheira de hidromassagem.

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

  • Pousada Carmelitha: não é pé na areia, distante 200 metros da praia. Pousada simples, com excelente custo-benefício.

Onde ficar na Praia do Rio da Barra (norte da vila)

A Praia do Rio da Barra fica ao norte (sentido Arraial d’Ajuda) da Praia dos Nativos, após o Rio da Barra.

É uma praia linda (com mar, rio e falésias) e pouco movimentada, já que acesso é pelo Rio da Barra Villa Hotel. O hotel possui um excelente restaurante/bar de praia (aberto à não hóspedes) que é o único da praia.

Hotel na Praia do Rio da Barra – Trancoso:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Rio da Barra Villa Hotel: isolado na Praia do Rio da Barra, distante 6 km do Quadrado, ocupa uma ampla e agradável área entre o rio e mar. Possui um restaurante/bar de praia com excelente estrutura. Não tem piscina.

Onde ficar na Praia das Tartarugas e na Praia de Taípe (norte da vila)

As praias das Tartarugas e de Taípe são as que ficam mais ao norte de Trancoso, distantes +- 7 km do Quadrado.

São praias de difícil acesso para quem não está hospedado nos condomínios e resorts da região e por isso o movimento de banhistas é pequeno. A paisagem é linda, com muitas falésias.

Terravista: no alto das falésias fica o luxuoso condomínio Terravista com campo de golfe, aeroporto e o Teatro L’Occitane. O condomínio tem acesso às duas praias e um exclusivo bar e restaurante de praia na Praia das Tartarugas. O resort de luxo Txai Terravista está sendo construído dentro do condomínio e tem previsão de inauguração para 2021.

Hospedagem na Praia das Tartarugas e na Praia de Taípe – Trancoso:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Club Med Trancoso: all inclusive, localizado junto ao condomínio Terravista no alto das falésias (na altura da Praia de Taípe). É o maior resort da região, tem excelente estrutura (no estilo Club Med) incluindo bar e serviço de praia.
  • Terravista Vilas Trancoso: aluguel de casas/villas (com serviço de hotelaria) no condomínio Terravista.

Aluguel de imóveis para temporada em Trancoso

Confira:

Melhores áreas para se hospedar em Trancoso

  • Quadrado: é o centrinho da Vila de Trancoso, local do agito noturno, onde estão os restaurantes mais badalados e várias opções de pousadas. O Quadrado fica no alto do morro, distante 10 a 15 minutos de caminhada do mar. Veja mais detalhes, hotéis e pousadas no tópico do Quadrado.
  • Vila de Trancoso: o restante da Vila de Trancoso, também no alto do morro, fica na continuação do Quadrado. É o local com a maior concentração de hotéis e pousadas para se hospedar em Trancoso, além de ser o centro comercial e de serviços. Veja mais detalhes, hotéis e pousadas no tópico da Vila de Trancoso.
  • Praias: os hotéis e pousadas localizados na praia ficam em um ambiente tranquilo em meio à natureza, ideal para descansar e relaxar. Veja mais detalhes, hotéis e pousadas nos tópicos Praias ao Sul da Vila e Praias ao Norte da Vila.

E qual é o melhor lugar para ficar em Trancoso?

Depende do seu perfil e do perfil da sua viagem.

Na minha opinião o melhor lugar para se hospedar é o Quadrado. Durante o dia dá para variar entre as praias da vila (uma praia diferente por dia) e à noite você já está no ponto do agito noturno. As desvantagens são o barulho noturno (especialmente na alta temporada de verão e em feriados prolongados) e os preços das diárias (mais caras próximas ao Quadrado).

No restante da Vila de Trancoso você encontra áreas bem tranquilas em meio à natureza e com excelentes opções de pousadas (que por ficarem mais distantes do Quadrado e da praia tem diárias mais baratas).

Vale a pena se hospedar na praia em Trancoso?

Os hotéis e pousadas na praia são em menor número do que na Vila.

A maioria são estabelecimentos charmosos, bem estruturados e com o próprio restaurante e bar de praia para você não precisar sair durante a sua estadia. Caso você queira sair para jantar ou curtir um agito noturno terá que subir até o Quadrado. As diárias na praia são bem caras.

A Praia dos Coqueiros (ao sul) e a Praia dos Nativos (ao norte) são as mais próximas e movimentadas da Vila de Trancoso (a partir do Quadrado a caminhada é de 10 a 15 minutos). Elas são divididas pelo Rio Trancoso que geralmente está atravessável a pé (depende da maré e das chuvas). Elas possuem a maior quantidade de barracas de praia, desde as mais populares (que recebem passeios bate-volta de Porto Seguro) até algumas mais refinadas.

As praias mais distantes do Quadrado são menos movimentadas e possuem hotéis e pousadas que geralmente ficam em locais mais isolados.

Não é fácil escolher o hotel ou pousada em Trancoso

Uma das tarefas mais difíceis será escolher em qual estabelecimento se hospedar.

Trancoso é um dos destinos do Brasil onde os hotéis e pousadas são mais bem avaliados. São dezenas de hotéis e pousadas com notas de avaliação acima de 9,0 no Booking, o que mostra que os turistas ficam muito satisfeitos com a hospedagem na vila.

Sobre Trancoso

Trancoso é um distrito de Porto Seguro na Bahia.

Trancoso fica distante de carro entre 1 hora e 1 hora e meia de Porto Seguro e +- 40 minutos de Arraial d’Ajuda (outro distrito de Porto Seguro).

12 Comentários


  1. Fred, Parabéns pelo blog e muito obrigado pelas dicas, ajudaram muito para a nossa próxima viagem…Abraço!

    Responder

  2. Em Trancoso tb tem a Casa LaTorre. Muito linda. Maravilhoso. O site de vcs está faltando atualizar.

    Responder

  3. Amei o post….. estava com muitas duvidas, pois será a primeira vez que vou a porto seguro!!! Super ajudou!!!!

    Responder

  4. Fred, qual lugar é mais bonito no sul da Bahia? Trancoso ou Arraial?

    Responder

    1. Oi Stephanie, tudo bem?

      Essa é pergunta é muito pessoal e considero irrespondível hahahahaha

      Além desses dois destinos há muitos outros lugares espetaculares no sul da Bahia.

      Abraços 🙂

      Responder

  5. Olá ,
    Amei esse post, pois tenho muita vontade de conhecer Trancoso .
    Suas palavras tiraram todas minhas duvidas .

    Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *