Onde Ficar em Ilhabela, SP

Onde Ficar em Ilhabela
O DPNY Beach Hotel & Spa é um dos hotéis mais badalados e famosos do litoral de São Paulo. Ele fica pé na areia na Praia do Curral, uma das melhores praias para se hospedar em Ilhabela.

Melhores praias e bairros para ficar em Ilhabela

  • Ao norte da balsa: é a região mais urbanizada e com maior estrutura, com destaque para os bairros e praias de Barra Velha, Perequê e Itaguaçu. Aqui também fica o charmoso Centro Histórico, chamado de Vila, área com excelente gastronomia e principal ponto de agito noturno.
  • Ao sul da balsa: área com maior contato com a natureza e bairros menos urbanizados. Aqui fica a praia mais badalada de Ilhabela, a Praia do Curral, além de outras belas praias como Julião, Feiticeira, Portinho, Grande e Pedras Miúdas (Ilha das Cabras).
  • Praias voltadas para o mar aberto: enquanto as duas regiões acima são voltadas para o continente e possuem mar calmo, o leste e uma parte do sul da ilha são voltados para o mar aberto. É uma região selvagem e de difícil acesso. Algumas praias são desertas e outras abrigam pequenas comunidades caiçaras. As mais frequentadas são Castelhanos e Bonete.

E qual é o melhor lugar para se hospedar?

A melhor praia ou bairro para você se hospedar depende do seu perfil e do perfil da sua viagem.

Veja abaixo a descrição das praias de Ilhabela e dicas de hotéis e pousadas indicados praia por praia.

Mapa de localização das praias de Ilhabela:

Norte da Ilha:

Onde ficar na Vila (Centro Histórico) – Ilhabela:

A Vila é o centrinho de Ilhabela, local charmoso e principal ponto de agito noturno da ilha. Aqui você encontra lojas, restaurantes, bares, cafés e muitas construções históricas, com destaque para a Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda. Na Vila desembarcam os turistas vindos de navios de cruzeiro.

A Vila fica 6 km ao norte da balsa e possui alguns dos mais charmosos hotéis e pousadas de Ilhabela, como o Hotel Vila Kebaya e o Hotel Real Villa Bella, além de alguns dos melhores bares e restaurantes. Não é um local de praia. É uma localização perfeita para conhecer as praias durante o dia e ter a tranquilidade de estar hospedado junto ao melhor da noite de Ilhabela.

Onde ficar na Praia do Perequê – Ilhabela:

A Praia do Perequê é uma das mais estruturadas e bem localizadas de Ilhabela. Próxima da balsa e da Vila, o Perequê está em um ponto estratégico para se deslocar pelo norte e sul da ilha.

O bairro tem uma das maiores estruturas de comércio e restaurantes de Ilhabela. A praia tem 800 metros de extensão, com mar calmo e coqueiros na orla. Ela possui estacionamento, quiosques, ciclovia, duchas e aluguel de caiaque. Dela saem barcos para as praias do Bonete e Castelhanos, além de passeios de escuna.

No interior do bairro do Perequê estão alguns bairros mais tranquilos e com maior contato com a natureza: Cocaia, Água Branca e Reino. A Praia do Perequê fica a 2 km ao norte da balsa e 3 km ao sul da Vila. Veja abaixo nossas dicas para ficar no Perequê e bairros próximos.

Hotéis e pousadas em Perequê (e arredores) em Ilhabela:

Excelente:
Pousada Vila das Velas – Perequê
Pousada Carolina – Perequê
Kalango Hotel Boutique – Cocaia
Pousada Terra Madre – Cocaia
Pousada Ecoilha – Água Branca

jóia Muito Bom:
Pousada Perequê – Perequê
Pousada Atiaia – Perequê
Pousada Villa Caiçara – Perequê
Recanto das Carpas – Perequê
Recanto das Tiribas – Perequê
Ilha Flat Hotel – Perequê
Recanto Vicks Flats – Perequê

Bom:
Hotel Pelicano – Perequê
Pousada Vieiras – Perequê
Pousada do Sidão – Água Branca

$ Barato:
Hostel Central Ilhabela – Perequê
Green Hostel Ilhabela – Perequê
Ilhabela Tênis Clube – Perequê
Chalés Refúgio da Água Branca – Água Branca

Mais opções:
Hotéis, pousadas e aluguel de casas e chalés na Praia do Perequê

Onde ficar em Barra Velha – Ilhabela:

Barra Velha é o bairro em que está localizado o atracadouro da balsa em Ilhabela e possui uma localização central e estratégica, já que está no meio do caminho entre as praias do norte e do sul da ilha.

É um bairro com boa estrutura comercial e muitas pousadas, desde charmosas até econômicas. O bairro tem uma praia ao lado do atracadouro da balsa, com fundo lodoso e frequentada por pescadores, não indicada para banhos. Barra Velha fica 6 km ao sul da Vila.

Onde ficar em Itaguaçu – Ilhabela:

A Praia do Itaguaçu possui uma orla bonita e muitos bares e restaurantes que fazem o bairro ter uma das noites mais movimentadas de Ilhabela. A praia é pequena, com cerca de 300 metros de extensão e possui uma orla agradável, com calçadão, ciclovia, coqueiros e quiosques. A praia tem mar calmo, bom para banhos.

O bairro possui alguma estrutura comercial e uma boa variedade de hotéis e pousadas, com destaque para o charmosíssimo Abayomi Hotel. Já o Ilha Deck Hotel tem um bom custo-benefício. A Praia do Itaguaçu fica a 3 km ao norte da balsa e 3 km ao sul da Vila.

Onde ficar em Itaquanduba – Ilhabela:

A Praia de Itaquanduba é vizinha de Itaguaçu e os bairros são interligados. O bairro tem um aspecto mais residencial, mas possui comércio, bares e restaurantes nas proximidades. Há boas opções de pousadas.

A praia é bem pequena e não muito frequentada. Ela não tem quiosques. A Praia de Itaquanduba fica a 4 km ao norte da balsa e 2,5 km ao sul da Vila.

Onde ficar no Saco da Capela – Ilhabela:

A Praia do Saco da Capela fica ao lado da Vila e é uma das mais estruturadas e movimentadas de Ilhabela. Protegida dos ventos e correntes marítimas ela é um porto natural e sempre está repleta de barcos. No Saco da Capela estão localizados o Pindá Iate Clube e o badalado beach club Sea Club.

A praia tem calçadão, ciclovia, quiosques, banheiros e chuveiros. Na orla há esculturas de aço do artista Gilmar Pinna. O bairro tem bons restaurantes e alguns hotéis e pousadas, com destaque para a Pousada Mariola, considerada uma das melhores pousadas de Ilhabela. Como fica ao lado da Vila tem fácil acesso ao comércio. A Praia do Saco da Capela fica 5 km ao norte da balsa e 1 km ao sul da Vila.

Onde ficar em Santa Tereza – Ilhabela:

A Praia de Santa Tereza fica ao lado da Vila e possui um ambiente pitoresco, repleto de barcos de pesca. A praia tem águas calmas e muitas árvores fazendo sombra na areia. Na praia estão localizados o píer dos pescadores, o mercado de peixes e o tradicional Yacht Club Ilhabela. A Praia de Santa Tereza oferece a comodidade de ficar em um local tranquilo, mas próximo (dá até para ir caminhando)  do centrinho de Ilhabela. Santa Tereza fica 7 km ao norte da balsa e 1 km ao norte da Vila.

Hotéis e pousadas em Santa Tereza em Ilhabela:

Excelente:
Pousada Manga Rosa

jóia Muito Bom:
Hotel Santa Tereza
Pousada Náutilus

Mais opções:
Hotéis, pousadas e aluguel de casas e chalés em Santa Tereza

Hotel Mercedes (na Praia Mercedes):

O Hotel Mercedes possui uma prainha particular chamada de Praia Mercedes. Não é um hotel boutique, mas oferece um bom atendimento e uma boa estrutura com piscinas (uma delas aquecida), restaurante, bar, serviço de praia e um aconchegante deck na beira do mar com uma vista impagável. O Hotel Mercedes fica ao lado da Praia do Viana, distante 9 km ao norte da balsa e 2,5 km ao norte da Vila.

Confira:

Excelente:
Hotel Mercedes

Onde ficar na Praia do Viana – Ilhabela:

A pequena Praia do Viana tem cerca de 100 metros de extensão com águas calmas e mar bom para banhos. Ela é ocupada por bares e restaurantes com destaque para o famoso Viana Praia & Restaurante que atende na areia, no deck e nos barcos que atracam na praia. Não deixe de experimentar a famosa casquinha de camarão.

Na Praia do Viana fica o espetacular Porto Pacuíba, um dos melhores hotéis de Ilhabela. A Praia do Viana fica a 9,5 km ao norte da balsa e 3 km ao norte da Vila.

Hotel na Praia do Viana em Ilhabela:

Excelente:
Porto Pacuíba Hotel

Onde ficar na Praia do Pinto – Ilhabela:

A Praia do Pinto proporciona um dos ambientes mais bonitos e tranquilos de Ilhabela. Ocupada por um condomínio o acesso tem que ser feito a pé em um trajeto de cerca de 100 metros, enquanto o carro fica na estrada.

A praia tem ambiente familiar, com mar calmo e geralmente limpo, bom para banhos e para a prática de esportes náuticos. Há barracas para atender os banhistas em épocas de movimento e estacionamento pago para deixar o carro. Não há estrutura comercial no bairro. Aqui fica a aconchegante Pousada Pedra Menina. A Praia do Pinto fica a 11 km ao norte da balsa e 4,5 km ao norte da Vila.

Pousadas na Praia do Pinto em Ilhabela:

Excelente:
Pousada Pedra Menina

Onde ficar na Praia da Armação – Ilhabela:

A Praia da Armação oferece uma das melhores condições para a prática de esportes náuticos e se tornou reduto de praticantes de vela, windsurf, kitesurf e outros esportes. Na praia estão localizados a Associação de Windsurf de Ilhabela e a escola de iatismo BL3, que oferecem estrutura para os praticantes.

A Praia da Armação tem muitas árvores e ainda guarda um clima caiçara, com uma linda capela na beira da praia. Ela tem alguns bares e quiosques e também é frequentada por famílias. A Praia da Armação fica a 12 km ao norte da balsa e 5 km ao norte da Vila.

Hotéis e pousadas em Armação em Ilhabela:

Excelente:
Pousada Armação dos Ventos

Ao norte da Praia da Armação, na região costeira de Ponta das Canas, fica a Casa Vermelha Guest House e o Suites Home Ponta das Canas.

Mais opções:
Pousadas e aluguel de casas e chalés na Praia da Armação

Sul da Ilha:

Onde ficar na Praia do Curral – Ilhabela:

A Praia do Curral é a mais badalada e procurada pelos jovens em Ilhabela. Ela possui vários bares e quiosques em sua orla que oferecem boa estrutura e gastronomia para os banhistas. Na praia fica um dos hotéis mais desejados do litoral de São Paulo, o DPNY.

A praia tem cerca de 600 metros de extensão com faixa de areia larga e grossa e muitas árvores. O mar é calmo, bom para banhos. Durante a temporada é grande o agito diurno. O bairro não é muito ocupado, tem pouca estrutura de comércio e algumas opções de hotéis e pousadas.

O bairro vizinho Bexiga (que fica entre  a Praia do Curral e a Praia Grande) também possui algumas pousadas. Veja abaixo as nossas dicas de hospedagem na Praia do Curral e no bairro Bexiga.

A Praia do Curral fica a 8 km ao sul da balsa e 14 km ao sul da Vila.

Hotéis e pousadas na Praia do Curral em Ilhabela:

Excelente:
DPNY Beach Hotel & Spa – Praia do Curral
Pousada Praia do Curral – Praia do Curral

jóia Muito Bom:
Pousada Catamarã Brasil – Praia do Curral
Pousada Iguana Azul – Bexiga
Pousada Villa Vittória – Bexiga
Hotel Alemão Beach de Ilhabela – Bexiga
Pousada Mareilha – Praia do Curral
Pousada Três Marias Ilhabela – Bexiga
Pousada Fascino del Mare – Bexiga
Pousada Villagio Assis – Bexiga
Chalés Ilhabela Zen – Bexiga
Suítes Cambucá – Bexiga
Moana Ilhabela – Bexiga

$ Barato:
Pousada do Caboclo – Praia do Curral
Suites Bene – Praia do Curral
Chalé & Suítes Mar Aberto – Praia do Curral
Mahalo Chalés – Bexiga

Mais opções:
Hotéis, pousadas e aluguel de casas e chalés na Praia do Curral

Onde ficar na Praia Grande – Ilhabela:

A Praia Grande é a mais extensa entre as praias de Ilhabela voltadas para o continente. A estrutura é excelente para os banhistas: calçadão, quiosques, estacionamento e duchas. A orla é agradável e possui uma capela e uma quadra poliesportiva. A praia tem faixa de areia larga e grossa. Ela é de tombo, mas o mar é calmo, bom para banhos e para crianças. A Praia Grande também é boa para a prática de esportes náuticos.

O bairro possui algumas opções de comércio, pousadas e hotéis, como o Hotel da Ilha, indicado para quem procura custo-benefício. A Praia Grande é vizinha da bela Praia do Julião (dá para ir a pé) e fica a 500 metros da Praia do Curral, mas enquanto a Praia do Curral é badalada pelos jovens a Praia Grande tem um ambiente mais familiar. A Praia Grande fica 6 km ao sul da balsa e 12 km ao sul da Vila.

Onde ficar na Praia do Julião – Ilhabela:

A Praia do Julião, também chamada de Prainha, é um recanto escondido da avenida principal e acessível por uma trilha de 300 metros. A praia tem 200 metros de extensão com deliciosas sombras, quiosque e barracas para atender os banhistas. O mar é calmo, com águas cristalinas e muitos peixes, indicado para banhos, esportes náuticos e mergulho. O ambiente é familiar e tranquilo.

A Praia do Julião é considerada uma das melhores de Ilhabela. Ela fica próxima da Praia do Curral (menos de 1 km) e ao lado da Praia Grande (uma pequena trilha liga as duas praias). O bairro não é muito ocupado e ainda possui muita vegetação. São poucas as opções de comércio.

O bairro possui pousadas charmosas, com destaque para o novo e incrível TW Guaimbê Exclusive Suítes, uma das raras construções com acesso direto à praia. A Praia do Julião fica a 6 km ao sul da balsa e 12 km ao sul da Vila.

Hotéis e pousadas na Praia do Julião (Prainha) em Ilhabela:

diamante Fascinante:
TW Guaimbê Exclusive Suítes

Excelente:
Pousada Villa da Prainha
Pousada Isla Bonita Flat

jóia Muito Bom:
Pousada Ilhote da Prainha

$ Barato:
Chalés Som das Águas

Mais opções:
Hotéis, pousadas e aluguel de casas e chalés na Praia do Julião

Onde ficar na Praia da Feiticeira – Ilhabela:

A Praia da Feiticeira fica a 300 metros da estrada e o acesso é feito por um trilha entre a natureza e as casas que ocupam o bairro. A praia é linda, com coqueiros na orla e faixa de areia inclinada. O mar é calmo, de tombo, bom para banhos e para a prática de esportes náuticos.

O ambiente é familiar, sem quiosques, mas com algumas barracas em dias de movimento. Um belo casarão colonial, antiga sede de fazenda, fica no canto esquerdo. O bairro possui algumas pousadas e hotéis, a maioria distante algumas centenas de metros da praia. A vantagem é que esses estabelecimentos estão entre a Praia da Feiticeira e do Julião, duas excelentes praias. A Praia da Feiticeira fica a 5 km ao sul da balsa e 11 km ao sul da Vila.

Onde ficar na Praia do Portinho – Ilhabela:

A Praia do Portinho fica em uma pitoresca vila de pescadores com praça, capela caiçara e estacionamento para carros. A praia é bem pequena (60 metros) e possui quiosques e bares na orla que oferecem estrutura para os banhistas. Ela costuma lotar nos finais de semana, feriados e na alta temporada.

O mar é calmo e limpo, excelente para mergulho. O bairro tem alguma estrutura comercial, hotéis e pousadas, com destaque para o excelente Hotel Praia do Portinho. A Praia do Portinho fica 4 km ao sul da balsa e 11 km ao sul da Vila.

Hotéis e pousadas na Praia do Portinho em Ilhabela:

Excelente:
Hotel Praia do Portinho

jóia Muito Bom:
La Gloria Pousada e Hostel

Bom:
Chalés Sinbad
Lua Azul Pousada

$ Barato:
Chalé do Saulo

Mais opções:
Hotéis, pousadas e aluguel de casas e chalés na Praia do Portinho

Onde ficar em Piúva – Pedras Miúdas – Ilha das Cabras – Ilhabela:

A região do Piúva fica logo ao sul da balsa. Pouco urbanizada, há algumas opções de hospedagem ao longo da estrada que vai em direção ao sul da ilha. Aqui fica a pequena Praia das Pedras Miúdas, que possui bares, quiosques e agência de mergulho, com cursos e aluguel de equipamentos para mergulho e esportes aquáticos. Em frente à praia das Pedras Miúdas fica a Ilha das Cabras, santuário ecológico submarino, um dos melhores pontos para mergulho em Ilhabela. Outra praia dessa região é a do Oscar. Piúva fica entre 2 e 3 km ao sul da balsa e 8 a 9 km ao sul da Vila.

Hotéis e pousadas em Piúva em Ilhabela:

Excelente:
Barra do Piúva Porto Hotel

jóia Muito Bom:
Hotel Boutique Ananas
Chalés Bocaina

Mais opções:
Hotéis, pousadas e aluguel de casas e chalés em Piúva

Onde ficar na Praia do Veloso – Ilhabela:

A Praia do Veloso oferece um ambiente tranquilo e familiar, muito diferente da vizinha e movimentada Praia do Curral. Ela é a última praia acessível por carro no sul de Ilhabela. A praia tem cerca de 200 metros de extensão, com muitas árvores na orla. O mar é calmo, bom para banhos e para mergulho (há dois naufrágios próximos). A Praia do Veloso fica 9 km ao sul da balsa e 15 km ao sul da Vila.

Onde ficar no Extremo Sul  – Ilhabela:

Indo em direção ao sul da ilha, após a Praia do Curral e a Praia do Veloso, a estrada continua por vários quilômetros por uma área sem praias, com muita natureza e bela vista do mar em alguns pontos. É uma região pouco urbanizada, mas que possui alguns pequenos bairros, condomínios, restaurantes e pousadas. Essa região é indicada para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Para se deslocar o ideal é estar de carro, já que você estará longe da balsa e do centro. As praias mais próximas são Curral e Veloso. Nessa região estão os bairros São Pedro, Ponta da Sela, Borrifos, Porto dos Frades, Sepituba, entre outros.

Praias voltadas para o mar aberto:

Onde ficar na Praia da Bonete – Ilhabela:

A Praia do Bonete, localizada no extremo sul de Ilhabela, possui a maior comunidade caiçara da cidade. O acesso até ela pode ser feito por trilha de 15 km (+- 4 horas) ou por barco com saída na Praia do Perequê e também de outras praias (+- 1 hora).

A Praia do Bonete é voltada para o mar aberto, tem muitas árvores na orla e ondas excelentes para surf. Com 600 metros de extensão, ela é considerada uma das mais bonitas do Brasil. O ambiente é rústico, com restaurantes e bares simples, sem energia elétrica. Para hospedagem você encontra pousadas simples, quartos em casas de moradores e áreas para campings. Há opções de pousadas com geradores de energia e chuveiros aquecidos a gás. Quem deseja um pouco mais de conforto a dica são as pousadas Casa dos Anjos HospedariaVila Bonete e Canto Bravo.

Onde ficar em Castelhanos – Ilhabela:

A Praia de Castelhanos fica no leste da ilha e é a maior de Ilhabela, com cerca de 1,5 km de extensão. Voltada para o mar aberto ela tem ondas para surf, mas também é boa para banhos de mar.

Castelhanos é um reduto de tranquilidade e natureza. Aqui fica uma pequena vila caiçara, com quiosques simples e pouca estrutura. O acesso pode ser feito por veículos 4×4 em uma trilha de 22 km (passeio realizado por várias agências, mas o número de veículos por dia é limitado) ou por barco com saídas na Praia do Perequê (+- 1 hora).

A maioria dos turistas vai para passar o dia em Castelhanos, mas os mais aventureiros negociam um quarto ou um espaço para barraca de camping nas casas dos moradores locais. Para um pouco mais de conforto veja algumas opções de aluguel de casas e chalés abaixo.

Hospedagem em Castelhanos em Ilhabela:

Aluguel de casas e chalés na Praia de Castelhanos

30 Comentários


  1. Olá Fred!!
    Percebi que as perguntas e respostas são um pouco antigas, mas não custa tentar né…
    Vou passar 1 semana em Ilhabela com a minha noiva e com a minha pet…
    Estou com dúvidas se ficamos mais próximo do centro em uma pousada mais simples (montemar), ou mais ao Sul em uma pousada com uma vista mais bonita, porém a 17 KM do centrinho e uns 6 KM da praia do Curral… Gostamos de paisagens, mas à noite gostamos de um barzinho mais agitado e tals.
    Poderia me dar alguma dica?

    Responder

    1. Oi Cristiano, tudo bem?

      Pousadas com paisagem bonita você encontra por toda ilha, não só no sul.

      Agora os barzinhos mais agitados (à noite) estão mais concentrados entre a região da balsa e a Vila (Centro Histórico). Eu recomendaria uma pousada nessa região.

      Uma pousada tão ao sul vocês estarão fora do eixo principal de praias, bares e restaurantes. Talvez para uma segunda visita à Ilhabela.

      Abraços 🙂

      Responder

  2. Olá tudo bem? Gostaria desse ano visitar ilha bela após o feriado de 15/11 ao menos 03 dias, porém, tenho uma dúvida, ficar em São Sebastião seria mais em conta? Compensaria pegar a balsa todos os dias, há possibilidade de usar Uber, 99taxi? Obrigada

    Responder

    1. Oi Mari, tudo bem?

      Desculpa a demora em responder, eu estava viajando.

      Teoricamente a hospedagem em São Sebastião (no Centro) é mais barata, mas a oferta de hospedagem em São Sebastião é muito menor do que em Ilhabela. Pesquisando eu acredito que você encontre uma hospedagem com bom custo-benefício em Ilhabela (acho que vale mais a pena do que ficar em São Sebastião e atravessar de balsa).

      Tem Uber em Ilhabela, mas não sei como está o serviço (se sempre há motoristas disponíveis).

      Abraços 🙂

      Responder

  3. Olá, Fred! Tudo bem?

    Pretendo viajar pra Ilhabela no Carnaval com mais 2 amigas.
    Ao contrário da maioria dos turistas aqui nos comentários, queremos praia, bares e folia! Rs. Conciliando, se possível, com uma localização bem estruturada também.
    Vimos inclusive que, além de bloco nas ruas, costuma ter festas no Sea Club (Saco da Capela).
    Estaremos sem carro (somos do Rio).
    Qual localização para hospedagem, na sua opinião, atenderia mais nossas necessidades?

    Obrigada!

    Responder

    1. Oi Ana, tudo bem?

      Acho que a região próxima da balsa como Barra Velha, Perequê e Itaguaçu é uma boa opção, pois fica no meio da ilha e é bem estruturada. Dá para vocês pegarem o agito do centrinho, no Sea Club e também na Praia do Curral no sul da ilha.

      Abraços 🙂

      Responder

  4. Ola, gostaria de saber qual a localização melhor de ilhabela que tem casas de temporada para alugar, que seja próximo a praia, que não tenha muita agitação, e seja limpo. Queria para lugar no reveion para minha família com 15 pessoas.

    Responder

    1. Oi Evylen, tudo bem?

      O problema é que no réveillon qualquer praia que tenha fácil acesso ficará super lotada, ainda mais em Ilhabela que tem praias pequenas.

      Talvez fiquem mais tranquilas algumas praias do norte da ilha como a Praia do Pinto, Siriúba e Ponta Azeda, mas são praias com poucas casas.

      Abraços 🙂

      Responder

  5. Bom dia!

    Estamos planejando de ir no feriado do dia 15/11. Temos dois bebes de 2 anos. Qual lado da ilha seria mais recomendado se hospedar, em qual praia?
    Obrigada.

    Responder

    1. Oi Joice, tudo bem?

      São tantas opções de prais em Ilhabela que é difícil indicar qual seria a mais recomendada para vocês 🙂

      No artigo eu descrevo as praias e dou as dicas dos principais hotéis e pousadas de cada uma delas. Sugiro uma praia com mar calmo (a maioria tem) e um hotel/pousada com boa estrutura para os bebês.

      Tem dois hotéis bons que ficam bem próximos entre si (no norte da ilha): Porto Pacuíba Hotel e Hotel Mercedes.

      Abraços 🙂

      Responder

  6. Por gentileza,
    Fiquei em Ilhabela na praia do Julião, na Pousada Villa da Prainha, agora estou pensando em ficar no Porto Pacuíba, na praia do Viana. Vou gostar?
    A praia do Viana é tão gostosa como a do Julião?
    Tenho tbm a opção da pousada mariola, mas não gostaria de usar carro. o que vc me aconselha?
    Mariola, Viana ou alguma outra pousada no Julião?
    muito obrigada

    Responder

    1. Oi Andréa, tudo bem?

      Desculpa a demora em responder, eu estava viajando.

      O Porto Pacuíba é um hotel espetacular, recomendo muito. A Praia do Viana é pequenina, com águas calmas (boa para banhos) e uns dois restaurantes/bares de praia. É uma praia bonita, mas tem um perfil um pouco diferente da Praia do Julião. Na minha opinião vale a pena (Porto Pacuíba e Praia do Viana).

      A Pousada Mariola fica no Saco da Capela, pertinho do Centro Histórico. Ao se hospedar nela você realmente precisará usar carro para se deslocar.

      Abraços 🙂

      Responder

  7. Bom dia,

    Qual melhor opção de ficar para quem esta indo de ônibus?
    Consigo visitar as outras praias sem estar de carro?

    Amei seu site!

    Responder

    1. Oi Jakeline, tudo bem?

      Se você pretende ir até Ilhabela de ônibus e circular na ilha de ônibus eu indicaria ficar mais perto da balsa, que além de ser a área mais urbana e comercial da cidade, você estará mais próxima para chegar e circular de ônibus.

      Os ônibus rodoviários param em São Sebastião e você tem que atravessar a balsa a pé. Ao lado da balsa (em Ilhabela) fica o terminal de ônibus da onde saem as linhas urbanas.

      Uma pousada bem próxima da balsa é a Ilhabrazil (clique em visualizar mapa e veja mais pousadas próximas).

      Há linhas de ônibus que circulam pelas principais praias urbanas da ilha. Eu nunca usei o transporte público na ilha, mas penso que não deve ser muito prático para o turismo. Dá uma olhada no site da empresa de ônibus (lá tem as linhas e horários).

      Abraços 🙂

      Responder

  8. Olá!

    Gostaria de saber se há alguma região da ilha com mais ou menos mosquitos e se existe alguma época do ano que a quantidade seja menor.

    Tenho muita vontade de conhecer Ilhabela mas fico receosa pois sou alérgica à picada de alguns insetos.

    Obrigada,
    Ana

    Responder

    1. Oi Ana Claudia, tudo bem?

      Olha…. o que Ilhabela oferece em abundância (além de belas praias e muita natureza) são borrachudos rsrsrsrs

      Não sei te dizer se alguma área tem menos (talvez as mais urbanizadas).

      Mas a minha sensação é que em dias calorentos após dias de chuva a quantidade aumenta.

      No inverno a quantidade deve ser menor.

      Abraços 🙂

      Responder

  9. Ola Fred, como vai? Pretendo viajar sozinha para conhecer uma praia pela primeira vez. Qual a praia ou localizaçao mais indicada nessa situaçao para que eu me sinta mais segura em Ilhabela? Obrigada.

    Responder

    1. Oi Priscila, tudo bem?

      Sobre segurança é difícil comentar, já que todas as cidades do litoral de SP enfrentam problemas de segurança.

      A região de Ilhabela com a maior estrutura comercial e de serviços é desde a Balsa (Barra Velha/Perequê), passando por Itaguaçu/Itaquanduba até a Vila (Centro Histórico).

      Abraços

      Responder

  10. Bom dia.

    Vou ficar três noites em Ilhabela, no meio de novembro (depois do feriado).

    Procuro uma praia mais tranquila, menos badalada.
    Quais seriam as melhores opções?

    Obrigado!

    Responder

    1. Olá Pedro, tudo bem?

      As praias mais tranquilas também são as que geralmente não possuem muita estrutura de comércio e restaurantes no bairro.

      Ao norte da balsa (e também ao norte do centrinho) uma praia que eu gosto muito é da Armação (que tem uma pousada bacana que é a Armação dos Ventos). A Praia do Pinto (onde fica a Pousada Pedra Menina) é muito tranquila. E o Hotel Mercedes oferece um ambiente tranquilo com uma boa estrutura.

      Ao sul da balsa fica a tranquila e linda Praia da Feiticeira e mais ao sul a Praia do Veloso. Outra opção é a Praia do Julião (Prainha).

      Em feriados Ilhabela costuma receber um grande número de turistas e mesmo as praias mais tranquilas e desertas podem estar com um movimento maior.

      Boa viagem 🙂

      Responder

  11. Boa Tarde,

    Estou planejando minha primeira viagem a Ilhabela, gostaria de dicas de onde ficar, procuro por praias mais calmas para descanso e de fácil acesso de carro.

    Obrigada!

    Responder

    1. Oi Renata, tudo bem?

      Ilhabela possui ótimas praias para descansar e com fácil acesso. As praias abaixo são algumas que eu gosto bastante. Clique nos links para ver dicas de pousadas e hotéis.

      Ao sul da balsa a Praia da Feiticeira é tranquila e linda. A Praia do Julião também. A Praia do Veloso está mais ao sul, depois da Praia do Curral.

      Ao norte da balsa fica a Praia Mercedes (uma pequenina praia com um excelente hotel). Bem ao norte fica a Praia da Armação.

      Essas praias acima são bem tranquilas.

      Com um pouco mais de movimento e a avenida passando perto da praia duas opções são a Praia Grande (ao sul da balsa) e as praias vizinhas Itaquanduba e Itaguaçu (com muitas opções de pousadas, restaurantes e próximas da balsa e do Centro Histórico, chamado de Vila).

      Responder

  12. Bom dia.
    Complementando a pergunta anterior, gostaria de indicação de um hotel excelente em frente a praia de Perequê.
    Obrigada!

    Responder

  13. Bom dia. Gostaria de saber o período mínimo recomendado de estadia para curtir a Ilha e conhecer bem. Obrigada

    Responder

    1. Oi Tatiana.

      Se você pretende conhecer as praias selvagens Bonete (trilha a pé ou barco) e Castelhanos (barco ou trilha 4×4), conhecer a Praia do Jabaquara (no norte da ilha), talvez pegar um dia de praia na Praia do Curral (a mais badalada) e conhecer mais algumas praias e atrações da ilha, eu recomendaria pelo menos de 5 a 7 dias inteiros em Ilhabela.

      Responder

  14. Olá boa tarde!
    Adorei o guia, muito bem elaborado e ajuda bastante quem ainda não conhece o local assim como eu!
    Gostaria de saber se você tem alguma indicação de agência de turismo para fecharmos os passeios.
    Outra duvida é a seguinte, o local ideal para hospedagem para quem deseja conhecer as praias ao sul, as praias ao note, as praias voltadas para o mar aberto, bem como curtir a noite em Ilhabela seria os hoteis e pousadas localizados na vila?
    Queria saber também se em setembro é uma época boa para conhecer a ilha.
    Estou ansiosíssima para essa viagem e não quero errar em nenhuma escolha, seja nos passeios, seja na hospedagem!

    Responder

    1. Oi Milena, obrigado 🙂

      Sobre agências eu realmente não tenho indicações.

      Ao meu ver os bairros mais centrais, para explorar todos os pontos da ilha, são Barra Velha e Perequê. A Vila fica mais ao norte e portanto mais distante das praias ao sul.

      Setembro é o final do inverno e começo da primavera. Chove menos que no verão, mas geralmente não faz um calor intenso e a água do mar é fria. É uma época de baixa temporada com preços mais baratos e menos turistas (exceto no feriado do dia 7 de setembro).

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *