Onde Ficar em Pipa e Tibau do Sul (RN)

Onde Ficar em Pipa
Hotel Sombra e Água Fresca em Pipa: no alto do morro e com vista incrível para a Praia do Amor

Pipa: a Praia da Pipa (80 km de Natal) é um distrito que pertence a Tibau do Sul (cidadezinha no litoral sul do Rio Grande do Norte).

Pipa é o centrinho turístico dessa incrível região que atrai muitos turistas brasileiros e estrangeiros (principalmente argentinos) que se encantam com as lindas praias (a maioria emolduradas por falésias).

Vale a pena se hospedar em Pipa? Sim, com certeza. Se você puder não faça apenas o passeio bate-volta desde Natal. Somente se hospedando em Pipa você poderá explorar as praias do entorno e curtir a movimentada noite da Avenida Baía dos Golfinhos (a ruazinha principal de Pipa).

Onde ficar: a maior concentração de hotéis e pousadas fica na Praia da Pipa (centrinho), mas há outros locais interessantes para ficar hospedado como as praias do Amor e do Madeiro, a Lagoa de Guaraíras (que tem o pôr do sol mais lindo e concorrido da região), entre outros.

Melhores hotéis e pousadas indicados por praia: veja neste artigo a descrição e fotos das praias de Pipa e de Tibau do Sul, além de dicas de hotéis e pousadas de todas as categorias e preços (indicados praia por praia). A boa notícia é que Pipa possui desde luxuosos hotéis boutique até hostels bem baratinhos que cabem no bolso de qualquer viajante 🙂

Onde se hospedar em Tibau do Sul
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa: hotel boutique na Praia do Giz em Tibau do Sul

Onde ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul

Continue lendo o artigo ou clique nos links para ir direto aos tópicos:

  • Praia da Pipa (centrinho): é o centrinho turístico da região, onde está a maior concentração de pousadas, hotéis, bares e restaurantes.
  • Praia do Amor / Chapadão: a Praia do Amor é linda, tem ondas boas para surfe e boas barracas de praia. Os hotéis e pousadas ficam no alto do morro (com fácil acesso ao centrinho de Pipa). O Chapadão é o mirante mais famoso de Pipa.
  • Praia do Madeiro: é uma das melhores para banhos de mar e uma das mais bonitas da região. Os hotéis e pousadas ficam no alto da falésia e possuem vistas espetaculares.
  • Praia de Cacimbinhas: continuação da Praia do Madeiro com ondas mais fortes, trechos desertos, dunas e lindas falésias.
  • Tibau do Sul: é a sede do município que abriga a Praia da Pipa e as demais praias. Você pode se hospedar no centrinho de Tibau (no encontro da Lagoa de Guaraíras com o mar), às margens da Lagoa de Guaraíras (o melhor pôr do sol) ou na linda e tranquila Praia do Giz.
  • Sibaúma: é o mais isolado dos vilarejos praianos de Tibau do Sul. Uma boa opção para quem procura tranquilidade.

Mapa: confira abaixo o mapa com a localização das praias e principais pontos de interesse em Pipa e Tibau do Sul. Centrinho de Pipa: a linha em azul corresponde ao trecho mais turístico da Avenida Baía dos Golfinhos (a ruazinha principal de Pipa). Hotéis: no mapa você encontra alguns hotéis e pousadas que eu destaco neste artigo (clique no ícone do hotel para ver fotos, preços, avaliações e efetuar reservas no Booking).

Praia da Pipa (centrinho)

Pipa (centrinho): ao se hospedar na Praia da Pipa (o centrinho turístico de toda a região) você terá a melhor localização para explorar outras praias durante o dia (provavelmente você irá em praias diferentes a cada dia) e curtir o centrinho à noite. Geograficamente é o melhor lugar para ficar em Pipa e região.

Avenida Baía dos Golfinhos (ruazinha principal): na minha opinião o melhor do centrinho de Pipa é a ruazinha principal e não a praia (que é a mais muvucada). A Avenida Baía dos Golfinhos é charmosinha e bem movimentada à noite (quando o trânsito de veículos não é permitido e ela vira um calçadão). Os bares, restaurantes e lojas ocupam uma boa extensão da avenida e ruas paralelas. A avenida não é beira-mar (para acessar a praia você terá que descer as ladeiras). Ela é de mão única para os veículos (sentido Praia do Madeiro-Praia do Amor) e o retorno é feito por trás da vila (pelo anel viário). O trânsito e o estacionamento são bem complicados principalmente nos feriados e na alta temporada quando Pipa fica superlotada. A pé: o melhor de ficar hospedado no centrinho é que você fará o movimento noturno a pé.

Centrinho - Praia da Pipa
A charmosinha Avenida Baía dos Golfinhos: a ruazinha principal do centrinho de Pipa
Centrinho - Praia da Pipa
Avenida dos Golfinhos no ponto que o tráfego de veículos fica restrito (à noite) e ela vira um calçadão
Tapas - Praia da Pipa
A foto não ficou tão boa, mas o bar/restaurante Tapas é um dos mais bacanas do centrinho de Pipa. O prato mais pedido é o atum com crosta de gergelim acompanhado de batata doce com wasabi (recomendo). O cardápio fica escrito na parede.

Praia da Pipa (Praia do Centro): a praia do centrinho é mais bonita na maré alta. O mar é calmo e bom para banhos. São vários pontos com restaurantes e barracas, mas o trecho mais bacana é o lado direito da praia (sentido Praia do Amor). Nesse trecho tem um calçadão de madeira onde forma uma lagoa na maré alta. Por ali fica o Pipa Beach Club (do outro lado do calçadão e não na praia). No lado esquerdo (sentido Praia Baía dos Golfinhos) fica um trecho conhecido como Praia do Porto (local da onde partem os passeios de barco). Acesso à outras praias: na maré baixa é possível caminhar facilmente até as praias vizinhas (+- 15 minutos). Pelo lado direito chega-se à Praia do Amor e pelo lado esquerdo à Praia Baía dos Golfinhos.

Praia da Pipa (RN)
Praia da Pipa (Praia do Centro) na maré alta: mar calmo (bom para banhos) e muitas barracas. Essa foto é de um dia de semana na baixa temporada. Na alta temporada o número e banhistas é muito maior.
Praia da Pipa (RN)
Canto direito da Praia da Pipa (do outro lado da lagoa na maré alta): o ambiente é o mais bonito (na minha opinião) e geralmente mais tranquilo (ou menos movimentado)
Praia da Pipa (RN)
Calçadão de madeira no canto direito da praia: à esquerda o Pipa Beach Club

Praia Baía dos Golfinhos (imperdível): é uma praia linda (para muitos a mais bonita de Pipa), emoldurada por falésias e sem construções (apenas barracas de praia). O acesso é somente  por barcos ou caminhando na maré baixa a partir das praias vizinhas (Praia do Centro e Praia do Madeiro). O mar é calmo, o melhor para banhos em Pipa e com golfinhos!!! Segundo os barraqueiros é garantido que você verá golfinhos nessa praia. Nós vimos vários 🙂

Praia Baía dos Golfinhos - Pipa
A linda Praia Baía dos Golfinhos: acesso por caminhada (+- 15 minutos da Praia do Centro)
Praia Baía dos Golfinhos - Pipa
Praia Baía dos Golfinhos: mar excelente para banhos e banhistas esperando os golfinhos

Hotéis e pousadas com localização excepcional no centrinho de Pipa (entre a ruazinha principal e a praia do centrinho): Boutique Hotel Marlin’s (nós visitamos as dependências; o ambiente é muito bacana; o hotel foi construído aproveitando a descida do terreno; a recepção fica no alto, em uma viela que sai da Avenida Baía dos Golfinhos; a piscina fica lá embaixo de frente para a Praia do Centro no trecho conhecido como Praia do Porto), Pousada Ceú e Mar (pousada econômica super bem avaliada; piscina de frente para o mar), Pipas Bay (flats com cozinha compacta; de frente para o mar), Pousada da Pipa (econômica) e a Pousada Barbara (excelente localização mais próxima do lado direito da praia; que eu considero o melhor do centrinho). Na Avenida Baía dos Golfinhos (a ruazinha principal) ficam o Hotel Pipa Atlântico (um dos maiores do centrinho), a Pousada Tartaruga (vizinha da charmosa Toca da Coruja) e o Vila da Pipa Suítes (para economizar; em cima de uma galeria de lojas).

Marlin's Boutique Hotel - Praia da Pipa
Fachada do Boutique Hotel Marlin’s: localização excepcional no centrinho de Pipa (entre a Avenida Baía dos Golfinhos e a praia)
Hotel Pipa Atântico - Praia da Pipa
Fachada do Hotel Pipa Atlântico: um dos maiores e mais bem localizados do centrinho (na Avenida Baía dos Golfinhos)

Pousada Toca da Coruja: uma das mais antigas e famosas de Pipa a Toca da Coruja faz parte do Roteiros de Charme. Não ficamos hospedados nela, mas conhecemos as dependências, os bangalôs e o restaurante. O ambiente é incrível, com muito charme em meio à natureza. Recomendo fortemente para lua de mel e viagens românticas. Localização: a localização é excelente, na Avenida Baía dos Golfinhos (no centrinho), mas a pousada ocupa uma área enorme e você nem percebe que está no meio do agito. Ela não fica na praia (e nem tem vista), mas possui um bar de praia (com traslado gratuito) na isolada Praia das Minas (que fica depois do Chapadão). São dois tipos de bangalôs charmosíssimos: o Superior (60 m²) e o Deluxe (130m²). Restaurante: o restaurante da pousada (Oca Toca) é aberto ao público (reserve antecipadamente). Foi o melhor restaurante que fomos em Pipa. O ambiente é espetacular. Preços, fotos e mais detalhes: Pousada Toca da Coruja.

Pousada Toca da Coruja - Praia da Pipa
Restaurante da Pousada Toca da Coruja: ambiente incrível. O melhor restaurante que fomos em Pipa.
Pousada Toca da Coruja - Praia da Pipa
Bangalô Deluxe da Pousada Toca da Coruja: uma das primeiras pousadas de charme de Pipa e do Brasil

Sun Bay Pipa Hotel: com mais de 130 quartos é um dos maiores de Pipa. Apesar de ficar na Avenida Baía dos Golfinhos (sentido Praia do Madeiro) ele fica um pouco distante do centrinho (principalmente para ir a pé até a praia). O hotel ocupa uma grande área no alto do morro que divide a Praia do Centro com a Praia Baía dos Golfinhos. Os preços geralmente são bons (excelente custo-benefício), mas infelizmente a nota de avaliação não é tão boa (7,7 em outubro de 2018). Preços, fotos e mais detalhes: Sun Bay Pipa Hotel.

Subindo as vielas que saem da Avenida Baía dos Golfinhos (sentido oposto ao da praia) você encontra pousadas bem posicionadas e bem avaliadas como a Pousada Cavalo Marinho, a Pousada Mediterrânea, a Pousada Aconchego da Pipa, o Pipa Centro Residence (apartamentos com cozinha), a Pousada Catavento e os Chalés Mirante de Pipa. Subindo ainda mais o morro (mais distante do centrinho e da praia; uns 5 a 10 minutos de caminhada) ficam o Serhs Villas da Pipa Hotel (as vilas possuem churrasqueira e piscina privativas, além de cozinha equipada), o Condomínio Pipa Park (apartamentos com cozinha), a Pousada Thalassa Hotel e a Pousada Boutique Waikiki. Para economizar nessa área veja a Pousada Vila Alemã (nota de avaliação 9,2), a Pousada da Vovó, os Chalés Lua Nova Pipa e os hostels do CéuLa Serena e Carioca. A Pousada Império do Sol é uma das mais baratas de Pipa, mas está bem distante do centrinho (uns 15 minutos de caminhada).

Voltar ao menu: Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul.

Praia do Amor / Chapadão

Praia do Amor / Chapadão: o bairro da Praia do Amor está integrado ao centrinho de Pipa. A Avenida Baía dos Golfinhos possui restaurantes, lojas e comércio até a Rua Praia do Amor (que dá acesso à praia), mas o ambiente vai ficando menos charmoso. Essa área da avenida tem vários restaurantes bem baratinhos. A caminhada até o ponto principal do centrinho (descida para ir; subida para voltar) vai levar uns 10 a 20 minutos (dependendo da localização do seu hotel/pousada). Não compensa ir de carro, é mais fácil ir a pé ou de táxi (20 reais a corrida em outubro de 2018) ou mototáxi (5 reais).

Praia do Amor: emoldurada por falésias a Praia do Amor é linda. O acesso até a praia pode ser feito pela Rua Praia do Amor (descendo as escadarias pelas falésias) ou pela Praia do Centro na maré baixa (+- 15 minutos de caminhada). O mar tem ondas fortes e é bom para surfe, atraindo um público mais descolado. As barracas de praia estão entre as mais famosas de Pipa. O banho de mar não é dos mais agradáveis (por causa das ondas).

Praia do Amor - Pipa
Momento romântico na Praia do Amor
Praia do Amor - Pipa
Praia do Amor vista do alto das falésias: o acesso até a praia é por escadarias (ou caminhando desde a Praia do Centro)
Praia do Amor - Pipa
Barracas na Praia do Amor: estão entre as melhores da região

Chapadão: é um mirante localizado no alto das falésias que dividem a Praia do Amor com a Praia das Minas. A paisagem é incrível e por isso é ponto de parada de todos os passeios que vão para Pipa. O acesso ao Chapadão é pelo bairro e não pela praia.

Chapadão - Pipa
Chapadão: mirante mais famoso de Pipa com vista para a Praia do Amor
Chapadão - Pipa
A Renata na beira da falésia no Chapadão

Hotéis e pousadas: como a região da Praia do Amor / Chapadão é menos povoada do que o centrinho por aqui você encontra muitos hotéis e pousadas que ocupam um grande terreno, com bastante natureza e maior estrutura. Essa região tem uma boa concentração de hotéis/pousadas tipo boutique/luxo, além de condomínios de casas, vilas ou apartamentos.

Complexo Sombra e Água Fresca: um dos destaques dessa área é o complexo Sombra e Água Fresca que reúne três estabelecimentos, o Hotel, o Resort e o Spa, todos com nota de avaliação altíssima no Booking (em outubro de 2018). Os três ficam próximos entre si (na Rua Praia do Amor) bem perto da escadaria que desce para a Praia do Amor e uns 10 minutos de caminhada para o centrinho. Os hóspedes de qualquer unidade podem usar a estrutura de lazer das demais (todas possuem piscinas). O complexo não possui estrutura na praia, mas você pode ficar em uma das barracas da Praia do Amor.

Hotel Sombra e Água Fresca: nós ficamos hospedados no Hotel Sombra e Água Fresca (que é o pioneiro e o principal do complexo). Hotel: o hotel tem uma linda decoração balinesa e ocupa um terreno subindo o morro. O restaurante e a piscina principal ficam lá no topo (dizem que é o ponto mais alto de Pipa). A vista é espetacular, mas não é indicado para pessoas com dificuldades de locomoção. O ambiente e a decoração do hotel são sensacionais. O atendimento da equipe foi muito bom. Quartos: os 27 quartos (no estilo rústico-chique) são excelentes, ideais para viagens românticas. Eles ficam entre a recepção e a piscina (subindo o morro). Nós ficamos na Suíte Executiva com Vista para o Mar: quarto amplo (45m²), bem decorado, hidromassagem dupla com uma vista inacreditável do mar, varanda privativa e banheiro com sauna. E olha que esse é um dos quartos mais “simples” do hotel. Piscinas: enquanto a piscina principal tem vista para a Praia do Amor, outra piscina (em um nível abaixo no terreno)  está integrada à natureza e possui um ambiente mais zen. Ainda há uma piscininha climatizada, com borda infinita, bem posicionada para o pôr do sol e com vista do centrinho de Pipa. Gastronomia: gostamos bastante do restaurante que possui um ambiente muito bacana. O café da manhã é um dos melhores que já vimos até hoje (para esse padrão de hotel). Recomendo fortemente. Preços, fotos e mais detalhes: Hotel Sombra e Água Fresca.

Hotel Sombra e Água Fresca - Praia da Pipa
Piscina principal do Hotel Sombra e Água Fresca: vista para a Praia do Amor
Hotel Sombra e Água Fresca - Praia da Pipa
Piscina inferior do hotel: ambiente com muita natureza
Hotel Sombra e Água Fresca - Praia da Pipa
Piscininha climatizada com vista para o centrinho de Pipa e voltada para o pôr do sol
Hotel Sombra e Água Fresca - Praia da Pipa
Restaurante do Hotel Sombra e Água Fresca: onde é servido o café da manhã (espetacular)
Hotel Sombra e Água Fresca - Praia da Pipa
Almoço no restaurante com vista para o mar
Hotel Sombra e Água Fresca - Praia da Pipa
Caminhos pelo hotel: o ambiente é muito bacana
Hotel Sombra e Água Fresca - Praia da Pipa
O nosso quarto: Suíte Executiva com Vista para o Mar (no Booking)
Hotel Sombra e Água Fresca - Praia da Pipa
Vista da varanda privativa do nosso quarto no Hotel Sombra e Água Fresca

Resort e Spa Sombra e Água Fresca: não ficamos hospedados, mas fomos conhecer as dependências do Resort e do Spa (ambos não possuem vista para o mar). Resort: o Resort Sombra e Água Fresca fica na frente do Hotel, do outro lado da rua, em um terreno mais plano. Possui uma estrutura mais compacta (apenas 10 apartamentos). Conta com piscina própria, mas não possui restaurante. O café da manhã é no restaurante do Hotel (é uma boa ladeira para subir). O Resort possui apartamentos para 4 pessoas e por isso é mais indicado para famílias e grupos. Spa: distante uns 200 metros do Hotel e do Resort o Spa Sombra e Água Fresca conta com 46 suítes e ocupa um enorme terreno. O ambiente é incrível com caminhos labirínticos pela floresta. Os charmosos bangalôs (que podem abrigar mais de uma suíte) ficam espalhados. A piscina, ou melhor, o conjunto de piscinas se ramifica pela natureza. É a maior piscina de todo o complexo. O Spa é autossuficiente: possui restaurante (com café da manhã e refeições), uma boa academia e claro, um Spa. Preços, fotos e mais detalhes: Resort Sombra e Água Fresca e Spa Sombra e Água Fresca.

Rua Praia do Amor: além do complexo Sombra e Água Fresca há outras opções de hospedagem na Rua Praia do Amor e arredores. A localização é muito boa: na rua que dá acesso à Praia do Amor e não tão distante do centrinho. A bem avaliada Pousada dos Girassóis tem uma localização excelente (na esquina da Avenida Baía dos Golfinhos com a Rua Praia do Amor). Ao lado fica a Pousada Bicho Preguiça. Bem perto das escadarias que descem para a Praia do Amor estão o Zicatela Beach Hostel e o Hotel da Pipa (na beira das falésias e com linda vista). Na ruazinha do Spa Sombra e Água Fresca ficam o PIPAradise Beach Hostel e a excelente Pousada Terra dos Goitis (a pousada nº 1 do TripAdvisor em Pipa em outubro 2018).

Mais perto do Chapadão (mais longe do centrinho) você encontra excelentes hotéis boutique como o Paua Hotel Boutique, o Bupitanga Hotel e a isolada Pousada Ecovila Spa da Alma (distante 300 metros da Praia das Minas), além de condomínios com casas, vilas ou apartamentos (geralmente com cozinha) como o Condomínio Brisas do Amor, o Pipa Beleza Resort e o Domus Villas. Nessa área não é tão agradável a caminhada noturna até o centrinho. São 15 minutos (ou mais dependendo do hotel) passando por trechos desertos.

Voltar ao menu:  Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul.

Praia do Madeiro

Praia do Madeiro: além de ser uma das mais bonitas, na minha opinião ela é a melhor para banhos de mar (junto com a Baía dos Golfinhos). A Praia do Madeiro fica entre o centrinho de Pipa e o centrinho de Tibau do Sul (5 minutos de carro para cada lado; tem vans públicas que passam com boa frequência; corrida de táxi a 20 reais; não é viável ir a pé). Não há um bairro, apenas alguns hotéis na beira da falésia (com vista para o mar) e com a praia lá embaixo. Para acessar a praia é preciso descer as escadarias. Observação importante: não deixe de colocar a Praia do Madeiro na sua lista de atrações imperdíveis para visitar em Pipa 🙂

Canto direito: as barracas de praia ficam no canto direito da Praia do Madeiro onde o mar é mais calmo e excelente para banhos. Esse canto faz divisa com a Praia Baía dos Golfinhos (uns 10 minutos de caminhada fácil na maré baixa). A Praia do Madeiro também recebe a visita de golfinhos. Nesse trecho (canto direito), no alto da falésia (escadaria para acessar a praia), ficam duas excelentes opções de hospedagem: o Madeiro Beach Hotel (a barraca de praia do hotel é a melhor desse canto da praia; ela é aberta para passantes) e a Villa Maree (uma casa de veraneio que se transformou numa pequena pousada com atendimento acima do padrão).

Praia do Madeiro - Pipa
Lado direito da Praia do Madeiro (o mais movimentado): mar excelente para banhos e muitas barracas para atender os banhistas
Praia do Madeiro - Pipa
Barraca de praia do Madeiro Beach Hotel (aberta aos passantes): é a mais estruturada do lado direito da praia
Praia do Madeiro - Pipa
Na Praia do Madeiro 🙂

Canto esquerdo: o canto esquerdo da Praia do Madeiro possui um ambiente bem mais tranquilo e com uma paisagem lindíssima. Esse canto só tem um ponto de apoio aos banhistas, a barraca de praia do Hotel Ponta do Madeiro (veja abaixo) que é aberta aos passantes. O mar nesse ponto tem ondas mais fortes e por isso não é tão gostoso para banhos como no canto direito da praia. A caminhada até a vizinha Praia de Cacimbinhas é muito fácil na maré baixa (é só contornar o morro).

Praia do Madeiro - Pipa
Canto esquerdo da Praia do Madeiro (o mais tranquilo): ambiente quase deserto, a única estrutura é a barraca de praia do Hotel Ponta do Madeiro (aberta aos passantes)
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
O Hotel Ponta do Madeiro fica lá no alto da falésia

Hotel Ponta do Madeiro: mais um hotel que ficamos hospedados em Pipa. Inaugurado na década de 90 o Ponta do Madeiro foi se transformando ao longo do tempo e hoje oferece uma estrutura muito boa, além de uma vista impagável na beirada das falésias da Praia do Madeiro. Isolado: o hotel fica isolado no canto esquerdo da praia (enquanto toda a muvuca está no canto direito) e possui a única escadaria que dá acesso à praia nesse canto (exclusiva para os hóspedes). Quartos: o hotel possui pouco mais de 40 quartos no estilo rústico-chique. Todos são de frente para o mar, mas muitos não possuem vista por causa da vegetação. Nós ficamos no Apartamento Deluxe (40m²), mas também visitamos um Apartamento Master que é um pouco menor (35m²) mas conta com banheira de hidromassagem (para duas pessoas). Gastronomia: o hotel possui um excelente restaurante (há um gazebo com vista para o mar que você pode reservar para um jantar especial) além do serviço na piscina e na barraca de praia. Piscina: o Ponta do Madeiro tem uma piscina espetacular com vista para o mar. Transfer: o hotel oferece um serviço de transfer com horários fixos para ir e voltar do centrinho à noite (custo de 10 reais por pessoa ida e volta em outubro de 2018). É mais prático usar o transfer do que ir de carro. Durante o dia o transfer leva e busca os hóspedes no centrinho ou outras praias (também com custo; tem que combinar os horários). Recomendo fortemente o hotel. O atendimento de toda a equipe foi excelente. Preços, fotos e mais detalhes: Hotel Ponta do Madeiro.

Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Piscina do Hotel Ponta do Madeiro
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Com vista para o mar
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
E que vista!!!
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
O Hotel Ponta do Madeiro tem um lindo jardim beirando as falésias
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
A Renata curtindo a paisagem
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Barraca de praia lá embaixo
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Escadaria para acessar a praia (exclusiva aos hóspedes do hotel)
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
A paisagem compensa o esforço 🙂
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
A maior parte da descida/subida é na sombra das árvores
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Barraca de praia do Hotel Ponta do Madeiro
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
A praia é linda e quase sem movimento (canto esquerdo da Praia do Madeiro)
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Almoço na barraca de praia do Hotel Ponta do Madeiro
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Pegamos uma noite de lua cheia 🙂
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
O restaurante do hotel é excelente e possui um lindo ambiente
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Café da manhã (excelente)
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Caminho para os quartos entre os jardins
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Nosso quarto: Apartamento Deluxe (no Booking)
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Varanda do nosso quarto
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Fomos conhecer um Apartamento Master (no Booking) com hidromassagem dupla
Praia de Cacimbinhas - Tibau do Sul
Essa primeiro falésia faz a divisa da Praia do Madeiro com a Praia de Cacimbinhas (bem ao lado do Hotel Ponta do Madeiro). No alto da falésia há um mirante com acesso exclusivo pelo hotel.
Hotel Ponta do Madeiro - Pipa
Trilha para acessar o mirante no alto da falésia: a trilha sai de dentro do Hotel Ponta do Madeiro (exclusiva para os hóspedes)
Praia do Madeiro - Pipa - Tibau do Sul
Praia do Madeiro vista do mirante
Praia de Cacimbinhas - Tibau do Sul
Praia de Cacimbinhas vista do mirante

Hotel Oka da Mata: hotel nº 1 no TripAdvisor em Pipa em outubro de 2018. É um hotel sensacional, em meio à natureza. O Oka da Mata não fica na Praia do Madeiro. Ele está localizado em frente ao Santuário Ecológico de Pipa (nos altos da Praia Baía dos Golfinhos) onde uma trilha de 150 metros leva até a escadaria da Praia do Madeiro. O hotel disponibiliza transfer gratuito para o centrinho e praias da redondeza. Preços, fotos e mais detalhes: Hotel Oka da Mata.

Voltar ao menu:  Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul.

Praia de Cacimbinhas

Praia de Cacimbinhas: mais próxima de Tibau do Sul do que de Pipa a Praia de Cacimbinhas tem características parecidas com o canto esquerdo da Praia do Madeiro. O mar tem ondas fortes (mas dá para entrar) com as falésias emoldurando a praia. É uma praia bem extensa e deserta em sua maior parte. São poucas as barracas de praia e por isso o movimento de turistas é menor. Pelo lado direito acessa-se facilmente a Praia do Madeiro. Pelo lado esquerdo, na maré baixa, a caminhada é fácil até o centrinho de Tibau do Sul (uns 10 a 15 minutos passando pela Praia do Giz).

Praia de Cacimbinhas - Tibau do Sul
Praia de Cacimbinhas: deserta na maior parte e com lindas falésias

Mirante e dunas: no meio da Praia de Cacimbinhas há um belo mirante (no alto das falésias às margens da rodovia) que é ponto de parada para tirar fotos. Mais ou menos nesse ponto, só que do lado de lá da rodovia, ficam as Dunas de Cacimbinhas, local de prática de sandboard.

Praia de Cacimbinhas - Tibau do Sul
Olha eu tirando fotos no Mirante de Cacimbinhas: o acesso é pela rodovia
Praia de Cacimbinhas - Tibau do Sul
Praia de Cacimbinhas vista do mirante

Onde ficar: assim como no Madeiro não há um bairro em Cacimbinhas, apenas algumas opções de hospedagem. O destaque fica para a dupla Pipa Privilege Boutique (na beira da falésia com vista sensacional; ambiente muito bacana; são apenas 16 lofts grandes, bem decorados e com vista) e o Acquapipa Resort (na frente do Pipa Privilege, do outro lado da rodovia; possui maior estrutura de lazer incluindo um parque aquático; indicado para famílias com crianças). Ambos são do mesmo grupo e oferecem transfer gratuito para o centrinho de Pipa. Ainda na Praia de Cacimbinhas fica a econômica e muito bem avaliada Pousada Cacimbinha (do outro lado da rodovia).

Praia de Cacimbinhas - Tibau do Sul
Praia de Cacimbinhas na altura do Pipa Privilege Boutique e do Acquapipa Resort (ficam nesse trecho da praia, no alto da falésia)

Voltar ao menu:  Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul.

Tibau do Sul

Centrinho de Tibau do Sul (sede do município): o centrinho de Tibau do Sul (infinitamente menos turístico do que o de Pipa) fica no encontro da Lagoa de Guaraíras com o mar. Bem nesse encontro há uma praia (parte na lagoa e parte no mar) com várias barracas que recebem um bom número de turistas (durante o dia). No trecho de praia voltado para o mar pedras formam piscinas naturais (dependendo da maré). No trecho de praia voltado para a lagoa, onde as águas são calminhas e boas para banhos, saem passeios de barco (que levam até um banco de areia no meio da lagoa) e a balsa que faz a travessia até a Praia de Malembá (que fica do outro lado da lagoa e é ponto de passeios de bugue pelas dunas). Trajeto Tibau-Pipa: o trajeto entre o centrinho de Tibau e o centrinho de Pipa leva uns 15 minutos de carro (a corrida de táxi sai 30 reais; há vans frequentes fazendo o trajeto). Pousadas: o centrinho de Tibau do Sul é um bom local para economizar. Você encontra pousadas boas (sem luxo) por preços bacanas como a Pousada Corais do Sul, a Pousada Casa do Sol e a Villas de Tibau.

Centrinho de Tibau do Sul - RN
Praia do centrinho de Tibau Sul no trecho voltado para a Lagoa de Guaraíras
Centrinho de Tibau do Sul - RN
Praia do centrinho de Tibau do Sul no trecho voltado para o mar na maré baixa. Ao fundo a Lagoa de Guaraíras

Lagoa das Guaraíras (pôr do sol): a lagoa tem o pôr do sol mais concorrido da região. O principal ponto de encontro são as creperias às margens da lagoa (ao lado da balsa) no centrinho de Tibau. O local mais descolado e bacana para ver o pôr do sol é no Hotel Marinas que possui o Marinas Sunset Lounge (com música ao vivo ou DJs nos finais de semana) e a Creperia Marinas (em um píer na lagoa; o acesso é pelo Sunset Lounge), ambos abertos aos não hóspedes. Hotéis: nas margens da Lagoa de Guaraíras há vários hotéis. O Hotel Marinas (esse do Sunset Lounge e da Creperia) é o mais bem posicionado (no centrinho, perto da praia) e oferece chalés bem simples. Mais distantes do centrinho de Tibau você encontra hotéis isolados (geralmente possuem boa estrutura de lazer; bom para famílias com crianças; para sair do hotel só de carro) e com vista para a lagoa. Entre os melhores estão o Pipa Lagoa Hotel, o  Hotel Tibau Lagoa e o Lagoa Eco Village. Para economizar confira o Lago Hotel.

Pôr do Sol na Lagoa de Guaraíras - Tibau do Sul
Marinas Sunset Lounge no Hotel Marinas: é o local mais bacana para ver o pôr do sol na Lagoa de Guaraíras (o pôr do sol mais concorrido da região)
Pôr do Sol na Lagoa de Guaraíras - Tibau do Sul
Pôr do sol: na parte de baixo da foto está o píer da Creperia Marinas (acesso pelo Marinas Sunset Lounge)
Pôr do Sol na Lagoa de Guaraíras - Tibau do Sul
No Marinas Sunset Lounge 🙂

Praia do Giz: é uma praia linda e tranquila entre o centrinho de Tibau e a Praia de Cacimbinhas (na maré baixa dá para caminhar entre elas). A praia só tem uma barraca, mas ela oferece uma estrutura melhor e um ambiente muito mais tranquilo do que as barracas do centrinho de Tibau. Outra opção é o day use Ponta do Pirambu com uma bonita piscina para o mar e um bom restaurante. Na Praia do Giz (no alto da falésia) fica o Hotel Casa Blanca, que possui bangalôs rústicos, restaurante, piscina e uma bela vista do mar.

Praia do Giz em Tibau do Sul
Praia do Giz no trecho com muitas pedras
Praia do Giz em Tibau do Sul
Praia do Giz no trecho sem pedras: o mar tem ondas um pouco fortes (mas geralmente dá para entrar)
Praia do Giz em Tibau do Sul
A única barraca de praia na Praia do Giz: ambiente bem mais tranquilo do que no centrinho de Tibau do Sul
Ponta do Pirambu - Tibau do Sul
Ponta do Pirambu: opção de day use na Praia do Giz

Beija Flor Exclusive Hotel & Spa: ainda no alto da falésia da Praia do Giz fica o Beija Flor Exclusive Hotel & Spa (onde também ficamos hospedados). O Beija Flor é um pequeno hotel boutique inaugurado no final de 2016 na casa de veraneios de um casal muito simpático de italianos, o Emílio e a Rafaella. Se você for se hospedar torça para que eles estejam lá (eles ficam indo e vindo da Itália), porque eles fazem de tudo para que você se sinta em casa. O Beija Flor foi inaugurado com apenas 7 suítes, mas em 2019 serão concluídas mais 8 suítes (totalizando 15) e mais uma piscina (totalizando duas). Atendimento: o atendimento é realmente exclusivo e sensacional. Decoração: a maioria dos móveis e itens decorativos das áreas comuns e dos quartos são italianos, assim como os amenities. Quartos: as suítes são amplas, elegantes e luxuosas. Piscina: a piscina fica em meio ao lindo e fotogênico jardim e possui um deck com vista incrível para o mar. Nós também vimos o projeto da nova piscina, que será muito linda, mas não de frente para o mar. Praia: o acesso à Praia do Giz se dá pela escadaria do vizinho day use Ponta do Pirambu. Restaurante: no hotel fica o bom restaurante Il Giardino com um ambiente espetacular de frente para a piscina, onde também é servido o café da manhã. Lembre de reservar um jantar e um café da manhã no deck de frente para o mar (tem que reservar). Spa: o Beija Flor conta com um spa que oferece massagens, tratamentos e uma hidromassagem com vista para o jardim. Transfer: os hóspedes tem à disposição traslado gratuito ida e volta para o centrinho de Pipa e praias. Recomendo fortemente o Beija Flor, o nível de serviços e o atendimento é espetacular. Em outubro de 2018 a nota no Booking é incrível: 9,6. Preços, fotos e mais detalhes: Beija Flor Exclusive Hotel & Spa.

Beija Flor Exclusive Hotel & Spa - Tibau do Sul
Piscina em meio ao lindo jardim do Beija Flor Exclusive Hotel & Spa
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa - Tibau do Sul
Drink na piscina
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa - Tibau do Sul
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa possui um amplo jardim
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa - Tibau do Sul
Lobby que ocupa a antiga sala da casa de veraneio
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa - Tibau do Sul
Restaurante Il Giardino: na varanda do Beija Flor Exclusive Hotel & Spa
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa - Tibau do Sul
Café da manhã no deck de frente para o mar (não esqueça de reservar com antecedência)
Praia do Giz em Tibau do Sul
Praia do Giz vista do Beija Flor Exclusive Hotel & Spa
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa - Tibau do Sul
Spa do Beija Flor Exclusive Hotel & Spa
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa - Tibau do Sul
Hidromassagem no Spa
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa - Tibau do Sul
Jardim
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa - Tibau do Sul
À noite na piscina
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa - Tibau do Sul
Nós ficamos na Suíte Deluxe (no Booking)
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa - Tibau do Sul
Banheira de imersão da nossa suíte

Voltar ao menu:  Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul.

Sibaúma

Sibaúma: é o vilarejo praiano mais ao sul e o mais isolado de Tibau do Sul. O trajeto de carro até Pipa ou Tibau leva uns 20 minutos. Sibaúma é bem simples e quase não possui estrutura turística.

Praia: a praia do centrinho de Sibaúma tem poucas barracas e é bem menos movimentada que as de Pipa e de Tibau. Pedras formam piscinas naturais na maré baixa. Na subida da maré a água do mar passa por cima das pedras formando as Cachoeiras de Sibaúma. No centrinho de Sibaúma você encontra estabelecimentos simples como a Menina da Lua Pousada e o Brisa do Mar Chalés.

Sibaúma - Tibau do Sul
Praia do centrinho de Sibaúma: poucas barracas e ambiente tranquilo
Sibaúma - Tibau do Sul
Piscinas naturais na maré baixa

Kilombo Villas & Spa: o grande destaque de hospedagem em Sibaúma é o Kilombo Villas & Spa, que fica 800 metros distante do centrinho de Sibaúma (sentido Praia das Minas em Pipa). O Kilombo possui 5 vilas lindas, enormes e bem equipadas (você pode alugar a vila inteira ou uma suíte) e oferece um atendimento excepcional. Ele está localizado no alto da falésia em um trecho praticamente deserto da praia. Eu não conheci o estabelecimento, mas observei a praia de um mirante (é sensacional e isolada). Preços, fotos e mais detalhes: Kilombo Villas & Spa.

Sibaúma - Tibau do Sul
Praia praticamente deserta na altura do Kilombo Villas & Spa (que fica no alto das falésias): linda paisagem

Camarão da Fazenda: outra atração da região é o Camarão na Fazenda (não confundir com o restaurante de mesmo nome em Pipa). É uma fazenda às margens do Rio Catú (na divisa de Sibaúma com Barra de Cunhaú) com restaurante e atividades esportivas.

Voltar ao menu:  Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul.

Dúvidas

Você tem alguma dúvida sobre onde ficar em Pipa e Tibau do Sul? Deixe um comentário abaixo 🙂

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

Vantagens do Hoteis.com

  • Hotéis em 12x sem juros: pague os hotéis no Brasil e no exterior em 12x sem juros no cartão de crédito.
  • Em Reais no Exterior: pague os hotéis no exterior em Reais sem IOF e sem a variação cambial.
  • Mais vantagens Hoteis.com: cupom desconto, programa de recompensas, cancelamento grátis, etc.
  • Confira todas as dicas no artigo: Hoteis.com Vale a Pena?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *