Onde ficar em Porto Alegre: melhores hotéis, pousadas e bairros

Os melhores lugares para se hospedar em Porto Alegre são os bairros Moinhos de Vento e Centro Histórico, que possuem a maior estrutura hoteleira da cidade.

Moinhos de Vento é um bairro de alto padrão com ruas charmosas, comércio sofisticado e vida noturna animada (na Rua Padre Chagas e entorno), além de reunir os hotéis mais luxuosos de Porto Alegre.

O Centro Histórico reúne a maioria das atrações históricas e culturais, a região portuária e um dos principais trechos da Orla do Guaíba. No bairro fica a maior concentração de hotéis em Porto Alegre, a maioria de perfil econômico (é o bairro mais barato para se hospedar). As desvantagens do Centro Histórico são a falta de vida noturna e as áreas inseguras.

Porto Alegre possui outros bairros e regiões interessantes para hospedagem como Cidade Baixa (o bairro mais boêmio), Praia de Belas (extenso trecho na Orla do Guaíba com muitos atrativos), Cristal (onde ficam os modernos complexos multiuso Pontal Shopping e BarraShoppingSul), Avenida Carlos Gomes e arredores (polo corporativo e muitos shoppings) e o entorno do Aeroporto (que fica na entrada/saída da cidade sentido Região Metropolitana, Serra Gaúcha, litoral e interior do estado).

Veja abaixo a descrição dos melhores bairros para se hospedar em Porto Alegre e dicas de hospedagem em cada bairro (hotéis, pousadas, hostels, flats, imóveis para temporada, etc).

Onde ficar em Porto Alegre – RS

Índice do Artigo (clique nos links para ir direto aos tópicos):

Onde ficar em Moinhos de Vento – Porto Alegre:

  • Moinhos de Vento
  • Diferenciais: um dos bairros mais nobres, charmosos e sofisticados de Porto Alegre. Possui vida noturna animada, gastronomia refinada, comércio de rua e shoppings.
  • Próximo de: Parque Moinhos de Vento (Parcão), Moinhos Shopping, Shopping Total, Rua Padre Chagas, Rua Gonçalo de Carvalho (chamada de “Rua Mais Bonita do Mundo”).

Onde ficar no Centro Histórico – Porto Alegre:

  • Centro Histórico
  • Diferenciais: é o maior polo hoteleiro e o bairro mais barato para se hospedar. Possui a maioria das atrações culturais e históricas, a região portuária (Cais Mauá) e um dos principais trechos da Orla do Guaíba (Usina do Gasômetro e Cais Embarcadero). É a principal área de comércio popular e tem a maior estrutura de transporte público da cidade.
  • Desvantagens: é vazio à noite (e também durante o dia nos finais de semana e feriados). O predomínio no bairro é de hotéis mais antigos. Possui muitas áreas inseguras e degradadas.
  • Próximo de: Usina do Gasômetro, Cais Embarcadero, Terminal Hidroviário do Cais Mauá, Rodoviária de Porto Alegre, Mercado Público de Porto Alegre, Casa de Cultura Mário Quintana, Praça da Matriz, Catedral Metropolitana de Porto Alegre, Theatro São Pedro, Farol Santander, Calçadão Rua dos Andradas (Rua da Praia), Rua da Praia Shopping, Pop Center (Camelódromo), Complexo Hospitalar da Santa Casa, Campus Centro da UFRGS.

Onde ficar na Cidade Baixa – Porto Alegre:

  • Cidade Baixa
  • Diferenciais: bairro mais boêmio de Porto Alegre com muitos bares e casas noturnas. Fica ao lado do Centro Histórico com a vantagem de ter vida noturna.
  • Próximo de: Parque Farroupilha (Redenção), Brique da Redenção, Rua General Lima e Silva (vida noturna).

Onde ficar em Praia de Belas – Porto Alegre:

  • Praia de Belas
  • Diferenciais: bairro às margens do Guaíba (do Centro Histórico até o Complexo Beira-Rio) onde ficam os trechos 1, 2 e 3 da Orla do Guaíba.
  • Próximo de: Trechos 1, 2 e 3 da Orla do Guaíba, Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (da Harmonia), Anfiteatro Pôr do Sol, Parque Marinha do Brasil, Parque Jaime Lerner, Praia de Belas Shopping, Estádio Beiro Rio, Ginásio Gigantinho.

Onde ficar em Cristal (Pontal Shopping / BarraShoppingSul) – Porto Alegre:

  • Cristal (Pontal Shopping / BarraShoppingSul)
  • Diferencias: bairro às margens do Guaíba com dois modernos complexos multiuso (shopping, serviços, corporativo e residencial) com diversos atrativos e excelente estrutura.
  • Próximo de: Pontal Shopping, BarraShopping Sul, Fundação Iberê, Jockey Club do Rio Grande do Sul.

Onde ficar em Avenida Carlos Gomes e arredores – Porto Alegre:

  • Avenida Carlos Gomes e arredores
  • Diferenciais: a avenida está se transformando em um moderno polo corporativo. No entorno ficam bairros residenciais e comerciais de alto padrão onde estão alguns dos melhores shoppings da cidade.
  • Próximo de: Avenida Carlos Gomes, Consulado Americano, Instituto Ling, Parque Germânia, Shopping Iguatemi Porto Alegre, Bourbon Shopping Country, Shopping Bourbon Wallig, Viva Open Mall.

Onde ficar próximo ao Aeroporto de Porto Alegre:

  • Aeroporto de Porto Alegre
  • Diferenciais: pernoite próximo ao aeroporto, próximo da Arena do Grêmio e na saída/entrada da cidade (em direção à Região Metropolitana, Serra Gaúcha, litoral e interior do estado).
  • Próximo de: Aeroporto Internacional Salgado Filho, Arena do Grêmio, Boulevard Laçador.

Perguntas e dúvidas sobre onde ficar em Porto Alegre:

Central de Reservas Porto Alegre

Cupons Desconto

  • Hoteis.com 8% OFF: use o código HCOMAFFLATAM (válido para reservas efetuadas até 31/12/2022 com check out até 31/03/2023; válido somente para reservas com Pagamento Online; não cumulativo com Rewards; confira as Regras de Utilização do Cupom (inclui a lista de hotéis não elegíveis)
  •  Buser 10% OFF: use o código BUSERAF (válido para compras efetuadas até 31/12/2022)
  •  Rentcars 5% OFF: use o código MAE05 (válido para reservas nacionais e internacionais realizadas até o dia 15/05/2022 com retirada do carro até 31/12/2022; válido apenas para reservas com pagamento online)
  • America Chip 10% OFF: use o código ONDEFICAR10 (chip internacional; cupom sempre ativo)
  • Seguros Promo 10% OFF: use o código ONDEFICAR10 (seguro viagem nacional e internacional; cupom sempre ativo)

Quer mais descontos? Confira todos os cupons na Guia de Cupons Viagens e Turismo

Mapa com os melhores bairros para se hospedar em Porto Alegre

Onde ficar em Porto Alegre - melhores bairros para se hospedar
Onde ficar em Porto Alegre: melhores bairros para se hospedar. Veja abaixo a descrição dos bairros e dicas de hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem em cada um deles.

Onde ficar em Moinhos de Vento

Moinhos de Vento é um dos bairros mais nobres e badalados de Porto Alegre, além de reunir os melhores hotéis e uma das vidas noturnas mais animadas da cidade. Com ruas charmosas e arborizadas o bairro possui muitas opções gastronômicas e comércio sofisticado. É o bairro de alto padrão mais bem localizado para se hospedar (distante apenas 3 km do Centro Histórico).

O melhor lugar para ficar em Moinhos de Vento é na região da Rua Padre Chagas (também chamada de Calçada da Fama). A Padre Chagas tem vida noturna vibrante com restaurantes, bares, pubs e cafeterias. Nessa área ainda ficam o Moinhos Shopping e o Parque Moinhos de Vento (Parcão). O 5 estrelas Hilton Porto Alegre (ex-Sheraton), hotel mais luxuoso de Porto Alegre, é o hotel mais bem posicionado no bairro. O Hilton fica em uma das pontas da Padre Chagas e tem acesso interno ao Moinhos Shopping. Ainda no entorno da Rua Padre Chagas há outros hotéis como o Hotel Laghetto Viverone Moinhos, o Quality Porto Alegre e o Manhattan Porto Alegre by Mercure. Ao se hospedar neles dá para caminhar pelo coração do bairro (Padre Chagas, Moinhos Shopping e Parque Moinhos de Vento – Parcão), mas as ruas são inclinadas.

Em outros pontos do bairro Moinhos de Vento há hotéis para quem procura custo-benefício como o ibis Porto Alegre Moinhos de Vento, ibis Styles Porto Alegre Moinhos de Vento e Master Cosmopolitan Moinhos de Vento.

Avançando para bairros vizinhos, mas ainda bastante integrados ao Moinhos de Vento, ficam hotéis como o Radisson Porto Alegre (5 estrelas) e o Hotel Moov Porto Alegre (excelente custo-benefício). O hotel Piazza Navona Porto Alegre by Intercity fica próximo do Shopping Total e da Rua Gonçalo de Carvalho (chamada de Rua Mais Bonita do Mundo por conta do túnel verde formado pelas árvores).

Hotéis em Moinhos de Vento e arredores – Porto Alegre:

★★★★☆ Fantástico:

★★★Fabuloso:

  • Hilton Porto Alegre: 5 estrelas, um dos melhores hotéis em Porto Alegre (o mais luxuoso). Tem acesso interno ao Moinhos Shopping e fica em um dos melhores lugares para se hospedar na cidade (em uma das pontas da Rua Padre Chagas).
  • Swan Generation
  • B Flat V: apartamentos com cozinha.

★★★☆ Muito Bom:

★★★☆☆ Bom:

Onde ficar no Centro Histórico

O Centro Histórico é o maior polo hoteleiro e o bairro mais barato para se hospedar em Porto Alegre. São dezenas de hotéis, a maioria de categoria econômica, com o predomínio de hotéis mais antigos.

Também é o bairro com o maior número de pontos turísticos. No Centro Histórico ficam as principais atrações históricas e culturais, a região portuária e o trecho mais movimentado da orla do Guaíba. Outras vantagens do Centro Histórico são a enorme estrutura de comércio e serviços e a melhor rede de transporte público.

Mas ficar no Centro Histórico de Porto Alegre tem as suas desvantagens. É uma região movimentada nos dias úteis (comércio, serviços e escritórios), mas sem vida noturna (poucos bares e restaurantes) e vazia durante a noite (e também durante o dia nos finais de semana e feriados, exceto na Orla do Guaíba). Outro problema são as áreas degradas e inseguras (principalmente à noite). Não é recomendado caminhadas noturnas.

O melhor lugar para se hospedar no Centro Histórico é na região da Praça da Matriz e da Praça da Alfândega, mas são poucos os hotéis nessa área. É a parte mais agradável do bairro, onde está a maioria das atrações históricas e culturais e com fácil acesso à Orla do Guaíba (+- 1 km) e à vida noturna da Cidade Baixa (+- 2 km). Na Praça da Matriz estão a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, o Theatro São Pedro, o Palácio Piratini (sede do governo do Rio Grande do Sul) e o Palácio Farroupilha (sede da Assembleia Legislativa). No entorno ficam o Museu Júlio de Castilhos e o Viaduto Otávio Rocha (na Avenida Borges de Medeiros). O Hotel Praça da Matriz é um dos mais bem avaliados do Centro Histórico e fica em um simpático edifício histórico restaurado. O icônico Hotel Everest (no alto do Viaduto Otávio Rocha) encerrou as atividades em 2020. Para economizar no entorno da Praça da Matriz veja o hostel Tao Station 752. A Praça da Alfândega, próxima do Cais Mauá e distante apenas 300 metros da Praça da Matriz, reúne prédios históricos e atrações como Farol Santander, Museu de Arte do Rio Grande do Sul e Memorial do Rio Grande do Sul. Uma das pontas da praça dá acesso ao Rua da Praia Shopping. O Master Grande Hotel Centro Histórico tem uma excelente localização (entre a Praça da Matriz e a Praça da Alfândega e ao lado do Rua da Praia Shopping). No entorno das duas praças (sentido Orla do Guaíba) ficam a Casa de Cultura Mário Quintana, a Livraria Taverna, o Museu Militar do Comando Militar do Sul e a Igreja Nossa Senhora das Dores. Para se hospedar nessa área veja o Açores Flat Design.

A região mais movimentada do Centro Histórico é no entorno do Mercado Público de Porto Alegre. É a principal área de comércio popular da cidade. Além do Mercado Público por aqui ficam o Pop Center (Camelódromo) e um intenso comércio de rua com destaque para os calçadões da Rua dos Andradas (Rua da Praia) e da Rua Voluntários da Pátria. Ao lado do Mercado Público ficam o Chalé da Praça XV (um dos bares/restaurantes mais tradicionais de POA) e o Paço Municipal (também chamado de Paço Açoriano, antiga sede da Prefeitura de Porto Alegre). Essa região é a principal para o transporte público na cidade com terminais de ônibus urbanos, o Terminal Mercado do Metrô/Trensurb e a Estação Hidroviária no Cais Mauá (catamarãs da Catsul e saída de passeios de barco como o Cisne Branco). Em toda essa área e no entorno há muitos escritórios e salas comerciais, além do complexo de hospitais da Santa Casa de Porto Alegre e o Campus Centro da UFRGS. Essa região abriga o maior polo de hotéis de Porto Alegre, a maioria de perfil econômico como Ibis Budget Porto Alegre, Hotel Continental Business (um dos hotéis mais próximos da Santa Casa) e Dan Inn Express Porto Alegre. Entre os melhores hotéis dessa área estão o Eko Residence Hotel e o Plaza São Rafael Hotel.

Também há uma concentração de hotéis próximos da Rodoviária de Porto Alegre, um pouco afastados das atrações históricas-culturais e do comércio popular. Em frente à rodoviária ficam Ritter Hotéis, Hotel Continental, Hotel Express Terminal Tur e Hotel Express Rodoviária. No entorno da Rodoviária, sentido Aeroporto e mais próximo do bairro Moinhos de Vento, ficam o ibis Styles Porto Alegre Centro, Açores Premium e Umbu Hotel Porto Alegre.

A Orla do Guaíba é um dos principais cartões postais de Porto Alegre. O trecho mais badalado é na divisa do Centro Histórico com o bairro Praia de Belas, onde ficam o Centro Cultural Usina do Gasômetro (uma das construções mais famosas da cidade) e o Cais Embarcadero (centro gastronômico em uma parte reformada dos armazéns do Cais Mauá). Logo após a Usina do Gasômetro começa o Trecho 1 da Orla do Guaíba, já no bairro Praia de Belas, que foi revitalizado e conta com parques, praças, ciclovia, equipamentos de lazer, quiosques, food trucks e escadarias para apreciar o pôr do sol (veja mais detalhes no tópico Praia de Belas). Na Orla do Guaíba não há hotéis.

Use o link abaixo para pesquisar (de uma só vez) todas as hospedagens no Centro Histórico:

Booking.com: Centro Histórico – Porto Alegre (hotéis, pousadas, hostels, quartos e imóveis para temporada)

Onde ficar na Cidade Baixa

A Cidade Baixa é um dos melhores lugares para ficar em Porto Alegre, especialmente se você tem intenção de curtir a vida noturna, já que é o bairro mais boêmio da cidade. O bairro também possui excelente estrutura de comércio e serviços.

A profusão de bares, pubs e restaurantes se espalham pelas três principais ruas da Cidade Baixa (as paralelas General Lima e Silva, José do Patrocínio e João Alfredo) e também pelas ruas transversais.

Outra vantagem de se hospedar na Cidade Baixa é a excelente localização geográfica. O bairro é vizinho do Centro Histórico (mas com um ambiente diurno mais agradável), está muito próximo da Orla do Guaíba e fica ao lado do Campus Centro da UFRGS e do Parque Farroupilha (Redenção). O Parque Farroupilha (Redenção) é um dos principais da cidade e tem atrações como o Brique da Redenção (a feirinha mais tradicional de POA, realizada aos domingos), o Parquinho da Redenção (parquinho infantil de diversões), jardins, fontes, orquidário, auditório, monumentos, lago com pedalinhos, etc.

O que dificulta um pouco a hospedagem na Cidade Baixa é a pequena quantidade de estabelecimentos de hospedagem no bairro. Entre as poucas opções estão o Master Express Cidade Baixa (fica na rua principal do agito noturno, a General Lima e Silva, dá sair a pé à noite), o Intercity Porto Alegre Cidade Baixa (tem uma excelente localização para circular pela cidade de carro/táxi/aplicativo, mas fica em uma avenida movimentada pouco convidativa para caminhadas especialmente à noite) e o POA Eco Hostel (no coração do bairro, excelente para curtir a noite a pé).

Hotéis e hostels na Cidade Baixa – Porto Alegre:

★★★★☆ Fantástico:

★★★Fabuloso:

★★★☆ Muito Bom:

Onde ficar em Praia de Belas

Praia de Belas fica nas margens do Guaíba e ocupa a orla desde a divisa com o Centro Histórico até o Complexo Beira-Rio.

A Orla do Guaíba no bairro Praia de Belas tem +- 7 km de extensão e é dividida nos Trechos 1, 2 e 3. A Avenida Edvaldo Pereira Paiva, que margeia a orla e também é conhecida como Beira Rio, possui ciclovia e fica aberta para pedestres (fechada para trânsito de veículos) nos finais de semana e feriados. Os trechos da orla que já estão revitalizados possuem bares, quiosques e espaços para food trucks. A Orla do Guaíba é o principal local para apreciar o pôr do sol em Porto Alegre.

O Trecho 1 da Orla do Guaíba está integrado com o Centro Histórico e vai da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias. Esse trecho está revitalizado, possui diversos equipamentos de lazer e é o mais movimentado da Orla (veja sobre ele no tópico do Centro Histórico). Nessa área do bairro Praia de Belas fica o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (da Harmonia) e diversos prédios governamentais como a Câmara Municipal de Porto Alegre. Por aqui não há opções de hospedagem.

O Trecho 2 da Orla do Guaíba fica bem próximo do Centro Histórico e da Cidade Baixa e vai da Rótula das Cuias até a foz do Arroio Dilúvio. Em 2022 esse trecho ainda não está revitalizado, mas há projetos para isso. Por aqui também há muitos prédios governamentais e corporativos. O hotel Intercity Porto Alegre fica nessa área. Bem próximo fica o Praia de Belas Shopping (no início do Trecho 3).

O Trecho 3 da Orla do Guaíba é o mais extenso e vai da foz do Arroio Dilúvio até o Complexo Beira-Rio. Esse trecho está revitalizado e conta com dezenas de quadras poliesportivas e outros equipamentos de lazer como a Megapista da Orla (uma enorme pista de skate). Nessa região do bairro Praia de Belas ficam o Parque Marinha Brasil e mais ao sul (mais distante do Centro Histórico) o Complexo Beira-Rio com o Estádio Beira-Rio e o Ginásio Gigantinho. No Trecho 3 fica o hotel Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre.

Hotéis em Praia de Belas – Porto Alegre:

★★★Fabuloso:

★★★☆ Muito Bom:

★★★☆☆ Bom:

  • Coral Express: no bairro Menino de Deus (próximo do Trecho 3 da Orla do Guaíba).

Onde ficar em Cristal (Pontal Shopping / BarraShoppingSul)

O bairro Cristal está localizado após o Trecho 3 da Orla do Guaíba, já quase na Zona Sul de Porto Alegre. No bairro ficam a Fundação Iberê (uma das principais atrações culturais da cidade) e o Jockey Club do Rio Grande do Sul.

Mas o grande destaque de Cristal são os complexos comerciais/residenciais/corporativos que transformaram, modernizaram e valorizaram essa região: Pontal Shopping e BarraShoppingSul.

O Pontal Shopping (previsão de inauguração para o segundo semestre de 2022) é um dos complexos mais modernos do país. Fica às margens do Guaíba e reúne shopping, serviços, torres corporativas, torres residenciais, parque público e marina. Está previsto um Terminal Hidroviário da Catsul e um hotel DoubleTree by Hilton (para o final de 2022).

O BarraShoppingSul é um complexo que também reúne shopping, serviços e torres residenciais e corporativas, além de um Terminal Hidroviário da Catsul. Um diferencial é o BarraCadabra, área de lazer infantil com 2500m². É possível se hospedar na torre residencial: Loft Barra.

Hotéis em Cristal – Porto Alegre:

★★★★★ Excepcional:

  • Casa Blue: hospedagem domiciliar no bairro vizinho Camaquã.

★★★Fabuloso:

Onde ficar na Avenida Carlos Gomes e arredores

A região da Avenida Carlos Gomes está localizada “após” o bairro Moinhos de Vento (no sentido oposto ao do Centro Histórico). Com muitos investimentos imobiliários nos últimos anos a avenida vem se transformando em um moderno polo corporativo, com muitos escritórios empresariais.

Na Avenida Carlos Gomes e no seu entorno ficam bairros de alto padrão como Auxiliadora, Higienópolis, Boa Vista, Bela Vista, Três Figueiras, Petrópolis, Passo d’Areia e Jardim Europa. É uma região com excelente estrutura de comércio e serviços, além de boas opções gastronômicas.

O foco de se hospedar por aqui não são as atrações históricas e culturais (que estão mais distantes). Os atrativos principais são o ambiente mais moderno e de alto padrão, compras sofisticadas (alguns dos melhores shoppings da cidade) e o mercado corporativo (para os viajantes a trabalho que tenham compromissos nessa região), além de estar próximo do Moinhos de Vento, que tem uma das noites mais animadas da cidade.

Entre os shoppings dessa área estão o Iguatemi Porto Alegre, o Bourbon Shopping Country, o Bourbon Wallig e o shopping a céu aberto Viva Open Mall. Há também pontos turísticos ou de interesse como o Parque Germânia, o Instituto Ling, o Porto Alegre Country Club e o Consulado Americano (EUA). Nas redondezas fica o Jardim Botânico de Porto Alegre.

Para hospedagem a região da Avenida Carlos Gomes possui hotéis de perfil executivo como o Hotel Laghetto Stilo Higienópolis, o Master Porto Alegre Hotel Av. Carlos Gomes e o Novotel Porto Alegre Três Figueiras. Também há hospedagens domiciliares como o HomeStay Av. Carlos Gomes 2 e 3.

Hotéis em Avenida Carlos Gomes e arredores – Porto Alegre:

★★★★★ Excepcional:

★★★★☆ Fantástico:

★★★Fabuloso:

★★★☆ Muito Bom:

★★★☆☆ Bom:

Onde ficar no Aeroporto de Porto Alegre (Salgado Filho)

Ao contrário da maioria das grandes cidades do Brasil, o Aeroporto Internacional Salgado Filho tem uma boa localização em Porto Alegre. Ele está distante apenas 8 km do Centro Histórico e pode ser uma boa opção de hospedagem para compromissos rápidos na cidade, para compromissos na Região Metropolitana (o aeroporto está na saída da cidade) e para pernoite próximo ao aeroporto (conexões longas, voos muito cedo ou muito tarde, seguir viagem para a Serra Gaúcha, litoral ou interior do estado).

Nos arredores do aeroporto fica a Arena do Grêmio e o Boulevard Laçador (espaço gastronômico com vista para o aeroporto, área de lazer para crianças e temática inspirada na aviação).

A maioria dos hotéis no entorno do Aeroporto de Porto Alegre oferece transfer ida e volta para o aeroporto (alguns gratuitos e outros pagos, leia os comentários dos hóspedes ou consulte diretamente com o hotel).

Os hotéis mais próximos do aeroporto são o Novotel Porto Alegre Airport e o ibis Porto Alegre Aeroporto. Para economizar veja o Motel Porto dos Casais. Nessa área fica a Estação Aeroporto do Metrô/Trensurb (o hotel mais próximo é o Novotel) que é conectada com o aeroporto através do Aeromóvel.

Ainda bastante próximo do aeroporto fica o Hotel Deville Prime Porto Alegre que é muito bem avaliado pelos hóspedes e possui estrutura de lazer com piscina.

A maioria dos hotéis no entorno do aeroporto fica no bairro Navegantes (já no sentido Centro Histórico), uma boa localização para circular pela cidade, mas sem atrativos no próprio bairro. Aqui fica a Estação Farrapos do Metrô/Trensurb. O melhor hotel do bairro é o Intercity Porto Alegre Aeroporto. Para custo-benefício veja o Hotel Express Aeroporto e o Hotel Expressinho Aeroporto. O simples e econômico Roma Hotel fica em frente à Estação Farrapos.

Hotéis próximos ao Aeroporto de Porto Alegre (Salgado Filho):

★★★★☆ Fantástico:

★★★Fabuloso:

★★★☆ Muito Bom:

★★★☆☆ Bom:

Perguntas Frequentes sobre onde ficar em Porto Alegre

Qual é o melhor lugar / bairro para ficar em Porto Alegre?

Depende do perfil da sua viagem. Entre os bairros nobres e sofisticados o melhor para se hospedar é Moinhos de Vento que ainda tem o diferencial de ter uma vida noturna animada (veja o tópico Moinhos de Vento).
O Centro Histórico tem um ambiente mais movimentado (durante o dia) e inseguro, mas possui a principal estrutura hoteleira da cidade, é o local mais barato para se hospedar, reúne as principais atrações históricas e culturais, o trecho mais movimentado da Orla do Guaíba e a principal área de comércio popular em Porto Alegre. Veja o tópico Centro Histórico.
Outras opções são os bairros Cidade Baixa (bairro mais boêmio da cidade e com excelente localização geográfica), Praia de Belas e Cristal (em uma região que está revitalizando e modernizando a Orla do Guaíba), Avenida Carlos Gomes e arredores (polo corporativo e shoppings) e a região do Aeroporto.

Quais são os melhores hotéis em Porto Alegre?

O hotel mais luxuoso de Porto Alegre é o Hilton Porto Alegre (ex-Sheraton) que fica no bairro Moinhos de Vento.
Outro hotel que se destaca entre os melhores de Porto Alegre é o Hotel Deville Prime Porto Alegre que fica nos arredores do Aeroporto.

Quais são os bairros mais seguros para ficar em Porto Alegre?

Como toda grande cidade Porto Alegre tem muitos problemas em relação à segurança, principalmente na região do Centro Histórico.
Se você procura um bairro mais seguro, onde é possível sair a pé à noite (com precauções), os melhores são Moinhos de Vento (no entorno da Rua Padre Chagas) e a Cidade Baixa.

Quais são os bairros mais baratos para ficar em Porto Alegre?

O bairro mais barato para se hospedar em Porto Alegre é o Centro Histórico. Nos arredores do Aeroporto você também encontra alguns hotéis baratos.

Há pousadas em Porto Alegre?

Sim, neste artigo são poucas as dicas de pousadas em Porto Alegre, porque nos principais bairros para se hospedar na cidade não há esse tipo de estabelecimento. Mas Porto Alegre possui pousadas espalhadas por outros bairros da cidade: Pousada Convento São Lourenço, Pousada Terra Sul, Pousada do Parque, Casa Blue.

Você tem alguma dúvida sobre onde se hospedar em Porto Alegre?

Deixe um comentário abaixo 🙂

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.