Onde Ficar em Playa del Carmen, México

Onde ficar em Playa del Carmen
HM Hotel em Playa del Carmen (divulgação)

Playa del Carmen está localizada na Riviera Maya (México) e possui uma atmosfera completamente diferente de Cancún.

Além de curtir essa atmosfera, ao ficar em Playa del Carmen são duas as principais vantagens em relação à Cancún: a possibilidade de economizar na hospedagem e uma localização estratégica na Riviera Maya, mais próximo de quase todas as atrações da região.

Guia Completo de Cancún

Dicas essenciais de uma das viagens mais incríveis que eu fiz:
Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região.
Receba o guia 100% gratuito e completo no seu email>

Mapa de localização de Playa del Carmen:

Antes da descrição das diferentes áreas para se hospedar, veja algumas questões essenciais para você entender Playa del Carmen e que vão te ajudar a escolher onde ficar:

O melhor de Playa del Carmen

Na minha opinião o melhor de Playa del Carmen não são as suas praias e sim a Quinta Avenida e as atrações da região (ruínas maias, Cozumel, parques, praias da Riviera Maya e cenotes). Considere as praias de Playa del Carmen como um bônus (muito bom por sinal).

O padrão é passar o dia fazendo passeios e curtir a Quinta Avenida à noite, sobrando pouco tempo para ficar no hotel. Reserve 1 ou 2 dias para pegar praia em Playa del Carmen mesmo (são vários beach clubs).

Cenote Sac Actun Riviera Maya
Cenote Sac Actun na Riviera Maya
Ruínas de Tulum
Ruínas de Tulum
Praia Akumal Riviera Maya
Praia de Akumal na Riviera Maya

Quinta Avenida

É um extenso calçadão somente para pedestres. A noite de Playa del Carmen gira em torno das lojas, shoppings, bares e restaurantes da Quinta Avenida. Ela não fica à beira-mar, mas segue paralela à praia, distante entre 1 e 4 quarteirões do mar, dependendo da localização.

Quinta Avenida Playa del Carmen
Quinta Avenida em Playa del Carmen

Hotel pé na areia

Por ser um destino praiano muitos turistas tem a obsessão de encontrar um hotel pé na areia. Uma boa localização em Playa del Carmen não significa, necessariamente, ficar de frente para o mar.

Mas se você não abre mão disso, Playa del Carmen possui muitas opções (desde hotéis simples até grandes resorts). Essa tarefa nem sempre é fácil, já que quanto mais próximo da praia mais caras são as diárias.

Barulho

A Quinta Avenida concentra todo o agito noturno e por isso os hotéis que estão nela ou bem próximos dela podem sofrer com o barulho. Esse problema se intensifica na Calle 12 Norte, uma rua que cruza a Quinta Avenida e concentra as casas noturnas e bares mais animados.

Alugar um Carro

Se a sua intenção é alugar um carro, note que a Quinta Avenida é fechada para veículos.

Isso se traduz em trânsito, ruas bloqueadas para carros, falta de vagas para estacionar e hotéis em que só é possível chegar a pé. Esse problema é mais intenso no trecho em que a Quinta Avenida fica mais próxima da praia (entre 1 e 2 quarteirões). Esse trecho concentra os hotéis mais antigos e menores, que geralmente não possuem estacionamento.

Se você for alugar um carro e não quiser sofrer com isso, procure um hotel que esteja a pelo menos 1 quarteirão da Quinta Avenida, só que do lado oposto da praia (mais distante da praia).

Recomendo: confira os artigos Dicas Alugar Carro em Cancún e Playa del Carmen e Aluguel de Carros Passo a Passo.

Táxi: é uma alternativa boa e barata para circular dentro de Playa del Carmen.

Vale a pena ficar em um Resort em Playa del Carmen?

Na minha opinião não (no sentido de curtir a essência de Playa del Carmen). Mas um resort em Playa del Carmen pode ser, em muitos aspectos, mais vantajoso do que um resort em Cancún.

Em Playa del Carmen você estará mais próximo da maioria das grandes atrações e poderá alternar dias de passeios, dias de resort e algumas noites curtir a Quinta Avenida. A única grande atração que fica mais próxima de Cancún é Isla Mujeres.

Playa del Carmen possui excelentes resorts em lindas praias. Se você está procurando um resort para lua de mel, Playa del Carmen pode ser uma excelente opção. Alguns resorts estão no centrinho (no meio do agito), mas a maioria está em praias mais afastadas e tranquilas (que eu relato mais no final do artigo).

Resorts Playacar Playa del Carmen
Resorts no condomínio Playacar em Playa del Carmen (divulgação Occidental Allegro Playacar)

Cancún + Playa del Carmen

Se você está pensando em dividir a estadia entre Cancún e Playa del Carmen saiba que é uma ótima ideia. Dessa maneira você pode investir num resort em Cancún (e pouco sair dele), enquanto que em Playa del Carmen você fica em um hotelzinho econômico para usar de base para fazer os passeios, conhecer as atrações e curtir o agito noturno.

Essa é a cara de Playa del Carmen. Eu mesmo fiz isso e recomendo 🙂

Onde ficar em Playa del Carmen

As principais áreas para se hospedar são:

  • Centrinho: é a região da Quinta Avenida, onde há opções de hospedagem de tudo quanto é tipo e preço.
  • Playacar: um gigantesco condomínio com a maior concentração de resorts, mas também pequenos hotéis e guesthouses.
  • Fora da área urbana: praias isoladas do perímetro urbano com resorts.

No final do artigo eu relato onde eu fiquei, qual hotel eu escolhi e se valeu a pena ficar nele.

Onde ficar no centrinho de Playa del Carmen


No mapa acima a linha azul é o trecho mais turístico da Quinta Avenida. Podemos considerar esse trecho como o centrinho de Playa del Carmen.

São cerca de 2 km de extensão onde a Quinta Avenida, ruas próximas e a praia são repletas de lojas, bares, restaurantes, casas noturnas e beach clubs. A maioria dos restaurantes e bares de praia abrem para o café da manhã.

Como esses 2 km possuem trechos bem diferentes entre si, eu dividi o centrinho de Playa del Carmen em três trechos:

  • 1: Terminal Marítima, Parque Fundadores e transporte público
  • 2: Meio da Quinta Avenida
  • 3: Área dos grandes beach clubs

Centrinho trecho 1: Terminal Marítima, Parque Fundadores e transporte público


É uma região popular que concentra um grande fluxo de pessoas (tanto turistas quanto moradores). O predomínio é de restaurantes e hotéis mais simples e baratos, ideais para economizar. É o trecho onde a Quinta Avenida fica mais próxima da praia (apenas 1 quarteirão).

Nessa área estão o Terminal Marítima (ferry-boat para Cozumel), a Praça Parque Fundadores, o Shopping Paseo del Carmen, o Terminal de Ônibus da ADO, o ponto das vans (colectivos) e a Avenida Benito Juarez (de comércio popular). É o melhor local para quem pretende usar o transporte público para circular entre Playa del Carmen, Tulum, Cancún e atrações na Riviera Maya.

Portal Maya Playa del Carmen
Portal Maya na praça Parque Fundadores
Terminal Marítima Playa del Carmen
Terminal Marítima (da onde saem os ferrys para Cozumel)

A praia ao lado do Terminal Marítima e em frente ao Parque Fundadores é popular, tem faixa de areia larga e não possui bares de praia. O Señor Frogs, que funciona como bar, restaurante e beach club, fica do outro lado do Terminal, no início da praia privativa do condomínio Playacar.

Praia Playacar Playa del Carmen
De um lado do Terminal Marítima fica o início da praia privativa do Playacar. Nesse ponto está o Señor Frogs.
Praia em Playa del Carmen
Do outro lado do Terminal Marítima (em frente ao Parque Fundadores/Portal Maya) é a praia popular do centrinho de Playa del Carmen

Após o Parque Fundadores a praia começa a ficar com a faixa de areia mais estreita e possui vários bares e beach clubs. Nessa área o predomínio é de pequenos beach clubs e pequenos e antigos hotéis à beira-mar.

Entre os hotéis mais baratinhos dessa região estão o SC Hotel (um pouco afastado da Quinta Avenida), o Hotel Real del Mayab, o Hotel El Hormiguero (bem popular) e o Hotel Maya del Centro (na Quinta Avenida). O Hotel LunaSol é um dos melhorzinhos dessa área e está mais afastado do agito. Na praia veja o Mimi del Mar. O Vista Caribe está quase na praia. Duas opções de hostels são o Che Playa e o 3B Chic & Cheap. O Wabi Hotel é bonzinho e barato, mas está bem distante do centrinho. Já o Barrio Latino tem uma localização mais central. Confira: mais opções de hotéis, hostels e apartamentos nessa região.

Hotel Barrio Latino Playa del Carmen
Hotel Barrio Latino (divulgação)

Centrinho trecho 2: Meio da Quinta Avenida


É a localização mais central e, na minha opinião, o melhor lugar para ficar no centrinho turístico de Playa del Carmen. Nessa área estão o Shopping Quinta Alegria (o mais novo e moderno), dois grandes supermercados (Walmart e Mega), a Calle 12 (rua dos bares animados e das baladas – Coco Bongo, Palazzo, Mandala, entre outras) e um terminal auxiliar de ônibus da ADO (com menos frequência e menos destinos que o terminal principal).

Quinta Avenida Shopping Quinta Alegria
Quinta Avenida na altura do Shopping Quinta Alegria

A quantidade e a variedade de restaurantes é enorme. E de hotéis também, de todos os preços.

Nesse trecho a Quinta Avenida está distante 2 quarteirões do mar. A praia é a continuação do 1º trecho, com pequenos beach clubs e jeito de prainha de pescadores. Por aqui estão bons beach clubs (como o Lido e o Zenzi), que possuem um ambiente tranquilo e praiano.

Zenzi e Lido Beach Club Playa del Carmen
Praia na altura dos beach clubs Zendi e Lido. Ambiente tranquilo

Como é uma posição central você estará a uma distância caminhável (entre 5 e 20 minutos, dependendo da localização) da região do Terminal Marítima e da área do grandes beach clubs.

Para custo-benefício confira o Hacienda Real (com uma localização central). Os excelentes La Pasion e Cache Boutique Hotel ficam em frente à praça da prefeitura, perto do burburinho, mas sem barulho. Ainda na linha do custo-benefício veja o La Tortuga, o Club Yebo (entre a Quinta Avenida e a praia), o Illusion e o CondoHotel Fabiola. Com um padrão um pouco melhor confira o muito bem localizado Magic Blue Hotel Boutique, o HM, o Anah Suítes e o Kinbe. Na beira da praia estão o Pelicano Inn (para economizar), o Playa Palms e se puder invista no El Taj (mas a praia em frente dele tem muitos barcos). Dois hostels nessa área são o Yak e o MX. Se o seu bolso permitir dê uma olhado no Thompson (localização fabulosa na Quinta Avenida) e o Porto Playa CondoHotel. Há um resort nesse trecho, o Gran Porto, mas a praia dele não é das melhores. Confira: mais opções de hotéis, hostels e apartamentos nessa região.

Magic Blue Playa del Carmen
Magic Blue Hotel Boutique (divulgação)

Centrinho trecho 3: Área dos grandes beach clubs


Nessa região a Quinta Avenida fica mais distante da praia (uns 4 quarteirões). A beira da praia, de urbanização mais recente, possui grandes resorts e os maiores, mais badalados e famosos beach clubs (Mamita’s, Kool e Coralina, um ao lado do outro).

Mamita's Beach Club Playa del Carmen
Mamita’s Beach Club

A Quinta Avenida continua com agito intenso. Ela perde um pouco do agito só no final desse 3º trecho e depois vira uma rua comum. A variedade e a quantidade de restaurantes são enormes.

A praia tem o cenário completamente diferente com uma larga faixa de areia e a ocupação dos resorts e beach clubs.

Playa Mamita's Playa del Carmen
Mar azul na altura dos beach clubs e dos resorts Grand HyattHyatt Playa del Carmen
Mahekal Beach Resort Playa del Carmen
Praia na altura do Mahekal Beach Resort

Enquanto a praia é ocupada pelos grandes resorts, no entorno da Quinta Avenida o predomínio é de hotéis pequenos e médios (muitos modernos).

Para economizar nessa área (no entorno da Quinta Avenida) veja o Bric, a Posada Mariposa Hotel Boutique, o Sunrise 42, o Luna Blue e o Banana. Num padrão um pouco superior (ainda no entorno da Quinta Avenida) veja o Be Playa, o intrigante Reina Roja, o Soho, o Aventura Mexicana e o Casa Ticul. A beira da praia é ocupada por resorts (os resorts do centrinho de Playa del Carmen). Os resorts mais centrais são os imponentes e bem avaliados Hyatt Playa del Carmen e Grand Hyatt, que estão muito próximos dos beach clubs, em uma área de praia com grande movimento. Após os beach clubs ficam o Hotel Las Palapas, o Mahekal Beach Resort e lá no final, já afastado da muvuca, o econômico The Reef Coco Beach (esse trecho de praia tem muitos barcos). O bem decorado La Divina tem apartamentos quase na praia (atrás do Kool Beach Club). Confira: mais opções de hotéis, hostels e apartamentos nessa região.

Posada Mariposa Hotel Boutique Playa del Carmen
Posada Mariposa Hotel Boutique (divulgação)

Entenda melhor a Quinta Avenida e as praias do centrinho

No artigo o que fazer em Playa del Carmen eu explico com mais detalhes alguns locais do centrinho e da Quinta Avenida, como shoppings, o Parque Fundadores, as casas noturnas, etc.

No artigo praias de Playa del Carmen eu explico com mais detalhes as praias do centrinho de Playa del Carmen com dicas de beach clubs e bares de praia.

Onde ficar em outros locais de Playa del Carmen

Confira abaixo as opções de hospedagem fora do centrinho de Playa del Carmen.

Condomínio Playacar


Playacar é um grande condomínio-complexo de alto padrão com alguns hotéis, muitos resorts, guest houses, bed & breakfasts, casas, campo de golfe e um pequeno shopping. O condomínio tem belas ruas e oferece um ambiente tranquilo.

Na minha opinião o Playacar é uma excelente opção se você deseja algo mais exclusivo, não se adapta com o agito constante do centrinho e não abre mão de ficar bem localizado em Playa del Carmen.

Entre as vantagens de se hospedar em Playacar estão a praia (linda na maioria dos trechos) e a proximidade com o centrinho (em poucos minutos de carro você chega na Quinta Avenida, dá para ir de táxi).

Note que não há bares de praia e beach clubs, exceto os dos resorts e o Señor Frogs (que está no comecinho de Playacar, mas com acesso pelo centrinho, ao lado do Terminal Marítima).

O Playacar é dividido em 2 fases. A Fase 1 fica bem próxima do centrinho de Playa del Carmen e tem o predomínio de casas. A Fase 2, mais afastada do centrinho, tem muitos resorts.

Resorts Playacar Playa del Carmen
Resorts na Fase 2 de Playacar (divulgação Occidental Allegro Playacar)

As opções mais baratas em Playacar ficam no interior do condomínio e não na praia. Para economizar confira o hotel Eurostars Hacienda Vista Real e as seguintes guest houses, villas e B&Bs: Green Oasis, Almendra, Casa Che (na entrada do condomínio, dá para ir a pé na Quinta Avenida), Bounganvillas, Luxury House, Villa Tulipanes, Girasole e Playa Vintage.

Resorts em Playacar: na beira da praia na Fase 1 de Playacar fica o luxuoso Playacar Palace, talvez o menor resort de Playacar e o único bem pertinho da Quinta Avenida. Os demais resorts estão na Fase 2, mais distantes do centrinho. Esse local é a maior concentração de resorts de Playa del Carmen e um fica ao lado do outro na seguinte sequência: The Reef Playacar, Riu Palace Riviera Maya, Viva Wyndham Azteca, Occidental Allegro Playacar, Royal Hideaway Playacar, Riu Playacar, Viva Wyndham Maya, Riu Palace Mexico, Riu Yucatan, Iberostar Quetzal, Iberostar Tucan e o Sandos Riviera Playacar (Sandos Playacar Select Club). A rede Riu tem mais dois resorts econômicos que não ficam à beira-mar, mas oferecem estrutura de praia e transporte até a praia: Riu Lupita e Riu TequilaConfira: mais opções de resorts, hotéis e casas em Playacar.

Mapa dos resorts em Playacar:

Sandos Playacar Playa del Carmen
Sandos Playacar (divulgação)

Xcaret


Ao lado do parque Xcaret, fora da área urbana de Playa del Carmen, fica o Occidental Grand Xcaret, distante uns 10 km do centrinho (acesso pela rodovia).

Occidental Grand Xcaret Playa del Carmen
Occidental Grand Xcaret (divulgação)

Punta Esmeralda


Na altura da praia pública Punta Esmeralda, uma área urbana de Playa del Carmen afastada do centrinho, fica o luxuoso Paradisus La Perla. Essa região está integrada ao resto da cidade e no interior do bairro existem pequenos hotéis. A distância até o centrinho é de 4 km. Veja onde ficar na região de Punta Esmeralda.

Paradisus La Perla Playa del Carmen
Paradisus La Perla (divulgação)

El Marlyn Azul e Playa Magna


Fora da cidade, distante 10 km do centrinho (acesso pela rodovia), nessa região estão os resorts e hotéis: The Royal Haciendas, Sandos Caracol (Sandos Caracol Select Club), Le Rêve, Viceroy Riviera Maya, Cocos Cabanas, The Fives, Petit Lafitte, Grand Riviera Princess (Grand Riviera Princess Family Club), e Grand Velas Riviera Maya (Grand Class Grand Velas).

Grand Riviera Princess Playa del Carmen
Gigantesco complexo do Grand Riviera Princess (divulgação)

Resorts mais afastados


Entre Playa del Carmen e Punta Maroma, distantes entre 10 e 15 km do centrinho de Playa del Carmen, estão os seguintes resorts: Mayakoba (um complexo que reúne um campo de golfe e os resorts Fairmont, Banya Tree e Rosewood), Blue Diamond Riviera Maya, Secrets Capri Riviera Maya, Ocean Maya Royale, Blue Bay Grand Esmeralda e Hacienda Tres Rios.

Secrets Capri Riviera Maya
O luxuoso Secrets Capri Riviera Maya (divulgação)

A minha experiência

Em Playa del Carmen, como a nossa intenção era curtir o estilo da cidade e conhecer as atrações da Riviera Maya, optamos por ficar no centrinho, no entorno da Quinta Avenida. Assim não gastamos muito com a hospedagem (em relação a um resort) e pudemos nos aprofundar na essência da cidade.

Ficamos hospedados no HM Hotel que havia sido inaugurado há apenas 4 meses.

HM Hotel Playa del Carmen

A localização é muito boa, distante apenas 2 quarteirões da Quinta Avenida (na altura do Shopping Quinta Alegria). É uma localização central, dá para circular a pé por praticamente todo o centrinho de Playa del Carmen.

Localização do HM Hotel em Playa del Carmen (em estrela):

Os principais pontos positivos do HM são: a boa localização, uma linda área externa com piscina e um excelente café da manhã (item raro nos pequenos hotéis de Playa del Carmen).

HM Hotel Playa del Carmen

Foi uma ótima escolha para o nosso propósito de passar o dia passeando e curtir a Quinta Avenida à noite. E no final da tarde geralmente dava para pegar uma piscina 🙂

Leia a minha avaliação do Hotel HM em Playa del Carmen.

Dicas Playa del Carmen

Eu preparei uma série de artigos que vão ajudar no planejamento da sua viagem:

Na região:

Guia completo

Vídeo de Playa del Carmen

Assista ao nosso vídeo de Playa del Carmen no México. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das nossas viagens.

E você, já se hospedou em Playa del Carmen? Tem alguma dica?

Ou alguma dúvida sobre onde ficar em Playa del Carmen?

Deixe um comentário abaixo 🙂

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

61 Comentários


  1. Fred, adorei seu blog. Muitas dicas e você é bem direto.
    Vamos para Playa del Carmem em maio-19 e ficaremos hospedados no Mayan Palace at Vidanta Riviera.
    Não vi nenhuma referencia a esse resort nas suas postagens.
    Já ouviu alguma coisa sobre ele??
    Estou começando a ficar arrependida de ter feito as reservas….
    E outra ajuda, ficaremos somente 7 dias, queremos ir a Cozumel, Isla Mujeres, dois parques e Coco Bongo.
    Acho que serão muitas atrações. Então achamos melhor irmos a um parque somente.
    O que sugere????
    Grata pela sua grande ajuda

    Responder

    1. Oi Jaqueline, tudo bem?

      Não fiquei hospedado nesse resort, mas pelo que vi parece ser um bom e enorme resort.

      A localização dele é entre Playa del Carmen e Cancún, sem uma cidade no entorno.

      Sobre as atrações que você pretende ir: se a sua viagem é de 7 dias então você provavelmente terá 6 dias inteiros. Essas atrações que você mencionou são passeios que geralmente levam o dia todo. Como são 5 atrações então praticamente não sobrará tempo para vocês aproveitarem o resort. Valeria mais a pena ficar em um hotel econômico no centrinho de Playa del Carmen.

      O que eu sempre recomendo na região de Cancún e Playa del Carmen é dividir a estadia: uma parte em um hotel econômico em Playa del Carmen ou em Tulum (para fazer os passeios) e a outra parte em um resort (para aproveitar o resort).

      Como o resort já está reservado e pelo jeito não aceita cancelamento talvez seja uma boa ideia você dividir: uns 3 dias para passeios e uns 3 dias para o resort.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  2. Oi estou indo pra Cancun em junho e reservamos Resort gran moon Palace pois estou levando meu filho de 7 anos . So estou preocupada co m a praia pelos comentários de vi e feia não tem nada haver com aquele mar azul . Vc pode me judar é a primeira vez que vamo a Cancun e será uma decepção não ver aquele mar lindo das fotos.

    Responder

  3. Oi Fred, maravilhoso tudo que escreves! Viajo total com seus posts! Bom, vou dia 1º de Abril para em Cancun, mas vou direto para Chichen Itaz, vou dormir em Tulum( Suite Casa Tortuga) depois 2 dias em Playa del Carmem ( Illusion Boitique)e 2 dias em Cancun ( Beachscape Kin Ha Villas). Chego em Cancun dia 04 umas 17 horas e vou embora de Cancun dia 06/04 às 05 da manhã. Pergunto: tenho vontade de ir a Ilhas de la mujeres, consigo conhecê-la rapidamente? Tipo saindo umas 7 da manhã e voltando umas 11 horas? Pois como peguei um hotel melhorzinho em Cancun queria tb aproveitar a praia lá. Todos os hotéis que reservei foram dicas suas. São bons , né?!? Obrigada e aguardo sua ajuda.

    Responder

    1. Oi Christiane, tudo bem?

      A sua viagem vai ser bem corrida, são apenas 4 dias inteiros.

      Em poucas horas dá para conhecer sim Isla Mujeres, a ilha é bem pequena, talvez você só tenha que optar entre dar uma volta na ilha ou curtir a Playa Norte.

      Mas eu acho que você vai acabar saindo mais tarde do que as 7 e vai voltar mais tarde do que as 11. O que eu recomendo é você deixar pra decidir (se vai ou não para Isla Mujeres) lá na hora. Eu acho que você vai estar bem cansada 🙂

      Esses hotéis são bons sim.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  4. Oi Fred! Amei seu blog!!! Pretendo visitar Playa em outubro e estou com dúvidas em relação à hospedagem/comida/bebida: meu marido quer um all inclusive de qq jeito. Não quero ficar tão longe do centro. Qual vc recomenda?
    Vc sabe qual é o tipo de comida e bebida que costuma ser servida nesse sistema all inclusive?
    Estava pesquisando o Reef Cocobeach, mas não achei essa informação.
    Se puder me ajudar, agradeço! Obrigada!

    Responder

    1. Oi Ana Paula, tudo bem?

      O tipo de comida e bebida vai variar de acordo com o que se paga. Playa del Carmen tem muitos all inclusives, nos mais baratos espere itens e atendimento ruins e nos mais caros espere itens e atendimento superior.

      All inclusive no centrinho de Playa del Carmen (junto à Quinta Avenida) tem poucos, acredito que só dois: o The Reef CocoBeach que você mencionou (não recomendo: é barato, não espere muita coisa e a praia em frente é cheia de barcos, não dá para entrar) e o Hilton Playa del Carmen (antigo The Royal; hotel espetacular na melhor localização de Playa del Carmen; esse eu recomendo, só que não é tão barato).

      Ao lado do centrinho de Playa del Carmen tem o condomínio Playacar. A praia é boa e é bem pertinho da Quinta Avenida. Lá tem vários resorts all inclusive, de todas as categorias e preços. Ao longo deste artigo eu relaciono os principais resorts em Playacar. A dica é ler as avaliações dos hóspedes e não escolher os mais baratos.

      Abraços 🙂

      Responder

  5. Oi Fred. Muito obrigado pelos posts, estão me ajudando muito.
    Com relação aos parques (X-plor, X-Caret), vc indica que eu compre um pacote que inclua um guia turístico?….eu gostaria de comprar direto pelo site do X-Caret, mas receio chegar no parque e não aproveitar tanto por falta de conhecimento. No site oficial não vejo opção com guia. O que vc acha?

    Responder

    1. Oi Juliana, tudo bem?

      Não sei se existem pacotes com a opção de guias para te acompanhar dentro dos parques. Acho que não.

      Todo mundo aproveita os parques por conta própria. Eles possuem mapas e são bem sinalizados.

      Como os parques são grandes (principalmente o Xcaret) o ideal é você fazer um estudo prévio e um roteiro das atrações que pretende ir. Assim você não perde tanto tempo lá na hora.

      No Xplor dá para ir em todas as atrações em um dia, mas no Xcaret não.

      Dá uma olhada no artigo Dicas Xcaret, Xplor e Xel-Há.

      Abraços 🙂

      Responder

  6. Oi Fred! Como vai?! Estarei viajando para Cancún em março e já recebi, por e-mail, seu guia completo! Adoro suas dicas! Estarei viajando com meu marido e minha bebê de 1a7m! Serão 7 dias que queremos aproveitar para conhecer Cancun e a região da Riviera Maya. Não dá pra ser muito batidão por causa da pequena, mas não queremos ficar só no hotel… por isso desistimos dos grandes resorts! Estive olhando hotéis em Playa del Carmen e Akumal por entender que estão no “meio do caminho”. E buscamos um que seja pé na areia (ou bem perto) com praias bem calmas, sem onda! Mas ainda estou muito na dúvida em onde ficar…PDC, Akumal, Puerto Aventuras…
    Eu e meu marido gostamos de mergulho com snorkel é uma praia tranquila, tipo piscina natural, será ótimo para minha filha! Ainda estou muito na dúvida! Outra questão é que estávamos querendo passar os últimos 2 dias em Cancún… vc acha que vale a pena? Se puder me ajudar será ótimo!

    Responder

    1. Oi Paula, tudo bem?

      Em Playa del Carmen a maioria dos hotéis ficam no centrinho e a maioria dos resorts no condomínio Playacar. A praia de Playa del Carmen não é piscina e não tem pontos para snorkel. O bom é que vocês estarão integrados ao centrinho de Playa del Carmen (que é muito gostoso para passear à noite).

      Akumal é uma praia mais isolada, com um movimento diurno (as pessoas vão passar o dia). Tem um resort espetacular, o Secrets Akumal, com praia calminha, pontos excelentes para snorkel e fica fora da muvuca do centrinho de Akumal. Só que ele é apenas para adultos 🙁 Veja os hotéis em Akumal.

      Já Puerto Aventuras tem uma grande concentração de resorts. Cada um tem a sua praia privativa que geralmente tem mar piscininha. Sobre snorkel teria que ler as avaliações de outros hóspedes de cada hotel. Veja Hotéis em Puerto Aventuras.

      Dividir a viagem para ficar só dois dias em Cancún pode ficar cansativo. Se for um resort grande nem vai dar tempo de conhecer ele inteiro. Mas se você ficar mais dias em Cancún terá que tirar dias da Riviera Maya (onde estão a maioria das atrações). É uma análise que vocês terão que fazer. Na verdade 7 dias é muito pouco tempo para essa região e montar o roteiro é um grande quebra-cabeça rsrsrsr

      Abraços e boa viagem para vocês 🙂

      Responder

  7. Olá! TD bom? Estou tentando planejar minha ida para o México e pretendo ficar hospedada em plays e visitar tudo o que eu puder de atrações naturais. Amei o seu guia e tentei me inscrever para receber uma cópia mas não chega de jeito nenhum 😫
    Desde já agradeço muito, pois suas dicas serão mega valiosas. Costumo viajar sozinha mas essa será a primeira vez em que eu planejei cada passo. Obrigada!

    Responder

    1. Oi Paula, tudo bem?

      No sistema que eu uso para enviar os emails consta que ele foi enviado para você. Você já conferiu a caixa de spam?

      Se não achar me avise que eu envio novamente.

      Abraços 🙂

      Responder

      1. Nadinha 😫
        Vou aproveitar e fazer uma pergunta haha
        Minha base será playa mesmo. Qual a melhor forma de ir para o chichen? Estarei viajando sozinha e não gostaria de pagar vários dólares em passeios contratados. Vi o lance de a quinta avenida não ter trânsito e vou estar hospedada em albergue que não tem estacionamento (hostel 3b chic and cheap até então). Ainda assim é mais válido alugar?

        Responder

        1. Eu enviei novamente o email, por favor verifique se chegou.

          Na minha opinião a melhor opção é alugar um carro para os dias de passeios. Perto do Hostel 3B Chic & Chip há vários estacionamentos econômicos.

          Tem um ônibus da Ado de Playa del Carmen para Chichén Itzá com uma frequência diária: sai às 08:00 e retorna às 16:30. Outra opção (com mais frequências por dia) é pegar um ônibus de Playa para Valladolid e de lá outro para Chichén. Pesquise os preços e horários no site da Ado.

          Abraços

          Responder

  8. Encontramos passagem por R$ 1600 para Janeiro de 2019 e estamos considerando comprar. A ideia não é all inclusive (tivemos essa experiência em Punta Cana), então seria hotel mesmo e pelo seu texto, Play del Carmem seria ideal. Qual é a distância do aeroporto para lá? E outra coisa, o acesso a praia é fácil, ou precisa ser através de hotéis e clubes? Se vamos ficar em hotel sem refeição, tem ideia de quanto gastaríamos?
    Obrigada,

    Natália

    Responder

    1. Oi Natália, tudo bem?

      Playa del Carmen fica a 50 km do Aeroporto de Cancún (menos de 1 hora). Confira: Como Ir do Aeroporto de Cancún para o Hotel.

      No centrinho de Playa del Carmen o acesso a praia é fácil (livre).

      Em Playa del Carmen há opções de refeições para todos os gostos e bolsos, de dia e de noite. Os preços não são muito diferentes de um destino de praia brasileiro. O que vai determinar é o tipo de local que vocês vão passar o dia e fazer as refeições. Para economizar dá para comprar as coisas no supermercado e levar para a praia em uma térmica.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  9. Olá, tudo bem?
    Eu e minha noiva iremos à Playa del Carmen no inicio de dezembro em lua de mel.
    Priorizamos estar pé na areia, ou pelo menos beira-mar. Conhece algum hotel estilo boutique pra indicar que seja proximo também à Quinta Avenida?

    Obrigado

    Responder

  10. Olá! Adorei o post!
    Eu e meu marido compramos passagem para março e depois descobrimos que é a época do spring break!! Pretendemos pular Cancun e ficarm somente em Playa del Carmen.. Saberia dizer se Playa fica lotado de adolescentes festeiros também??? Nesse caso, saberia dizer se há uma área mais tranquila???
    Obrigada!!!

    Responder

    1. Oi Fernanda, tudo bem?

      Assim como Cancún Playa del Carmen também recebe muitos adolescentes festeiros no Spring Break.

      Os adolescentes geralmente procuram os resorts all inclusive mais baratos, então eu recomendo fugir desses (ou qualquer hotel mais barato e que tenha uma boa piscina e estrutura de lazer).

      Sinceramente eu não sei se há uma área mais tranquila em PDC, mas os principais beach clubs (Mamitas, Kool) ficam muvucados durante o dia e a Quinta Avenida à noite.

      Mas eu acho que dá para curtir tranquilo sim, Playa del Carmen é um destino animado o ano todo.

      Abraços 🙂

      Responder

  11. Olá, Fred. Estou amando as sua dicas e experiências. Estou lendo diariamente as informações que recebo no e-mail. Você está de parabéns. Tenho certeza que não há lugar melhor para ter informações sobre viagens.
    Eu estou com uma dúvida sobre quando comprar as passagens aéreas e a hospedagem. Será uma viagem de lua-de-mel em fevereiro. Eu tava pensando em comprar as passagens e a hospedagem na Black Friday. Você sabe informar qual foi o preço médio de passagem aérea oferecido na Black Friday de 2017 e se os hotéis de Playa del Carmen e Cancún são adeptos à Black Friday?
    Estou em dúvida se devo esperar ou se devo aproveitar as promoções que estão aparecendo. As últimas promoções que vi, oferecia passagem aérea no valor de R$1.600,00. Gostaria de saber a sua opinião e que você indique os aplicativos que apresentam as promoções.
    Muito Obrigada.

    Responder

    1. Oi Thaís, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      Sobre os preços de passagens para Cancún vou ficar te devendo porque eu não faço esse acompanhamento.

      Difícil saber se haverá promoções no Black Friday, essas coisas são imprevisíveis. O foco do Dicas Onde Ficar é mais dicas de viagem e de hospedagem. Há blogs cujo foco é passagens e promoções e eles são bem eficientes nisso.

      R$ 1.600,00 seria um valor excelente de passagem para Cancún, ainda mais com o dólar nas alturas.

      Eu acompanho as promoções de passagens pelo Melhores Destinos.

      Dá uma olhada também no artigo Passagens Aéreas Baratas: 3 Estratégias para Comprar

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  12. Suas dicas são ótimas, estou planejando uma viagem pra lá.
    Só esperando o dólar baixar um pouco.

    Tenho dúvidas de como comprar os passeios com antecedência.

    Responder

  13. Olá Fred.
    Muito obrigado pelas incríveis dicas. Estamos nos programando para ir em Junho de 2019 e essas dicas estão sendo valiosas.
    Mas gostaria de saber se o sistema de aluguel de carros é igual ao que temos aqui no Brasil, no qual você pega o carro com o tanque cheio e devolve da mesma forma. Obrigado desde já.

    Responder

  14. ola! Eu novamente rsrsrs. Passei em um concurso e por isso não pude reservar hoteis etc…Porém , o mesmo nao foi homologado e iremos viajar em 6 a 15 de agosto na lua de mel . Fazemos questao de ficar na praia.
    Dividiremos a viagem entre Cancun e Playa del Carmen. Os preços de Tulun pé na areia estão absurdamente impraticaveis . Qual a regiao praiana mais bonita em Playa del Carmen que não seja tao cara?

    Responder

    1. Oi Gurgel, tudo bem?

      Nossa, já está aí a viagem. O problema é que agosto é férias e alta temporada no hemisfério norte e os quartos mais baratos dos hotéis com bom custo-benefício já devem estar reservados. Você vai ter que garimpar.

      Um detalhe que pode ser importante para você é que neste ano de 2018 está havendo uma infestação de sargaço (algas) na região. Essa infestação acontece a cada alguns anos. A faixa de areia mais próxima do mar e o rasinho ficam tomados de algas em muitas praias e regiões. Acaba atrapalhando o visual e o banho de mar.

      A infestação é maior em Tulum. Em Playa del Carmen é menor (talvez porque os hotéis ou a prefeitura limpem a praia). Em Cancún geralmente é menor ainda.

      Sobre as praias de Playa del Carmen eu acho que é mais bonito no condomínio Playacar, mas ali o predomínio é de resorts e os preços serão mais caros.

      No centrinho a praia é bonita na maior parte dos trechos, mas a faixa de areia é mais tomada pelos bares de praia e beach clubs. O trecho 3 do centrinho (na divisão que eu faço no artigo) é bem bonito a parte ao norte do Mamita’s, mas geograficamente não é a melhor posição para o centrinho de Playa del Carmen.

      Abraços, boa viagem e felicidades 🙂

      Responder

  15. Oi, Fred!!

    Olha eu de novo…rsrsrs

    Onde você deixou o carro ao se hospedar no HM?
    Pelo que entendi nesta região os veículos não têm acesso. Então, entre estacionar no local mais próximo dos hotéis que ficam no meio na 5º avenida e no ínicio do condomínio Playacar daria no mesmo ?
    Qual a distancia, em média, entre estacionamento dos carros e os hotéis que ficam na 5º avenida?

    Obrigada!

    Responder

    1. Oi Emanuele.

      Apenas a Quinta Avenida é somente para pedestres. As ruas antes dá para acessar normalmente de carro. O HM fica antes de chegar na Quinta Avenida, com acesso normal de carro. O HM tem estacionamento.

      Eu recomendo um hotel que já tenha estacionamento. Muitos hotéis dessa área tem. Dá para filtrar na pesquisa do Booking.

      Abraços 🙂

      Responder

  16. Olá, Fred!

    Estou adorando suas dicas…estão sendo essenciais!
    Tinha optado pelo Magic Blue, porém os valores do La Pasion e do Cache estão atrativos…
    Estou em dúvida entre os dois. As avaliações de ambos são ótimas!
    Você teria uma sugestão?

    Abraços!

    Responder

    1. Oi Bianca, tudo bem?

      Entre o La Pasion e o Cache eu optaria pelo La Pasion.

      O principal motivo é que ele está bem melhor ranqueada nas avaliações dos hóspedes. Os hóspedes estão tendo experiências mais positivas nele.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  17. Hola Fred, EXCELENTE sus dicas sob meu proximo destino de ferias, PDC y Cancun!!!!!! Lo felicito por tan belo y detallado trabalho…..desde Bs.Ass, vc tein mais um seguidor, comprende??
    Parabens!!!!!!

    Responder

    1. Hola Marcelo.

      Muchas gracias 🙂

      Si comprendo. Estoy muy contento de que los consejos te ayudan.

      Me gusta mucho Buenos Aires.

      Saludos y buen viaje 🙂

      Responder

  18. Boa noite, Fred!

    Estou escolhendo um hotel em playa priorizando a localização, vi alguns na booking, no hoteis.com, e até no site oficial dos hoteis, gostei do the city condos by KLR, do hacienda real del caribel hotel, enfim, tem muitos bem localizados de baixo custo. O custo, por exemplo, para 6 diárias no the city condos está monstrando R$ 1.017,00, uma bagatela, logo em seguida me deparei com as taxas: 16% ISS, 3% imposto municipal, mais uma pequena taxa por diária de taxa de meio ambiente, mas até aí ainda tá beleza, a booking informa, ok, o preço iria para, mais ou menos, 1250 reais. Porém ouvi dizer que ainda tem uma taxa “surpresa” que seria a tal “resort fee”. Essa taxa existe mesmo ou é cobrado apenas o que a booking informa? Não se encontra muita informação sobre essa taxa, vi que ela é muito comum em las vegas. Ouvi algo em torno de 2.500 pesos pela estadia. Obrigado.

    Responder

    1. Oi Lélio, tudo bem?

      O The City Condos by KLR parece ser uma boa opção econômica. Ele fica bem perto do hotel que eu fiquei, o HM.

      Normalmente as taxas extras são especificadas no Booking, conforme você mesmo notou. Eu dei uma olhada em algumas avaliações do The City Condos e não encontrei nenhum hóspede reclamando sobre o resort fee (taxa de resort, comum em alguns destinos como Las Vegas, como você próprio observou).

      Você viu alguém comentando sobre essa taxa especificamente no The City Condos?

      Abraços 🙂

      Responder

      1. Alguém comentando ainda não, mas:
        Na hoteis.com mostra em cima R$ 916,44 + R$ 198,72 de impostos e taxas. Lá em baixo nos termos da reserva e política de cancelamento diz: Você deverá pagar os seguintes encargos no estabelecimento:
        Depósito: MXN 2500.0 por estadia
        Será cobrado um imposto municipal local de 3%.
        Já na booking mostra ISS 16%, 3% do municipal + 20MXN por dia de taxa de meio ambiente. E não fala desses 2500.0 MXN.
        E excluindo esses 2500 os preços tão bem parelhos. Fiquei na dúvida se cobra ou não independente de estar especificando…

        Responder

        1. Eu acredito que não cobre mais taxas, além das que os sites especificam.

          Sobre os 2.500 MXN (pesos mexicanos) é a taxa de caução (depósito). Esse valor é bloqueado no seu cartão e devolvido após a hospedagem (caso não haja problemas).

          Abraços 🙂

          Responder

  19. Boa noite Fred,
    Achei muito legal suas dicas. Mas estou com dificuldade de criar um roteiro. Estarei saindo de ferias entre os dias 21 de julho e 3 de agosto e estava pensado em ir para Cancun e região com meus filhos (134 e 15 anos) e meu irmão. Qual roteiro você sugere? Hotel? A ideia é conhecer para não voltar tão cedo… kkkk….. (é que tenho ideia de ir conhecendo outras regiões se Deus quiser e a crise permitir) e curtir um resort por alguns dias.

    Responder

  20. Olá.. Adorei suas dicas. Estou querendo ir para Playa del Carmen em março com meu marido e uma bebe de 1 ano e meio. Estou pesquisando muito mas estou com dificuldade de reunir tudo que eu preciso. Qual a sua indicação para um resort bem estruturado, pode ser luxuoso, em um trecho de praia mais bonita. Vai ser a primeira vez da minha filhinha na praia e queria que fosse em um trecho calmo e bonito.

    Responder

  21. Adorei a matéria, ´só aumentou a vontade de ir. Gostaria de saber quantos dias vc acha que é bom para curtir tudo que Playa del Carmen tem oferecer?

    Responder

  22. Estou indo pra Playa del Carmen em Nov. A questão é que ficarei apenas em praia, portanto, decidi fazer um bate volta de um dia pra alguma praia de tirar o fôlego, já que pelos posts que li aqui, a praia de playa não é tão bonita quanto às demais. Assim, Gostaria de saber qual praia de tirar o fôlego / qual cidade você recomenda visitar, em um bate volta (tulum, Cozumel, akumal?) e como transportar pra tal lugar?

    Responder

    1. Oi Samila, tudo bem?

      O centrinho de Playa del Carmen tem praias estruturadas e movimentadas, mas a região tem praias mais lindas.

      Akumal e Tulum são duas opções bacanas para você.

      Akumal está mais próxima e com acesso mais fácil (dá para ir com as vans).

      Tulum dá para ir de van ou ônibus até o centrinho da cidade, que fica distante alguns quilômetros do litoral (não tem transporte público até a praia). Também dá par ir de van até as Ruínas de Tulum e da lá caminhar até a região da Playa Paraiso.

      São muitas as opções de praias na região e também muitas maneiras de se chegar nelas.

      Recomendo os artigos:
      Praias da Riviera Maya
      Praias de Tulum
      Praias de Playa del Carmen
      Como se locomover em Cancún e Região

      A melhor maneira de se locomover pela região seria alugar um carro, mas não sei se encaixa no perfil da sua viagem: Dicas Alugar Carro Cancún e Região.

      Cozumel também tem lindas praias. Você teria que atravessar de ferry e lá se deslocar até as praias. Dá para alugar um carro na ilha ou ir de táxi: Dicas Cozumel.

      Abraços 🙂

      Responder

  23. boa tarde,

    Estou vendo hotéis pelo booking e me interessei pelo Hacienda Real, quando visualizo o preço dos quartos para fazer a reserva, verifiquei que no canto esquerdo há uma observação que diz que valores de taxas de maio ambiente de U$ 1,50 por dia, 16 % de impostos e 3% de imposto municipal não estão incluidos no preço fornecido pelo booking, e que terei que pagar a parte no próprio hotel. tirando a taxa ambiental, estou sem saber o valor correspondente a esses 16% e 3% referentes a impostos, como faço esse cálculo para eu poder ter noção de quanto irei realmente gastar com o hotel?? esse valor é sobre o valor total de cada diária??

    Obrigado

    Responder

  24. Olá, muito bom o blog! Vc sabe se em Playa tem algum estacionamento privativo, perto da zona hoteleira, que funcione dia e noite e onde possamos deixar o carro para pernoite? Vamos com carro alugado e nao queremos deixar na rua, mas as opcoes de hotel que mais nos agradaram nao têm garagem….

    Responder

    1. Oi Jose, tudo bem?

      São vários os estacionamentos em PDC e eles funcionam de dia e de noite, pelo menos até as 22:00 ou 24:00 estão abertos, e para pernoite.

      Eu acredito que devem haver estacionamentos 24 horas também.

      Nas proximidades do ferry é a região com o maior número de estacionamentos. Por ali estão os hotéis mais baratos.

      Se o hotel que você reservar não tiver estacionamento provavelmente vai te indicar um.

      Abraços 🙂

      Responder

  25. Boa noite, estou adorando as suas dicas.
    Uma viagem de 10 dias, como dividir entre Playa e Cancun?
    Obrigada.
    Adriana

    Responder

  26. Ola Fred, tudo bem?
    Quantos dias vc acha ideal para ficar em Playa del carmen?

    Responder

    1. Oi Guilherme, tudo bem?

      Essa pergunta não tem uma resposta precisa.

      Playa del Carmem mesmo é rápido para conhecer. Reserve um ou dois dias para as praias da cidade. Na Quinta Avenida o agito é noturno.

      A partir de Playa del Carmen você poderá conhecer inúmeras atrações. Monte um roteiro com as atrações que você deseja conhecer e aí já dá para saber quantos dias ficar.

      Na minha opinião uma viagem por Cancún, Playa del Carmen e região tem que ser pelo menos uns 10 dias.

      A partir de Playa del Carmen dá para conhecer Cozumel, os parques (Xcaret, Xplor e Xel-Há), as ruínas (Chichén Itzá, Tulum e Cobá), dezenas de praias (praias em Playa del Carmen, praias na Riviera Maya, praias em Tulum) e centenas de cenotes.

      Nesse artigo eu dou dicas de roteiro.

      Abraços 🙂

      Responder

  27. Fred, boa noite! Obrigado por todas as dicas! Elas estão me ajudando, e muito, definir a minha viagem para Cancun e região. Estou em dúvida com relação ao hotel a escolher em Playa Del Carmem: La Pasion ou HM? Os dois possuem o mesmo preço. Qual você me recomenda?

    Responder

      1. Ok Fred. Muito obrigado! Gostei muito do La Passion também. O único ponto negativo que eu vi é que o café da manhã deles é um pouco fraco: vi nas avaliações do tripadvisor que o café deles é limitado a escolha de somente um prato. E pelo o que eu vi o do HM é bem mais farto!

        Responder

        1. Oi Rodrigo.

          O café da manhã do HM é sensacional, ainda mais que Playa del Carmen é um destino onde geralmente os hotéis oferecem um café da manhã fraco.

          Abraços 🙂

          Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *