Onde Ficar em Recife: Hotéis e Pousadas em Recife PE

Fity Hotel - Onde Ficar em Recife - PE
O Fity Hotel é moderno, possui um conceito prático de hospedagem e oferece um excelente custo-benefício na Praia de Boa Viagem (um dos melhores bairros para se hospedar em Recife).

Onde Ficar em Recife: Melhores Bairros, Hotéis e Pousadas

Índice do Artigo (clique nos links para ir direto aos tópicos)

Praias de Recife:

Região Central de Recife:

Olinda:

Praias nos arredores de Recife:

Dicas sobre onde se hospedar em Recife:

Mapa de Recife

  • Em azul: praias de Recife (Boa Viagem e Pina).
  • Em vermelho: região central de Recife (Recife Antigo e Boa Vista) e Centro Histórico de Olinda.
  • Em verde: praias de Jaboatão (Piedade, Candeias e Barra de Jangada) e Reserva do Paiva.
  • Estrelas: principais atrações e pontos de interesse (aeroporto, rodoviária, shoppings, etc).

Onde ficar em Boa Viagem (Recife)

A Praia de Boa Viagem é a mais extensa, famosa e movimentada de Recife. Boa viagem é um bairro nobre, não só turístico, mas principalmente residencial.

A estrutura de comércio, serviços, bares e restaurantes é excelente com muitas opções e grande variedade ao longo de todo o bairro. Em Boa viagem fica a maioria dos hotéis em Recife, além do Aeroporto do Recife-Guararapes.

A Avenida Boa Viagem (beira-mar) passa por toda a orla que é repleta de edifícios de alto padrão. Não há hotéis pé na areia, os hotéis frente-mar ficam do outro lado da avenida.

As quadras internas do bairro possuem vias comerciais que correm paralelas ao mar com destaque para a Avenida Engenheiro Domingos Ferreira que cruza a maior parte de Boa Viagem (3 quadras bairro adentro) e é a principal via de ligação de Boa Viagem com o Pina e com a região central de Recife.

O deslocamento dentro de Boa Viagem e para outras regiões (Pina, Recife Antigo, Região Central, Olinda) pode ser feito de aplicativo, táxi e ônibus urbano (há muitas linhas ligando as principais regiões). O maior problema é o trânsito que é congestionado nos horários de pico durante a semana (finais de semana costumam ser tranquilos quando não há eventos).

Toda a orla de Boa Viagem é muito bonita, com calçadão gostoso para caminhadas, ciclovia e quiosques (que ficam no calçadão, mas também atendem os banhistas na praia). Em muitos pontos há equipamentos esportivos, praças e atrações culturais. A orla é relativamente segura, mas como toda cidade grande deve-se estar atento (principalmente à noite que para trajetos mais longos é melhor ir de carro/táxi/aplicativo).

O mar é cinza-esverdeado, tem águas quentes e recifes que protegem a praia na maré baixa formando uma grande piscina natural e deixando o mar seguro para banhos (livre de tubarões). Na maré alta o mar passa por cima dos recifes e o banho de mar é proibido devido ao grande risco de ataques de tubarão.

O movimento de banhistas é tranquilo nos dias de semana. Nos finais de semana, nos feriados e diariamente na alta temporada a praia é bem mais procurada pelos moradores e com isso fica cheia de banhistas. Os prédios altos da orla fazem sombra na praia na parte da tarde.

Boa Viagem é uma praia extensa (+- 7 km) e para facilitar as dicas de hospedagem eu dividi ela em dois lados: o lado sul (mais próximo do Aeroporto) e o lado norte (mais próximo do Pina e da região central de Recife).

Confira:

Airbnb Boa Viagem: Apartamentos, Suítes, Quartos, Flats e Casas para alugar

Booking Boa Viagem: Apartamentos, Suítes, Flats e Casas para alugar

Lado sul de Boa Viagem (mais próximo do Aeroporto)

O lado sul da orla de Boa Viagem fica no sentido Jaboatão dos Guararapes. Ao se hospedar no lado sul você terá a vantagem geográfica de estar bem próximo do Aeroporto (alguns hotéis ficam a menos de 3 km). Em contrapartida você estará no lado de Boa Viagem oposto à Região Central de Recife (+- 10 km) e de Olinda (+- 20 km).

Nessa região fica a histórica Pracinha de Boa Viagem uma das melhores áreas para se hospedar no bairro e que tem um bom movimento noturno. Na praça ficam a Igreja Nossa Senhora de Boa Viagem, a Feirinha de Artesanato de Boa Viagem (funciona diariamente nos finais de tarde e à noite) e restaurantes como o Ilha Sertaneja. Nas quadras do entorno há bons restaurantes (a maioria de culinária regional) como o Parraxaxá, o Entre Amigos o Bode e o Chica Pitanga.

Outra atração do lado sul de Boa Viagem é o Parque Dona Lindu, na região do bairro conhecida como Setúbal, que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e fica de frente para o mar. O parque possui áreas verdes, espaços para esportes, o Teatro Luiz Mendonça e a Galeria Janete Costa.

A praia no lado sul de Boa Viagem tem a faixa de areia bem estreita (alguns pontos chegam a sumir na maré alta). Por toda a orla há quiosques para atender os banhistas.

Hotéis e pousadas em Boa Viagem no lado sul:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Bugan Recife Hotel by Atlantica: é um dos hotéis mais bem avaliados pelos hóspedes em Boa Viagem e conta com ambientes modernos, decoração elegante e quartos confortáveis. Possui restaurante, academia e uma boa piscina (na cobertura). A localização é muito boa, distante 350 metros da praia e 350 metros da Pracinha de Boa Viagem.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Mar Hotel Conventions: é um dos maiores hotéis de Boa Viagem com o diferencial de contar com uma ampla área com 3 piscinas. Também possui restaurante, bar e academia. A localização poderia ser um pouco melhor: fica a 500 metros da praia e a 300 metros da Pracinha.
  • Hotel Atlante Plaza: fica na avenida beira-mar. É um dos hotéis mais tradicionais e luxuosos de Boa Viagem, com uma arquitetura moderna e a fachada toda de vidro. Possui dois restaurantes, mas o destaque fica para a cobertura (com linda vista para o mar) com piscinas, bar, academia, sauna e spa. A localização é boa, fica próximo da Pracinha.
  • Ramada by Wyndham Recife Boa Viagem: fica 3 quadras distantes do mar, mas a localização é boa (distante 200 metros da Pracinha). É um hotel moderno que possui restaurante, piscina (na cobertura), bar e academia. As suítes são amplas, possuem sala e cozinha.

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

  • Ibis Recife Aeroporto: fica em frente ao Aeroporto do Recife, é a melhor opção se você precisa pernoitar. Fica a 2 km da praia.
  • Park Hotel: a localização é excelente, em frente à Pracinha e distante 50 metros da praia. Possui piscina na cobertura e restaurante. É um hotel um pouco antigo, mas com bom custo-benefício.
  • Hotel Euro Suit Boa Viagem: fica na avenida beira-mar. Possui restaurante, piscina e dois bares (um na piscina). É um hotel antigo, mas com excelente localização.
  • Hostel Recife Sol & Mar: fica em um casarão distante +- 1 km da praia e bem próximo do Aeroporto. Possui piscina e churrasqueira. Há opções de quartos privativos e compartilhados. É bem avaliado pelos hóspedes.
  • Vitória Praia Hotel
  • Pousada Praia Boa Viagem
  • Hotel Coqueiral

⦾⦾⦾⦾ Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Regular:

  • Exclusive Inn: um dos hotéis mais baratos de Boa Viagem, com boa localização. Leia as avaliações antes de reservar.
  • Trip Inn Recife: pousada simples e econômica, a localização não é muito boa. Fica na divisa com Jaboatão dos Guararapes.

Lado norte de Boa Viagem (mais próximo do Pina e da região central)

O lado norte da orla de Boa Viagem fica no sentido Pina. Ao se hospedar nessa região você estará mais integrado ao bairro do Pina (que tem bons restaurantes e o Shopping RioMar) e mais próximo da região central de Recife (+- 7 km) e de Olinda (+- 17 km).

Nessa área fica o Shopping Recife, o mais antigo e tradicional da cidade, que tem bons restaurantes incluindo uma unidade do Camarada Camarão e uma do Coco Bambu. Pelo bairro também há muitas opções de restaurantes como a unidade pioneira do Camarada Camarão, o Ilha dos Navegantes e o Ilha Camarões.

No sentido norte a praia de Boa Viagem vai ficando com um visual mais bonito e com a faixa de areia mais larga. Por toda a orla há quiosques, mas na altura do Posto 6 (próximo do Hotel Jangadeiro) fica a maior concentração de quiosques, barracas e banhistas de Boa Viagem (incluindo a Barraca do Pezão, a mais famosa).

Mais próximo do Pina, na altura do Radisson, ficam os três jardins de Boa Viagem. Os jardins são chamados de Primeiro, Segundo e Terceiro, ficam na orla e possuem equipamentos de esportes e lazer. Essa área é ainda mais nobre, com bons restaurantes e tem uma orla bonita e moderna. Os prédios de frente para mar ficam mais distantes da faixa de areia o que garante mais tempo de sol na praia. Uma das barracas mais famosas dessa área é a do Pingo.

Hotéis e pousadas em Boa Viagem no lado norte:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Radisson Hotel Recife: fica na avenida beira-mar em um dos trechos mais bonitos da orla, bem próximo do Pina. Antigo Beach Class Suítes, virou Radisson em 2016. Possui uma arquitetura moderna, ambientes sofisticados e bem decorados. A estrutura conta com restaurante, bar, academia, sauna e piscina (pequena). É um dos melhores hotéis de Recife.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Fity Hotel: inaugurado em 2018 tem um ambiente moderno, design diferenciado e quartos confortáveis. É um hotel com um conceito moderno e prático. O café da manhã é servido no quarto. Não tem estrutura de lazer. A localização é excelente e é muito bem avaliado pelos hóspedes.
  • Grand Mercure Recife Boa Viagem: antigo Golden Tulip, fica na avenida beira-mar. É um pouco antigo, mas as instalações estão razoavelmente conservadas. Possui restaurante, bar, academia, sauna, spa e uma pequena piscina. O trecho da praia em frente ao hotel tem recifes mais altos(o mar fica mais tempo protegido e seguro para banhos).
  • Bristol Recife Hotel & Convention: fica no interior do bairro, distante +- 1 km da praia e +- 1 km do Shopping Recife. Possui restaurante, piscina e academia.
  • Apraiana Hostel: fica a 500 metros da praia. Possui piscina, churrasqueira e cozinha compartilhada. Há opções de quartos privativos e compartilhados.

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Regular:

Onde ficar no Pina (Recife)

O bairro do Pina / Praia do Pina é a continuação de Boa Viagem no sentido norte, mais próximo da região central de Recife (+- 5 km). O trecho beira-mar do Pina tem cerca de 1 km de extensão. Geograficamente é uma excelente localização para se hospedar: de um lado Boa Viagem e do outro o Centro de Recife.

A Praia do Pina na continuação de Boa Viagem é bonita, tem quadras esportivas, equipamentos de lazer e um calçadão muito gostoso para caminhadas. Essa área tem prédios de alto padrão (é o m² mais caro de Recife), completa estrutura de comércio e serviços e excelentes bares e restaurantes como o Entre Amigos Praia. A praia nesse trecho tem uma faixa de areia larga, mas a quantidade de quiosques e de banhistas é menor que na Praia de Boa Viagem. Nessa região (uma das melhores para se hospedar em Recife) fica a maioria dos hotéis do Pina.

A Praia do Pina no trecho em frente ao antigo Cassino Americano, mais próximo do bairro Brasília Teimosa e no lado oposto à Boa Viagem, tem um ambiente mais popular, várias barracas na praia e uma frequência maior de moradores das comunidades próximas do que de turistas.

Assim como em Boa Viagem o mar na Praia do Pina também possui recifes que na maré baixa protegem os banhistas dos tubarões e formam uma grande piscina natural.

No interior do bairro, próximo das pontes que dão acesso à região central de Recife, fica o Shopping RioMar, o maior e melhor shopping de Recife, que possui uma excelente gastronomia incluindo uma unidade do Camarada Camarão. Próximo do shopping fica o CASV do Consulado dos EUA (onde é realizada a coleta dos dados biométricos para tirar o visto norte-americano).

No entorno do Pina ficam alguns bairros populares que acabam dando uma má reputação ao bairro em relação à segurança, mas na prática a área nobre do Pina (onde está a maioria dos hotéis) é bastante similar à Boa Viagem nessa questão.

Hotéis e pousadas no Pina – Recife:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Hotel Luzeiros Recife: inaugurado em 2017 é um hotel moderno, elegante e sofisticado. Os quartos são bem equipados e aconchegantes. Fica no interior do bairro, com acesso a pé ao Shopping RioMar através de uma passarela próxima e distante 1 km da praia. A localização é estratégica para se deslocar pelas diferentes áreas da cidade: fica ao lado da ponte que dá acesso à região central (Recife Antigo, Boa Vista e Ilha do Leite, onde há um pólo médico) e no início da Via Mangue (uma via expressa que passa por trás do Pina e vai até Boa Viagem).O hotel possui piscina, academia, restaurante e bar.
  • Studio Everest Flats: flats para alugar equipados com cozinha em uma excelente localização a 50 metros da praia e com muitos restaurantes próximos. O condomínio possui piscina na cobertura, academia e sauna. É muito bem avaliado pelos hóspedes.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Transamérica Prestige Beach Class International: fica na avenida beira-mar. Possui uma arquitetura moderna e ambientes bem decorados, além de piscina, academia, sauna, restaurante e bar. A localização é excelente.
  • Nobile Suítes Executive: fica na avenida beira-mar na mesma quadra do Transamérica. Ocupa um prédio alto com uma fachada moderna. Possui piscina, academia, restaurante e bar. Ainda no Nobile é possível se hospedar reservando as suítes administradas pela HY Beach Flats.
  • Marante Executive Hotel: inaugurado em 2018 é um hotel de perfil executivo que oferece um dos melhores custos-benefícios no Pina. Fica na Av. Eng. Domingos Ferreira, uma via comercial no interior do bairro, distante 400 metros da praia. Possui piscina, restaurante e bar.

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

  • Recife Praia Hotel: fica na avenida beira-mar, ao lado do Cassino Americano, no trecho mais popular da Praia do Pina. É um hotel grande, mas antigo e com quartos simples. Possui piscina, bar e restaurante.
  • Hotel Pousada da Praia: uma das pousadas mais baratas do Pina, fica a 60 metros da praia na melhor área do bairro. É uma pousada simples.

Aluguel de imóveis para temporada no Pina:

Airbnb Pina: Apartamentos, Suítes, Quartos, Flats e Casas para alugar

Onde ficar no Recife Antigo (Região Central de Recife)

O Recife Antigo, centro histórico de Recife, fica em uma ilha (Ilha do Recife) entre o Rio Capibaribe e o dique natural do Porto do Recife. Várias pontes conectam o Recife Antigo com os bairros no entorno na área chamada de “Veneza Brasileira”. A distância até Boa Viagem é de +- 10 km.

A maioria das atrações históricas e culturais de Recife estão concentradas no Recife Antigo, que também é o ponto central do Carnaval da cidade e ainda abriga a região portuária.

Toda a área foi bastante revitalizada nas últimas décadas e atualmente apresenta um conjunto arquitetônico incrível com a maioria das construções revitalizadas (pelo menos as fachadas).

O coração do Recife Antigo é a praça do Marco Zero que fica às margens do dique e no meio dos Armazéns do Porto. Em frente à praça ficam os barquinhos que atravessam o dique e levam os turistas até o Parque das Esculturas de Francisco Brennand (as esculturas ficam nos recifes que protegem o porto).

O complexo de Armazéns do Porto, no entorno do Marco Zero, está revitalizado e apresenta uma área muito bonita. Os armazéns abrigam atrações culturais (Centro de Artesanato de Pernambuco e o Museu do Cais do Sertão), um complexo de bares e restaurantes (com destaque para o Seu Boteco, o Rock & Ribs e o Texas Ranch) e o Terminal Marítimo de Passageiros (onde atracam os navios de cruzeiro).

Nas ruas próximas do Marco Zero, repletas de lindos edifícios históricos, ficam diversas atrações: Caixa Cultural Recife, Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda, Sinagoga Kahal-Zur Israel (a primeira das Américas, fundada no século XVII e onde funciona o Centro Cultural Judaico do Recife), Paço do Frevo, Torre Malokoff (centro cultural localizado em um antigo observatório), Igreja Madre de Deus (de 1709), Espaço R.U.A (arte de rua), o shopping Paço Alfândega (em um edifício de 1732), entre outras atrações.

Todos esses pontos turísticos do Recife Antigo ficam muito próximos um ao outro e podem ser conhecidos a pé. É uma área segura para caminhar e movimentada durante o dia.

À noite o Recife Antigo se transforma em uma das áreas mais boêmias da cidade (especialmente nos finais de semana). O movimento acontece tanto nos armazéns do porto (bares com música ao vivo geralmente a partir do happy hour) como nos bares de rua que ficam espalhados pelo bairro (um dos principais pontos é a Rua da Moeda, famosa pelas prévias do carnaval). À noite não é recomendável caminhar por áreas desertas e para chegar e sair do Recife Antigo é melhor usar táxi/aplicativo.

Os bairros históricos de Santo Antônio e São José ficam na vizinha Ilha de Antônio Vaz (entre o Recife Antigo e o Bairro da Boa Vista) onde Maurício de Nassau fundou a Cidade Maurícia em 1634. Santo Antônio e São José também possuem muitas atrações históricas e culturais, além de abrigarem o trajeto do Galo da Madrugada. No Bairro de Santo Antônio ficam o Teatro de Santa Isabel, a Praça da República, a Capela Dourada e a Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo. No Bairro São José ficam a Casa da Cultura de Pernambuco (feira de artesanato na Antiga Casa de Detenção), o Mercado de São José, o Forte de Cinco Pontas/Museu da Cidade do Recife e o ponto de saída da Catamaran Tours (passeios de barco pelo Rio Capibaribe para observar as belezas do Centro Histórico de Recife).

A oferta de hospedagem no Recife Antigo é bastante limitada. Não há hotéis e pousadas, mas em contrapartida no Recife Antigo há hostels que oferecem um ambiente descolado, diárias econômicas e uma excelente localização para explorar as atrações históricas, culturais e o carnaval (incluindo as prévias).

Hostels no Recife Antigo:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Aluguel de imóveis para temporada no Recife Antigo:

Airbnb Recife Antigo: Apartamentos, Suítes, Quartos, Flats e Casas para alugar

Booking Recife Antigo: Apartamentos, Suítes, Flats e Casas para alugar

Onde ficar na Boa Vista (Região Central de Recife)

O Bairro da Boa Vista é um dos principais da região central de Recife e possui um ambiente com grande diversidade: há prédios históricos, prédios modernos, áreas comerciais, áreas residenciais, avenidas movimentadas, ruas tranquilas, regiões bonitas e regiões degradadas.

Boa Vista tem coisas interessantes, mas não possui pontos turísticos que estão entre os mais famosos de Recife. Talvez a principal atração do bairro seja o conjunto arquitetônico da Rua Aurora (que é melhor apreciado a partir do Bairro de Santo Antônio na outra margem do Rio Capibaribe). Na Rua Aurora ficam o Cinema São Luiz (o mais antigo de Recife) e a histórica Ponte da Boa Vista (ou Ponte de Ferro) construída em 1874.

Ainda no bairro ficam o Mercado da Boa Vista (mercado público do século XIX que possui um pátio interno com boxes de produtos típicos, restaurantes regionais e bares; nos sábados à tarde há música ao vivo, geralmente forró ou samba), o Shopping Boa Vista (um pequeno shopping localizado na Av. Conde da Boa Vista, a avenida principal do bairro) e o Consulado dos EUA (local da entrevista para tirar o visto norte-americano).

O Bairro da Boa Vista também é famoso pela boemia de algumas áreas como o Pátio Santa Cruz (com bares de rua como o Lisbela e Prisioneiros Bar) e a Rua das Ninfas (que concentra os bares e baladas LGBT de Recife: Clube Metrópole, o Conchittas Bar e o Bar do Céu).

Ao se hospedar na Boa Vista você estará em uma excelente localização geográfica para se deslocar entre os bairros da região central de Recife: Recife Antigo, Santo Antônio, São José, Ilha do Leite (onde há um polo médico-hospitalar), entre outros. O Centro de Convenções de Pernambuco e a casa de shows Classic Hall ficam a +- 5 km. O Centro Histórico de Olinda fica a 8 km (+- a mesma distância para Boa Viagem).

Boa Vista é uma das áreas mais baratas para se hospedar em Recife. À noite é melhor circular de carro/táxi/aplicativo.

Hotéis e pousadas na Boa Vista – Recife:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Othon Suítes Recife Metrópolis: um dos poucos hotéis modernos da área, fica no polo médico da Ilha do Leite e próximo do Consulado dos EUA. Possui piscina, academia e restaurante. As suítes são equipadas com mini cozinha.
  • Pousada Lorde Inglês: fica em uma charmosa casa, possui ambientes lindos e bem decorados e quartos confortáveis e bem equipados. É muito bem avaliada pelos hóspedes. Fica a 400 metros do Consulado dos EUA.
  • Villa d’Oro Hotel: hotel de perfil executivo inaugurado no início de 2020, com bom custo-benefício. Possui piscina, academia e restaurante.

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

  • Recife Plaza Hotel: fica na Rua da Aurora. É um hotel antigo e tradicional, necessita de uma atualização. Possui piscina, restaurante e academia. Leia as avaliações antes de reservar.
  • Hotel Central: hotel antigo e simples, localizado em um bonito edifício histórico.

Aluguel de imóveis para temporada na Boa Vista:

Airbnb Boa Vista: Apartamentos, Suítes, Quartos, Flats e Casas para alugar

Booking Boa Vista: Apartamentos, Suítes, Flats e Casas para alugar

Onde ficar no Centro Histórico de Olinda

A cidade de Olinda é conurbada com Recife e fica a +- 7 km da região central de Recife e +- 15 km de Boa Viagem.

As atrações históricas e culturais de Olinda estão concentradas no Centro Histórico (também chamado de Cidade Alta) que é repleto de ladeiras, lindos conjuntos arquitetônicos e é considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A parte mais baixa do Centro Histórico fica no Largo do Varadouro e a mais alta no Alto da Sé (da onde se tem linda vista com o mar ao fundo). Em meio-período (ou um dia inteiro com mais calma) dá para percorrer a pé as principais atrações de Olinda.

No Alto da Sé ficam a Catedral da Sé (Matriz de São Salvador do Mundo), o Mercado de Artesanato da Sé (com as famosas tapioqueiras) e o Mirante da Caixa d’Água (com acesso por elevador panorâmico e da onde se tem uma vista incrível de Olinda e Recife).

Pelas ladeiras do bairro ficam diversas outras atrações como a Igreja do Carmo, a Igreja de São Francisco, o Mosteiro de São Bento, a Igreja da Misericórdia (com a ladeira mais inclinada de Olinda), a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, os Quatro Cantos (com casinhas coloridas no epicentro do Carnaval de Olinda), além de galerias de arte, ateliês, mercados de artesanato (como o Mercado da Ribeira) e museus (Museu de Arte Contemporânea, Museu do Mamulengo, Museu de Arte Sacra de Pernambuco e Museu Regional de Olinda).

O Centro Histórico de Olinda possui muitos bares e uma vida noturna animada (nos finais de semana e feriados), além de bons restaurantes como o Oficina do Sabor, o Tribuna Sabores Ibéricos e uma unidade do Beijupirá.

O Carnaval de Olinda é um dos mais famosos e animados do Brasil, período em que o Centro Histórico fica tomado de foliões. As Prévias do Carnaval começam muitos meses antes e agitam os finais de semana.

As Praias de Olinda não são atrativas como as do Recife e são pouco frequentadas pelos turistas.

A estrutura de hospedagem em Olinda é boa com muitas opções de pousadas (das simples até as mais charmosas) e muitos hostels descolados e animados.

Vale a pena se hospedar em Olinda? Sim, se você deseja se aprofundar nas atrações históricas e culturais, curtir a vida noturna (nos finais de semana, feriados e alta temporada) e os eventos como o Carnaval.

Olinda ainda oferece um estilo de viagem que Recife não possui: pousadas charmosas em casarões históricos restaurados, lindamente decorados e inseridos em uma das áreas coloniais mais antigas e bonitas do Brasil. Em períodos de baixa temporada (e sem eventos) o Centro Histórico possui um ambiente tranquilo, muito gostoso e com boa gastronomia.

Ao se hospedar em Olinda você estará fora de mão para as atrações de Recife.

Hotéis e pousadas no Centro Histórico de Olinda:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Hotel 7 Colinas: fica ao lado da Igreja de São Francisco. O hotel ocupa uma grande área com muitos jardins e árvores, um oásis no Centro Histórico de Olinda. Possui uma ampla piscina em meio à natureza, bar, restaurante, sauna e academia. Tem a melhor estrutura do Centro Histórico.
  • Morada Bonfim: bed & breakfast localizada em um casarão restaurado do século XIX. Os ambientes internos tem linda decoração e misturam o colonial com o moderno. Os quartos são aconchegantes e tem vista para o jardim. A localização é sensacional, no coração do Centro Histórico. É famoso pelo atendimento personalizado do proprietário.
  • Irradiante: é uma pousada em um lindo casarão restaurado do século XVIII. Fica no Alto da Sé, tem lindas vistas e ambientes aconchegantes.
  • Pousada dos Quatro Cantos: fica em um casarão restaurado do século XIX. A decoração é linda, com móveis de época. Possui piscina e restaurante.
  • Hostel 13: hostel com excelente localização e custo-benefício. Possui ambientes bem decorados, piscina e natureza. Há opções de quartos privativos e compartilhados.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Pousada Convento da Conceição: fica em um antigo convento de freiras construído no século XVI (incrível). Os quartos são simples e econômicos (excelente custo-benefício). Fica no alto do Centro Histórico, em uma área isolada, com muita natureza no entorno. Eu acredito que mesmo nos períodos de maior muvuca ofereça um ambiente tranquilo e silencioso.
  • Pousada do Amparo: uma das pousadas de charme pioneiras em Olinda, fica na Rua do Amparo, uma das mais tradicionais. As instalações estão divididas em dois prédios que possuem um ambiente charmoso e colonial. A pousada conta com piscina, restaurante e bar. A nota de avaliação no Booking é 8,2 (março/2020), um pouco baixa para essa proposta de pousada. A Pousada do Amparo já fez parte do Roteiros de Charme.
  • Cama e Café Olinda: bed & breakfast com acomodações simples, mas com excelente localização e muito bem avaliada pelos hóspedes (nota 9,8 no Booking em março/2020).
  • Pousada Flor de Olinda: pousada com excelente custo-benefício e localização.
  • Eco Olinda B&B: é simples e econômico, mas muito bem avaliado pelos hóspedes. Fica fora do Centro Histórico, mas bem próximo (pode ser uma opção mais tranquila em tempos de muvuca).
  • Hotel Mar Aberto Olinda: inaugurado no final de 2019 fica em um casarão beira-mar bem próximo do Centro Histórico. Possui uma piscina com amplo jardim de frente para o mar.

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

Aluguel de imóveis para temporada em Olinda:

Airbnb Olinda: Apartamentos, Suítes, Quartos, Flats e Casas para alugar

Booking Olinda: Apartamentos, Suítes, Flats e Casas para alugar

Onde ficar em Piedade, Candeias e Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes)

Jaboatão dos Guararapes é uma cidade conurbada com Recife e fica na continuação de Boa Viagem (ao sul). A orla de Jaboatão tem +- 10 km de extensão e vai desde a divisa com Boa Viagem (em Recife) até a Ponte do Paiva (que dá acesso à Reserva do Paiva no Cabo de Santo Agostinho).

A longo da orla de Jaboatão ficam três bairros/praias: Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Os três bairros são urbanizados e possuem boa estrutura de comércio, serviços e alimentação. As praias de Jaboatão não tem um apelo turístico tão forte como às de Recife e por isso são mais frequentadas pelos moradores do que por turistas.

A não ser que você tenha um motivo específico (ou queira conhecer o Bugan Paiva by Blue Tree) eu não aconselho se hospedar em Jaboatão. Apesar da cidade ter boa estrutura e alguns hotéis econômicos o ambiente é residencial e muito menos interessante que Boa Viagem ou Pina. Geograficamente você estará pior posicionado para as atrações de Recife e Olinda, mas em contrapartida terá um acesso mais fácil ao litoral sul evitando o trânsito de Recife.

Hotéis e pousadas em Piedade – Jaboatão dos Guararapes:

O melhor bairro de Jaboatão é Piedade, que é vizinho de Boa Viagem, tem a praia mais movimentada da cidade e a melhor estrutura comercial (incluindo o Shopping Guararapes).

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Hotel Anahí: é um hotel pequeno, mas que possui um ambiente aconchegante e bem decorado. Possui piscina com bar e restaurante. Fica a 400 metros da praia e está próximo de Boa Viagem.

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Regular:

Aluguel de imóveis para temporada em Piedade:

Airbnb Piedade: Apartamentos, Suítes, Quartos, Flats e Casas para alugar

Booking Jaboatão dos Guararapes: Apartamentos, Suítes, Flats e Casas para alugar

Pousadas em Candeias – Jaboatão dos Guararapes:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Pousada Palmeira Imperial: é uma das melhores pousadas de Jaboatão. Fica em uma tranquila área residencial no interior do bairro, distante +- 1,5 km da praia. Possui piscina.

⦾⦾⦾⦾ Bom:

Aluguel de imóveis para temporada em Candeias:

Airbnb Candeias: Apartamentos, Suítes, Quartos, Flats e Casas para alugar

Hotel em Barra de Jangada – Jaboatão dos Guararapes:

Barra de Jangada é o bairro mais ao sul de Jaboatão e possui um ambiente e estrutura mais simples e popular.

Nos últimos anos o trecho do bairro próximo da Ponte do Paiva (que dá acesso à Reserva do Paiva) vem ganhando alguns prédios modernos e de alto padrão que destoam das construções simples do entorno. Nessa área fica o Bugan Paiva by Blue Tree, o melhor hotel de Jaboatão.

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Bugan Paiva by Blue Tree: inaugurado em 2016 (como Tryp by Wyndham) é um hotel moderno e sofisticado. Possui restaurante, bar, academia e sauna. O destaque vai para a piscina na cobertura que tem linda vista para a Reserva do Paiva, para a Ilha do Amor e para todo o entorno que tem muitos rios e áreas preservadas. A localização não é boa para turistar em Recife (fica a 12 km de Boa Viagem em um trajeto urbano com trânsito difícil), mas é uma boa opção para explorar o litoral sul (praias do Cabo, Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros), sem enfrentar o trânsito de Recife.

Aluguel de imóveis para temporada em Barra de Jangada:

Airbnb Barra de Jangada: Apartamentos, Suítes, Quartos, Flats e Casas para alugar

Onde ficar na Reserva do Paiva (Cabo de Santo Agostinho)

A Reserva do Paiva fica na Praia do Paiva que pertence à cidade do Cabo de Santo Agostinho na Região Metropolitana do Recife. Ela é a primeira praia da Rota dos Coqueiros, rodovia pedagiada que liga Jaboatão com as praias do Cabo pela linda Ponte do Paiva. A distância até Boa Viagem é de +- 15 km.

Com +- 8 km de extensão a Reserva do Paiva é um bairro planejado (um dos maiores projetos urbanísticos do Brasil) que começou a ser implementado em meados da década de 2010. A área é muito bonita (repleta de coqueirais), tem ruas planejadas, setores com casas de veraneio de alto padrão e setores com prédios residenciais bonitos e modernos.

A Praia do Paiva tem um lindo visual e na maior parte da sua extensão as ondas são fortes o que deixa o banho de mar muito perigoso (principalmente na maré alta).

Há um trecho onde se formam piscinas naturais na maré baixa, o local mais procurado pelos banhistas. Há estacionamento para quem não está hospedado na área, mas não há estrutura de quiosques, barracas de praia e nem ambulantes.

O Sheraton Reserva do Paiva é o hotel mais luxuoso de Recife e região e tem uma ampla estrutura de lazer e serviços (em relação aos demais hotéis de Recife). Junto ao Sheraton fica um centro empresarial e um centro de convenções.

Bem próximo do Sheraton fica o Empório Gourmet, o centro comercial e gastronômico da Reserva do Paiva, que possui uma unidade do Beijupirá. Ao lado do Empório Gourmet fica o The Beach Club do Sheraton, que possui um ambiente sofisticado e está aberto à não hóspedes.

Hotéis na Reserva do Paiva – Cabo de Santo Agostinho:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Atualização Julho 2020: o Sheraton Reserva do Paiva encerrou as atividades em julho de 2020. Os proprietários das instalações estão buscando uma nova bandeira para administrar o complexo. Sheraton Reserva do Paiva: 5 estrelas. É o hotel de luxo e com grande estrutura de lazer mais próximo de Recife (+- 15 km de Boa Viagem). Não é beira-mar, mas fica em uma área muito bonita e possui ambientes sofisticados e elegantes. Possui dois restaurantes, spa, academia e uma linda área com piscina. Os quartos são amplos, aconchegantes e bem decorados. Há equipe de recreação infantil em períodos de alta demanda (consulte o hotel). O The Beach Club, clube de praia do Sheraton, possui uma linda piscina e tem acesso gratuito para os hóspedes. Fica a 300 metros do hotel (dá para ir caminhando, mas também há uma van que faz o trajeto). A praia em frente ao beach club é bonita, mas o mar tem ondas fortes e é perigoso para banhos.

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Aluguel de imóveis para temporada na Reserva do Paiva:

Airbnb Reserva do Paiva: Apartamentos, Suítes, Quartos, Flats e Casas para alugar

Booking Reserva do Paiva: Apartamentos, Suítes, Flats e Casas para alugar

Melhores bairros e praias para ficar em Recife

  • Boa Viagem (Praia de Recife): principal praia de Recife, possui a maior estrutura hoteleira da cidade, além de abrigar o Aeroporto do Recife. É um bairro turístico e residencial com completa estrutura de comércio, serviços, bares e restaurantes. Boa Viagem tem desde hotéis simples e econômicos como o Hotel Julieta, hotéis modernos como Fity Hotel e hotéis luxuosos como o Hotel Atlante Plaza e o Radisson Recife. Veja mais detalhes, hotéis e pousadas no tópico de Boa Viagem.
  • Pina (Praia de Recife): continuação de Boa Viagem (mais perto da região central de Recife) a Praia do Pina é uma das áreas mais nobres de Recife, tem excelentes bares e restaurantes e hotéis de perfil executivo com excelente custo-benefício como o Hotel Luzeiros e o Marante Executive Hotel. Veja mais detalhes, hotéis e pousadas no tópico do Pina.
  • Recife Antigo (Região Central de Recife): coração do Centro Histórico de Recife (epicentro do Carnaval), onde fica a maioria das atrações históricas e culturais da cidade e com uma vida noturna animada com muitos bares. A estrutura de hospedagem no Recife Antigo conta apenas com hostels simples, econômicos e descolados como o Recife Antigo Hostel e o Origem Hostel. Veja mais detalhes e hostels no tópico do Recife Antigo.
  • Boa Vista (Região Central de Recife): uma das áreas mais baratas para se hospedar em Recife, tem uma boa localização para circular entre os demais bairros da região central e fica bem próximo do Centro de Convenções de Pernambuco e do Classic Hall. A vida noturna também é muito boa. Na Boa Vista ficam opções com excelente custo-benefício como o Villa d’Oro Hotel e o Villa Recife Hostel. Veja mais detalhes, hotéis, pousadas e hostels no tópico da Boa Vista.
  • Centro Histórico de Olinda (Olinda): uma das áreas coloniais mais lindas e antigas do Brasil, as ladeiras do Centro Histórico de Olinda são repletas de igrejas centenárias e atrações históricas e culturais. A cidade tem vida noturna animada, excelentes restaurantes e um dos maiores carnavais do Brasil. Um diferencial de Olinda é que você encontra pousadas charmosas instaladas em casarões históricos restaurados e bem decorados como a Morada Bonfim, o Irradiante e a Pousada dos Quatro Cantos. Também é possível se hospedar em um antigo convento do século XVI na Pousada Convento da Conceição. Veja mais detalhes, hotéis, pousadas e hostels no tópico do Centro Histórico de Olinda.
  • Praias de Piedade, de Candeias e de Barra da Jangada (Jaboatão dos Guararapes): localizadas na continuação de Boa Viagem (ao sul) oferecem um ambiente mais econômico e residencial. Próximo da ponte que dá acesso à Reserva do Paiva fica o moderno Bugan Paiva by Blue Tree que tem uma piscina na cobertura com linda vista. Veja mais detalhes, hotéis e pousadas no tópico de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.
  • Reserva do Paiva (Cabo de Santo Agostinho): é um bairro planejado localizado na Praia do Paiva, distante +- 15 km de Boa Viagem. O ambiente é moderno e sofisticado. Entre os hotéis de Recife e entorno o Sheraton Reserva do Paiva é o mais luxuoso e com ampla estrutura de lazer. O beach club do hotel tem um ambiente sofisticado, uma linda piscina e está aberto a não hóspedes. Veja mais detalhes no tópico da Reserva do Paiva.

E qual é o melhor lugar para ficar em Recife?

Na minha opinião a melhor região para se hospedar em Recife são as praias de Boa Viagem e do Pina (uma é continuação da outra). É uma área nobre, com uma orla bonita e com excelente estrutura de hotéis, bares e restaurantes.

Boa Viagem e Pina não possuem hotéis com grande estrutura de lazer (para você passar os dias curtindo o hotel) e nem uma praia tão boa (para você pegar praia todo dia em frente ao hotel). São bairros recomendados se você pretende passar a maioria dos dias conhecendo as atrações de Recife e arredores, com a vantagem de ter muitas opções para curtir a noite (bares, restaurantes, feirinhas, shoppings, etc).

Mas o melhor bairro/praia para você ficar em Recife depende muito do seu perfil e do perfil da sua viagem.

Se você quer aproveitar a vida noturna (no estilo bares de rua), pretende se aprofundar nas atrações históricas e culturais ou vai curtir o Carnaval (ou as prévias) considere se hospedar no Recife Antigo, na Boa Vista ou em Olinda (que tem o diferencial das pousadas charmosas em construções históricas).

Eu não aconselho Recife como um destino de praia (com a intenção de pegar praia por vários dias em frente ao hotel). Há destinos próximos com boa estrutura hoteleira e praias muito melhores como Porto de Galinhas e Maragogi. Ou considere outras capitais do Nordeste como Maceió e Natal que possuem excelentes praias urbanas.

O melhor de Recife não são as praias e sim as atrações históricas e culturais com destaque para o Recife Antigo, o Centro Histórico de Olinda, o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Francisco Brennand.

Ainda há boas opções de passeios pela região como Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Praia das Calhetas e as ilhas de Itamaracá e Coroa do Avião.

Considere as praias de Recife como um bônus para você curtir durante um ou outro dia da viagem, ou para um passeio na orla no final da tarde.

Veja neste artigo a descrição das praias e bairros de Recife e dicas de hotéis e pousadas (indicados bairro por bairro / praia por praia).

Central de Reservas Dicas Onde Ficar

Hospedagem:

Booking
Hoteis.com
Airbnb
Zarpo
Hurb

Aluguel de Carro:

Rentcars
Rentalcars

Chip Internacional:

Easysim4u 10% OFF*
O Meu Chip 15% OFF*
Travel Mobile 5 Dólares OFF***
Viaje Conectado

Seguro Viagem:

Seguros Promo 10% ou 15% OFF**
Real Seguro Viagem 10% ou 15% OFF**
Allianz Travel
World Nomads

Passagens Aéreas:

Viajanet
Passagens Promo

* Ao clicar no link o cupom desconto é inserido automaticamente na página de pagamento
** 10% OFF para pagamento com cartão de crédito e 15% OFF para pagamento com boleto. Ao clicar no link o cupom desconto é inserido automaticamente na página de pagamento
*** Ao criar a conta através desse link automaticamente ela virá com um crédito de 5 dólares que pode ser usado na compra de um chip

Guia de Cupons Dicas Onde Ficar

Os cupons de desconto abaixo são promocionais e temporários:

Ofertas Booking.com 30% OFF ou Mais (Black Friday):

  • Válido somente nesse link: Ofertas de Black Friday Booking.com
  • Validade: reservas realizadas até o dia 01/12/2020 e com check-out até 31/12/2021.
  • Descontos: 30% OFF ou mais

Cupom Hoteis.com 8% OFF:

  • Válido somente nesse link: Cupom Hoteis.com 8% OFF
  • Código: na página de pagamento da reserva clique em “Aplicar um Cupom” e insira o código HCOMAFF2020
  • Validade: reservas efetuadas até 31/12/2020 com check out até 31/03/2021.
  • Condições: válido somente para reservas que permitem pagamento online (no momento da reserva).
  • Restrições: veja a relação de hotéis não elegíveis para o cupom.

Cupom Chip Internacional Easysim4u 60% OFF (Black Friday):

  • Válido somente nesse link: Cupom Easysim4u 60% OFF (o cupom BLACK60 é aplicado automaticamente na página de pagamento)
  • Validade: somente para compras realizadas até o dia 30/11/2020
  • Ativação do Chip: devido à Covid-19 você tem até 10 anos para reagendar gratuitamente a data de ativação do chip

Cupom Seguros Promo (Seguro Viagem) 20% ou 25% OFF (Black Week):

  • Válido somente nesse link: Cupom Seguros Promo 20% ou 25% OFF (o cupom BFRIDAY é aplicado automaticamente na página de pagamento)
  • Validade: somente para compras realizadas até o dia 30/11/2020. Válido para seguro viagem nacional e internacional. Não há restrição para as datas da viagem.
  • Desconto: 20% OFF para pagamento com cartão de crédito ou 25% OFF para pagamento com boleto.

Cupom Rentcars 7% OFF (Black Friday):

  • Válido somente para compras por esse link: Cupom Rentcars
  • Cupom: na página de pagamento no campo “Cupom de Desconto” digite o código RCBF7-ONDFC
  • Validade: reservas nacionais e internacionais realizadas até o dia 02/12/2020 com retirada do carro até 30/06/2021.
  • Condições: válido apenas para reservas com pagamento online.
  • Restrições: não é válido para as locadoras Avis, Budget e Localiza.

 

Quer mais descontos? Na Guia de Cupons Dicas Onde Ficar você encontra mais cupons de hotéis, seguro viagem, chip internacional, aluguel de carro, tickets e atrações.

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *