Dicas Cadaqués e Cap de Creus (Costa Brava, Catalunha, Espanha)

Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Visual apaixonante de Cadaqués na Costa Brava

Cadaqués é um isolado e histórico vilarejo de pescadores no litoral norte da Costa Brava (Catalunha, Espanha).

O pitoresco povoado, repleto de casas brancas, é considerado um dos mais lindos da Catalunha (e até da Espanha).

Cadaqués fica aos pés das montanhas do Parque Natural de Cap de Creus, uma área de preservação com lindas paisagens.

Veja neste artigo todas as dicas para você visitar Cadaqués: localização, história, atrações, o Parque Natural de Cap de Creus, como chegar e onde ficar.

Localização de Cadaqués

O vilarejo fica na Costa Brava, Província de Girona, Catalunha, Espanha.

No mapa abaixo você vê a localização de Cadaqués e das principais cidades da região (e suas distâncias): Figueres (35 km), Girona (70 km) e Barcelona (165 km).

Montanhas: inserida em uma região montanhosa a estrada que dá acesso ao povoado é sinuosa, mas repleta de lindas paisagens.

Extremo leste: a cidade fica no ponto mais oriental da Espanha continental.

Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Estrada de acesso ao vilarejo com lindas paisagens (e o Mediterrâneo lá embaixo)

Como chegar em Cadaqués

A melhor maneira de ir até Cadaqués (e para explorar a Província de Girona) é alugar um carro. Na alta temporada pode haver trânsito nas estrada de acesso e dificuldade para estacionar.

Trem: não há linhas de trem (a estação mais próxima é a de Llança, mas a mais prática é a de Figueres).

Ônibus Figueres / Cadaqués: é a cidade com mais frequências de ônibus até Cadaqués (trajeto de 1:20h). A Estação de Ônibus de Figueres fica ao lado da Estação de Trens (Renfe), distante 2 km da Estação Vilafant (trem-bala). Confirme as informações, preços e horários dos ônibus: Sarfa / Moventis

Ônibus Girona / Cadaqués: são poucas as frequências diárias e o trajeto é de 1:45h. Em Girona a Estação de Ônibus fica ao lado da Estação de Trens (Renfe e trem-bala). Confirme as informações, preços e horários dos ônibus: Sarfa / Moventis

Ônibus Barcelona / Cadaqués: são poucas as frequências diárias e o trajeto dura 2:45h (desde a Estação Nord) e 3:30h (desde o Aeroporto El Prat). Confirme as informações, preços e horários dos ônibus: Sarfa / Moventis

Barco: alguns passeios de barco, saindo de Roses e L’Escala, passam por Cadaqués. Roses: Don Pancho. L’Escala: Mare Nostrum.

Agências: na Viator há várias opções de passeios até Cadaqués saindo de Barcelona e de Girona. Geralmente os tours incluem outras atrações na região (alguns a Casa Salvador Dalí em Portlligat). Confira os preços e reserve o seu passeio: Cadaqués na Viator.

Dicas Cadaqués

Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Centro histórico de Cadaqués e suas construções brancas

Isolamento: por estar situada em uma área isolada pelas montanhas o vilarejo desenvolveu, ao longo dos séculos, características culturais próprias.

História: a região do Cap de Creus foi frequentada por gregos, romanos e outros povos que deixaram as suas influências. O primeiro documento mencionando Cadaqués é do ano 814. Durante muito tempo o isolado vilarejo foi alvo frequente de ataques de piratas. Nos últimos séculos o vilarejo se fortaleceu com a pesca e a partir da década de 1960 rompeu o isolamento e despontou para o turismo (sem perder as suas características). Hoje o vilarejo tem um pouco menos de 3.000 habitantes.

Casco antigo: na época medieval o casco antigo (centro histórico) de Cadaqués era fortificado com muralhas. Hoje essa área, cujo ponto mais alto é a Iglesia de Santa Maria, é repleta de ruelas medievais labirínticas. Praticamente não restou nada das muralhas.

Iglesia de Santa Maria: despontando na paisagem a igreja atual foi finalizada no século XVII. Ela fica no ponto mais alto do casco antigo de Cadaqués, com uma linda vista do mar. Durante a Guerra Civil Espanhola a igreja foi cercada por muros para não ser danificada.

Barba Roxa: um detalhe interessante e trágico é que a antiga Iglesia de Santa Maria foi queimada em 1543 durante uma pilhagem do pirata turco Barba Roxa (ou Barba Ruiva), um dos piratas mais famosos do Mediterrâneo.

Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Na estrada de acesso a Iglesia de Santa Maria já desponta na paisagem
Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Vista do alto do casco antigo, onde está a igreja
Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Percorrendo as ruelas medievais

Dalí + Cadaqués = fama internacional

É impossível falar de Cadaqués sem mencionar Salvador Dalí.

Infância: Dalí é natural de Figueres, mas passou boa parte da sua infância e adolescência com sua família em Cadaqués.

Portlligat: o artista viveu a maior parte da sua vida adulta em sua casa em Portlligat, um povoado vizinho que pertence ao município de Cadaqués.

Fama: impulsionada por Dalí (e por outros artistas que se apaixonaram pelo vilarejo) Cadaqués conquistou fama internacional na década de 1960 e desde então o turismo é a base da economia da cidade.

Casa Salvador Dalí em Portlligat: a icônica e labiríntica casa em que o artista viveu do início da década de 1930 até 1982 está aberta para visitação. Veja mais informações, horários e preços (é necessário reservar com antecedência): Triângulo Daliniano (os 3 museus de Salvador Dalí na região).

Arte: além de Salvador Dalí outros artistas também passaram por Cadaqués (atraídos pela paisagem e pela pitoresca vila isolada) como Pablo Picasso, Marcel Duchamp, García Lorca, Joan Miró, Richard Hamilton, entre outros.

Galerias de arte e Museu de Cadaqués: ainda hoje a vila é procurada por artistas e possui várias galerias de arte. No Museu de Cadaqués há exposições temporárias de Dalí e de outros artistas que se relacionaram com a cidade. Mais informações: Museo de Cadaqués.

Atmosfera própria: o isolamento, a história, a arte e a paisagem fazem com que Cadaqués possua uma atmosfera própria. Somente visitando o vilarejo com tempo e com calma você sentirá a energia do lugar.

Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Museu de Cadaqués (dentro do casco antigo, pertinho da igreja)

Visitando Cadaqués


Estacionamento: no mapa acima você vê a localização do maior e mais central estacionamento (pago) que fica logo na entrada da cidade. Se você for de carro estacione ali, já que o vilarejo é para se conhecer a pé. Não é possível circular de carro pelo centro histórico.

Ônibus: o terminal de ônibus fica ao lado do estacionamento.

Centro histórico medieval: o casco antigo (onde está a Iglesia de Santa Maria e o Museu de Cadaqués) fica entre o estacionamento e a orla. Você terá que caminhar pelas ruelas medievais antes de descer até a orla.

Orla: o bacana é caminhar despretensiosamente admirando o mar, os barcos e as construções brancas. Entre as atrações estão uma estátua de Salvador Dalí e a Plaça del Passeig (com vários restaurantes). Um dos prédios que se destaca é o da Societat l’Amistat (de 1870) que funcionou como cassino e hoje abriga exposições e cursos. O Escritório de Turismo (onde você pode pegar um mapa e obter mais informações) fica em uma ruela atrás da Societat l’Amistat. Outra bela construção é a Casa Blaua (em estilo modernista).

Praia: na minha opinião Cadaqués é um destino para curtir a paisagem e sentir a energia. A praia (no sentido de tomar sol e banhos de mar) é um pouco sem graça.

A melhor vista: não deixe de caminhar até a ruazinha beira-mar Riba des Poal (sinalizada no mapa acima) que fica na continuação da orla central. Dela se tem uma das melhores vistas do vilarejo.

Passeios de barco: ali na orla você verá vários stands de empresas que oferecem passeios de barco pelo litoral e pelas prainhas do Cap de Creus. Do mar as paisagens também serão surpreendentes.

Alta temporada: a alta temporada, quando a vila está lotada de turistas, é no auge do verão (Julho e Agosto). No resto do ano a cidade fica mais tranquila.

Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Estacionamento
Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
A linda orla do vilarejo
Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Plaça del Passeig com seus restaurantes de frente para o mar
Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Prédio da Societa l’Amistat
Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Escritório de turismo lá no fundo (na ruela ao lado da Societat l’Amistat)
Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
A construção que se destaca no centro da foto é a modernista Casa Blaua
Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Praia central da vila
Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Contornando o passeio marítimo você chega em outras prainhas
Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Píer da onde partem os passeios de barco
Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Da ruazinha beira-mar Riba des Poal se tem uma vista magnífica de Cadaqués
Cadaqués, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Avançando um pouco mais pela ruazinha beira-mar os barcos surgem na paisagem

Atrações no entorno de Cadaqués


Casa Salvador Dalí em Portlligat: visitar a casa onde o artista passou a maior da sua vida é uma das principais atrações de Cadaqués. Veja mais informações, horários e preços (é necessário reservar com antecedência): Casa Salvador Dalí.

Casa Salvador Dalí
Casa Salvador Dalí em Portlligat

Parque Natural de Cap de Creus: as montanhas do parque são consideradas uma extensão dos Pirineus, na divisa com a França, que chegam no mar. Cadaqués é a melhor base para explorar as lindas paisagens do Cap de Creus. São várias trilhas, lindas calas (prainhas) e uma paisagem árida. As atrações abaixo ficam dentro do parque.

Cap de Creus
Linda cala no Parque Natural Cap de Creus

Farol de Cap de Creus: uma das principais atrações do parque, o farol tem um centro para atender os turistas. Datado de 1853, o farol fica no alto de uma montanha e tem vistas espetaculares. A sua base abriga o Espacio Cap de Creus, um espaço para a divulgação científica da evolução geológica, vegetal e animal do entorno. Ao lado do farol fica o Restaurant Cap de Creus (em um prédio que abrigava um antigo quartel). No alto da montanha você poderá percorrer trilhas e observar lindas calas (como a Cala Jugadora). É possível acessar o farol de carro. Os mais animados podem percorrer a trilha de 7,3 km e 2:30h desde a orla de Cadaqués.

Cap de Creus, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Farol del Cap de Creus no alto da foto e uma cala embaixo

Farol de Cala Nans: fica no lado oposto do Farol de Cap de Creus, ao sul de Cadaqués. O farol é de 1864 e a trilha até ele tem 3,6 km (50 minutos) desde a orla de Cadaqués. Uma parte do percurso pode ser feita de carro (estrada de terra). Os últimos 800 metros você terá que caminhar, passando próximo da linda Cala Sa Sabolla.

Monasterio de Sant Pere de Rodes: é um mosteiro medieval localizado na cidade vizinha de El Port de La Selva, distante 20 km de Cadaqués. É um passeio imperdível para quem gosta de história e lindas paisagens. Confira: Monasterio de Sant Pere de Rodes.

Monasterio de Sant Pere de Rodes Girona
Monasterio de Sant Pere de Rodes nas montanhas do Cap de Creus

Onde ficar

Hotel Ubaldo Cadaqués
Hotel Ubaldo

Cadaqués: o vilarejo é perfeitamente visitável em um bate-volta desde Figueres ou Girona. Um bate-volta desde Barcelona será bem puxado. Pernoitando você terá um pouco mais de tempo para explorar as atrações do entorno. Eu acredito que para curtir o vilarejo com calma, explorar o seu entorno e sentir a magia de Cadaqués o ideal é ficar pelo menos 2 noites. O excelente Tramuntana Hotel e o Hotel Ubaldo estão inseridos no casco antigo. Na região da orla central ficam o Hotel La Residencia e o Hostal Marina Cadaqués. Para uma boa localização e excelente custo-benefício confira o Hotel Tarongeta e o Hotel Octavia. O Hotel Calina é o mais estruturado de Portlligat. Mais opções: Onde Ficar em Cadaqués.

Figueres: a cidade possui acesso de trem-bala desde Barcelona e uma boa localização geográfica para explorar o norte da Província de Girona. Confira: Onde Ficar em Figueres.

Girona: na minha opinião é a melhor (e maior) cidade para montar base para explorar a região. Girona é a capital da província e também possui acesso de trem-bala. Confira: Onde Ficar em Girona.

E você, conhece Cadaqués? Tem dicas da cidade?

Ou dúvidas sobre Cadaqués?

Deixe um comentário abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *