Como pagar hotel na Argentina: desconto imposto IVA e Dólar Tarjeta / MEP

Desconto Hotel Argentina Isenção Imposto IVA Câmbio

Você sabia que é possível ter um desconto enorme no hotel na Argentina? Com a isenção do Imposto IVA e pagando com o Câmbio Tarjeta (ou MEP) o valor da diária do hotel pode sair por menos da metade do preço. Veja neste artigo como pagar o hotel na Argentina para obter esses descontos.


Observação (12/12/2023): com a mudança de governo e de política econômica na Argentina provavelmente a vantagem cambial do Câmbio Tarjeta/MEP sofrerá alterações. O Dólar Oficial foi desvalorizado e em 13/12/2023 está 832,00 pesos. Os dólares MEP e Tarjeta também foram desvalorizados e estão 1015,00 (MEP) e 1332,00 (Tarjeta), cotações em 13/12/2023. Está tudo muito incerto e imprevisível. Temos que aguardar alguns dias para ver como ficará o cenário, quais mudanças serão implementadas e o que mudará no câmbio para os turistas.

Um hotel na Argentina pode ser caro ou barato dependendo da maneira que você pagar.

Se você pagar com o imposto IVA, que é de 21%, e com o Câmbio Oficial, o valor final sairá bem caro.

Mas é possível, legalmente, pagar o hotel com a Isenção do IVA e com o Câmbio Tarjeta (Dólar Tarjeta ou MEP) que é próximo do Câmbio Blue/Paralelo. Dessa maneira você obterá um grande desconto. Os preços dos hotéis na Argentina ficam muito baratos e podem sair por menos da metade do preço cheio.

Além da Isenção do IVA e do Câmbio Tarjeta há uma terceira maneira de economizar ainda mais: utilizando um Cartão de Débito Pré-Pago Internacional Multimoedas. Com ele você pagará menos IOF, terá um Spread/Ágio menor e conseguirá economizar em torno de 10% em relação aos cartões de crédito emitidos pelos bancos tradicionais.

Aqui no Dicas Onde Ficar você encontra guias completos com os melhores bairros, hotéis e pousadas para se hospedar nos principais destinos da Argentina. Confira:


Como obter a isenção do imposto IVA (21%) nos hotéis na Argentina

Turistas estrangeiros tem a isenção do imposto IVA (21%) nos hotéis e alojamentos (pousadas, hostels e similares) na Argentina (exceto nos imóveis particulares de temporada tipo Airbnb).

Para ter a isenção é preciso pagar com um cartão de crédito ou débito internacional (emitido fora da Argentina) ou transferência bancária internacional, além de exibir um documento estrangeiro (identidade ou passaporte) no momento de pagar a conta na hospedagem.

Mas atenção: pagamentos em espécie (pesos, dólares ou reais) tem acréscimo de 21% do IVA.

É isenção e não devolução: o imposto não é adicionado na conta. Os preços em sites de reserva como Booking e Hoteis.com são exibidos sem o IVA. Se você pagar em espécie (pesos, dólares ou reais) terá um acréscimo de 21% no momento do pagamento.

A isenção do IVA vale para qualquer gasto no hotel? Não, apenas para a hospedagem e para o café da manhã (se este estiver incluído no valor da hospedagem). Gastos extras como alimentação, spa, atividades, etc. não são isentos do IVA.

A isenção do IVA vale para imóveis de temporada tipo Airbnb? Não vale para imóveis particulares de temporada.


Como pagar o hotel na Argentina com o Câmbio Tarjeta (Dólar Tarjeta ou MEP)

Além do IVA também é possível economizar ainda mais pagando o hotel com o Câmbio Tarjeta (Dólar Tarjeta ou MEP).

Por conta da inflação descontrolada a Argentina sempre teve dois câmbios principais do peso argentino em relação ao dólar: o Câmbio Oficial e o Câmbio Blue/Paralelo. O Blue/Paralelo paga muito melhor do que o Oficial (geralmente o dobro), mas é preciso fazer o câmbio no mercado paralelo (o que é muito comum na Argentina e os turistas sempre fizeram).

O que é o Câmbio Tarjeta (Dólar Tarjeta ou MEP)? É um câmbio instituído em dezembro de 2022 pelo governo argentino e que é muito próximo ao Câmbio Blue/Paralelo (geralmente em torno de 10% menos). Ele foi criado para que os turistas não precisem cambiar dinheiro no mercado paralelo e com isso favorecer os turistas estrangeiros no país.

Como fazer o Câmbio Tarjeta? Também chamado de Dólar MEP (Meio Eletrônico de Pagos) o câmbio é feito automaticamente ao pagar com um cartão de crédito ou débito internacional (emitido fora da Argentina). As principais bandeiras (Visa, Mastercard e Amex) fazem a conversão automática. Algumas bandeiras já lançam o valor com a conversão Tarjeta na fatura, enquanto outras lançam o valor da transação pelo Câmbio Oficial e posteriormente, depois de alguns dias ou na próxima fatura, fazem um estorno da diferença entre o Câmbio Oficial e o Tarjeta.

O Câmbio Tarjeta funciona com Cartões Pré-Pagos Internacionais Multimoedas? Sim, funciona com cartões como o Wise e Nomad carregados com dólares norte-americanos. Esses cartões utilizam as principais bandeiras, Visa e Mastercard, para emissão.

O Câmbio Tarjeta funciona para pagamentos em espécie (pesos, dólares ou reais)? Não, somente com pagamentos feitos com cartão de crédito ou débito internacionais (emitidos fora da Argentina). A tradução de tarjeta em espanhol é cartão. A ideia da implementação do Câmbio Tarjeta é para que os turistas não precisem fazer câmbio em espécie no mercado paralelo.

O Câmbio Tarjeta vale apenas para o pagamento da hospedagem (hotel e similares) ou para qualquer compra efetuada na Argentina? A boa notícia é que o Câmbio Tarjeta vale para qualquer compra que você fizer na Argentina como supermercado, restaurantes, lojas, passeios, etc., mas desde que o valor na maquininha do cartão seja cobrado em pesos argentinos.

Como saber o valor da cotação do Câmbio Tarjeta? Por conta da inflação tanto o Cambio Oficial quanto o Tarjeta mudam constantemente. Uma dica de site para acompanhar as cotações do dólar na Argentina é o do jornal La Nacion: Dolar Hoy La Nacion (utilize os valores de venta/venda como referência).

Exemplo de economia com o Câmbio Tarjeta em relação ao Câmbio Oficial

Vamos imaginar que você vai pagar na Argentina 100.000,00 (cem mil) pesos com o seu cartão de crédito ou débito. Pode ser a conta do hotel ou qualquer outra despesa ou compra como supermercado, restaurantes, lojas, passeios, ingressos, etc. Vale também para compras em sites desde que a transação seja efetuada em pesos.

No momento da última atualização deste artigo, 06/08/2023, as cotações do dólar na Argentina são:

  • Dólar Oficial: 291,00 pesos.
  • Dólar Tarjeta / MEP: 509,25 pesos.
  • Dólar Blue/Paralelo: 574,00 pesos.

100.000,00 pesos argentinos dividido por 291,00 = 343,64 dólares pelo Câmbio Oficial. Como é uma compra internacional o seu cartão de crédito ou débito processará o valor em dólares. Pelo Câmbio Oficial você pagaria esse valor: 343,64 dólares.

100.000,00 pesos argentinos dividido por 509,25 = 196,36 dólares pelo Câmbio Tarjeta. Mas a operadora do seu cartão (Visa, Mastercard, Amex) fará a conversão pelo Câmbio Tarjeta: 196,36 dólares. Seria esse o valor lançado na sua fatura ou debitado na sua conta.

A economia é enorme. Nesse exemplo é de 147,28 dólares, quase 43% de desconto.

Pegadinhas sobre o Câmbio Tarjeta

Por conta da inflação os preços de serviços na Argentina estão dolarizados.

No comércio em geral (supermercados, farmácias, lojas, etc) os preços são exibidos e cobrados em pesos. Nesses casos não é necessário se preocupar.

Mas em hotéis e agências de passeios, por exemplo, é comum que os preços estejam em dólares e que o valor em pesos “flutue” de acordo com a variação cambial.

Em casos de preços dolarizados é preciso estar atento em duas questões:

1 – O estabelecimento tem que cobrar o valor em pesos (na hora de passar o seu cartão na maquininha o valor tem que estar em pesos). Se o estabelecimento passar em dólares (é permitido lá na Argentina) você pagará com o Câmbio Oficial e não terá o desconto do Câmbio Tarjeta.

2 – A conversão de dólares para pesos deve ser feita com o Câmbio Oficial do dia do pagamento. Consulte sempre o valor do Câmbio Oficial do dia e confira na maquininha se o valor está lançado corretamente em pesos. Exija o pagamento em pesos e com a conversão feita pelo Câmbio Oficial do dia do pagamento.

Dica para tentar evitar um câmbio desfavorável no pagamento do hotel (ou outro serviço)

Há vários relatos de hotéis e outros estabelecimentos que na hora da conversão de dólares para pesos estão efetuando um câmbio desfavorável para os turistas. Ou fazendo a cobrança em dólares no cartão.

Na caixa de comentários deste artigo recebemos várias perguntas tipo: o que fazer se o hotel não aceitar a conversão pelo câmbio oficial? O hotel pode fazer isso? É legal? Podemos chamar a polícia?

Provavelmente o hotel não poderia fazer isso, mas não temos uma resposta sobre como proceder no caso de um hotel estar inflexível em relação à fazer um câmbio desfavorável para o hóspede. Infelizmente na Argentina as coisas não funcionam de maneira muito clara e em uma situação como essa geralmente o hóspede acaba aceitando pagar o hotel com o câmbio desfavorável.

O leitor Kani deixou uma dica nos comentários que recomendamos fortemente para tentar evitar esse tipo de situação:

Dica: para tentar evitar cair na pegadinha do câmbio desfavorável a recomendação é fazer uma reserva em sites como Booking e Hoteis.com com cancelamento 100% gratuito, pagamento na acomodação/propriedade e enviar uma mensagem para o hotel perguntando se o pagamento será em pesos com o Câmbio Oficial do dia do pagamento. A mensagem pode ser enviada pelo próprio sistema do Booking, por exemplo. Se não se sentir seguro com a resposta, cancela esse hotel e reserva outro. Dessa maneira se tem um maior controle, embora também não seja garantido, de que na hora da cobrança a transação será feita em pesos argentinos e a conversão será feita com o Câmbio Oficial.

Passo a passo para pagar o hotel com o Câmbio Tarjeta

1 – Faça uma reserva em sites como Booking ou Hoteis.com.

2 – Faça uma reserva com Cancelamento 100% gratuito.

3 – Faça uma reserva com Pagamento na Acomodação/Propriedade (que não requer pré-pagamento ou pagamento antecipado). Se você fizer uma reserva com pagamento antecipado (às vezes é mais barato) não tem como você saber se o hotel passará o valor em pesos e se fará a conversão com o câmbio oficial.

4 – Envie uma mensagem para o hotel perguntando se o pagamento será feito em pesos e com o Câmbio Oficial do dia do pagamento. Você pode enviar essa mensagem pelo próprio sistema do Booking (após fazer uma reserva o Booking libera as mensagens entre você e o hotel). Se a resposta for positiva imprima ela e leve na viagem. Se não se sentir seguro com a resposta, cancela esse hotel e reserva outro.

5 – Imprima a reserva com os valores em dólares e leve na viagem. Por conta da inflação os hotéis na Argentina usam os preços das diárias em dólares (US$) como referência. Independentemente de qual moeda (dólar, pesos, reais, etc) você esteja navegando em sites como Booking e Hoteis.com, ao reservar um hotel na Argentina, virá um valor em dólares na sua reserva. Esse valor em dólares será utilizado pelo hotel no pagamento da reserva.

Booking Câmbio Tarjeta Argentina
No Booking, mesmo navegando em Pesos Argentinos, é exibido o valor em dólares da reserva. Nesse exemplo US$ 226,00.
Câmbio Tarjeta Hoteis.com Argentina
No Hoteis.com, mesmo navegando em Reais, o preço da reserva também é exibido em dólares. Nesse exemplo US$ 649,32.

6 – Ao pagar a conta do hotel, seja no check-in ou no check-out, ao passar o cartão na maquininha o hotel deve fazer a cobrança em pesos. A conversão de dólares para pesos deve ser feita com o Câmbio Oficial (Venta/Venda) do dia. Consulte no site La Nacion.

Veja o exemplo abaixo para o pagamento de um hotel com o preço dolarizado. Vale para qualquer outro tipo de compra na Argentina em um estabelecimento com o preço dolarizado.

Exemplo de como ficaria o pagamento da reserva acima no Booking no valor de 226 dólares

No momento da última atualização deste artigo, 06/08/2023, as cotações do dólar na Argentina são:

  • Dólar Oficial: 291,00 pesos.
  • Dólar Tarjeta: 509,25 pesos.

O hotel passaria na maquininha do cartão: 226,00 x 291,00 = 65.766,00 pesos pelo Câmbio Oficial.

Automaticamente a bandeira do cartão faria a conversão para o Dólar Tarjeta: 65.766,00 dividido por 509,25 = 129,14 dólares pelo Câmbio Tarjeta.

Seria cobrado no cartão 129,24 dólares, uma economia de quase 43%. Somando a Isenção do IVA (21%) seria um total de 64% de desconto nesse exemplo.

Dúvidas sobre o Câmbio Tarjeta no pagamento do hotel

O Câmbio Tarjeta funciona para reservas feitas diretamente com o hotel? Sim, desde que o hotel efetue a transação no seu cartão em pesos argentinos e faça a conversão de dólares para pesos com o Câmbio Oficial.

No Booking/Hoteis.com a reserva com pagamento antecipado é mais barata do que com pagamento na propriedade. Vale a pena? Sim, desde que o hotel efetue a transação no seu cartão em pesos argentinos e faça a conversão de dólares para pesos com o Câmbio Oficial.

Na Hoteis.com vale a pena escolher o pagamento antecipado em Reais? A Hoteis.com tem como opção uma modalidade de pagamento (disponível em apenas uma parte das hospedagens) que o pagamento é feito diretamente para a Hoteis.com, em Reais, com a possibilidade de parcelar em até 12x sem juros. Eu fiz diversas simulações no dia 06/08/2023 e conclui que essa modalidade não vale a pena, o valor pago seria equivalente ao Câmbio Oficial (e não o Tarjeta).


Cartão de Débito Pré-Pago Internacional Multimoedas

Para finalizar há mais uma maneira de obter economia em qualquer despesa ou compra internacional: ao utilizar um Cartão de Débito Internacional Multimoedas Pré-Pago (como Wise) a economia com IOF e Spread pode chegar a 10% em relação à um cartão de crédito ou débito de um banco tradicional (Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, etc).

Essa dica já é utilizada por muitos viajantes brasileiros e vale para qualquer gasto no exterior ou mesmo compras em sites internacionais.

Na minha avaliação a melhor opção é o Wise que é o mais famoso, tem diversos diferenciais e as menores taxas.

IOF de 1,1%

A principal vantagem desses cartões é que o IOF, imposto cobrado sobre gastos no exterior, é de 1,1% enquanto nos cartões de débito ou crédito emitidos pelos bancos brasileiros é de 6,38%.

Essa economia vai diminuir nos próximos anos de acordo com um decreto já publicado pelo governo brasileiro para isentar o IOF dessas transações até 2028. Veja a tabela:

  • 2023: 6,38% para 5,38%
  • 2024: 5,38% para 4,38%
  • 2025: 4,38% para 3,38%
  • 2026: 3,38% para 2,38%
  • 2027: 2,38% para 1,38%
  • 2028: 1,38% para zero

Spread/Ágio menor

Outra vantagem, especialmente do Wise, é que esses cartões oferecem um spread menor no dólar.

Os bancos tradicionais geralmente colocam um spread (ágio) que pode chegar a 5% em relação ao câmbio comercial do dólar. Por exemplo: o dólar comercial está R$ 5,00 aqui no Brasil, mas ao realizar um gasto ou efetuar uma compra no exterior, o banco faz uma conversão para o Real com o dólar a R$ 5,25.

No Wise o spread é zero ou muito baixo (em torno de 0,5%), dependendo do caso.

Diferenciais Wise

  • Cartão e conta internacionais gratuitos.
  • Pode você utilizar o cartão em mais de 170 países e carregar o mesmo cartão com mais de 50 moedas diferentes.
  • Cartão físico e também digital, além da possibilidade de cadastrar em carteiras virtuais como Google Pay e Apple Pay.
  • Você carrega o cartão com Pix ou transferência bancária.
  • IOF de 1,1%.
  • Menor spread do mercado.
  • Veja todas as vantagens no site da Wise.

Ao utilizar um cartão Wise ou similar na Argentina o recomendado é carregá-lo com dólares norte-americano para garantir que a transação seja feita com o Câmbio Tarjeta.

99 Comentários


  1. Olá,

    As hospedagens pelo Airbnb também pagam o IVA? Mesmo já pagando o valor total no cartão de crédito no Brasil? Tem como ter isenção no caso de airbnb?

    obrigada.

    Responder

  2. Olá, estou com uma dúvida. Encontrei um hotel pelo Booking, mas a forma de pagamento é apenas em dinheiro. Nesse caso, seria acrescentado o valor do IVA, certo?
    Ex. 600 reais a acomodação + 21% de 600 = 726 reais
    Sendo que o outro hotel mais barato que eu encontrei e que aceita pagamento em cartão é 950 reais.
    Neste caso, compensaria pagar em dinheiro, ou corre risco de chegar lá e ter aumentado o preço??

    Responder

    1. Oi Gabrielen, tudo bem?

      Sim, pagando em dinheiro é acrescentado o IVA (21%).

      Sobre o risco de chegar lá e ter aumentado os preços: por conta da inflação a economia da Argentina está dolarizada. O que vale é o valor em dólares (o valor em pesos varia de acordo com cotação do dólar frente ao peso). Então verifique diretamente com a hospedagem (e não em sites de reservas) qual é o valor da sua hospedagem em dólares.

      Abraços 🙂

      Responder

  3. Fiquei com uma dúvida em relação ao IVA, pelo que fala no começo do artigo me deu a entender que o valor no booking não contém o imposto IVA mas no exemplo no final foi contabilizado mais essa isenção dando o desconto total de 64%.
    Por exemplo, se faço uma reserva no booking de 200 dólares pra pagar no hotel com cartão, vou ter mais 21% de desconto em cima desse valor (pagando 158 dólares) ou os 200 já é o valor final visto que o booking não adiciona essa valor?

    Responder

    1. Oi Laryssa, tudo bem?

      Como é dito ao longo do artigo o IVA é uma isenção e não desconto. O valor no Booking já considera essa isenção. No seu exemplo o valor é 200 dólares mesmo. Mas para isso você tem que pagar com cartão crédito/débito internacional ou transferência bancária. Se pagar em dinheiro será adicionado os 21% no valor.

      Abraços 🙂

      Responder

  4. Olá Fred
    Tudo bem?
    Você sabe se ao usar o cartão global do C6 também faz a conversão MPE?

    Responder

      1. Olá!
        Hj o Tarjeta e o MEP estão bem diferentes. Como saber qual será usado?
        Obrigada!

        Responder

  5. Olá Fred, tudo bem?
    Se o pagamento do hotel na Argentina for realizado via Bitso (QR Code) lá na hora do check out, terá direito à isenção do IVA (21%) também?

    Responder

    1. Oi Rodrigo, tudo bem?

      A informação oficial é que a isenção vale para cartões internacionais (crédito/débito) e transferências internacionais.

      Eu não sei muito bem como funciona a Bitso, mas parece que possa se enquadrar nas transferências internacionais. Mas é apenas uma suposição.

      O ideal seria confirmar com a plataforma ou tentar encontrar relatos de usuários que usaram na Argentina.

      Abraços 🙂

      Responder

  6. Vou viajar agora em Janeiro e tenho várias reservas com cancelamento grátis pelo Booking. Agora com o dólar oficial a 800 pesos tenho que cancelar todas?

    Responder

    1. Oi Fábio, tudo bem?

      Difícil saber o que vai acontecer.

      Neste momento o dólar oficial subiu e está 832 pesos.

      Mas o MEP e o Tarjeta também subiram: MEP (1015,00) e Tarjeta (1332,00).

      Está tudo muito incerto ainda, mas provavelmente essa sistemática mudará.

      Abraços 🙂

      Responder

  7. Olá Fred!
    Parabéns pelas dicas!
    Uma dúvida: a conversão do hotel de dólares para pesos é pelo Câmbio Oficial de Venda (Venta)?

    Responder

    1. Oi Nilton, o hotel deve converter pelo câmbio oficial para você obter o desconto do Câmbio Tarjeta.

      Se o hotel fizer a conversão pelo câmbio paralelo/blue/tarjeta/MEP aí não valerá a pena para você.

      Responder

  8. Boa noite!
    Estou fazendo a reserva diretamente no site do hotel, o qual apresenta o valor em peso argentino, porem solicita que a compra seja feita com pagamento online no momento da reserva.

    Neste caso Saberia dizer se neste caso, o cambio aplicado seria o tarjeta / MEP?

    Obrigado!

    Responder

  9. Boa tarde Fred.
    pra mim é novidade sobre esse dólar tarjeta. Mas fiquei contente que possa nos beneficiar!
    Irei pagar 150 dólares na diária x 7= 1050 dólares de estadia.
    fazendo a continha, se eu pagar no crédito visa, irá se transformar em 411 dólares por 7 diárias ? veja se fiz certo por gentileza. Muito obrigado pela ajuda e esclarecimentos.

    Responder

    1. Oi Monica, tudo bem?

      Mais ou menos isso mesmo com o câmbio de hoje, desde que o hotel faça a conversão pelo câmbio oficial na hora de cobrar na maquininha do cartão.

      Abraços 🙂

      Responder

  10. Pode usar o cartão de credito normal emitido aqui no Brasil lá na Argentina (Mendoza) e será cobrado na conversão do MEP?

    Responder

  11. Oi, noticias dizem que milei vai aumentar o cambio oficial em 80% para ficar mais perto do cambio paraelo (tarjeta, mep, etc) porem quem ja tem reserva feito pelo booking pode ter surpresa na hora de pagar, acredito. Pois embora o valor esteja em pesos, eles vao considerar o dolar e na hora de fazer a conversão eles vao utilizar o oficial com 80% mais caro (e nao o que esta hoje). Talvez tenha que cancelar a reserva, esperando que os preços em dolar sejam reprecificados. Caso contrario, os hoteis ficariam muito caros.

    Responder

    1. Oi Pedro, tudo bem?

      Obrigado pelas informações. Vamos acompanhando, grande chance de mudanças na política cambial e isso provavelmente mudará o cenário atual de como fazer câmbio para turismo na Argentina.

      Abraços 🙂

      Responder

      1. Só um adendo. Nas reservas do Booking na Argentina o valor é precificado em dólares (e não em pesos).

        Na própria reserva vem escrito que deverá ser considerado o valor dólares.

        Abraços

        Responder

  12. Olá! Tenho uma dúvida! Estou comprando em um site um pacote, mytrip.com.ar

    Nele está escrito que IMPORTE QUE SE DEBE PAGAR 940421,00 pesos El precio que se cobrará en 2528USD

    Nesse caso terei a cotação MEP também?

    Responder

    1. Oi Luiz Henrique, tudo bem?

      Pelos valores que você passou a conversão está sendo feita pelo câmbio oficial, assim a bandeira do seu cartão fará a conversão para o MEP e você terá o desconto.

      Abraços 🙂

      Responder

  13. Olá Fred, obrigado pelas dicas!
    Fechei uma reserva pelo booking com pagamento na acomodação. Ocorre que como o checkin é no domingo o responsável me passou um link de pagamento em pesos da ipg-online.com. O valor está certinho em ARS pela cotação oficial, porém eu não sei se ao processar a compra a Visa Wise cobrará o Dólar MEP. O responsável diz que sim, porém estou com receio. Já soube algo a respeito?

    Responder

    1. Oi Jeferson, tudo bem?

      Os relatos são de que a Wise está usando o dólar MEP/Tarjeta na conversão para usar o saldo em dólares da sua conta, então acredito que dará certo.

      Abraços 🙂

      Responder

  14. Olá Fred.
    Prazer, Flávio.
    Fui no link de câmbio que recomendou do La Nacion e há duas cotações diferentes para o câmbio tarjeta e para o MEP. O MEP é bem mais próximo do Blue. Os cartões internacionais usam o câmbio tarjeta ou MEP? Será que Wise e Nomad usam o tarjeta também, ou por ser de débito à vista usam o MEP?
    Obrigado.
    Flávio

    Responder

    1. Oi Flávio, tudo bem?

      Até pouco tempo atrás o câmbio MEP e Tarjeta andavam bem próximos, era irrelevante a diferença.

      Com a disparada do Blue nas últimas semanas, nesse momento o Tarjeta está valendo menos que o MEP e ficou um pouco distante do Blue.

      Tecnicamente é para os cartões internacionais (crédito/débito) usarem o câmbio Tarjeta. O MEP seria um câmbio para o marcado financeiro.

      Mas na própria página da Visa sobre câmbio na Argentina eles falam que usam o MEP.

      Há relatos de viajantes também dizendo que o câmbio utilizado foi o MEP.

      Enfim, está meio confusa a situação.

      Abraços 🙂

      Responder

      1. Flávio, estou comprando uns passeios, na data de hoje, 21/11/2023 em reais está dando 2.494,00. Em pesos a empresa me cobrou 247.419,00 pesos argentinos. Quando eu jogo no site da wise, a cotação para pagar em pesos, com dólar vem muitoo acima. Será que restituem o valor depois, ou estou fazendo o cálculo errado? Tenho Wise – Débito – Visa.

        Responder

        1. Oi Marcela, para dar certo a compra tem que ser feita em pesos argentinos.

          Se está sendo feita uma conversão para o dólar antes de processar a compra, então a compra será em dólares e não haverá a conversão do Dólar Tarjeta.

          Me parece que é isso que está ocorrendo.

          Responder

  15. Fred, boa tarde. Parabens pelo post!!!

    Queria saber se os ferryboats tambem consigo usar o cambio tarjeta ou mep, para adquirir os tickets ja de imediato do Brasil. Pois como vou no fim de ano, tenho medo de deixar pra comprar em cima da hora e nao encontrar. COnsegue me dizer qual a melhor saida?

    Obrigado!

    Responder

    1. Oi Renato, tudo bem?

      Não encontrei muitos relatos sobre os ferrys, como está a situação.

      Para conseguir comprar pelo Tarjeta/MEP deve-se comprar pela versão argentina do site e pagar em pesos argentinos.

      Parece que na Buquebus está difícil comprar pela versão argentina do site (direciona para a uruguaia e/ou para preços em dólares).

      Se você conseguir mais informações durante a viagem, por favor, deixa um comentário aqui pra gente.

      Abraços 🙂

      Responder

  16. Boa tarde! Reservando pela Decolar, pagando em reais, me deparei com a seguinte mensagem: “Taxas a serem pagas na hospedagem:

    Você deverá pagar os seguintes encargos na propriedade: A cidade cobra um imposto de ARS 350.00 por pessoa, por diária. Esse imposto não se aplica a crianças de até 12 anos. O imposto sobre valor agregado nacional (IVA) de 21% não está incluído no preço e poderá poderá ser cobrado, no momento do check-out, de todas as pessoas residentes na Argentina. Viajantes com visto de turista estão isentos desse imposto. Para que possam se beneficiar da isenção fiscal, os turistas deverão apresentar um passaporte válido, além de pagar todos os serviços prestados com um cartão de crédito não argentino ou através de transferência bancária internacional. Esta isenção de imposto não se aplica a estadias com mais de 90 dias. No caso de cancelamento de reservas, as multas por cancelamento pagas pelos viajantes também estarão sujeitas ao imposto sobre o valor agregado (21%). Incluímos todas as cobranças que a propriedade nos forneceu.”

    Não ficou claro se o IVA estaria integrado no valor do pacote ou se ainda teria que pagar esse valor de ARS 350.00 por pessoa, por diária, após o check-out, além dos valores já pagos à Decolar.

    Responder

    1. Oi Gabriela, tudo bem?

      São dois impostos que a mensagem menciona:

      Imposto municipal de 350,00 pesos (menos de 5 reais). por pessoa por diária. Esse imposto não está incluído e deverá ser pago no hotel.

      Sobre o IVA (21%) a mensagem é bem clara: “O imposto sobre valor agregado nacional (IVA) de 21% não está incluído no preço e poderá poderá ser cobrado, no momento do check-out, de todas as pessoas residentes na Argentina. Viajantes com visto de turista estão isentos desse imposto. Para que possam se beneficiar da isenção fiscal, os turistas deverão apresentar um passaporte válido, além de pagar todos os serviços prestados com um cartão de crédito não argentino ou através de transferência bancária internacional. Esta isenção de imposto não se aplica a estadias com mais de 90 dias. No caso de cancelamento de reservas, as multas por cancelamento pagas pelos viajantes também estarão sujeitas ao imposto sobre o valor agregado (21%).”

      Abraços 🙂

      Responder

      1. Boa tarde Fred,
        É mencionado que o desconto IVA apenas é aplicado o pagamento em cartão de crédito, visto que, os cartões da Wise são débito, esse desconto se aplica também?

        Abraços

        Responder

        1. Oi Allan, vale sim para cartão de débito também.

          Trecho deste artigo (aqui do blog e não o da Decolar acima):
          “Para ter a isenção é preciso pagar com um cartão de crédito ou débito internacional (emitido fora da Argentina) ou transferência bancária internacional, além de exibir um documento estrangeiro (identidade ou passaporte) no momento de pagar a conta na hospedagem.”

          Abraços 🙂

          Responder

  17. Olá! uma dúvida, reservando em sites como decolar ou destinia que possibilitam o pagamento antecipado em peso argentino no cartão, fica um preço bom também. Mas nesses sites não tem o iva, minha dúvida é, a isença do iva é somente se eu fizer o pagamento com o hotel? ou Também se aplica se eu tiver feito via intermediário e pago antecipadamente?

    Responder

    1. Oi Netto, tudo bem?

      Na versão brasileira desses sites os preços são exibidos em Reais. E o pagamento é feito em Reais também.

      Ainda na versão brasileira os preços são exibidos sem o IVA. O IVA não será cobrado.

      Abraços 🙂

      Responder

  18. Oi, tudo bem?
    Gostaria de saber , se esse desconto pelo
    Cartão de crédito internacional , que seria pelo dólar tarjeta ,serve para comprar passagens pelo
    Site da aerolineas argentinas? Pois eles dão o valor em pesos.. mas não sei se o cartão reembolsa, pois é uma cia aérea né?!
    Grata desde já

    Responder

    1. Oi Carla, tudo bem?

      Dá certo sim o desconto, desde que você compre pela versão argentina do site (pagando em pesos).

      Abraços 🙂

      Responder

      1. Oi, Fred! Muito obrigada pelo seu retorno! Realmente deu certo , ontem fiz uma simulação e foi cobrado com o desconto !

        Abraços! 😃

        Responder

  19. Informação importante para hóspedes argentinos**
    Booking é um portal de reservas com sede no estrangeiro, portanto, esta reserva é confirmada em dólares USD 586.95 , devendo ser paga apenas no momento do check-in, à taxa de câmbio oficial do dia quarta-feira, 20 de dezembro de 2023.
    Fiz uma reserva para dez/23 e seguir a suas orientações, porém obtive essa resposta e fiquei na dúvida com relação ao câmbio no dia do pagamento. Você poderia me orientar?

    Responder

    1. Oi Arnaldo, tudo bem?

      A resposta que você recebeu está ok, é a melhor forma de pagar o hotel (taxa de câmbio oficial do dia do pagamento). Assim, ao pagar com um cartão de crédito ou débito emitido fora da Argentina você pagará com o Dólar Tarjeta/MEP e terá um bom desconto.

      Para entender todo o contexto do câmbio na Argentina e evitar ser passado para trás no câmbio, eu sugiro que você leia o artigo completo.

      Abraços 🙂

      Responder

  20. Boa noite. Hoje 25/10 estou em BA, me hospedei no último final de semana no Bristol Hotel, em Cerrito, próximo ao Obelisco. Atualmente estou no Wilton Hotel na Recoleta. Em ambos não tive problema algum, tudo foi cobrado em pesos argentinos e paguei com cartão, conforme combinado, até mesmo a taxa turismo (aquela de poucos dólares por pessoa). Só faço uma ressalva: guardem o cartão de embarque ou o documento que será carimbado na chegada, na imigração Argentina. Seja aéreo ou ferry. Motivo: me solicitaram esse comprovante para obter a isenção do IVA de 21%. Infelizmente tinha jogado fora. Por sorte, a recepcionista foi muito gentil em consultar o portal da imigração e acessar a informaçao, até me deu uma cópia do papel. Foi por pouco. Boa sorte aos próximos viajantes.

    Responder

  21. Bom dia, gostaria de saber indicações de hotéis que fazem dessa forma correta, sem cobrar o IVA ou em dólar, ou até mesmo alterando as taxas. Hotéis que não dão esse tipo de preocupação.

    Responder

    1. Oi Carlos, tudo bem?

      Aqui nos comentários tem algumas dicas de leitores que deixaram relatos de hotéis que seguiram a conversão pelo câmbio oficial e hotéis que não seguiram.

      Para nós é difícil fazer uma listagem ampla sem a confirmação in loco de como está sendo feita a cobrança. O bacana mesmo seria os leitores deixarem o relato aqui após a viagem.

      Abraços 🙂

      Responder

  22. No site do booking é permitido escolher a moeda, no caso de escolher o peso argentino a reserva já vem nessa moeda.
    Então acho que não seria necessário se preocupar com câmbio na hora de pagar com o cartão de crédito durante o check in.
    Será que estou certo, nunca tentei.

    Responder

    1. Oi Hiran, tudo bem?

      Muito pelo contrário, as reservas de hotéis na Argentina tem como referência o valor em dólares e devemos estar atento ao câmbio de conversão (dólares para pesos) para não sermos passados para trás (é muito comum infelizmente).

      No artigo há esse trecho:
      “Independentemente de qual moeda (dólar, pesos, reais, etc) você esteja navegando em sites como Booking e Hoteis.com, ao reservar um hotel na Argentina, virá um valor em dólares na sua reserva. Esse valor em dólares será utilizado pelo hotel no pagamento da reserva.”

      São muitos detalhes que podem impactar o pagamento da reserva de um hotel na Argentina. Por isso eu recomendo a leitura completa do artigo.

      Abraços 🙂

      Responder

  23. Olá Fred. Boa noite. Fiz uma reserva mais cedo em determinada hospedagem em BA para o fim do mês. Após a confirmação recebi os e-mails automáticos do booking assegurando que o pagamento seria no check in em pesos obedecendo a taxa de câmbio oficial do dia. Até aí tudo bem. Pouco depois recebi uma outra mensagem do hotel: ” O valor total sem IVA da sua reserva é USD 330.60 e deve ser pago à chegada.”
    Fiquei desconfiado e mandei a msg confirmando se o pagamento seria em cartão internacional na moeda local de acordo com o câmbio oficial do dia.
    Recebi a seguinte resposta:
    – ” Si es con tarjeta internacional es con el valor del dólar turista no el oficial.”
    Esse pode descartar não é, rsrs?
    Obrigado. Parabéns pelas informações do blog.

    Responder

    1. Oi Augusto, tudo bem?

      Isso, pode descartar rsrsrs, cancela e reserva outro.

      Eles vão fazer uma conversão desfavorável para você.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  24. Oi Fred, utilizando o Cartão de Débito Pré-Pago Internacional Multimoedas para pagamento de hotéis em pesos argentinos, eu consigo a isenção do IVA? Fiquei na dúvida se precisa ser cartão internacional convencional ou se esse também é aceito.

    Responder

    1. Oi Silvana K, tudo bem?

      Teoricamente, analisando os requisitos, um cartão pré-pago internacional vale para isenção do IVA:

      “Para ter a isenção é preciso pagar com um cartão de crédito ou débito internacional (emitido fora da Argentina).”

      Eu pesquisei mas não encontrei nem a confirmação e nem a negativa sobre a isenção ao pagar com esse cartão.

      Se você encontrar alguma informação ou fizer esse teste, compartilha aqui com a gente.

      Abraços 🙂

      Responder

  25. Boa noite.
    Estou indo para Foz em outubro, e de lá vou para porto Iguaçu e pretendo viajar pela Argentina. Minha dúvida é, posso comprar uma passagem aérea em uma companhia lowcost, usar a localização Argentina( onde a passagem sai mais barata), e pagar daqui com meu cartão de crédito? Serei tributado? Ou só pagarei o valor da passagem?
    Muito obrigado desde já.

    Responder

    1. Oi Marcos, tudo bem?

      Há relatos que está dando certo, que dessa forma você consegue comprar com desconto.

      Será tributado o IOF do cartão, mas mesmo assim vale a pena.

      Abraços 🙂

      Responder

    2. Eu comprei pela flybond de puerto iguazu a BA pagando em pesos argentinos. Pra duas pessoas saiu cerca de 350,00 na fatura.do cartão, e cobrou pelo câmbio Mep. No meu caso saiu pra cada real, aproximadamente 128 pesos, pra ter referência no mesmo dia o câmbio pela esterno union tava 1 real = 146, pesos, e o câmbio oficial 1 real valia 70 pesos.

      Responder

    3. Bom dia. Comprei passagens na flybondi de BUE a MDZ. Utilizei cartão wise. Carreguei o cartão em dólares um pouco acima do valor que daria as passagens e cobraram o câmbio tarjeta. teve uma redução de 42% em relação ao que pagaria em reais. Fiz pelo site argentino, que dá o valor em pesos. Não tem burocracia. só coloca os nomes e passaportes.

      Responder

  26. Adicionando a este fórum. Estive agora em Buenos Aires e fiquei em 3 hotéis da Accor. Não tive problemas no SLS e Palladio-MGallery que utilizaram a conversão oficial de dólar para pesos. Já o Sofitel queria me cobrar na conversão de dólar MEP, me senti constrangido e abri uma reclamação na Accor Brasil por ser membro elite no programa de fidelidade. Cancelei o pagamento em Cartão e paguei em pesos ai sim com a cotação oficial de dólar, porém com o IVA. Fiquei bem decepcionado e principalmente pro ser um dos principais labels da accor e com um membro frequente. Fiquem atentos!!!!!

    Responder

  27. Olá, Fred!

    Super legais essas dicas! Muito úteis!

    Recentemente reservei um apto por 7 dias cujo valor deu U$299. O host entrou em contato afirmando que o pagamento deve ser feito, prioritariamente, em dólar, mas se eu preferisse pagar em pesos, seria o do câmbio blue.

    Minha dúvida é: Se eu optar por pagar em pesos (câmbio blue), saio na vantagem ou não?

    Fiquei meio confuso sobre essas questões dos câmbios. Se a conversão fosse feita de dólares para pesos no câmbio oficial seria mais vantajosa? Ou ainda que seja para o câmbio blue, é uma boa?

    Abraços.

    Responder

    1. Oi Matheus, tudo bem?

      A melhor opção é pagar em pesos no cartão de crédito, com o valor em dólares sendo convertido em pesos com o câmbio oficial do dia do pagamento.

      Tem a questão também do desconto do IVA que talvez você não tenha (apenas em hotéis e similares; imóveis para temporada não).

      São muitas variáveis e questões complexas envolvidas. Não dá para abordar tudo em um comentário.

      Sugiro a leitura completa do artigo que está tudo bem explicado.

      Abraços 🙂

      Responder

  28. Olá pessoal, cheguei agora da Argentina e fiquei em 03 hotéis. O primeiro fiz pelo booking (Los Naranjos – Ushuaia), não tinha a opção de pagar no local e eles utilizaram o dólar Mep, estou brigando para tentar estornar a diferença. O segundo hotel (Los Alamos – El Calafate) fiz direto com eles, acordei o valor da diária em dólares e na hora de acertar eles converteram pelo dólar MEP, argumentei e depois de algumas idas e vindas, refizeram pelo dólar oficial. O terceiro foi pelo booking para pagar no local (Blank Hotel Recoleta), deu tudo certo, no check in já fiz o pagamento pelo dolar oficial. Realmente os hotéis estão agindo de má fé!

    Responder

  29. Oi fred, ótimas dicas!

    Estou indo para Mendoza em outubro e, apesar de não reservar pelo booking, tratei a forma de pagamento via WhatsApp com a pousada (casa de hóspedes la azul) diretamente e sem problemas. Cotação do site deles está em dólar, mas vão converter para pesos usando o câmbio oficial no dia do check in. Vou pagar pelo wise no débito usando minha conta em Dolares.

    Uma pergunta: consigo comprar o voo interno (BsA-MDZ) pela Aerolíneas e pagar em pesos no site .ar? Vi que sairia bem mais barato do que o site do Brasil pagando em reais.

    Responder

    1. Oi Patrick, tudo bem?

      Li relatos que dá certo sim, desde que a compra seja feita na versão argentina do site, pagando em pesos.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  30. Estou fechando um hotel na argentia e a forma de pagamento é o cartão como garantia valores em dolar. Fiquei na duvida em relação ao valor no dia do pagamento, a diária do hotel hoje está custando 189,45 dolar, ou seja, tranformando em reais daria R$941,62 Certo? se no dia o dolar estiver mais baixo que agora vou pagar menos ? ou se tiver mais alto vou pagar mais caro ? como fica essa situação.
    O ideal no dia é pagar com cartão de debito ou crédio ao invez de especie ?

    Responder

    1. Oi Liara, tudo bem?

      Ao longo do artigo eu explico exatamente as suas dúvidas.

      Como as coisas na Argentina estão muito complicadas e há muitas variáveis na questão do pagamento, eu sugiro você ler este artigo completo para entender a melhor forma de pagamento. Não dá para explicar tudo em um comentário.

      Abraços 🙂

      Responder

  31. Olá Fred!
    Voltei de Buenos Aires agora em Julho ..voltei para o mesmo Hotel no Porto Madero. Os hotéis da Argentina já começaram a dar o Jeito Latino de enganar os clientes. Ano passado acabei pagando com espécie, fiz a transferencia pelo WesternUnion e fui privilegiado pelo câmbio Blue . Neste ano fomos e resolvemos pagar com o cartão de crédito para termos o benefício da conversão do câmbio tarjeta, entretanto caímos numa furada, pois pagaríamos 500 mil pesos pelo booking com desconto de 21% do IVA e acabamos pagando 1milhaão de pesos , pois o hotel converteu os pesos em dólar MEP e não no oficial como deveriam. Resumo:gastamos o dobro que aparecia na reserva em pesos. Já abri uma reclamação junto ao Booking. Se o Hotel não resolver junto ao booking, irei na avaliação do hotel e vou escancarar o ocorrido de má fé.

    Responder

      1. Fred, realmente alguns hotéis estão agindo de má fé mesmo.

        O valor que aparece no booking em pesos Argentinos NÃO EXISTE, não sei se fizermos o câmbio Blue eles duplicarão o valor em pesos. Tanto no site oficial qto nos sites tipo Booking, o valor em pesos argentinos são MENTIROSOS.

        Responder

        1. Oi Rodrigo, os valores em pesos não são considerados mesmo, eu escrevo isso no artigo: “Independentemente de qual moeda (dólar, pesos, reais, etc) você esteja navegando em sites como Booking e Hoteis.com, ao reservar um hotel na Argentina, virá um valor em dólares na sua reserva. Esse valor em dólares será utilizado pelo hotel no pagamento da reserva.”

          Mesmo navegando e reservando em pesos no Booking, na reserva também virá um valor em dólares e estará escrito que o pagamento será no valor em dólares.

          Mas no momento do pagamento o hotel deve converter esse valor em dólares utilizando o câmbio oficial do dia. É aí que entra a má fé, porque alguns estão convertendo pelo câmbio tarjeta/MEP.

          Abraços 🙂

          Responder

          1. Bem isso Fred!!
            No passado fui para o mesmo hotel e não tive este problema…utilizaram o cambio oficial e sem problemas. O governo se deu conta e muita gente fez publicações em YouTube e mídias sociais que valia muito a pena pagar no cartão e que tinha vantagem do desconto do IVA… tudo furada…o governo argentino criou o dólar tarjeta para a hotelaria ter vantagens e poderem dar uma enrolada nos clientes.
            No ano passado pagamos com a cotação do dólar oficial e a cobrança e conversão em dólar MEP deveria ser a operadora do cartão que faria…enfim, criaram uma maneira de enrolar os clientes.

            Forte Abraço


  32. Boa noite. E se o hotel forçar a passar na maquininha em dólar. O q fazer?

    Responder

    1. Oi Daniel, o que recomendamos é tentar evitar essa situação seguindo a dica de reservar um hotel com cancelamento 100% gratuito, com pagamento na propriedade e enviar uma mensagem para o hotel perguntando se a conversão será em pesos com o câmbio oficial do dia do pagamento. Se você não se sentir seguro com a resposta cancela esse hotel e reserva outro.

      Veja mais detalhes dessa dica.

      Abraços 🙂

      Responder

  33. Olá Fred, tudo bom? Muito boas dicas, muito obrigado!

    Uma duvida, realmente há muitos relatos que ao invés do hotel fazer a transação de Dólar Oficial para peso, estão fazendo o Dólar MEP para peso sendo desfavorável para nós e favorecendo eles. Tem alguma lei que ampara eles? Para que eles possam está fazendo isso? já procurei muito e não encontro nada. Hoje uma amiga chegou em El Calafate e ao invés de pagar 25mil pesos, pagou 45mil pesos quase o dobro do valor pelo cambio oficial; É um absurdo, e eles alegam ainda que ”O booking não é da Argentina” Tem algo a se fazer nesse caso? chamar a Polícia?

    Responder

    1. Oi Gustavo, não sabemos como proceder nesse caso, se chamar a polícia resolveria o problema.

      O que recomendamos é tentar evitar essa situação reservando um hotel com cancelamento 100% gratuito, com pagamento na propriedade e enviar uma mensagem para o hotel perguntando se o pagamento será em pesos e a conversão com o câmbio oficial do dia do pagamento. Se você não se sentir seguro com a resposta cancela esse hotel e reserva outro.

      Veja mais detalhes dessa dica.

      Abraços 🙂

      Responder

  34. Olá Fred, um apartamento (não hotel) reservado pelo Booking, e o pagamento efetuado no local, será cobrado o “IVA ?. obs: a propriedade é particular. grato pela atenção, e aguardando sua resposta.

    Responder

  35. Boa Tarde Fred! Muito legal as dicas! Uma pergunta, na hora de efetuar a reserva, mesmo nos hoteis que mostram expressamente que não requer pagamento adiantado, pede as informações do cartão, posso reservar com segurança? Não haverá cobrança mesmo?
    Muito obrigado desde já.

    Responder

    1. Oi João, tudo bem?

      Se a reserva estiver sendo feita em sites como Booking e Hoteis.com não tem problema, são sites seguros.

      Os dados do cartão servem para os hotéis cobrarem em caso de no show, por exemplo.

      Abraços 🙂

      Responder

  36. Boa noite , Fred . Estou olhando uma hospedagem que ficará 291 dólares a reserva pelo booking. 291 dólares x cotação oficial de hoje para venda (la nacion) de 287,50 = 83.662,50 pesos – 21% IVA para pagamento cartão wise débito = 66.093,38 pesos . Como vou chegar no valor em dólares que será debitado na minha conta wise ao passar meu cartão para pagamento no hotel?

    Agradeço a ajuda e a atenção!

    Responder

    1. Oi Tainara, tudo bem?

      Sobre o IVA os preços no Booking são exibidos sem esse imposto. Portanto o valor da reserva é 291 dólares. Se pagar com cartão terá isenção = 291 dólares. Se pagar em espécie será adicionado o IVA: 291,00 + 21% = 352,11 dólares.

      Sobre o valor que será cobrado no seu cartão o cálculo ficaria assim considerando o câmbio de hoje, 02/08/2023. Dólar oficial venda: 287,50 pesos. Dólar Tarjeta: 503,12.

      O hotel passaria hoje na maquininha do cartão: 291,00 x 287,50 = 83.662,50 pesos.

      Automaticamente a bandeira do cartão faria a conversão para o Dólar Tarjeta: 83.662,50 dividido por 503,12 = 166,28 dólares.

      Hoje você pagaria (seria cobrado no cartão) 166,28 dólares.

      Abraços 🙂

      Responder

    1. Acredito que não possa negar, mas há (poucos relatos) de casos que a hospedagem força o pagamento em dólares no cartão ou faz um câmbio para pesos desfavorável para você.

      Responder

    2. A dica que dão fazer uma reserva em um hotel que reembolse 100% em caso de cancelamento, e perguntar para o hotel se a cobrança será feita em pesos. Se não se sentir seguro com a resposta, cancela e reserva outro.

      Responder

  37. Ola,
    Por gentileza fiquei confusa, no caso de fazer reservas pelo Booking para garantir o desconto faço a reserva em Dolar para pagamento no hotel (a conversão dolar x peso) e automatica na hora do pagamento ou tenho que solicitar, o cartão deve ter alguma bandeira especifica.

    Responder

    1. Oi Zulmara, tudo bem?

      Independentemente de qual moeda (dólar, pesos, reais, etc) você esteja navegando pelo site no Booking, ao reservar um hotel na Argentina, virá um valor em dólares na sua reserva. Esse valor em dólares será utilizado pelo hotel no pagamento da reserva.

      Atualmente o padrão é o hotel, no momento do pagamento, converter o valor em dólares para pesos utilizando o câmbio oficial do dia. Mas você tem que estar atenta se o hotel está fazendo corretamente essa conversão.

      Acredito que todas as bandeiras de cartão, mas não posso confirmar isso, mas pelo menos as principais (Mastercard, Visa, American Express, etc) vão fazer uma outra conversão (automaticamente) do câmbio oficial do peso para o câmbio tarjeta e com isso você terá a economia.

      Abraços 🙂

      Responder

  38. Olá! Tudo bem?
    Reservas feitas diretamente con o hotel também é possivel esse tipo de desconto? Se sim, eu preciso reservar em dolar ou posso reser em pesos?

    Obrigada.

    Responder

    1. Oi Lariça, tudo bem?

      Dá certo também, desde que o hotel faça a cobrança no seu cartão em pesos e faça a conversão de dólares para pesos usando o câmbio oficial do dia do pagamento.

      Como a inflação na Argentina está descontrolada os hotéis “dolarizaram” as tarifas. Na reserva provavelmente será exibido o valor em dólares e em pesos. O hotel considerará o valor em dólares para efetuar o pagamento. O valor em pesos vai flutuar de acordo com o variação cambial.

      Para obter o desconto o pagamento deve seguir as dicas deste artigo: no dia do pagamento (seja antecipado ou lá no hotel) o hotel deve cobrar no seu cartão o valor em pesos fazendo a conversão (pesos x dólar) com o câmbio oficial do dia. A operadora do seu cartão automaticamente fará uma conversão para o dólar tarjeta (ou câmbio tarjeta) e assim você terá a economia cambial.

      Abraços 🙂

      Responder

    1. Oi Cristiane, tudo bem?

      Acredito que no Hoteis.com também funciona.

      Eu fiz umas pesquisas no Hoteis.com e boa parte dos hotéis na Argentina tem a opção, pelo Hoteis.com, de pagar no momento da reserva ou no hotel.

      Pagar no momento da reserva acredito que não vai dar certo. A cobrança provavelmente será feita pelo próprio Hoteis.com e em dólares, o que inviabiliza as dicas deste artigo.

      Ao escolher pagar na acomodação, embora no Hoteis.com o valor seja exibido em dólares, o hotel provavelmente seguirá as dicas deste artigo: passará o valor na maquininha em pesos (fazendo o câmbio do dólar oficial do dia) e a operadora do seu cartão lançará na sua fatura o valor em dólares (fazendo a conversão com o câmbio tarjeta) e assim você terá a economia. Mas se você quiser se certificar envie uma mensagem para a hospedagem confirmando se a cobrança no seu cartão será em pesos utilizando o câmbio oficial do dia.

      Abraços 🙂

      Responder

  39. Olá, Fred.
    Boa explicação sobre a confusão que é a vida financeira da Argentina. Enfim, segui os passos que você recomendou. Mas ao escolher a opção “pagar na acomodação”, o booking me diz que pagarei o equivalente a US$ 640. Escolhendo “pagar antecipado”, pago US$ 490. Ou seja, antecipado, pago U$ 120 por diária. Não consegui entender se é um valor justo ou não ! Tem ideia ?

    Responder

    1. Oi Ney, tudo bem?

      Se esse pagamento antecipado for efetuado em pesos e o hotel utilizar a cotação oficial do peso, aí tudo bem, as dicas do artigo vão funcionar. A operadora do cartão vai converter para o câmbio tarjeta e você vai ter a economia (ainda maior porque pagará o equivalente a 490 dólares e não 640).

      O ideal é você enviar uma mensagem para a hospedagem perguntando sobre o pagamento antecipado, se será cobrado em pesos no seu cartão. E se o valor (em dólares) é convertido para pesos utilizando o câmbio oficial.

      E também confirmar se não será adicionado o IVA na conta.

      Abraços 🙂

      Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *