O que Fazer em Cozumel: Praias, Mergulho, Passeios, Parques

O que fazer em Cozumel México
Praia em Cozumel no México

A linda ilha de Cozumel no México possui águas cristalinas do Mar do Caribe e oferece inúmeras atrações e atividades como praias, mergulho, passeios, parques, etc.

Abaixo você encontra uma relação do que há de melhor para se fazer em Cozumel.

São boas dicas tanto para quem ficará hospedado vários dias, como para quem for passar o dia na ilha (a bordo de um navio de cruzeiro ou vindo de Cancún e Playa del Carmen).

Veja como chegar em Cozumel (ferry-boat saindo de Playa del Carmen) e onde ficar em Cozumel (caso você queira explorar a ilha com mais tempo).

Guia Completo de Cancún

Dicas essenciais de uma das viagens mais incríveis que eu fiz:
Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região.
Receba o guia 100% gratuito e completo no seu email
>

O que fazer em Cozumel no México

  • Praias: a ilha tem lindas praias, restaurantes de praia, beach clubs e parques à beira-mar com atividades aquáticas.
  • Mergulho: em Cozumel fica a segunda maior barreira de corais do mundo e por isso a ilha é um paraíso para os mergulhadores. São muitos os passeios de barco para fazer mergulho e em alguns pontos da ilha o snorkel à beira-mar é excelente e muito fácil.
  • Atividades submarinas e aquáticas: são várias as opções como Submarino Atlantis, nadar com golfinhos, Sea Trek, etc.
  • Passeios: em Cozumel há passeios de barco, buggy, jeep, bicicleta, Harley-Davidson, etc.
  • Atrações: a ilha ainda possui atrações como ruínas maias, museus, parques temáticos, etc.

Não é só mergulho: Cozumel tem a fama que só vale a pena ir se for para mergulhar. Não é verdade, mesmo sem mergulho Cozumel vale a visita.

Importante:

  • É comum vários navios de cruzeiros estarem ancorados ao mesmo tempo em Cozumel. Alguns parques e bares de praia, conveniados com as agências que organizam passeios com os turistas dos navios, podem estar cheios desses turistas.
  • Aos domingos Cozumel não recebe cruzeiros e algumas atrações não abrem.

San Miguel de Cozumel

Centrinho Cozumel
Centrinho de Cozumel
Passeios em Cozumel México
Terminal de Ferry-Boat em Cozumel

San Miguel de Cozumel é a cidadezinha, o centrinho da ilha. Nela há lojas, joalherias, bares, restaurantes, shoppings e o terminal de ferry-boat. Passageiros de cruzeiros desembarcam por pelo menos 3 terminais diferentes, 1 no centrinho e 2 um pouco ao sul do centrinho.

Veja o mapa com a localização dos terminais de desembarque do ferry e de cruzeiros, do aeroporto, da praça principal, do Museo de La Isla e do Shopping Punta Langosta:

Se você for se hospedar em Cozumel o centrinho é o melhor local para curtir a noite. Veja onde ficar em Cozumel.

Se você for passar o dia em Cozumel eu recomendo não perder tempo com o centrinho. O que Cozumel tem de melhor está relacionado com o mar (águas cristalinas, praias, corais, vida submarina, etc.).

Volta na ilha em Cozumel


Grande parte dos turistas que passam o dia em Cozumel alugam um carro, jipe ou uma moto para dar a volta na ilha (rota em azul no mapa acima, percorrida em sentido anti-horário). Ao longo dessa rota está a maioria das principais atrações de Cozumel.

Foi exatamente o que eu fiz. Estava em Playa del Carmen, atravessei com o ferry-boat, aluguei um carro e dei a volta na ilha parando em algumas atrações pelo caminho.

Veja dicas para alugar carro em Cozumel e o meu roteiro de 1 dia na ilha.

Beach clubs, parques à beira mar e praias em Cozumel

São inúmeras as opções e para facilitar eu dividi por região:

  • Sul da ilha
  • Leste da ilha
  • Norte da ilha

Alguns beach clubs exigem um valor mínimo de consumação e outros funcionam no sistema all inclusive. Consulte nos links abaixo os preços, horários e mais detalhes.

Sul da ilha

O sul é o filé mignon de Cozumel, onde estão as praias mais estruturadas da ilha. Há bares de praia simples, outros mais estruturados e parques com praia, atividades aquáticas e restaurantes.

Algumas praias e bares dessa lista não ficam exatamente no sul da ilha, mas eu coloquei aqui porque eles estão no caminho para o sul.

Os locais abaixo estão por ordem geográfica no sentido centrinho de Cozumel – sul da ilha. Veja o mapa:

Sunset Beach Club: fica bem próximo do centrinho. Esse trecho onde está o Sunset (e os próximos beach clubs listados abaixo) é um dos melhores para snorkel em Cozumel, onde a barreira de corais fica junto à orla da ilha. Geralmente não há faixa de areia (praia), mas o visual de águas cristalinas é lindo. O Sunset não é muito grande, mas há opções de alimentação e estrutura para mergulho e snorkel. Mais informações: Sunset Beach Cozumel

The Money Bar: foi o meu primeiro ponto de parada na volta da ilha. O The Money Bar é um ícone em Cozumel e tem um dos melhores locais para snorkel. Ele fica mais ao sul do Sunset Beach, já mais afastado do centrinho. Não há praia com faixa de areia, mas as espreguiçadeiras ficam de frente para um mar azul cristalino, muito lindo. O ambiente é muito bacana e tranquilo. Não há consumação mínima e os preços são justos. Recomendo. Mais informações: The Money Bar Cozumel

Fotos The Money Bar:

The Money Bar Cozumel
Mar cristalino
The Money Bar Cozumel
Espreguiçadeiras
Snorkel Cozumel
Snorkel no The Money Bar

Playa Uvas Beach Club: possui pacotes all inclusive, open bar ou um ticket que vale apenas para fazer snorkel. Oferece passeios de barco, buggy, etc. Mais informações: Playa Uvas Beach Club Cozumel

Chankanaab Beach Adventure Park: um dos parques mais estruturados de Cozumel com praia, recifes de corais, estrutura para mergulho e snorkel, lagoa, tirolesa, nadar com golfinhos, entre outras atrações. Compre os tickets e veja mais informações na Viator: Chankanaab Beach Adventure Park Cozumel

Playa Corona Beach Club: beach club com estrutura mais simples onde é possível fazer um bom snorkel.

Skyreef Beach Bar: é o último bar do trecho onde os corais ficam junto à orla. O Skyreef possui um bar de praia e estrutura para snorkel. Mais informações: Skyreef Beach Bar Cozumel

Paradise Beach Club, San Francisco Beach Club e Carlos’ n Charlie’s Beach Club: estão localizados um ao lado do outro na Playa San Francisco. Nesses bares (e os listados mais abaixo) os recifes de corais estão um pouco mais distante da orla (mas geralmente dá para ir nadando para fazer snorkel) e a praia possui boa faixa de areia. Os 3 beach clubs reúnem uma boa estrutura com caiaques, jet skis, parasailing, banana-boat, brinquedos infláveis na água, etc. O Paradise e o San Francisco são maiores, oferecem mais atividades e possuem piscina. Mais informações: Paradise, San Francisco e Carlos’ n Charlie’s.

Playa Mia Grand Beach & Water Park: grande estrutura com piscinas, toboáguas, praia, brinquedos infláveis na água, caiaque, etc. Compre os tickets e veja mais informações na Viator: Playa Mia Grand Beach & Water Park Cozumel.

Mr. Sancho’s Beach Club: é um clube de praia grande, com brinquedos infláveis na água, piscina e outras atividades. Há opções de pacotes all-inclusive. Compre os tickets e veja mais informações na Viator: Mr. Sancho’s Beach Club Cozumel.

Nachi Cocom Beach Club: esse é para quem busca algo mais tranquilo e confortável. O Nachi Cocom aceita no máximo 100 clientes por dia e funciona no sistema all-inclusive. Dá para reservar pelo site: Nachi Cocom Beach Club Cozumel

Alberto’s Beach Bar: para quem quer curtir uma praia com uma boa estrutura de bar/restaurante, mas sem tanta muvuca (já que não há muitas atividades). Mais informações: Alberto’s Beach Bar Cozumel

Playa Palancar: ranqueada como uma das praias mais lindas de Cozumel e com uma estrutura de bar/restaurante (sem muitas atividades). Esse foi o meu segundo ponto de parada na volta da ilha. Durante o planejamento da viagem eu sempre via fotos da praia com um mar azul, lindo. Quando eu cheguei na Playa Palancar o mar não estava tão azulzinho (veja na foto abaixo). Creio que eu dei azar no dia, talvez o mar estivesse mexido ou com excesso de algas. No meu planejamento nós iríamos almoçar e passar uma parte da tarde na Playa Palancar. Mas como ela não estava tão linda ficamos por uns 5 minutos e fomos para o Plano B (que eu relato abaixo).

Foto Playa Palancar:

Playa Palancar Cozumel

Punta Sur Eco Beach Park / Papito’s Beach Club: o Punta Sur é o parque mais extenso da ilha, localizado no extremo sul dela. É preciso pagar para entrar e no parque há as seguintes atrações: Farol Celarain (dá para subir no farol e apreciar a linda vista), lagoa com crocodilos, torre de observação na lagoa, Museo de La Navegación, El Caracol (uma pequenina ruína maia) e o Papito’s Beach Club (um bar de praia/restaurante). O Punta Sur foi o meu Plano B, após desistirmos de ficar na Playa Palancar. E foi uma escolha excelente, principalmente pelo Papito’s que fica em uma praia deslumbrante, com mar azulzinho do Caribe. Eu indico apenas para quem estiver com carro alugado, já que as atrações do parque ficam distantes uma das outras e os acessos são por estrada de terra. Para entrar no parque nós pagamos 14 dólares por pessoa. Ficamos umas 3 horas no Papito’s e gostamos do atendimento e dos drinks. O Papito’s não oferece muitas atividades e atrações, mas esse era o nosso objetivo, ficar em um lugar tranquilo e sem muvuca. O recife de corais fica uns 300 metros mar adentro. Eu nadei até lá e fiz um snorkel bacana, mas foi bem cansativo. Para mim a melhor atração do parque Punta Sur é a praia do Papito’s. Mais informações: Punta Sur Eco Beach Park Cozumel e Papito’s Beach Club.

Fotos Punta Sur Eco Beach Park:

O que fazer em Cozumel México
Praia no Papito’s
Papito's Beach Bar Cozumel
Papito’s Beach Club
Papito's Beach Bar Cozumel
Praia do Papito’s
Papito's Beach Club Snorkel Cozumel
Snorkel no Papito’s
Farol Celarion Cozumel
Farol Celarion e Museo de La Navegación
Museo Punta Sur Park Cozumel
Museo de La Navegación
Punta Sur Eco Beach Park Cozumel
Vista do farol
Punta Sur Eco Beach Park Cozumel
Lagoa com crocodilos e torre de observação

Leste da ilha


A costa leste da Ilha de Cozumel é mais selvagem e tem o mar mais forte. Na volta da ilha é o trecho por onde se começa a voltar para o centrinho.

Ao longo da estrada que margeia o litoral leste não há urbanização, mas há praias, alguns bares e restaurantes rústicos e mirantes.

Se você for apenas passar o dia em Cozumel não recomendo fincar base em alguma praia da costa leste. Elas possuem mar forte e estrutura bem simples. Não há comparação em termos de beleza e estrutura com os bares e praias relatados acima (sul da Ilha). Mas é claro que é bacana parar em alguns pontos da costa leste para tirar fotos.

Alguns dos bares e praias no sentido sul-norte da costa leste: Freedom in Paradise Reggae Beach Bar/Bob Marley Bars (fica ao lado da entrada do Punta Sur Park), El Mirador, Playa San Martin, Playa Chen Rio, Punta Morena e Playa Oriente.

Os únicos pontos que eu parei foram o El Mirador (que é um mirante de pedra onde dá para observar o mar bravo da costa leste, no local há uma prainha e um bar rústico) e a Playa Chen Rio, que foi a que eu mais achei interessante da costa leste, onde pedras formam lindas piscinas naturais. Como era um sábado havia muitos banhistas locais e o ambiente estava um pouco muvucado. Creio que durante a semana seja um local agradável. Há um bar/restaurante na Playa Chen Rio.

Fotos da Costa Leste:

El Mirador Cozumel
El Mirador
Playa Chen Rio Cozumel
Piscinas naturais na Playa Chen Rio

Norte da ilha


O norte da ilha de Cozumel fica fora do circuito da volta da ilha e possui menos atrações.

Isla La Pasion: isolada no norte de Cozumel a ilha tem uma linda praia, estrutura de bar/restaurante e algumas atividades. Para ir até lá o esquema é contratar um tour que inclui um passeio de barco e passar algumas horas na ilha. Mais informações: Isla La Pasion Cozumel

Buccanos Beach Club e Playa Azul Beach Club: dois beach clubs localizados no norte da ilha, próximos do centrinho de Cozumel. Mais informações: Buccanos e Playa Azul

Mergulho em Cozumel

Como eu já disse em Cozumel fica a segunda maior barreira de corais do mundo e a ilha é um dos melhores locais para mergulho.

São inúmeras a agências que oferecem passeios de barco com mergulho e/ou snorkel. A maioria dos passeios saem do píer no centrinho de Cozumel, mas também há passeios de barco que saem de Playa del Carmen e de outros pontos da Riviera Maya.

Na Viator dá para ter uma ideia dos preços e contratar um passeio de barco: Mergulho Cozumel

Atividades submarinas e aquáticas em Cozumel

Além de mergulhar em Cozumel é possível fazer diversas outras atividades relacionadas à vida marinha. Veja algumas delas (nos links dá para ver os preços e reservar as atrações):

Outros passeios em Cozumel

A ilha também oferece diversas atividades como passeios de barco, buggy, jipe, bicicleta, Harley-Davidson, etc.

Mais atrações em Cozumel

Para finalizar as dicas do que fazer em Cozumel veja mais algumas atrações que não são relacionadas ao mar:

Discover Mexico Park: parque temático com diversas atrações culturais, além de degustação de tequila e de cacau. Mais informações, preços e reservas na Viator: Discover Mexico Park Cozumel

Museo de La Isla: um pequeno museu no centrinho de Cozumel sobre a história e a geografia da ilha. Mais informações: Museo de La Isla

Ruínas San Gervasio: ruínas maias localizadas na região central da ilha. Interessante atração histórica, mas não chega perto de zonas arqueológicas maias que estão no continente como Chichén Itzá e Tulum. Como eu já disse, considero Cozumel um destino para praias e atividades relacionadas ao mar. Mais informações: Ruínas de San Gervasio

El Cedral: localizado mais ao sul da ilha é uma réplica de vilarejo típico com uma feirinha de artesanato.

Dicas Cozumel (México):

Na região:

Guia completo

Vídeo com dicas de Cozumel

Assista ao nosso vídeo de Cozumel. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das viagens.

E você, tem alguma dica do que fazer em Cozumel?

Tem alguma dúvida para montar o seu roteiro?

Deixe um comentário abaixo :)

4 Comentários


  1. Ola,

    Gostaria de saber o melhor local em COZUMEL para ver o POR DO SOL???

    Obrigado.

    Responder

    1. Oi David, tudo bem?

      O por do sol em Cozumel é voltado para o continente (face oeste da ilha, o lado urbanizado), onde estão as praias, bares e os beach clubs mais movimentados. Creio que o The Money Bar seja uma excelente opção.

      Abraços

      Responder

  2. Olá, uma dúvida:
    Para chegar no Papito’s Beach Club só alugando um carro?

    Não dirigo, daí não sei como chegaria lá :/
    Fico no aguardo, obrigado.

    Responder

    1. Oi Diego, tudo bem?

      Dá para ir de táxi. Nos terminais (ferry-boat ou de cruzeiros) há táxis e as tarifas são fixas para cada ponto da ilha.

      Do terminal de ferry até o Papito’s creio que o táxi fique uns 30 ou 40 dólares o trecho (estou chutando esse valor). Se você for depois você volta aqui e nos conta o valor.

      Abraços :)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *