Onde Ficar em Cabo Frio – RJ

Onde Ficar em Cabo Frio
Hotel Boutique Solar do Arco – Bairro da Passagem – Cabo Frio – RJ

Maior cidade da Região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro Cabo Frio possui praias com excelente estrutura para os turistas e pode servir de base para explorar outras cidades da região, como Búzios e Arraial do Cabo.

Veja também:

Onde ficar em Cabo Frio – RJ:

Podemos dividir a cidade de Cabo Frio em dois grupos:

  • Bairros e praias da Região Central;
  • Bairros e praias fora da Região Central.

Bairros e praias da Região Central de Cabo Frio (em azul no mapa):


Praia do Forte/Centro: principal praia de Cabo Frio, a Praia do Forte fica junto ao Centro e por isso é a mais movimentada e estruturada da cidade, com muitos estabelecimentos de hospedagem e todo o tipo de comércio e serviços. A praia é linda, extensa, com areia branca e fina e águas cristalinas, porém frias (como todas as praias da região). A praia tem quiosques e o bairro tem muitos bares e restaurantes. A localização geográfica é excelente, você estará próximo do Boulevard Canal (às margens do Canal do Itajuru, com muitos bares e restaurantes, local de agito noturno e ponto de saída de passeios de barco), do bairro da Passagem (também às margens do canal, é um bairro histórico e polo gastronômico-cultural), da Rua dos Biquínis e da Rodoviária. Entre as atrações da praia do Forte estão o Forte São Mateus (no canto esquerdo da praia, local com bela paisagem) e a Praça das Águas. A Praia do Forte é melhor lugar para ficar em Cabo Frio para quem busca excelente estrutura e agito. Hospedagem na Praia do Forte: há muitos hotéis, como o Mandai (de frente para o mar), o Caribe Park Hotel e o Hotel Marlen. O Residencial Porto Príncipe fica de frente para o mar, tem piscina e oferece apartamentos para alugar. Também são muitas pousadas na Praia do Forte, como a Pousada Cambucá (uma das melhores), a Pousada Mariá e a Pousada Cavalo Branco. Para economizar confira o Cabo Frio Fun Hostel. Mais opções: onde ficar na Praia do Forte em Cabo Frio.

Bairro da Passagem: localizado às margens do Canal do Itajuru é um bairro charmoso e um dos mais agradáveis de Cabo Frio. Bairro histórico (foi o primeiro da cidade), o Bairro da Passagem possui casas com arquitetura colonial, ruas com calçamento antigo e construções centenárias como a Capela de São Benedito (de 1761). O local está se tornando um polo gastronômico e cultural, com alguns dos melhores restaurantes e bistrôs de Cabo Frio, em um ambiente mais refinado em relação ao Boulevard Canal. A localização é excelente, perto da Praia do Forte e do Centro. As opções de hospedagem também estão entre as melhores, com pousadas charmosas, bons hotéis e hostels. Hospedagem no Bairro da Passagem: podemos destacar o Travel Inn Requinte, o Best Western Paradiso del Sol, a Pousada Recanto da Passagem (às margens do canal) e o Hotel Boutique Solar do Arco (localizado em uma linda casa colonial às margens do canal). Mais opções: onde ficar no Bairro da Passagem em Cabo Frio.

Praia das Dunas: é a continuação da Praia do Forte, um pouco mais distante do Centro, mas ainda integrada à área urbana central de Cabo Frio e com boa estrutura comercial e de serviços. Aqui o ambiente é mais tranquilo, com menos banhistas. A faixa de areia é mais larga, com muitas dunas que formam o Parque das Dunas (área de preservação ambiental). Quanto mais distante da Praia do Forte mais larga é a faixa das dunas e maior é a caminhada para se chegar até o mar. Há barracas para os banhistas em alguns pontos. O mar tem águas cristalinas e é um pouco mais forte que na Praia do Forte. Hospedagem na Praia das Dunas: há vários hotéis (como o Hotel Balneário, o Hotel Paradiso e o Best Western Plus) e pousadas (destaque para a Pousada Portal do Mar e a Pousada do Nei). Mais opções: onde ficar na Praia das Dunas em Arraial do Cabo.

Outros bairros da Região Central de Cabo Frio: são bairros que não estão na orla marítima e possuem um ambiente mais residencial e menos turístico. O trajeto de carro até as praias e o Centro de Cabo Frio é rápido. No bairro do Portinho, às margens do Canal do Itajuru, fica o excelente bed & breakfast Casa 2 Gatos. Outra excelente opção é a Pousada Chez Moi Chez Toi que fica no bairro Palmeiras. Confira mais opções de hospedagem nessa região.

Bairros e praias fora da Região Central de Cabo Frio (em verde no mapa):


Praia do Foguete: continuação da Praia do Forte e da Praia das Dunas, a Praia do Foguete fica fora da área urbana de Cabo Frio. O pequeno bairro é ocupado por casas de veraneio, quase sem estrutura comercial (inclusive quiosques e restaurantes). A praia é mais selvagem e com menos banhistas, ideal para quem busca tranquilidade. O mar é mais forte e perigoso em relação à Praia do Forte. A Praia do Foguete fica entre a região central de Cabo Frio e Arraial do Cabo, com acesso rápido (de carro) para as duas cidades. Hospedagem na Praia do Foguete: o predomínio é de pousadas, todas de frente ou bem próximas do mar, como as pousadas Laguna, JataíBeach House. Mais opções: onde ficar na Praia do Foguete em Cabo Frio.

Praia do Peró: localizada no caminho para Búzios, distante 7 km do Centro de Cabo Frio. É uma praia extensa e com o mar bom para banhos. O bairro do Peró ocupa um pequeno trecho da praia e tem boa estrutura comercial, incluindo um pequeno shopping e quiosques para os banhistas. No canto direito fica a imperdível Praia das Conchas, com águas calmas e quiosques, uma das praias mais lindas de Cabo Frio. No lado esquerdo do bairro a Praia do Peró segue deserta por vários quilômetros, trecho onde ficam as Dunas do Peró. Hospedagem na Praia do Peró: o Hotel La Plage fica de frente para o mar. Há várias pousadas como a Pousada Encantos do Peró, a Pousada do Moinho e a Pousada Passagem dos Papagaios. Mais opções: onde ficar na Praia do Peró em Cabo Frio.

Bairros próximos às Dunas do Peró: são bairros localizados ao longo da Estrada do Guriri (que liga Cabo Frio com Búzios) e que estão próximos das Dunas do Peró. Para ir até a Praia do Peró (no deserto trecho das dunas) o trajeto é de no mínimo 1 km, mas pode ser maior dependendo do local em que você se hospedar. É uma localização interessante para quem está de carro, já que você estará perto da Praia do Peró, com fácil acesso ao Centro de Cabo Frio e no caminho para Búzios. O ambiente é residencial. Aqui estão bairros como o Condomínio dos Pássaros, Vila do Peró, Reserva do Peró, Jardim Peró, Guriri, entre outros. Nesses bairros estão várias pousadas, como a Pousada Bon Vivant, a Pousada Cabufa e a Pousada Vale do Aijalom. Veja mais opções de hospedagem nesses bairros.

Ogiva: é um bairro nobre e residencial localizado às margens do Canal do Itajuru, na margem oposta da Região Central e do Bairro da Passagem. Em Ogiva há várias pousadas, algumas com píer próprio, facilitando passeios de barco e a prática de esportes náuticos. O ambiente é agradável e a localização é boa para quem estiver de carro, já que você estará perto das praias Peró, Conchas e Brava, da Ilha do Japonês e com fácil acesso à Praia do Forte e ao Centro. Hospedagem em Ogiva: uma das melhores pousadas da região é a Pousada Marilia, às margens do canal. Outras boas opções são as pousadas Portoveleiro (também às margens do canal), a Pousada Marimbá e a econômica Pousada DevasMais opções: onde ficar em Ogiva em Cabo Frio.

Aluguel de imóveis para temporada em Cabo Frio: é uma opção interessante, principalmente para grupos. O valor da diária por pessoa pode sair muito barato. Em muitos locais também há opções para casais e grupos pequenos. Confira:

Ofertas: confira as ofertas de hotéis, pousadas e pacotes para Cabo Frio.

Você tem dúvidas ou dicas sobre onde ficar em Cabo Frio na Região dos Lagos? Deixe um comentário no final do artigo.

Foto: divulgação da pousada

2 Comentários


  1. Oi gostei muito das suas dicas sobre cabo frio.. Muito bom e com muitas informações úteis… Difícil alguém postar com tanto detalhe. Obrigada me ajudou muito!!! Só gostaria de saber se você sabe algo sobre o bairro Braga… O rigadaa

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *