Onde Ficar em Maceió (Alagoas)

Onde Ficar em Maceió
Ritz Lagoa da Anta em Maceió

Em Maceió (Alagoas) você pode se hospedar nas praias urbanas da região central ou nas praias isoladas do litoral norte:

  • Praias Urbanas. São as praias mais famosas e localizadas na orla central de Maceió: Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Elas possuem a maior estrutura turística e o maior número de hotéis, pousadas e hostels da cidade.
  • Litoral Norte de Maceió: praias que estão afastadas da região central como Guaxuma, Garça Torta, Sereia, Riacho Doce, Pratagi e Ipioca. A estrutura turística é menor e o ambiente é mais natural, isolado e tranquilo.

Onde Ficar em Maceió (Alagoas):

No mapa abaixo você vê a localização das praias de Maceió:

  • Praias Urbanas em azul
  • Praias do Litoral Norte em verde

Praias da Área Urbana em Maceió

As praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são as mais centrais de Maceió e possuem a maior estrutura turística da cidade (hotéis, restaurantes, barracas de praia, agências de passeios, etc). A Praia de Cruz das Almas (ou Lagoa da Anta) também fica na área urbana, mas o ambiente é mais residencial e menos turístico.

A boa notícia é que a orla urbana de Maceió é uma das mais bonitas do Brasil. Ela possui calçadão gostoso para caminhar, ciclovia e quiosques. O mar tem um lindo tom esverdeado. Infelizmente por conta da poluição o mar fica impróprio para banhos com uma certa frequência.

Pajuçara: a Praia de Pajuçara é o centrinho turístico de Maceió. Ela possui a maior quantidade de hotéis e pousadas, além de muitos bares e restaurantes. A praia é bonita, tem vários quiosques e barracas, mas frequentemente está imprópria (poluída) para banhos. No meio da orla de Pajuçara ficam as jangadas que levam os turistas até as Piscinas Naturais de Pajuçara. No lado esquerdo da orla, onde fica a Feirinha de Artesanato de Pajuçara, o bairro de Pajuçara faz divisa com Ponta Verde (é o trecho mais bonito e melhor para banhos de mar). Para custo-benefício em Pajuçara confira o Mercure Maceió Pajuçara e o Hotel Praia Bonita Pajuçara. Entre os melhores hotéis do bairro estão o Best Western Premier Maceió e o Meridiano Hotel. Para economizar há muitos hotéis que não estão de frente para o mar, mas ficam próximos da praia como o Amenit Hotel e o Hotel Refúgio. O Linx Hotel Sete Coqueiros tem uma excelente localização para quem deseja pegar praia (na divisa com Ponta Verde, bem próximo das barracas de praia mais badaladas da área urbana de Maceió). Pajuçara também possui muitas pousadas como a bem localizada Pousada Estalagem e a baratinha Pousada Som do Mar. Mais opções: Onde Ficar em Pajuçara em Maceió.

Ponta Verde: eu considero a Praia de Ponta Verde como o melhor lugar para ficar em Maceió. Ponta Verde fica em uma ponta com uma face voltada para Pajuçara e a outra para Jatiúca. É o melhor trecho de praia urbana de Maceió. O mar é cinematográfico e tem piscinas naturais que se formam na maré baixa. Assim como o resto da orla urbana de Maceió frequentemente o mar está improprio para banhos. O bairro de Ponta Verde é nobre e possui uma excelente estrutura de hotéis, comércio, bares e restaurantes. No lado de Ponta Verde voltado para Pajuçara ficam as duas barracas de praia mais badaladas de Maceió, Lopana e Kanoa, que são vizinhas e próximas da Feirinha de Artesanato de Pajuçara. O lado de Ponta Verde voltado para Jatiúca também possui vários quiosques e barracas na orla. No melhor trecho de praia de Ponta Verde (que é na altura das barracas badaladas) não há hotéis de frente para o mar, mas 1 ou 2 quarteirões para dentro do bairro estão o excelente Holiday Inn Express Maceió (um dos melhores custo-benefícios da cidade), o Hotel Costamar e o Tambaqui Praia Hotel (na divisa com Pajuçara). Na “ponta” de Ponta Verde uma boa opção econômica é o Hotel Gogó da Ema. No lado de Ponta Verde voltado para Jatiúca ficam o Maceió Mar Hotel (de frente para o mar) e o San Marino Suite Hotel. Para economizar confira as pousadas em Ponta Verde como a Pousada do Sol. Mais opções: Onde Ficar em Ponta Verde em Maceió.

Jatiúca: é um bairro mais residencial e que conta com uma variada e excelente gastronomia (bares e restaurantes). O Maceió Shopping fica no interior do bairro. A praia não é protegida por recifes como Pajuçara e Ponta Verde e por isso o mar tem ondas mais fortes e é menos agradável para banhos. A orla é bonita e tem quiosques e ciclovia, mas o movimento de turistas na praia é menor que em Ponta Verde e Pajuçara. A água frequentemente está imprópria para banhos de mar. Para custo-benefício veja o Hotel Praia Bonita Jatiúca e o Saint Patrick Praia Hotel (próximo de Ponta Verde). O Expresso R1 e o Hotel des Basques estão entre os mais baratos de Jatiúca. O Dream Home Maceió oferece apartamentos de alto padrão de frente para o mar. O bairro tem algumas pousadas como a Pousada Pérolas do Mar e a econômica Pousada Pura Vida. Se você procura algo refinado confira o complexo Jatiúca Resort e Jatiúca Suítes. Mais opções: Onde Ficar em Jatiúca em Maceió.

Cruz das Almas (ou Lagoa da Anta): na continuação de Jatiúca a Praia de Cruz das Almas possui um ambiente bem menos turístico. A praia tem ondas fortes (para surfe). A orla perde um pouco a beleza das praias mais centrais e o mar perde um pouco a tonalidade verde. Em Cruz das Almas fica o Parque Shopping Maceió. O bairro fica no caminho para o litoral norte de Maceió (onde estão as praias mais naturais). Como o bairro é um pouco monótono e a praia não é para banhos, Cruz das Almas acabou atraindo hotéis que oferecem uma grande estrutura como o Ritz Lagoa da Anta, o Matsubara Acqua Park e o Ritz Suite Home Service. Para economizar veja o Reymar Express, a Pousada das Araras e o Hotel Palmanova. Mais opções: Onde Ficar em Cruz das Almas em Maceió.

Praias do Litoral Norte de Maceió

O litoral norte de Maceió está fora da área urbana e por isso possui as praias mais preservadas e naturais da cidade. É um ambiente mais rústico e completamente diferente da área central. A boa notícia é que as praias, além de lindas, não são impróprias para banhos.

Guaxuma: é a primeira praia do litoral norte de Maceió, distante 11 km de Pajuçara. É uma praia limpa, bonita e com vários bares e barracas. Na maré baixa o mar geralmente fica bom para banhos e na maré alta o mar fica mais mexido e perigoso. O Praia Al Mare Hotel tem preços bons e fica pé na areia em Guaxuma.

Garça Torta: vizinha de Guaxuma a Praia de Garça Torta possui um ambiente bem rústico e natural. O mar tem muitas pedras que formam piscinas naturais na maré baixa. A praia tem vários bares e barracas. Garça Torta possui boas pousadas como a Pousada Residencia Duna Paraiso e a Pousada Elimar.

Riacho Doce: continuação de Garça Torta o vilarejo de Riacho Doce é o “centrinho” do litoral norte de Maceió, distante 14 km de Pajuçara. É um vilarejo de pescadores, com um ambiente rústico. A praia é bonita, mas o mar tem muitas pedras e ondas geralmente fortes. Há vários bares e restaurantes, mas para banhos de mar prefira as praias vizinhas. Em Riacho Doce ficam a simples Pousada Riacho Doce e a Kazatao by Toque, uma das pousadas mais charmosas de Maceió.

Sereia: localizada após a foz do Rio Pratagy, distante 16 km de Pajuçara. O vilarejo é pequeno e muito simples. A praia tem pedras que protegem a praia e deixam o mar tranquilo na maré baixa. Uma estátua de sereia fica nas pedras no meio do mar. Um pouco adiante do vilarejo há um mirante na beira da rodovia com uma vista inacreditável do mar. A Praia da Sereia tem vários bares e barracas, todos muito simples. Para hospedagem confira o Atlântico Hotel.

Pratagy: fica na mesma faixa de areia da Praia da Sereia, só que na ponta norte da praia, perto da foz do Rio Meirim. Isolado na praia fica o all inclusive Pratagy Beach Resort. Do mesmo grupo do resort, só que no alto da colina do outro lado da rodovia, ficam o Villas do Pratagy Exclusive Resort e a Pousada de Charme Casa Caiada. O Cafe de La Musique Maceió by Pratagy fica nessa área.

Ipioca: última praia do litoral norte de Maceió a Praia de Ipioca é considerada por muitos turistas como a mais linda da cidade. A praia é extensa e a maior parte da sua extensão é deserta. O mar é bom para banhos, possui um tom esverdeado espetacular e piscinas naturais em vários pontos. Ipioca está no caminho para as praias do litoral norte de Alagoas, um dos mais lindos do Brasil. Na sequência de Ipioca está a cidade de Paripueira, que tem lindas praias e piscinas naturais. No trecho da vila de Ipioca, distante 22 km de Pajuçara, fica o all inclusive Salinas de Maceió, um dos melhores resorts da cidade. No mesmo trecho de praia do Salinas ficam os apartamentos do Residence WaterFront. O isolado Hotel D’Natureza fica em um trecho deserto da praia. Mais ao norte em Ipioca, distante 26 km de Pajuçara, fica a Barraca Hibiscus, considerada a melhor barraca de praia de Maceió (o acesso é pelo condomínio Residencial Angra de Ipioca). Quase na divisa com Paripueira, no Condomínio Jeune Ville (distante 28 km de Pajuçara), fica a Pousada Recanto Verde da Praia. Mais opções: Onde Ficar em Ipioca em Maceió.

Litoral Norte de Alagoas

Ao norte de Maceió fica a Costa dos Corais (ou Rota Ecológica) com os destinos do litoral norte de Alagoas, entre Paripueira e Maragogi (na divisa com Pernambuco).

É um dos trechos mais lindos do litoral do Brasil. O mar tem um intenso tom de verde (ou azul), lindas praias, várias piscinas naturais e uma enorme concentração de pousadas charmosas e românticas.

Costa dos Corais: a primeira cidade ao norte de Maceió é Paripueira (distante 32 km de Maceió) onde estão as Piscinas Naturais de Paripueira (bem mais lindas que as de Pajuçara) e a Praia Sonho Verde. A próxima cidade é Barra de Santo Antônio onde ficam a Praia da Tabuba, a Ilha da Croa e a deserta e paradisíaca Praia do Carro Quebrado. Em Passo de Camaragibe ficam a Barra de Camaragibe e a Praia do Marceneiro (onde está a Pousada Infinito Mar). A próxima cidade é São Miguel dos Milagres, que com suas lindas praias e pousadas charmosas, cada vez atrai mais turistas. São Miguel dos Milagres fica a 93 km de Maceió e possui as praias do Toque (onde fica a charmosa Pousada do Toque), do Riacho e o povoado de Porto da Rua. A próxima cidade é Porto de Pedras que possui pousadas excepcionais em lindas praias como Tatuamanha, Lages (onde ficam as pousadas Pousada Villages e Pousada Aldeia Beijupirá) e do Patacho. Em Japaratinga, distante 126 km de Maceió, ficam praias como o Pontal do Boqueirão, Barreiras do Boqueirão (onde está a Pousada Humaitá) e de Bitingui (onde está a Pousada Yapara-Tyba). A última cidade do litoral norte de Alagoas é a mais estruturada e famosa da região, Maragogi (distante 128 km de Maceió, 88 km de Porto de Galinhas e 133 km do Recife). Em Maragogi fica o all inclusive Salinas do Maragogi (considerado o melhor resort de praia do Brasil) e vizinha ao resort fica a Pousada Camurim Grande (uma das melhores pousadas de praia do Brasil). Maragogi é conhecida pelas Galés de Maragogi (uma das piscinas naturais mais famosas do Brasil) e por suas praias: São Bento, Camacho (onde está a charmosa Praiagogi Boutique Pousada), Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Ponta de Mangue, Peroba, entre outras. Veja Onde Ficar em Maragogi.

Litoral Sul de Alagoas

Ao sul de Maceió o litoral do estado também possui lindos destinos e várias atrações como a Praia do Francês, Barra de São Miguel, a Praia do Gunga e as Dunas de Marapé.

Litoral Sul de Alagoas: ainda nos domínios da cidade de Maceió fica o vilarejo de pescadores do Pontal da Barra, localizado às margens da Lagoa Mundaú e famoso pela Rua das Rendeiras e pela gastronomia. A primeira cidade ao sul de Maceió é Marechal Deodoro onde fica a badaladíssima Praia do Francês (distante 25 km de Maceió). Na sequência fica a cidade de Barra de São Miguel onde está o Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort (um dos hotéis-boutique mais refinados do Brasil) e o Gungaporanga Hotel (no alto do morro com uma vista espetacular). Do outro lado da Lagoa do Retiro fica a famosa Praia do Gunga e um pouco mais ao sul as Dunas de Marapé. Mais ao sul a estrutura turística diminui bastante. Em Coruripe ficam as praias Lagoa do Pau, Pontal do Coruripe, Barreiras (onde fica o Ecolodge Batel) e Miaí de Cima e de Baixo. A última cidade do litoral sul é Piaçabuçu (junto ao Rio São Francisco na divisa com Sergipe, distante 142 km de Maceió). A principal praia de Piaçabuçu é o Pontal do Peba. No Terminal Turístico no centro de Piaçabuçu saem passeios para a foz do Rio São Francisco. Distante 27 km de Piaçabuçu, também às margens do São Francisco, fica a histórica cidade de Penedo.

Você tem alguma dúvida sobre onde ficar em Maceió?

Deixe um comentário abaixo :)

6 Comentários


  1. Bom dia Fred!
    Vou para Maceió em janeiro de 2018 com minha esposa e filho que na data estará com 1 ano e 5 meses, nunca fizemos uma viagem desde do nosso casamento em 2010, quais dicas daria? Hotéis ou pousadas legais com preço bom, gostaria que fosse marcante para minha familia, porem não gastar muito.

    Grato

    Responder

    1. Oi Gerson, tudo bem?

      Vai depender bastante do perfil de viagem que vocês pretendem fazer.

      Eu indico Maceió como um destino para fazer passeios, já que a cidade não possui muitos resorts. Na minha opinião a essência de Maceió é ficar na região de Ponta Verde/Pajuçara em um bom hotel (não tem resort nessa área; no artigo eu indico vários hotéis nessa região), na maioria dos dias fazer passeios pela região e em alguns dias curtir a praia na frente do hotel (a de Ponta Verde é melhor). Sem dúvida essa opção seria mais econômica, já que há vários hotéis mais baratos nessa região.

      Se vocês preferirem uma viagem tipo resort eu indico Maragogi ou Porto de Galinhas.

      Abraços :)

      Responder

  2. Olá Fred. Irei em Julho para Maceió. Reservei um Hotel em Praia do Francês… Muito ruim para se deslocar de lá para outras praias ou Maceió Ponta Verde.. sai passeios também da Praia do Francês para outras praias?,
    Obrigado!

    Responder

    1. Oi Lise, tudo bem?

      Para se deslocar entre a praia do Francês e Maceió há uma linha de ônibus e táxis. Acho que a melhor opção seria alugar um carro, te daria uma maior flexibilidade e agilidade para conhecer as praias da região.

      Creio que não há muitas ofertas de passeios saindo da Praia do Francês. Os turistas que ficam lá vão mais para curtir a praia mesmo. A concentração de saída de passeios é de Maceió.

      Abraços e boa viagem :)

      Responder

  3. Olá…
    irei viajar no início de março de 2017 e estou em dúvida se devo me hospedar na praia do françês ou nas praias dentro de Maceió (pajuçara ou ponta verde). Eu quero aproveitar as praias mas também gosto de ir em barzinhos no período noturno. Sei que as praias urbanas ficam impróprias para o banho algumas vezes no ano, será que nesta época elas estarão?
    Pensei em locar um carro, e por gostar de sair a noite tenho receio de ficar me deslocando pela rodovia e acabar ficando cansativo.
    Aguardo sua opinião.
    Obrigada

    Responder

    1. Oi Janaina, tudo bem?

      Quanto a balneabilidade das praias em Março eu não sei te dizer se estarão próprias ou não.

      Quanto as demais questões são detalhes muito pessoais. Em Maceió você estará no centro urbano de uma grande cidade. Na Praia do Francês também há bares, mas é uma praia fora da área urbana.

      Como eu gosto de passear durante o dia eu prefiro alugar um carro e ficar em Ponta Verde (à noite há vários bares e restaurantes).

      Abraços :)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *