Teatro Museu Salvador Dalí (Figueres, Girona, Catalunha, Espanha)

Teatro-Museu Dalí, Figueres
Teatro-Museu Dalí com sua fachada provocante e extravagante

O Teatro-Museu Dalí (na cidade de Figueres) é um dos principais museus da Catalunha e da Espanha.

Ele foi idealizado, projetado e inaugurado pelo próprio Salvador Dalí.

Imperdível: ele não é apenas um museu cujo acervo é dedicado ao artista. O próprio museu é uma obra de arte, a maior obra de Dalí.

Bate-volta: o museu é perfeitamente visitável em um bate-volta de trem desde Barcelona ou Girona.

Veja todas as dicas do Teatro-Museu Dalí em Figueres: história, dicas para visitar, horários, preços, tickets, localização, como chegar, etc.

Teatro-Museu Dalí, Figueres
A entrada do museu conserva traços do antigo Teatro Municipal de Figueres que contrastam com os elementos de Dalí
Teatro Museu Salvador Dalí, Figueres, Catalunha, Espanha
Detalhes na fachada

Salvador Dalí

Contexto: Salvador Dalí nasceu e morreu em Figueres (1904 – 1989), mas passou a maior parte da sua vida nos arredores da cidade (nos vilarejos de Portlligat e Púbol).

Surrealismo: a partir dos anos 1930 Salvador Dalí se consagrou como um dos maiores artistas surrealistas do mundo.

Teatro: em 1960, quando ele era um artista já consagrado, Dalí (juntamente com o prefeito de Figueres) começou a idealizar o museu no prédio do Teatro Municipal de Figueres (de 1849) que estava em ruínas desde 1939 (destruído na Guerra Civil Espanhola).

Ligações profundas. O local não poderia ter sido mais propício. Dalí tinha ligações intimas com o teatro e seu entorno:

  • O artista nasceu e passou a infância em uma rua (Carrer Monturiol) a 300 metros do teatro.
  • Foi no teatro que o artista fez a sua primeira exibição durante uma mostra de pintura em 1918 (Dalí expôs 2 quadros).
  • Na Igreja de Sant Pere, que fica atrás do teatro, o artista foi batizado, fez a 1º comunhão e posteriormente foi velado.

Teatral: Salvador Dalí considerava que a sua vida era teatral e construir o museu no local do antigo teatro coroaria a sua obra.

Detalhes: com uma dedicação intensa Dalí projetou cada detalhe do museu. A intenção do artista era “oferecer ao visitante uma verdadeira experiência e levá-lo ao interior do seu mundo cativante e único”.

Inauguração: o Teatro-Museu Dalí foi inaugurado em 1974 e é administrado pela Fundación Gala-Salvador Dalí.

Cripta: o artista faleceu em 1989 e a cripta de Dalí se encontra no museu.

Teatro-Museu Dalí, Figueres

Teatro-Museu Dalí

Construção artística. O próprio prédio que abriga o museu é uma obra de arte projetada por Dalí.

Maior objeto surrealista do mundo: o teatro-museu se autointitula “o maior objeto surrealista do mundo” e a sua fachada possui elementos característicos de Dalí.

Teatro-Museu Dalí, Figueres
A fachada do museu tem elementos característicos de Dalí (como os ovos e a cor dourada)

Início da vida artística: o acervo do museu tem obras impressionistas, futuristas e cubistas do início da carreira de Dalí.

Surrealismo: a maior parte das obras são do estilo pelo qual o artista se consagrou, o surrealismo. Muitas obras foram feitas expressamente para o museu (mas muitas das principais obras do artista não estão expostas lá).

Acervo: as mais de 1500 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, montagens, móveis, murais, etc., formam o maior acervo de Salvador Dalí no mundo.

Gênio: assim como as obras de Dalí o ambiente do museu também é extravagante, provocativo e confuso. O visitante é induzido a usar a imaginação, o inconsciente e a fugir dos padrões pré-definidos da sociedade.

Roteiro: ao visitar o museu não espere explicações detalhadas, um itinerário pré-definido e nem um audioguia. Apesar de recebermos um mapinha de orientação a visita ao museu acaba sendo um convite para fugir da lógica, da razão e para entrar num mundo irreal e inconsciente (despertando os sonhos e a imaginação).

Jóias: em um anexo está exposta a incrível coleção de 39 jóias de ouro e pedras preciosas que Dalí desenhou entre 1941 e 1970. É uma coleção vibrante (e literalmente pulsante). A entrada para o Dalí-Joyas é independente (o ticket do Teatro-Museu inclui o acesso).

Outros artistas: as 22 salas do museu exibem majoritariamente obras de Dalí (e algumas obras de outros artistas). Há uma sala com obras de Evarist Vallés, outra com obras de Antoni Pitxot (amigo de Dalí e diretor do museu após a sua morte) e uma sala com a coleção privada de Dalí (reunindo vários artistas).

Teatro Museu Salvador Dalí, Figueres, Catalunha, Espanha Teatro Museu Salvador Dalí, Figueres, Catalunha, Espanha Teatro Museu Salvador Dalí, Figueres, Catalunha, Espanha Teatro Museu Salvador Dalí, Figueres, Catalunha, Espanha Teatro Museu Salvador Dalí, Figueres, Catalunha, Espanha Teatro Museu Salvador Dalí, Figueres, Catalunha, Espanha Teatro Museu Salvador Dalí, Figueres, Catalunha, Espanha

Informações práticas

Preço do Teatro-Museu: 14 euros por pessoa (inclue o acesso ao Dalí-Joyas). O ticket somente para o Dalí-Joyas custa 7 euros por pessoa.

Horários: o Teatro Museu-Dalí abre em horários variáveis durante o ano. Na alta temporada de verão o museu abre todos os dias das 09:00 às 20:00. Na baixa temporada (inverno) o horário é de terça a domingo das 10:30 às 18:00. O museu não abre nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro. O último acesso é 45 minutos antes do horário de fechamento. Confirme os horários e preços no site: Teatro-Museu Dalí.

Visitas guiadas: a prefeitura de Figueres promove uma visita guiada (a pé) pela Figueres de Dalí (passando por locais relacionados ao artista como a rua onde ele nasceu) e terminando no Teatro-Museu. O tour é oferecido de meados de Junho a meados de Setembro, dura 2:30h e custa 8 euros (somente o tour) ou 21 euros (com a entrada no museu). Ele está disponível em catalão, espanhol, inglês e francês. Confirme as informações e horários: Descubra a Figueres de Dalí

Visitas noturnas guiadas: o Teatro-Museu Dalí oferece (durante o mês de Agosto) um tour noturno guiado pelo museu incluindo uma taça de vinho e uma apresentação audiovisual. O tour está disponível das 22:00 às 01:00 nos idiomas catalão, espanhol, inglês e francês. O preço é de 15 euros por pessoa e inclui o Dalí-Joyas. Confirme as informações e faça a sua reserva no site: Dalí de Noche.

Filas: o Teatro-Museu Dalí recebe uma quantidade enorme de visitantes, principalmente na alta temporada de verão (Julho e Agosto), quando grandes filas se formam na bilheteria (a fila é no sol).

Tickets antecipados: eu recomendo a compra do ticket antecipado para evitar filas (principalmente em finais de semana e na alta temporada). Eles podem ser adquiridos diretamente no site do museu. Você deve escolher (entre as opções disponíveis) o dia e a hora da visita (note que poucos horários estão disponíveis para compra online). Tickets: Teatro-Museo Dalí

Agências: várias agências oferecem passeios de 1 dia que vão até o Teatro-Museu Dalí saindo de Barcelona. A Ticketbar oferece um tour que combina Girona + Teatro-Museu Dalí. Na Viator há várias opções de tours: Girona + Teatro-Museu Dalí  Triângulo Daliniano (Figueres + Portlligat + Púbol)  Teatro Museu Dalí + Cadaqués. Veja mais opções de passeios: Viator Figueres.

Localização

O Teatro-Museu Dalí fica no centro histórico de Figueres (Província de Girona, Catalunha, Espanha).

Endereço: Plaça Gala-Salvador Dalí, 5 – Figueres

No mapa abaixo você vê a localização do museu e as principais cidades da região (e suas distâncias): Girona (48 km) e Barcelona (145 km).

Como chegar

A melhor maneira de ir até Figueres (desde Girona ou Barcelona) é de trem.

No mapa abaixo você vê a localização das duas estações de trens que atendem Figueres: Estação Figueres (trens regionais) e a Estação Vilafant (trem-bala):

Estação Figueres (trens regionais): localizada dentro da cidade ela é atendida pelos trens Regional ou MD. O trajeto desde Girona dura entre 30 e 40 minutos e desde Barcelona (Estação Sants) de 1:50h a 2:20h. Da Estação Figueres até o Teatro-Museu Dalí a caminhada é de 1 km (+- 13 minutos).

Estação Vilafant (trem-bala): localizada nos arredores de Figueres ela é atendida pelos trens Avant-AVE-TGV. As passagens geralmente são mais caras que nos trens regionais. O trajeto desde Girona dura 15 minutos e de Barcelona (Estação Sants) 55 minutos. Os trens também chegam da França (de Perpignan, Paris e outras cidades). Da Estação Vilafant até o Teatro-Museu Dalí a caminhada é de 1,6 km (+- 19 minutos). Há uma linha de ônibus da Teisa que sai da estação entre 10 e 15 minutos após cada trem chegar. A 3º parada do ônibus é na Plaça del Sol, distante 500 metros do museu.

Passagens de trem: consulte os preços, horários e compre as passagens no site da Renfe.

Estacionamento: se você for de carro eu aconselho procurar um estacionamento pago, já que não é fácil encontrar vagas para estacionar na rua. No mapa abaixo eu sinalizo dois estacionamentos bem próximos do museu: Saba (Carrer Canigó, s/n) e Formula (Carrer de La Jonquera, 34):

Outras atrações em Figueres

  • Castell de Sant Ferran (Castillo de San Fernando): distante apenas 1 km do museu o castelo é uma fortaleza construída no século XVIII. Ela possui avançadas técnicas de engenharia militar para a sua época e é uma das maiores fortalezas da Europa. Mais informações: Castell de Sant Ferran.
  • Centro Histórico de Figueres: no entorno do Teatro-Museu Dalí você pode caminhar pelo Centro Histórico de Figueres, passando pela Iglesia de Sant Pere, pela Plaça Ajuntament (prefeitura), pela Rambla e outras atrações.
Castell de Sant Ferran, Figueres
Muralhas do gigantesco Castell de Sant Ferran
Figueres, Girona, Catalunha, Espanha
Centro Histórico de Figueres
Figueres, Girona, Catalunha, Espanha
Praça central
Figueres, Girona, Catalunha, Espanha
Prefeitura de Figueres
Figueres, Girona, Catalunha, Espanha
Rambla
Figueres, Girona, Catalunha, Espanha
Igreja de Sant Pere

Girona + Figueres

Girona: é a capital da província e possui um incrível centro histórico medieval com muralhas (romanas e medievais).

Trem-bala: como Girona e Figueres estão interligadas com trem-bala é fácil fazer um bate-volta desde Barcelona passando meio período em cada cidade (embora eu considere meio período pouco tempo para uma exploração adequada em Girona).

Outras atrações: próximo de Figueres você encontra várias outras atrações para combinar (com carro alugado) no mesmo dia do Teatro-Museu Dalí. O ideal seria ficar alguns dias na região para explorar mais profundamente a incrível Província de Girona. Veja algumas atrações que estão distantes menos de 50 km de Figueres: Triângulo Daliniano (que além do Teatro-Museu Dalí inclui a casa de Dalí em Portlligat e o castelo de Dalí em Púbol), Cadaqués (um dos vilarejos praianos mais lindos da Espanha), Monasterio de Sant Pere de Rodes (mosteiro medieval nas montanhas do Cap de Creus), Empuriabrava (a maior marina residencial da Europa), Ruínas de Empúries (ruínas greco-romanas de frente para o mar), Castell del Montgrí (castelo medieval no alto de uma colina), Ilhas Medes (arquipélago na Costa Brava) e inúmeros povoados medievais como Pals, Peratallada, Monells, Besalú, Castellfollit de La Roca, entre outros.

Girona
Girona
Cadaqués
Cadaqués com as montanhas do Parc Natural de Cap de Creus aos fundos
Monasterio de Sant Pere de Rodes
Monasterio de Sant Pere de Rodes
Pals
Vilarejo medieval de Pals
Besalú, Girona, Catalunha, Espanha
Besalú e sua linda ponte medieval

Onde ficar

The Museum Apartments, Figueres
The Museum Apartments (ao lado do Museu Dalí)

Figueres: a cidade tem boas opções de hotéis e uma excelente localização para explorar o norte da Província de Girona. O The Museum Apartments oferece apartamentos a poucos metros do Teatro-Museu Dalí. O restaurante do Duran Hotel (distante 100 metros do museu) era frequentado por Dalí. O Hotel President é um dos mais elegantes de Figueres. Ainda na região central o Hostal Sanmar oferece um dos melhores custos-benefícios. O Hotel Ronda fica fora da região central, mas é uma ótima opção para quem vai explorar a região de carro (ele fica na saída para o litoral). Mais opções: Onde Ficar em Figueres.

Girona: a capital da província é, na minha opinião, a melhor (e maior) cidade para montar base para explorar a região. Confira: Onde Ficar em Girona.

E você, conhece o Teatro-Museu Dalí em Figueres?

Ou tem alguma dúvida sobre o museu?

Deixe um comentário abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *