Amsterdam: Red Light District, Praça Dam (Centro)

1º dia em Amsterdam: o nosso primeiro dia em Amsterdam foi pela metade já que chegamos na cidade por volta do meio dia. Nós saímos de Girona (Espanha) em um voo da Ryanair logo de manhã com destino a Eindhoven (Holanda). Em Eindhoven pegamos um trem para Amsterdam. Veja: Como ir do Aeroporto de Eindhoven para Amsterdam.

Em Amsterdam descemos na Centraal Station, a principal estação de trem e metrô da cidade (muito bem localizada no Centro de Amsterdam). Da estação fomos a pé (uns 500 metros) até o B&B que tínhamos reservado para as próximas 3 noites: The Blue Sheep B&B. Fizemos o check-in e saímos passear pela cidade. Era por volta das 13:00.

Para o primeiro dia não programamos nenhuma atração em especial, apenas reconhecemos o território. Saímos do B&B e fomos ao vizinho e muito gostoso bairro Jordaan. Havíamos anotado 2 dicas para comer nesse bairro. Estávamos com um pouco de fome e fomos até o Piqniq, que é um pequeno café com algumas comidinhas como quiches, pequenos lanches, caldos, entre outros. Lugar bem bacana, muito gostoso.

Fachada do Piqniq:
Piqniq Amsterdam

Muito bom para comidas rápidas:
Piqniq Amsterdam

Não matamos totalmente a fome, propositalmente. É que ali perto do Piqniq fica um outro café/restaurante, o Winkel 43, famoso pela torta de maçã (dizem que é a melhor de Amsterdam).

Winkel 43:
Winkel 43 Amsterdam

A famosa torta de maçã com chantilly:
Torta de Maçã - Winkel 43 Amsterdam

O Winkel 43 também fica localizado no bairro Joordan e eu garanto que a torta de maçã de lá é inesquecível. Se você ficar com alguma dúvida na hora de pedir, anota aí o nome: appelgebak met slagroom (torta de maçã com chantilly). Fácil de pronunciar né? Até levei o nome anotado em um papel. Mas ao chegar lá quase todos os clientes estavam comendo a torta de maçã e o garçom já supõe que você também quer.

Estávamos no bairro Jordaan e fomos caminhando até o Centro de Amsterdam, passando por lugares muito gostosos para caminhar.

Rua típica em Amsterdam:
Amsterdam

Um dos muitos canais de Amsterdam:
Canal em Amsterdam

Nossa primeira parada no Centro foi a Praça Dam.

Praça Dam:

Localizada no Centro de Amsterdam, ela não é dos lugares mais bonitos da cidade, apesar de ser muito movimentada e ter várias atrações. Nela fica um obelisco, o Nationaal Monument, em homenagem aos mortos da Segunda Guerra.

Nationaal Monument - Amsterdam

Na Praça Dam também estão localizados o Palácio Real (Koninklijk Paleis), a Igreja Nova (Nieuwe Kerk) e uma unidade do museu de cera Madame Tussauds. Não entramos em nenhuma dessas atrações.

Ali meio que no bico da Praça Dam fica uma bela construção centenária que abriga o Shopping Magna Plaza.

Shopping Magna Plaza no Centro de Amsterdam:
Magna Plaza Amsterdam

Red Light District:

Ali no Centro de Amsterdam fica a região que talvez seja a mais famosa da cidade: a Red Light District, ou o bairro da Luz Vermelha.

Red Light District em Amsterdam:
Red Light District Amsterdam

Nós caminhamos pelas estreitas ruas do bairro mais famoso de Amsterdam, onde há uma grande concentração de prostíbulos, coffee shops (onde se pode consumir maconha) e museus nada convencionais: Museu Erótico, Museu da Prostituição, Museu da Maconha, entre outros. Também há casas com shows de sexo ao vivo.

Museus na Red Light District em Amsterdam:
Museu of Prostitution Amsterdam

Museu da Maconha Amsterdam

Live Porn Show Amsterdam

Erotic Museum Amsterdam

Um passeio pelo Red Light District é imperdível para quem vai para Amsterdam. As prostitutas ficam de lingerie se exibindo nas janelas e às vezes até abrem a porta prospectando clientes.

Fachada típica da Red Light District em Amsterdam:
Luzes Vermelhas em Amsterdam

Só temos que ficar meio espertos com a região que não é das mais seguras e também não é recomendado tirar fotos das donzelas.

Além desse passeio diurno também voltamos outro dia, mas à noite, para dar uma volta no bairro.

Red Light District à noite:
Red Light District Amsterdam

Red Light District Amsterdam

Vale ressaltar que os coffee shops e as janelas vermelhas não são exclusividades do Red Light District, embora a maior concentração seja lá.

Ali meio que junto ao bairro da Luz Vermelha está a Igreja Velha (Oude Kerk), mas só passamos por ela e não entramos.

Depois de passear pelo bairro mais promíscuo de Amsterdam demos de cara com uma loja de queijos bem bacana: Amsterdam Cheese Deli.

Amsterdam Cheese Deli

Provamos alguns queijos deliciosos, compramos uns sanduíches que eles vendem por lá e comemos sentados na beira de um canal.

Amsterdam Cheese Deli

Comendo em Amsterdam

Voltamos à Praça Dam e entramos na Kalverstraat, uma rua bastante movimentada e cheia de lojas, algumas de marca, além de redes europeias. Mas os preços não são muito atrativos. Só compramos alguns queijos.

Kalverstraat:
Kalverstraat Amsterdam

Seguimos para o Begijnhof que é uma vila de casas com um lindo jardim, mas estava fechado. Anota aí o horário para não dar com a cara na porta como nós.

Begijnhof Amsterdam

Voltamos caminhando até o nosso B&B para tomarmos banho e sairmos para jantar. Nós havíamos anotado algumas indicações de bons restaurantes em Amsterdam. Mas como estávamos muito cansados (havíamos acordado de madrugada) optamos por comer algo nas proximidades do B&B e na nossa lista não havia nada ali por perto.

Após tomarmos banho saímos caminhando para encontrar algum restaurante. Vimos vários, mas nenhum nos encantou. Após cruzar alguns canais vimos um restaurante grego. Ficamos no entra ou não entra, meio desconfiados, já que não conhecíamos a culinária grega. Como era o restaurante da região que tinha mais clientes entramos.

Restaurant de 2 Grieken:

Restaurant de 2 Grieken Amsterdam

O local tem um clima meio hilário. Como o nome diz ele pertence a 2 gregos. Não vimos funcionários, apenas os 2 gregos trabalhando (um na cozinha e o outro no atendimento).

O restaurante não é grande, mas o grego do atendimento ficava meio louco para atender todas as mesas. Acredito que o da cozinha também para preparar todos os pratos. De vez em quando o da cozinha vinha trazer algum prato no balcão. O bigode dele era gigantesco.

Os 2 gregos lembravam italianos, agitados e falando alto. O que ficava no atendimento servia as mesas, preparava as bebidas, trazia a comida, limpava, cobrava, dava o troco, passava o cartão de crédito, ficava correndo pra lá e pra cá que nem um louco. Não sei se algum funcionário faltou nesse dia ou se é sempre assim.

O cardápio continha basicamente comida grega. Como estávamos em 5 pessoas pedimos um prato que era um mix, vinha um pouco de cada um dos principais pratos da casa. Esse prato serve 3 pessoas, mas o dono disse para pedirmos e que ele cobraria o valor de 4 pessoas e que todos comeríamos muito bem.

Nosso mix de comida grega:
Restaurant de 2 Grieken Amsterdam

Só posso dizer que estava uma delícia. A comida não demorou muito para vir, veio numa quantidade muito grande e tudo estava muito bom. E ainda tomamos um vinho grego da casa, muito bom também. Valeu a pena, recomendo o Restaurant de 2 Grieken.

Veja mais sobre a nossa viagem para Amsterdam:

Planejando a sua viagem: Dicas de Amsterdam: O que fazer, Roteiro, Onde ficar, Restaurantes
Amsterdam 1º dia: Red Light District, Praça Dam (Centro)
Amsterdam 2º dia: Heineken Experience, Museumplein, Passeio de Barco pelos canais, Begijnhof, Bloemenmarket, Albert Cuypmarkt
Amsterdam 3º dia: Museu Van Gogh, Anne Frank House, Cervejaria Brouwerij´t IJ, Museu Ons’s Lieve Heer op Solder – Our Lord in the Attic
Amsterdam 4º dia: Zaanse Schans – Moinhos de Vento na Holanda
Dica: Economize no Seguro de Viagem para Amsterdam
Aproveite: Hotéis com Descontos em Amsterdam

Vídeo Amsterdam:

Nós editamos um vídeo com fotos, filmagens e mais dicas sobre Amsterdam. Assista:

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Travel, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

1 comentário


  1. Caros Amigos:
    As vezes que estive em Amsterdam fiquei maravilhado pela amabilidade das pessoas. Cordiais e gentis como dificilmente encontrei em outras cidades europeias com o respeito que tive em todas elas. Mas fiquei ‘marcado’ emocionalmente por tudo que vi nessa bela e hospitaleira cidade.
    Cordialmente aguardo notícias agradaveis.
    Manolo Epelbaum

    Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *