Como Ir de Cancún para Isla Mujeres (Ferry-Boat)

Terminal Fery Boat Isla Mujeres
Terminal de ferry-boat em Isla Mujeres

A principal empresa que faz a travessia de ferry-boat (balsa) para passageiros entre Cancún e Isla Mujeres é a Ultramar.

São 4 locais de partida dos ferrys em Cancún, sendo 3 na Zona Hoteleira (utilizado pelos turistas) e 1 mais próximo do centro de Cancún (utilizado tanto pelos moradores locais como pelos turistas).

Veja abaixo as dicas de como ir de Cancún para Isla Mujeres pelo ferry-boat de passageiros: preços, horários, tempo de travessia, etc.

Após as dicas do ferry para passageiros eu explico sobre o ferry-boat para veículos.

Veja também o meu roteiro de 1 dia e onde ficar em Isla Mujeres (caso você queira explorar melhor a ilha).

Guia Completo de Cancún

Dicas essenciais de uma das viagens mais incríveis que eu fiz:
Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região.
Receba o guia 100% gratuito e completo no seu email>

Como ir de Cancún para Isla Mujeres

Não existe ligação rodoviária para Isla Mujeres, o jeito é ir de barco.

Veja no mapa abaixo os 4 pontos de saída dos ferry-boats para passageiros da Ultramar em Cancún. Todos chegam no mesmo terminal em Isla Mujeres (no centrinho da ilha):

Locais de saída do ferry-boat em Cancún:

Puerto Juarez: é o principal terminal marítimo utilizado pela Ultramar, também chamado de Gran Puerto. A tarifa é a mais barata (300 pesos por pessoa ida e volta), a travessia é a mais curta (18 minutos) e a frequência é a maior (das 05:00 às 23:30 quase sempre a cada 30 minutos). A desvantagem é que Puerto Juarez fica um pouco afastado da Zona Hoteleira de Cancún. Ir até lá é um pouco complicado e demorado, principalmente de transporte público (você terá que pegar um ônibus até o centro e de lá outro ônibus, van ou táxi até Puerto Juarez). Há estacionamento (pago) para quem estiver com carro alugado. Puerto Juarez fica bem próximo do centro de Cancún e é o ferry utilizado pelos moradores locais.

El Embarcadero, Playa Tortugas e Playa Caracol: esses 3 píeres ficam na Zona Hoteleira de Cancún. Apesar da travessia ser mais cara e a frequência menor, eu acho que vale a pena para quem está na Zona Hoteleira. Os 3 ficam ao longo da Boulevard Kukulcán, a principal avenida de Cancún. El Embarcadero no km 4, Playa Tortugas no km 6,5 e Playa Caracol no km 9,5 da avenida. Confira o km em que fica o seu hotel e vá no píer mais próximo (de muitos hotéis dá para ir a pé). O preço da travessia é mais caro, 14 dólares cada trecho ou 19 dólares ida e volta no mesmo dia (o horário da volta é livre). O tempo de travessia é de 22 a 25 minutos se o ferry for direto, mas ele pode parar em outro píer pegar mais passageiros, o que aumenta o tempo da travessia em uns 15 ou 20 minutos. Dá para chegar nos 3 píeres facilmente de ônibus, de táxi (se o seu hotel não for distante não fica muito caro) e também há estacionamento (pago) para quem estiver com carro alugado. A frequência dos ferrys desses 3 locais é menor que em Puerto Juarez.

Os ferrys da Ultramar de Cancún para Isla Mujeres funcionam 365 dias por ano (nos 4 locais de saída).

Confirme os valores e confira os horários dos ferrys no site da Ultramar.

Não é necessário comprar as passagens antecipadamente.

O recomendado é chegar uns 20 ou 30 minutos antes da partida.

A minha experiência

Como estávamos hospedados no Hyatt Ziva em Cancún nós fomos a pé até o píer na Playa Caracol, que fica bem perto.

Chegamos uns 20 minutos antes da partida e compramos o ticket na hora, ida e volta por 19 dólares.

Enquanto aguardávamos o ferry ficamos admirando o visual do píer. Nesse dia o sol estava a pino e o mar azulzinho. Dá para acreditar nesse mar?

Como ir de Cancún para Isla Mujeres
Píer da Playa Caracol
Cancún
Mar azul em Cancún
Ferry Boat Ultramar Isla Mujeres
Ferry da Ultramar chegando no píer

O ferry que vai para Isla Mujeres é menor do que faz a travessia Playa del Carmen/Cozumel.

Ultramar Cancún Isla Mujeres México
Ferry-boat Ultramar Cancún/Isla Mujeres

São 2 andares. O piso inferior é fechado e tem um snack bar. Nós fomos no piso superior que é aberto e dá para tirar boas fotos.

Ferry-Boat Cancún Isla Mujeres
No piso superior
Zona Hoteleira Cancún
Fotos da Zona Hoteleira de Cancún

Zona Hoteleira Cancún

Zona Hoteleira Cancún

O ferry não foi direto para Isla Mujeres, ele parou em El Embarcadero pegar mais passageiros e depois seguiu para a ilha. No total demorou uns 35 a 40 minutos.

Ferry-boat veículos Cancún/Isla Mujeres

Maritima Isla Mujeres ferry carros
Marítima Isla Mujeres: ferry-boat de veículos. Foto: divulgação

O ferry para veículos sai de Punta Sam, um pouco mais adiante que Puerto Juarez. O terminal de veículos em Isla Mujeres também é diferente, embora fique bem próximo do de passageiros. Veja o mapa:

A travessia de carro custa 292 pesos cada trecho e dura uns 45 minutos. A tarifa para caminhonetes e SUVs é de 425 pesos.

Você terá que fazer as contas se vale a pena atravessar o carro até Isla Mujeres.

Se você for apenas passar o dia na ilha, atravessar com o carro pode ser que compense financeiramente (comparando com o ticket do ferry de passageiros da Zona Hoteleira e considerando que você iria alugar um carrinho de golfe na ilha).

Mas talvez não valha a pena pelo transtorno (o ferry para carros tem uma frequência menor e por causa das filas o recomendado é chegar pelo menos 1 hora antes). Além disso Punta Sam fica uns 20 km distante da Zona Hoteleira e você terá que atravessar todo o centro de Cancún (pode ter trânsito).

A empresa que faz a travessia de ferry-boat para veículos é a Marítima Isla Mujeres (confirme no site os preços e horários). Facebook da Marítima.

Dicas Isla Mujeres no México:

Na região:

Guia completo

Vídeo Isla Mujeres

Assista ao nosso vídeo de Isla Mujeres. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das viagens.

E você?

Já foi para Isla Mujeres? Tem alguma dica de como chegar na ilha?

Ou alguma dúvida sobre como ir de Cancún para Isla Mujeres?

Deixe um comentário abaixo 🙂

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Travel, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

22 Comentários


  1. Gostaria de fazer um passeio q englobasse ruínas de toulun, playa Del Carmem e um ou mais cenotes . Qual empresa vc recomenda custo beneficio que faça este trajeto ?

    Responder

    1. Oi Bernardo, tudo bem?

      Desculpa a demora em responder, eu estava viajando 🙂

      A minha viagem e as dicas aqui no blog estão baseadas em uma viagem com aluguel de carro. Veja Aluguel de Carro em Cancún e Região.

      Infelizmente não tenho uma agência para indicar.

      Acho que nao tem um tour que passe por Playa del Carmen. É uma cidade grande, que compensa conhecer por contra própria. Inclusive eu acho que vale a pena se hospedar nela. Veja Onde Ficar em Playa del Carmen.

      Abraços 🙂

      Responder

  2. Olá!! Obrigada pelas dicas! Gostaria apenas de saber se você achou que o ferry chacoalhou demais?! Temos problemas com enjoos nessas travessias de barco 🙁

    Responder

    1. Oi Amanda, tudo bem?

      Isso depende das condições do mar, mas geralmente chacoalha mais na travessia para Cozumel (que é mais distante do continente) do que para Isla Mujeres.

      Na minha vez não chacoalhou muito não 🙂

      Abraços 🙂

      Responder

  3. Olá Fred, tudo bem?
    Sabe me informar se há limite de horário para voltar? Por exemplo, se eu for pra Isla cedo, posso voltar qualquer horário (desde que seja até 23h30)?
    Obrigado.

    Responder

    1. Oi Lucas, tudo bem?

      Sim, você pode voltar mais cedo, não precisa ser no último ferry (note que o último ferry da Isla para os píeres da Zona Hotelera é por volta das 21:00).

      Só não estou conseguindo lembrar se ao comprar o ticket ida e volta o horário da volta é livre ou se é necessário marcar (o horário da volta) no momento da compra. Estou tentando puxar pela memória, mas realmente não consigo lembrar rsrsrsrs. Eu acho que é livre (acho).

      Abraços 🙂

      Responder

  4. Ola Fred!
    Você saberia dizer se tem algum dia da semana mais cheio na Isla?
    Pergunto porque curiosamente algumas atrações informam que nos fins de semana é mais tranquilo, pois boa parte dos pacotes a Cancun vai de sábado a sábado, ou domingo a domingo – ou seja, mais difícil fazer passeios de dia inteiro.
    Desde já obrigado!

    Responder

    1. Oi Roberto, tudo bem?

      Infelizmente não tenho informações sobre isso, se alguma dia de semana é mais tranquilo.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  5. Olá Fred!

    Qual o valor do estacionamento pago que te referes no posto relativo a deixar o carro para ir até isla? Estaremos de carro alugado.

    Responder

    1. Oi Luciane, tudo bem?

      Essa informação eu vou ficar te devendo.

      O preço do estacionamento pode variar dependendo do píer.

      Abraços 🙂

      Responder

  6. Boa noite.
    Vou com meus pais e vou ficar 1 semana, vale a pena alugar carro lá?
    Reservei mas estou em dúvida.
    Obrigado!

    Responder

  7. Olá Fred, td bem?
    Eu e meu marido viemos hoje (14/04/18) para Isla Mujeres pelo Ferry de Puerto Juarez e, a passagem para cada pessoa, ida e volta, está 300 pesos.

    Responder

  8. Um dica é sair da Playa Tortugas, é o único ponto da zona hoteleira que a balsa vai direto, sem parar em outro porto. Saindo da Playa caracol, sempre demora mais, pois faz parada em 1 porto

    Responder

  9. Ola tudo bem? Chegarei em Cancun por volta das 8 da noite e gostaria de saber se eh seguro ir ao pier esse horario para fazer a travessia (pq estou hopedada em Isla mujeres). Muito obrigada

    Responder

    1. Oi Eliana, tudo bem?

      Por conta do horário você terá que pegar o ferry em Puerto Juarez, que é o porto mais usado pelos moradores locais (embora por muitos turistas também).

      Sinceramente eu não cheguei a ir em Puerto Juarez, então não posso detalhar profundamente. Mas acredito que com precaução dá para ir tranquilamente. Eu faria o trajeto entre o aeroporto até Puerto Juarez de táxi. O último ferry parte às 11:30pm.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  10. Gostaria de saber por qual motivo nos cobram 8 dólares por pessoa para embarque , dizendo que se trata de taxa do Governo. Na pulseira que entregam, diz que o valor do imposto é aproximadamente 52 pesos.
    Detalhe, há somente pessoas uniformizadas com o parque dos Golfinhos….
    Haviamos comprado todo o passeio pela CVC, que estaria tudo incluso, menos essa tal taxa….

    Responder

    1. Oi Fabiano, tudo bem?

      Eu fiz a travessia para Isla Mujeres com a Ultramar por conta própria. Não sei como funciona com a CVC.

      Acredito que a Ultramar seja uma empresa privada. São 4 pontos de embarque para Isla Mujeres. O mais barato é Puerto Juarez, que fica próximo do Centro urbano de Cancún e é mais utilizado pelos moradores. Lá o ticket é cobrado em pesos mexicanos.

      Os demais pontos de embarque ficam em pequenos píeres na Zona Hoteleira. Nesses o ticket é cobrado em dólares (o transporte é utilizado pelos turistas) e são mais caros.

      Sobre os impostos eu não sei como funciona.

      Abraços 🙂

      Responder

  11. Olá, boa noite!

    Estou amando as dicas do seu blog, queria saber se as vans para playa del carmen saem da zona hoteleira.

    Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *