Como Comprar Passagem de Trem na Renfe Espanha

Renfe Espanha
Trem-bala da Renfe parado na plataforma de embarque/desembarque

Veja neste artigo as principais informações para você comprar passagem de trem na Renfe (trem-bala e trens comuns) e também dicas para viajar de trem pela Espanha:

  • Os tipos de trem da Renfe: AVE e Larga Distância (trens-bala), Media Distância, Cercanías, Regionais e Turísticos.
  • As classes dos trens: Turista, Turista Plus e Preferente.
  • Os tipos de tarifas: Promo, Promo+, Flexível, Ida y Vuelta e Mesa.
  • Dicas importantes: dificuldade em pagar com o cartão de crédito, como pagar com o Paypal, etc.
  • Comprar a passagem: passo a passo para comprar a passagem de trem no site da Renfe.
  • Como embarcar e desembarcar do trem.
  • Bagagem: quantidade, peso, volume e como levar a bagagem nos trens.
  • Dúvidas: se você ainda tiver dúvidas após ler o artigo deixe um comentário que na medida do possível eu tento te ajudar.

Guia Completo de Madrid

Todas as dicas da viagem de 15 dias que eu fiz por Madrid e arredores (inclui Toledo, Segóvia e Ávila).
Receba o guia 100% completo e 100% gratuito no seu email.>

Tipos de Trem da Renfe

A Renfe é a operadora de trens espanhola e administra uma das malhas ferroviárias de passageiros mais eficientes da Europa e do mundo.

São vários tipos de trens com velocidades diferentes e objetivos diferentes. Alguns trens são expressos e param em poucas estações enquanto outros são mais lentos e param em mais estações ao longo do trajeto.

Como funciona a política de preços: quanto mais veloz for o trem e menos estações ele parar, mais rápido você chegará no destino e mais cara será a passagem.

O inverso também é verdadeiro: quanto mais lerdo for o trem e mais estações ele parar, mais tempo você demorará para chegar no destino e mais barata sairá a passagem.

A coisa é meio confusa: são vários tipos de trem e de linhas o que deixa tudo meio confuso. Eu tentei agrupar os diferentes trens da Renfe da seguinte forma:

  • 1 – AVE e Larga Distancia (trens-bala)
  • 2 – Media Distancia
  • 3 – Cercanías
  • 4 – Regional e Regional Express
  • 5 – Trens Turísticos

Não se preocupe: apesar de todos esses tipos de trem a pesquisa no site da Renfe é muito prática. Todas as opções de trens serão mostrados para o trecho que você quer. Você irá se preocupar mais com o preço e com a duração da viagem do que com o tipo do trem.

1 – AVE e Larga Distancia (trens-bala)

Trem-bala: no Brasil costumamos chamar esses trens de trem-bala.

São os trens mais velozes e que conectam as principais cidades espanholas: Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Córdoba, Zaragoza, Malaga, Albacete, Alicante, Valladolid, León, Segóvia, Toledo, entre outras. Há linhas que também conectam Barcelona com a França (Paris, Lyon, Marselha e Toulouse).

Trem AVE é o mais rápido: chega a passar dos 300 km/h, faz pouquíssimas paradas no trajeto, tem uma malha ferroviária menor e o tempo do trajeto é o mais rápido.

Trens Larga Distancia: chegam a 250 km/h, fazem mais paradas que o AVE, possuem uma malha ferroviária maior (atendem mais cidades) e o tempo do trajeto é um pouco mais demorado que o AVE. São vários os trens Larga Distancia (Altaria, Alvia, Av City, Euromed, Talgo, entre outros), mas não se preocupe muito em entender essas siglas.

Onde usar o AVE e o Larga Distancia: é possível fazer trajetos compridos (como Madrid-Barcelona, Madrid-Sevilha, Madrid-Valencia, Málaga-Barcelona, Barcelona-Valencia e Barcelona-Paris, entre outros) ou trajetos mais curtos (como Madrid-Segovia, Madrid-Toledo, Córdoba-Sevilha, Camp de Tarragona-Barcelona e Barcelona-Girona-Figueres, entre outros).

Veja mais detalhes e as linhas do AVE: Trem AVE Renfe.

Veja mais detalhes e as linhas dos trens Larga Distancia: Altaria, Alvia, AV City, Euromed, Talgo e Trenhotel (trem  noturno que dispõe de assentos sentados ou camas e tem rotas nacionais e internacionais, como Madrid-Lisboa).

Onde comprar a passagem dos trens AVE e Larga Distancia: pela internet no site da Renfe, pelo site Rail Europe (o site é em português, mas cobra uma taxa de serviço e passagens promocionais podem não estar disponíveis), nas máquinas de autoatendimento Renfe nas estações e nas bilheterias nas estações (há uma taxa de serviço extra). O melhor é comprar pela internet com antecedência. As passagens são colocadas no site com uns dois ou três meses de antecedência e a política de preços é similar ao das passagens aéreas: as passagens promocionais acabam antes e em cima da hora sobram as passagens mais caras (muitas vezes o trem lota alguns dias antes da partida, principalmente em feriados como Natal, Réveillon e Semana Santa). Mais abaixo eu explico passo a passo como comprar.

2 – Media Distância (MD, Avant e Intercity)

Mais paradas: esses trens chegam a 160 km/h (MD) ou 250 km/h (Avant e Intercity). Eles fazem mais paradas que o Larga Distancia e por esse motivo a velocidade média é mais baixa. Os trens Media Distancia viajam entre cidades distantes, mas o objetivo é transportar passageiros entre cidades próximas.

Onde usar o Media Distancia: o tempo do trajeto entre cidades distantes é bem demorado, por isso o melhor é usar entre cidades próximas que não são ligadas pelo AVE ou pelo Larga Distancia (como Madrid-Ávila, Barcelona-Tarragona (Centro), Ourense-Santiago de Compostela-La Coruña, Valencia-Alicante-Múrcia, entre outros).

Veja mais detalhes e as linhas dos trens: Avant e Media Distancia (MD). Veja o mapa das linhas: Media Distancia (clique no link das regiões espanholas).

Onde comprar as passagens Media Distancia: pela internet no site da Renfe, pelo site Rail Europe (o site é em português, mas cobra uma taxa de serviço e passagens promocionais podem não estar disponíveis), nas máquinas de autoatendimento Renfe nas estações e nas bilheterias nas estações (há uma taxa de serviço extra). Os preços dos trens MD geralmente são fixos (não costumam oscilar como os trem-bala). Já nos trens Avant e Intercity (que são mais rápidos que o MD) os preços podem oscilar. A chance das passagens se esgotarem é menor que nos trens-bala, mas eu sempre compro adiantado para evitar surpresas. Mais abaixo eu explico passo a passo como comprar pela internet.

3 – Cercanías

Metropolitanos: são trens metropolitanos que ligam grandes cidades com as cidades pequenas do seu entorno.

Metrô estendido (mas configurado como trem): os trens Cercanías cortam as grandes cidades, mas param apenas nas principais estações do Metrô (nas cidades que possuem Metrô). Ao sair das grandes cidades ele funciona como um metrô de superfície parando nas principais estações do subúrbio. A configuração é de trem mesmo (com assentos, bagageiro, etc).

Procedimentos mais simples: viajar com o Cercanías é bem mais simples que os trens AVE, Larga Distancia e Media Distancia. Os procedimentos (comprar passagem, embarque, desembarque, controle de bagagem, etc) são mais parecidos com o Metrô.

Cidades: há trens Cercanías em Barcelona, Bilbao, Cádiz, Gijón/Oviedo, Madrid, Málaga, Múrcia/Alicante, San Sebastián, Santander, Sevilha, Valencia e Zaragoza, entre outras cidades. Os trens Cercanías ligam essas cidades com as cidades do entorno delas.

Onde usar o Cercanías: você pode usá-lo tanto dentro das cidades como para ir em outra cidade próxima. Dentro das cidades: você pode fazer o trajeto entre dois bairros distantes de uma maneira mais rápida que o Metrô (por exemplo em Madrid: Estação Atocha até Estação Chamartín são apenas duas paradas pelo Cercanías, enquanto no Metrô são cerca de 15 paradas). Fora das cidades: trajetos onde não há Media Distancia e nem trem-bala como Madrid-El Escorial e Barcelona-Montserrat, entre outros.

Veja as cidades e o mapa das linhas (clique nos links das cidades): Cercanías Renfe

Outros nomes: em algumas regiões da Espanha os trens Cercanías levam o nome local (como Rodalies na Catalunha).

Onde comprar as passagens Cercanías: nas máquinas de autoatendimento Cercanías nas estações e nas bilheterias nas estações. Os preços são definidos pelo deslocamento entre as zonas (Zona 1, Zona 2, Zona 3, etc). As passagens não são vendidas no site da Renfe.

4 – Regional e Regional Express

Pinga-pinga: esses trens conectam não só as grandes cidades com as cidades do entorno, como também fazem longos trajetos parando em todas as estações.

Não é viável para o turista: as tarifas geralmente são as mais baratas, mas o trajeto é muito demorado. O trajeto entre Madrid e Barcelona, por exemplo, leva quase 10 horas (enquanto o AVE chega a fazer em 2 horas e 30 minutos).

Outros nomes: em algumas regiões da Espanha os trens regionais levam o nome local (como Rodalies na Catalunha).

Não recomendo: não recomendo o Regional, a não ser que o seu trajeto seja entre duas estações próximas que sejam atendidas apenas pelo Regional. Ou em destinos que são atendidos apenas por esses trens.

Onde comprar as passagens Regional: nas máquinas de autoatendimento nas estações e nas bilheterias nas estações. Alguns trechos também são disponibilizados no site da Renfe.

5 – Trens turísticos:

A Renfe também possuem trens turísticos luxuosos. Mais do que fazer o trajeto entre os destinos, o maior objetivo é curtir o trem e as paisagens pelo caminho.

Confira: Trenes Turísticos Renfe

Há trajetos em que vários tipos de trens estão disponíveis

Para o mesmo trajeto podem ser encontrados vários tipos de trem: no exemplo abaixo há muitos tipos de trem para o mesmo trajeto, desde o AVE até o Regional Express.

Trens Renfe
Esse exemplo possui vários tipos de trem (desde AVE até Regional Express) para o mesmo trajeto

Preço: quanto mais rápida for a viagem mais cara será a passagem. O horário também influencia no preço.

Passo a passo: mais abaixo (após as classes e os tipos de tarifas) eu mostro como comprar a passagem pelo site da Renfe.

As classes nos trens da Renfe

Os assentos nos trens da Renfe possuem 3 diferentes tipos de classe. Cada vagão (coche) pertence a uma classe:

  • 1 – Classe Turista
  • 2 – Classe Turista Plus
  • 3 – Classe Preferente

No exemplo abaixo estão disponíveis as classes Turista, Turista Plus ou Preferente para o mesmo trem:

Classes Renfe

Melhor que avião: o fato é que mesmo a classe mais simples da Renfe (a Turista) oferece mais espaço e um maior conforto que a econômica dos aviões.

1 – Classe Turista Renfe

É a classe mais simples, como se fosse a econômica no avião, com poltronas de tecido. Cada fileira tem 4 assentos, dois de cada lado e o corredor no meio.

A classe Turista está presente em todos os trens AVE. Os trens Regional, Cercanías e muitos MD possuem apenas a classe Turista, mas o assento geralmente é de plástico (sem tecido).

Classe Turista Trem Renfe
Classe Turista em um trem AVE da Renfe

2 – Classe Turista Plus Renfe

Os assentos são parecidos com os da classe Turista, mas a fileira tem apenas 3 assentos o que deixa o espaço maior.

A classe Turista Plus está presente em alguns trens Media Distancia, Larga Distancia e AVE.

3 – Classe Preferente Renfe

A classe preferente é a mais luxuosa da Renfe. Ela é similar à classe executiva do avião. As poltronas são de couro e as fileiras possuem 3 assentos.

A classe Preferente está presente em alguns trens Larga Distancia e nos trens AVE.

Acesso às salas vips: os clientes da classe Preferente (exceto os que adquiriram a Tarifa Promo) podem acessar as Salas Club que a Renfe disponibiliza nas principais estações. Veja mais informações sobre as Salas Club e as estações em que elas são disponibilizadas: Salas Club Renfe

Os diferentes tipos de tarifas da Renfe

A Renfe divide as suas tarifas nas seguintes categorias (válidas para os trens AVE, Larga Distancia e alguns Media Distancia):

  • 1 – Tarifa Promo
  • 2 – Tarifa Promo+
  • 3 – Tarifa Flexível
  • 4 – Tarifa Ida y Vuelta
  • 5 – Tarifa Mesa (mesa para 4 pessoas)

No exemplo abaixo estão disponíveis as tarifas Mesa, Promo, Promo+ e Flexible para a classe Turista:

Tarifas Renfe

Cada classe pode ter diferentes tarifas. Por exemplo: no mesmo trem você pode encontrar para a classe Turista as tarifas Promo, Promo+ e Mesa, para a classe Turista Plus as tarifas Promo e Flexível e para a classe Preferente as tarifas Promo, Promo+ e Ida y Vuelta.

Política de preços: da mesma maneira que as passagens aéreas, são disponibilizados um determinado número de assentos para cada tarifa. As mais baratas geralmente são as primeiras a acabar.

1 – Tarifa Promo Renfe

É a tarifa mais barata, promocional. Geralmente é a primeira a acabar.

Assentos: não é permitido escolher, mas se você estiver comprando mais de uma passagem o sistema vai colocar os assentos juntos, desde que haja disponibilidade. É possível selecionar a sua preferência (janela ou corredor).

Cancelamento: se você cancelar a passagem você perde ela.

Alterar horário: não permite alterar os horários da passagem.

Tarifa Promo Classe Preferente: não dá acesso às salas vips. As demais tarifas da Classe Preferente dão acesso.

Mais informações: Tarifa Promo Renfe

2 – Tarifa Promo+

Assentos: não é permitido escolher, mas se você estiver comprando mais de uma passagem o sistema vai colocar os assentos juntos, desde que haja disponibilidade. É possível selecionar a sua preferência (janela ou corredor).

Cancelamento: em caso de cancelamento 70% do valor da passagem é devolvido.

Alterar horário: para alterar o horário da passagem há uma multa de 20% do valor da passagem mais a diferença de preço entre a passagem velha e a nova.

Mais informações: Tarifa Promo+ Renfe

3 – Tarifa Flexible

Assentos: é permitido escolher.

Cancelar: em caso de cancelamento 95% do valor da passagem é devolvido.

Alterar horário: permite trocar o horário, mas você terá que pagar a diferença de preço entre a passagem velha e a nova.

Mais informações: Tarifa Flexible Renfe

4 – Tarifa Ida y Vuelta

Essa opção aparece ao fazer uma viagem de ida e outra de volta.

Desconto: na Tarifa Ida y Vuelta é aplicado um desconto de 20%.

Atenção: você tem que comprar uma Tarifa Ida y Vuelta em cada trecho (uma para a ida e outra para a volta). É possível, inclusive, selecionar uma Ida y Vuelta na ida e uma de outra categoria (uma Promo por exemplo) na volta (e vice-versa).

Assentos: é permitido escolher.

Cancelar: em caso de cancelamento de apenas um trecho 60% do valor da passagem é devolvido. No caso do cancelamento dos dois trechos 85% do valor da passagem é devolvido.

Alterar horário: permite trocar o horário, mas você terá que pagar a diferença de preço entre a passagem velha e a nova.

Mais informações: Tarifa Ida y Vuelta Renfe

5 – Tarifa Mesa

Nessa opção você compra uma mesa com 4 assentos frontais (2 de um lado da mesa e 2 do outro).

Juntos: a passagem vale para os 4 assentos (não dá para comprar 3 assentos, nem 2 e nem 1). É ideal para grupos de 4 pessoas.

Não é necessário viajar as 4 pessoas: muitas vezes a Tarifa Mesa sai mais barata que comprar 3 passagens avulsas. Nesse caso você pode comprar a Mesa e viajar apenas em 3 pessoas (no momento da compra invente um nome para a 4º pessoa).

Assentos: você compra uma mesa com o local já definido no trem.

Cancelar: em caso de cancelamento 50% do valor da passagem é devolvido.

Alterar horário: não permite alterar os horários da passagem.

Mais informações: Tarifa Mesa Renfe

Dicas importantes para comprar a passagem no site da Renfe

  • Idiomas do site: o site da Renfe tem versões em vários idiomas (incluindo inglês e espanhol), mas não possui em português. Estou baseando as dicas na versão em espanhol do site.
  • Dificuldade de pagamento com cartão de crédito/débito: o sistema de pagamentos da Renfe só aceita cartões internacionais que passam por uma verificação de segurança. Nos cartões Visa essa verificação é chamada de Verified by Visa e nos Mastercard é chamada de Mastercard SecureCode. Acontece que a maioria dos cartões dessas bandeiras emitidos no Brasil não estão aptos para essa verificação e assim as compras no site da Renfe não são aprovadas. Há relatos de viajantes que ligaram na central de atendimento do cartão informando que fariam essa compra e depois disso a transação foi aceita. Mas na prática a grande maioria dos brasileiros não conseguem comprar as passagens no site da Renfe com cartão de crédito/débito. Alternativas: alguns viajantes relatam sucesso na compra com cartão Dinners. O site da Renfe disponibiliza o pagamento através do Paypal (na minha opinião é a maneira mais prática). Se você ainda não tem abra uma conta no Paypal e através dela você pode comprar a passagem utilizando o cartão de crédito (aquele mesmo que foi recusado pelo site da Renfe). Outra opção é comprar a passagem pelo site Rail Europe (o site é em português, mas cobra uma taxa de serviço e passagens promocionais podem não estar disponíveis).
  • Vagão silencioso: em alguns trens você pode selecionar um Coche en Silencio (vagão silencioso). Nesse tipo de vagão existem algumas regras para que o ambiente seja silencioso (não pode fazer ligações, aparelhos eletrônicos devem estar no modo silencioso, as conversas devem ser baixas e não podem ser duradouras, entre outras). Menores de 14 anos não são aceitos. Mais informações: Coche en Silencio
  • Combinado Cercanías: ao comprar a passagem em um trem-bala (AVE ou Larga Distancia) a passagem dá direito a uma viagem gratuita em um trem Cercanías (nas cidades que possuem esses trens). Essa passagem pode ser usada para você se deslocar até a estação de trem-bala de origem (por exemplo: do hotel até a estação) ou ou após a estação de trem-bala de destino (por exemplo: da estação até o Aeroporto ou até o hotel). 4 horas: o bilhete Cercanías só é válido no mesmo dia da viagem de trem-bala e até 4 horas antes da saída ou até 4 horas após a chegada no destino do trem-bala. Você deverá retirar a passagem Combinado Cercanías em uma máquina de autoatendimento nas estações ou nas bilheterias das estações. Mais informações: Combinado Cercanías Renfe
Combinado Cercanias Renfe
A passagem acima inclui um Combinado Cercanías (no destaque em vermelho)
  • Cafeteria e serviço de bordo: nos trens AVE e em muitos trens Larga Distancia há um vagão cafeteria com venda de bebidas (incluindo alcoólicas), snacks e lanches. Não espere preços camaradas. Muitos trens também possuem serviço de bordo (os itens são vendidos – não estão inclusos). Alguns trens Larga Distancia (que não possuem cafeteria) e muitos trens Media Distancia possuem máquinas automáticas de venda de bebidas e snacks. Banheiros: os trens também possuem banheiros.
Vagão Cafeteria Trem Renfe
Vagão cafeteria em um trem AVE da Renfe
  • Entretenimento: nos trens AVE e Larga Distancia pequenos televisores ficam no teto dos vagões. Neles são exibidos filmes em espanhol (fones de ouvido são oferecidos gratuitamente).
  • Enlace (passagens com baldeação): nas pesquisas de passagens no site da Renfe você poderá encontrar passagens com o termo “Enlace”. Nesse caso haverá uma baldeação (transbordo) no trajeto. Se puder evite essas passagens.
Enlace Renfe (baldeação)
No exemplo acima há uma passagem com baldeação (enlace) destacada em vermelho
  • Trem consultado não se encontra disponível para venda: durante a pesquisa você pode se deparar com uma mensagem que o trem não está disponível para a venda nesse momento. Mais de uma baldeação: essa mensagem pode significar que há mais de uma baldeação nesse trajeto. As passagens da Renfe são vendidas com no máximo uma baldeação. Se houver mais de uma baldeação você terá que comprar os trajetos separados. Passagens ainda não estão disponíveis para a venda: outra opção para essa mensagem é de que as passagens ainda não foram disponibilizadas para a venda. Elas são disponibilizadas geralmente com uns 2 ou 3 meses de antecedência (mas isso pode variar).
Trem não disponível para venda Renfe
No exemplo acima aparece a mensagem dizendo que o trem consultado não está disponível para a venda (nesse caso o motivo é que o trajeto possui mais de uma baldeação)
  • Necessidades especiais: para comprar passagens de passageiros que necessitam de necessidades especiais é preciso selecionar o campo Solicitud Atendo no momento de pesquisar as passagens. Mais informações: Solicitud Atendo Renfe

Passo a passo para comprar a passagem na Renfe

  • Acesse o site: Renfe (exemplo na imagem abaixo)
  • Origem e destino da viagem: digite o nome das cidades (se aparecer várias estações na mesma cidade clique em Todas)
  • Fecha del Viaje: é a data da viagem. Em Salida digite a data de saída. Em Regreso digite a data de retorno (somente se você for fazer o mesmo trecho de retorno), senão deixe em branco. Em Horarios selecione apenas se você quiser filtrar as passagens por períodos do dia: Mañana (manhã), Tarde e Noche (noite).
  • Número de passageiros: preencha o número de Adultos (a partir de 14 anos), Niños 4-13 (crianças de 4 a 13 anos) e Niños < 4 (crianças com menos de 4 anos). Nos trens AVE, Larga Distancia e Media Distancia crianças de 4 a 13 anos tem 40% de desconto na tarifa base. Crianças com menos de 4 anos viajam gratuitamente no colo de um adulto. Mas é preciso informar os dados da criança com menos de 4 anos e prosseguir normalmente com a compra. Será emitido um “Billete Gratuito de Niño”. Mais informações: Crianças Renfe.
  • Viajeros con: nessa seção há alguns campos que podem ser selecionados. Os campos +Renfe Joven 50 e Tarjeta Dorada são programas de fidelidades ou descontos para passageiros frequentes. O campo Mascota é para quem estiver viajando com pets. O campo Solicitud Atendo é para passageiros com necessidades especiais.
  • Após preencher os campos clique em Comprar 
Comprar passagem trem Renfe Espanha
A imagem acima é a página inicial da Renfe para pesquisar as passagens
  • Resultado pesquisa: a tela seguinte é o resultado da pesquisa (exemplo na imagem abaixo).
  • Filtrar: na coluna esquerda você pode aplicar alguns filtros na pesquisa.
  • Informações: a coluna do meio exibe os trens disponíveis e suas informações. Salida (horário de saída), Llegada (horário de chegada), Duración (duração do trajeto), Tren (tipo do trem), Precio Desde (a passagem mais barata para esse trem), Clase (classe), Tarifa (tipo de tarifa) e Opciones (clique no símbolo + para ver mais detalhes do trem).
Resultado pesquisa passagens trem Renfe Espanha
Resultado de pesquisa com várias opções de trens entre Madrid e Valencia
  • Opciones (símbolo +): clique no símbolo “+” e na sequência em “Mais Detalles” para ver mais detalhes (exemplo na imagem abaixo).
  • Em Clase você visualiza as classes disponíveis para esse trem e em Tarifas você visualiza as tarifas e preços disponíveis para cada classe.
  • Em Detalles del Trayecto é mostrado o tipo e o nº do trem, a data da viagem e a duração do trajeto.
  • Em Recorrido é exibido a estação de saída e a estação de destino da sua viagem.
  • Seguiente: clique se você já escolheu qual passagem comprar.
Detalhes Trem Renfe
Detalhes de uma das opções de trem entre Madrid e Barcelona.
  • Informações pessoais e de pagamento: na página seguinte você terá que informar os dados pessoais dos passageiros e escolher um meio de pagamento (imagem abaixo).
  • Na coluna da direita (Tu Compra) você confere o número de passageiros, o valor da compra e os dados do trem que você está comprando a passagem (data, horários, duração, origem, destino, etc).
  • Información Viajero: você deve preencher com os dados pessoais dos viajeros (passageiros) e conferir se a tarifa selecionada está correta.
  • Itens obrigatórios estão com asterisco.
  • Datos Personales: insira os dados pessoais do passageiro sendo que é obrigatório apenas o Nombre (nome) e o Apellido 1 (último sobrenome).
  • Documento/passaporte: não é obrigatório informar um documento pessoal (como Passaporte) e nem o sobrenome do meio (Apellido 2).
  • Acepto recibir notificaciones: deixe clicado caso queira ser notificado por problemas ou atrasos no trem. Nesse caso você deve preencher o Email ou o Telefone (coloque +55 código DDD e o número do celular). Eu costumo preencher o email e o telefone.
  • Tarjeta+Renfe: deixe em branco (cartão fidelidade de passageiros frequentes).
Informações passageiro Renfe
Confirmação da tarifa e dados necessários do passageiro (note que não é obrigatório informar o passaporte e nenhum outro documento pessoal)
  • Seleccionar Asiento: o próximo passo é selecionar o assento, mas isso vai variar de acordo com a tarifa que você escolheu (imagem abaixo).
  • Tarifa sem escolha de assento: ainda assim você pode selecionar a sua preferência entre Ventana (janela) e Pasillo (corredor).
  • Tarifa que permite escolher o assento: nesse caso clique em Selección de Asiento. A escolha do assento só será feita somente na próxima página (veja mais abaixo).
  • Elegir Modo de Pagamento: aqui você terá que selecionar um dos meios de pagamentos disponíveis. Para nós (turistas) interessam apenas Tarjeta Credito/Debito (cartão de crédito/débito) e Paypal. Ao escolher o pagamento através do cartão a compra pode ser recusada pela verificação de segurança que expliquei mais acima.
  • Escolhendo Tarjeta ou Paypal o procedimento nessa etapa será o mesmo. Você deve inserir o seu email e o seu telefone (o prefixo do Brasil é +55). Eu costumo colocar o celular. O pagamento mesmo não é feito ainda.
  • Selecione He li y acepto (eu li e aceito) as condições de compra e clique em Siguiente
Assento e Meio de pagamento Renfe
Escolha uma das opções disponíveis sobre o assento (a marcação do assento só será feita no próximo passo) e escolha uma das opções de pagamento (no exemplo acima eu escolhi o Paypal)
  • Selecionar o assento: se a tarifa que você escolheu permite selecionar o assento essa opção aparecerá antes de efetuar o pagamento.
  • Escolhendo o vagão: primeiro você terá que escolher o vagão (coche). Utilize a barra de rolamento (indicada com a seta vermelha abaixo) para visualizar os vagões da classe da sua tarifa disponíveis.
Escolha Vagão Renfe
Se a sua tarifa permite escolher o assento o primeiro passo é escolher o vagão (role a barra para visualizar os vagões/coches disponíveis)
  • Escolhendo os assentos: após selecionar um vagão você poderá escolher os assentos nesse vagão. Utilize a barra de rolamento (indicada com a seta vermelha abaixo) para visualizar os assentos disponíveis nesse vagão.
  • Algumas informações são importantes:
  • Plazas: assentos.
  • Sentido de la marcha: é o sentido que o trem vai se dirigir. Há assentos disponíveis no sentido da marcha (de frente) e contra a marcha (de costas).
  • 4 Plazas enfrentandas: são 4 assentos frontais.
  • 4 Plazas enfrentadas com mesa: são 4 assentos frontais com uma mesa no meio.
  • Após selecionar o assento clique em Comprar.
Escolha assento Renfe
Escolha do assento
  • Último passo: o último passo é efetuar o pagamento. No exemplo abaixo após clicar em comprar foi feito o redirecionamento para o Paypal (nesse exemplo eu escolhi esse meio de pagamento). Após fazer o login no Paypal é preciso informar os dados de pagamento.
Paypal Renfe
Exemplo com pagamento através do Paypal
  • Passagens: após o pagamento ser efetuado a passagem será exibida em um arquivo PDF. Você poderá imprimi-la e salvá-la. A passagem também será enviada para o seu email. Se você estiver viajando peça para imprimir no seu hotel.
  • Não corte a passagem: é importante levar a passagem inteira (sem cortar qualquer das partes impressas).

Exemplo de passagem da Renfe: a imagem abaixo é um exemplo de passagem de um trem AVE da Renfe. Em Salida e Llegada estão as estações de saída e chegada (no exemplo abaixo Madrid-Puerta de Atocha e Girona), as datas e os horários. Também estão descritos o tipo de trem (AVE nesse exemplo), o número do trem (importante para identificar de qual plataforma ele sairá), a classe (Turista), o número do coche (vagão) e a plaza (assento). Nome do passageiro: um detalhe interessante é que na passagem não é mostrado o nome do passageiro.

Passagem Trem Renfe
Passagem de trem entre Madrid e Girona

Comprar a passagem nas estações

Nas estações você pode comprar as passagens tanto nas bilheterias (taxa extra de 5,5%) como nas máquinas de autoatendimento.

Cada tipo de trem tem a sua própria máquina de autoatendimento. As máquinas possuem uma sinalização informando para qual tipo de trens elas vendem a passagem:

Máquinas comprar passagem trem AVE e Larga Distancia
Máquinas para comprar passagens dos trens AVE e Larga Distancia
Máquinas comprar passagem MD e Regional Renfe
Máquinas para comprar passagens dos trens Media Distancia e Regional
Máquinas para comprar as passagens do trem Cercanias
Máquinas para comprar as passagens do trem Cercanías

Como embarcar no Trem da Renfe

As portas do trem fecham dois minutos antes da partida. Mas por experiência própria eu recomendo chegar na estação com pelo menos 30 minutos de antecedência. Se for a primeira vez que você for viajar de trem e se for em uma estação grande (como a Puerta de Atocha em Madrid ou a Sants em Barcelona) eu recomendo chegar 1 hora antes para entender como a estação funciona e encontrar a plataforma da onde sairá o trem. Se a estação em que você for embarcar não for a estação que o trem está iniciando a viagem, ele fará uma parada rápida de poucos minutos.

  • Letreiros: nas estações há letreiros informando os trens. Os letreiros exibem os horários, o destino, o número do trem e a plataforma da onde ele partirá (a plataforma aparece uns 20 ou 30 minutos antes da partida).
  • Atenção: note que no campo destino é exibido o destino final do trem (ou fica alternando os destinos principais). Pode ser que o seu destino não apareça e por isso fique atento ao número do trem (confira na passagem).
Painel com informações dos trens
Painel eletrônico informando as partidas de trens (Salidas)
  • Controle de equipagem: após identificar da onde seu trem partirá você terá que passar pelo controle de equipagem (bagagem) colocando a sua bagagem na esteira do raio-x.
Controle de Bagagem Trem Renfe
Controle de bagagem (raio-x) antes de acessar a plataforma
  • Check-in: não há o procedimento de check-in, apenas um controle de passagem. Dirija-se diretamente à plataforma (após identificar de qual plataforma o trem sairá), encontre o seu vagão e entre por conta própria no trem. As plataformas também possuem letreiros eletrônicos indicando qual é o próximo trem que sairá.
  • Entrando no vagão (coche) certo: cada vagão dos trens são numerados e identificados. Verifique na sua passagem qual é o número do seu vagão e quando o trem chegar procure pelo seu vagão.
Informações e número vagão trem Renfe
Identificação do vagão (coche) do trem. Nesse caso é o coche (vagão) 13
  • Fiscal: as passagens são verificadas pelo fiscal durante a viagem. Por isso não jogue fora a passagem após o trem partir. A qualquer momento o fiscal poderá passar e solicitar a passagem.
  • Desembarcar do trem: fique atento ao final da sua viagem. Se o seu destino não for o último do trem ele fará apenas uma parada rápida. A próxima estação é anunciada pelo sistema de som e também pelos letreiros internos dos vagões. As estações também possuem placas (com o nome da estação) visualizáveis de dentro do trem. Uns minutos antes do trem chegar na estação pegue a sua bagagem e se dirija em direção a porta do vagão.

Bagagens nos trens da Renfe

Existe um limite de bagagens nos trens da Renfe embora na prática o que se percebe é que praticamente não há fiscalização.

  • Limite de bagagens nos trens da Renfe: é permitido levar até 3 malas. O tamanho máximo de cada mala é de 85cm x 55cm x 35cm (altura x largura x profundidade). O peso total das 3 malas juntas não pode ser maior que 25kg. A soma das dimensões das 3 malas não pode ser maior que 290cm. Cadeirinhas e carrinhos de bebê contam como bagagem.
  • Excesso de bagagem: não existe a opção de pagar pelo excesso de bagagem. Simplesmente a Renfe pode proibir o passageiro de embarcar com as bagagens em excesso. É comum observar passageiros com excesso de bagagens nos trens e quase não se encontram relatos de passageiros que tiveram problemas com isso. Apesar de muitos turistas abusarem com sucesso do excesso de bagagem não é possível garantir que isso ocorrerá com você. Veja mais informações sobre bagagem no site da Renfe
  • Bagagem porta a porta: uma alternativa que a Renfe oferece é um serviço de retirar a bagagem em um endereço na cidade de origem e transportar a bagagem até outro endereço na cidade de destino (o prazo de entrega é de geralmente dois dias). Esse serviço não é viável para turistas comuns. Mais informações Equipaje Puerta a Puerta Renfe
  • A bagagem não é despachada: nos trens a bagagem não é despachada (como nos aviões) e nem vão em um compartimento separado (como nos ônibus). Você leva a bagagem junto com você dentro dos vagões.
  • Você é o responsável por colocar e retirar as bagagens no início e final da sua jornada.
  • Locais para colocar a bagagem: os vagões possuem bagageiro acima dos assentos (para bagagens de mão) e compartimentos para malas maiores no início e/ou final de cada vagão. Já viajei em trens lotados em feriados como o Natal e os compartimentos não deram conta de todas as malas dos viajantes. Nesse caso alguns passageiros deixaram as malas no chão (o que não é permitido, mas não havia outra alternativa).
  • É seguro deixar as malas no compartimento de bagagem? Pode ser que o seu assento fique um pouco distante das bagagens e você se sinta inseguro com as suas malas (não há qualquer controle de quem coloca ou retira as bagagens). É muito difícil encontrar relatos de roubo de bagagens nos trens da Renfe. Se você estiver muito receoso tente escolher um assento próximo ao compartimento de bagagens (caso sua passagem permita escolher o assento) e se não for possível você pode levantar e ficar de olho nas suas bagagens a cada parada do trem.
Bagagem Trem Renfe
Bagageiro para malas de mão acima do assento. A estrutura de metal no início da foto (lado direito) é o compartimento para malas maiores.

Mais informações sobre bagagem: veja no site da Renfe mais informações sobre Equipajes e sobre Viajar com Bicicletas

Dicas Madrid Espanha

Dezenas de artigos: eu preparei dezenas de artigos que vão te ajudar na organização da sua viagem por Madrid e região. Confira:

Facilitando a sua vida

  • Seguro Viagem Obrigatório Europa: Como Funciona o Tratado de Schengen. Dicas para contratar o Seguro Obrigatório por um bom preço. Veja também como funciona o Tratado de Schengen, a área de livre circulação pela Europa (visto, documentos obrigatórios, tempo de permanência, lista dos países, etc).
  • Chip Celular Europa: veja como comprar e receber no Brasil (no seu endereço) um chip de celular para você ficar conectado na sua viagem pela Europa. Você poderá usar redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações e restaurantes, acessar emails, usar aplicativos (como Waze, Google Maps e Internet Banking) e pedir um Uber.
  • Aluguel de Carros Passo a Passo: um artigo completo para você alugar um carro contratando todos os seguros essenciais e evitando cair nas pegadinhas das locadoras. Veja como alugar um carro no exterior pagando em Reais, sem IOF e em até 12x no cartão.

Pontos turísticos e atrações em Madrid

Nos arredores de Madrid

Organize a sua viagem para Madrid

 

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

Vantagens do Hoteis.com

  • Hotéis em 12x sem juros: pague os hotéis no Brasil e no exterior em 12x sem juros no cartão de crédito.
  • Em Reais no Exterior: pague os hotéis no exterior em Reais sem IOF e sem a variação cambial.
  • Mais vantagens Hoteis.com: cupom desconto, programa de recompensas, cancelamento grátis, etc.
  • Confira todas as dicas no artigo: Hoteis.com Vale a Pena?

30 Comentários


  1. Boa tarde. Por gentileza, quanto à seguinte informação sobre a tarifa Mesa “Não é necessário viajar as 4 pessoas: muitas vezes a Tarifa Mesa sai mais barata que comprar 3 passagens avulsas. Nesse caso você pode comprar a Mesa e viajar apenas em 3 pessoas (no momento da compra invente um nome para a 4º pessoa).”, tenho a seguinte dúvida:
    Como “inventar” a quarta pessoa, se é necessário informar até o Passaporte?
    Agradeceria muito se pudesse informar por experiência própria, de imediato, pois estou em processo de compra. Grato.

    Responder

    1. Oi Adriano, tudo bem?

      Exatamente, invente um nome e um número de passaporte para a 4º pessoa. Não tem problema, a 4º pessoa vai dar um no-show. Não tem problemas.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  2. Olá Fred!

    Adorei tua página.
    Estou indo para Paris em 15/08/18 e quero ir até Barcelona de trem, talvez ida e volta (não decidi ainda), pois nosso roteiro inclui Lisboa também. Como iremos entre 4 pessoas e vi que existe a possibilidade de desconto, queria saber como aparece essa possibilidade no site da Renfe? Sigo o passo a passo, mas não aparece.

    Obrigada!

    Responder

    1. Oi Aline, tudo bem?

      A tarifa mais barata para quatro pessoas é a Mesa (é uma mesa para 4 pessoas).

      Você pode visualizá-las no campo “Tarifa” dos trens. São várias opções de tarifas: Promo, Promo+, Flexible, Mesa.

      Pode ser que nos trens que você está visualizando as tarifas Mesas já não estão mais disponíveis (agosto é alta temporada).

      Abraços 🙂

      Responder

      1. Mais um detalhe que notei agora. Como você está indo de Paris para Barcelona é provável que o trem seja operado pela francesa SNCF. Não sei se há a opção de tarifa Mesa com a SNCF.

        Responder

  3. OLÁ FRED, PARABÉNS PELO SITE. Viajo nesta semana, e comprei uma passagem de Madrid-P.A a Barcelona-Sants. Só uma dúvida, comprei pela Rail Europe e paguei pelo Visa, recebi a confirmação por celular da Rail e até imprimi os bilhetes pelo site. Ocorre que não recebi a confirmação de pagamento pelo Cartão Visa, então entrei no site da Renfe e mesmo da Rail Europe com o localizador e não encontrei a referida compra ou reserva! grato!

    Responder

  4. Vou viajar sozinha. Se eu compro passagem que nao da direito a escolher o assento significa o que: o sistema escolhe pra mim ou é assento livre (os primeiros que chegam escolhem)? Existe a possibilidade de ir de pe?

    Responder

    1. Oi Tatiane, tudo bem?

      Sobre qual tipo de trem você está se referindo?

      Nos trens de alta velocidade os lugares são marcados (você escolhe na hora de comprar) e não é permitido viajar de pé.

      Nos Cercanías os lugares não são marcados e é permitido viajar de pé (às vezes não há lugar para todos sentar).

      Abraços 🙂

      Responder

  5. Parabéns pelo blog,Fred! Muito completo! Me ajudou muuuuito, estava tentando comprar uma passagem pela Renfe, mas não entendia o motivo da recusa do cartão Visa.
    E vai continuar ajudando nas minhas andanças pela Espanha.
    Bjs!
    Catia

    Responder

  6. Fred, vc poderia ajudar mais uma vez? estou indo em maio para Sevilha E Granada.
    Quais sao as estaçoes ? Sevilha – Santa Justa, Sao Bernardo ou Virgem del Rocio?
    A mesma duvida entre Sevilha para Granada.
    Grata pela suas preciosas informaçoes.

    Responder

    1. Oi Sheila, tudo bem?

      Em Sevilha os trens partem da Santa Justa e depois passam e param na San Bernardo. Compre para uma dessas duas, na qual você estiver mais próxima. Em Granada há somente uma estação principal.

      Abraços 🙂

      Responder

  7. Fred,
    Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho didático que teve no post, para alguns que tem conhecimento pode ser muito trivial muitas informações aqui postadas, mas pra quem vai pela primeira vez é sensacional, inclusive com suas ilustrações.

    Irei para Andaluzia no final de Abril deste ano, desembarcando em Sevilha, e quero fazer alguns trechos por trem, Sevilha – Granada, Granada – Ronda, Ronda – Córdoba e por fim Córdoba – Madrid, onde pego um avião para continuar minha viagem em terras Gregas (mas aí é um outro capítulo…rs)

    Pelo mapa da Renfe da Região de Andaluzia, verifiquei que o trecho entre Ronda para Córdoba teria que fazer um transbordo na estação de Bobadilla, estou correto em minha análise?

    Abraços e mais uma vez parabéns…

    Responder

    1. Oi André, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      Que roteiro pela Andaluzia hein? Muito bacana, vai ser uma viagem sensacional.

      Sobre o trajeto Ronda-Córdoba eu pesquisei algumas datas no site da Renfe e encontrei trajetos com paradas (sem transbordo) e trajetos com transbordo em Antequera-Santa Clara. Com transbordo em Bobadilla não encontrei nenhum nas datas que pesquisei (aleatoriamente). Os trens sem transbordo são os mais rápidos cujo trajeto entre Ronda e Córdoba dura entre 1 hora e 40 minutos e 1 hora e 50 minutos. São os trens Altarria.

      Para encontrar as informações de cada trem: após efetuar uma pesquisa clique em “+” num determinado trem, depois clique em “+ Detalles”, no Tipo de Trayecto informa se o trem é “Con Paradas” (sem transbordo) ou “Con Transbordo”. Se você clicar em “Ver Recorrido” dá para ver onde é feito o transbordo.

      Abraços 🙂

      Responder

  8. Olá. Muito boas suas dicas.

    Tive um problema e não tenho resposta da Renfe.
    Adquiri passagem de Madrid pra Pamplona, no momento que gerou o bilhete pra impressão, saiu com horário errado. Bem mais tarde…. o que vai atrapalhar um pouco meus planos … Sabe algum contato além do “contate-nos” …? Pois não respondem ….

    Responder

  9. Olá Fred! Adorei seu blog, e mais ainda suas dicas do passo a passo como comprar tkts na Renfe! Estava insegura, mas você me encorajou comprar pela internet!
    Tenho uma dúvida quando li sobre transportar bagagem: Entendi que não pode passar de 3 malas com no máximo 25k no total. Mas isso é por passageiro ? Chego com meu marido e filho em Madri dia 28/12 , e vamos para Salamanca dia 01/01/18 cada um com a sua de 20k. Acho que não terá problema cada um com a sua mala dentro do limite né?
    Outra coisa, escolhi ficarmos hospedados a uma curta distância da Estação de trem Atocha para seguir para Salamanca de trem dia 01/01/18, mas acabei de ver que o trem de Atocha leva 4 hrs de viagem!😬 E de Chamartín tem muitas opções! Acho que não fiz uma boa escolha quanto a nossa localização! Pelo que li, se optar por comprar na hora, posso pagar mais caro, e ainda pagar a taxa 5,5%. Sou daquelas que gosto de atendimento por funcionário da empresa, assim ficou mais segura . Mas tentarei aplicar seu passo a passo aqui!
    Obrigada desde já!

    Responder

    1. Oi Alessandra, tudo bem?

      Sobre a bagagem são 3 malas por pessoa, podem ir tranquilos. O que pode atrapalhar um pouco é o espaço limitado para bagagens em cada vagão. Nessa época, fim de ano, as pessoas viajam com mais malas. Eu viajei na véspera do Natal e muitas malas foram nos corredores dos vagões.

      Os trens para Salamanca saem da estação Chamartín em Madrid. O trajeto entre Atocha e Chamartín você pode fazer der Metrô ou com o Cercanias (mais rápido). Se quiserem uma maior comodidade vão de táxi (não vai sair tão caro).

      Eu recomendo comprar os tickets com antecedência pela internet. Nessa época muitos trens costumam lotar alguns dias antes.

      Boa viagem para vocês 🙂

      Responder

  10. Bom dia! Parabéns pelo blog!
    Eu fui pesquisar no site da Renfe as passagens para o dia 15/12/2017 de Barcelona para madri, mas apareceu que não tinha havia passagens disponíveis, será que é porque acabou?
    Obrigada!

    Responder

    1. Oi Isabella, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      Eu fiz uma pesquisa para esse trecho e para esse dia (15/12) e as passagens estão disponíveis para quase todos os trens.

      Pode ter sido algum problema momentâneo do site. Tente novamente.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  11. Oi Fred, estou indo para a Espanha em fevereiro . Comprando e imprimindo a passagem pela internet basta entrar no trem ou tenho que passar antes no guichê e trocar por tickts? Só o papel impresso serve quando passar o fiscal? Não há necessidade de validação ou coisa parecida?
    Obrigado

    Responder

    1. Oi Fernando, tudo bem?

      Você embarca com as passagens que você mesmo imprimir, não precisa trocar nos guichês.

      Para acessar a plataforma há um controle de passagens e de malas, tudo bem simples. Depois desse controle você vai para a plataforma e entra no trem. Com o trem em movimento o fiscal passa conferindo a passagem (pode ser a impressa por você). No artigo há uma foto desse controle na estação Atocha em Madrid.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  12. Olá! Parabéns pelo texto bastante didático! Escrevo para dizer que não costumo ter problemas qdo faço compras na renfe pelo com o cartão visa. Não sei se funcionará para todos mas no meu caso funcionou sempre. Costumo comprar através do celular ao invés de usar o computador pois não tenho internet banking instalado no meu comput, mas tenho o app do meu banco no meu telefone que é autorizado a fazer todo tipo de transação financeira.
    Após escolher a passagem e lançar os dados do cartão, a renfe direciona para uma página do banco do brasil onde há a solicitação um código que será enviado por sms ao meu celular. Eu autorizo o envio do código e qdo este chega na minha caixa de sms, digito na página do banco. Em seguida a transação é autorizada e sou direcionada novamente ao site da renfe.
    Acredito que nao encontro problemas pq faço a transação de um aparelho (o meu cel) que é autorizado pelo banco a fazer transações. Acho que quem tem internet banking no seu computador tb não terá problemas.
    Não sei se minha teoria está certa… mas espero que possa ajudar todos que estão com dificuldades no site da renfe.
    Boa sorte e boa viagem a todos!

    Responder

    1. Obs: importante lembrar que o cartão deve estar autorizado para comoras no exterior 😉

      Responder

  13. Olá Fred,

    Gostei muito de suas informações sobre a RENFE. Foram muito úteis para mim.
    Acabei de comprar as passagens de Madri para Córdoba e não tive nenhuma dificuldade seguindo o seu passo a passo. Por sinal comprei com o cartão de crédito do Itaú da bandeira Master e não tive problemas.

    Muito obrigada,

    Ana Cristina

    Responder

  14. Olá Fred!
    Sua página é bem esclarecedora, só lamento ter encontrado-a depois de já ter feito a compra de minhas passagens. Li no site da Renfe que é possível imprimir um bilhete de passagem que tenha se perdido, adicionando os dados do cartão com que ele tenha sido pago, nas máquinas de comprar os bilhetes nas estações. Sabe se essa informação é válida? Tive a confirmação de pagamento de minhas passagens pelo cartão, mas não foi gerado o bilhete e também não recebi o e-mail com as passagens. Agradeço pela atenção.

    Responder

    1. Oi Tania, tudo bem?

      Nossa, que azar tudo isso.

      Infelizmente eu não sei o caminho para resolver o problema.

      Eu tentaria o contato com a Renfe pelo site explicando a situação.

      Eu vi também que a Renfe responde as mensagens enviadas na Fan Page do Facebook.

      Caso você não domine o espanhol pode usar o Google Tradutor para escrever.

      Em última hipótese você pode procurar os guichês de atendimento nas estações de trens.

      Abraços e boa sorte 🙂

      Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *