Dicas Alugar Carro: Seguros, Taxas, Pegadinhas, Descontos

Alugar Carro

Alugar carro é uma das tarefas mais complicadas no planejamento da viagem.

Não é fácil compreender os seguros, as taxas e as pegadinhas das locadoras.

Para facilitar a sua vida eu preparei esse artigo com muitas dicas para alugar um carro, seja a viagem no Brasil ou no exterior:

  • Dicas gerais: uso da CNH/PID, depósito (caução) no cartão de crédito, devolução em outra cidade, alugar GPS, condutor adicional, etc.
  • Seguros: veja quais contratar e o significado das siglas (CDW, LDW, TP, SLI, PAI, PEC, etc).
  • Sites para alugar. Eu sempre pesquiso e alugo nesses 3 sites: Rentalcars, Rentcars ou na locadora Sixt.

1 – Rentalcars: do mesmo grupo do Booking ele é o maior comparador de carros do mundo (ele compara os preços das principais locadoras). É uma excelente maneira de encontrar os preços mais baratos. Site: Rentalcars

2 – Rentcars: outra opção de comparador. As vantagens são: possibilidade de pagar sem IOF, parcelar em até 12x no cartão e atendimento em português (inclusive por telefone para tirar as dúvidas durante a reserva). Algumas vezes é possível pagar com desconto no boleto bancário. Site: Rentcars

3 – Sixt: é a minha locadora preferida e uma das mais bem avaliadas pelos usuários. Ela geralmente oferece preços competitivos e bom atendimento. Um grande diferencial é a praticidade do site da Sixt para visualizar e entender as taxas e seguros. Além disso os seguros são bem mais baratos que nas locadoras concorrentes. Note que os carros da Sixt também aparecem nos comparadores Rentcars e Rentalcars (muitas vezes com preços melhores). Site: Sixt

E qual é o melhor site para reservar? Depende do destino, da época do ano e do modelo de carro que você deseja. Eu pesquiso nos 3 sites e analiso qual está sendo mais vantajoso.

Como usar os 3 sites : no final do artigo, após as Dicas Gerais e dos Seguros, eu explico passo a passo como pesquisar nos sites (Rentalcars, Rentcars e Sixt) e visualizar todas as taxas e seguros para evitar as pegadinhas. Não perca.

Sucesso alugar carro
Preparado para alugar seu carro?

Dúvidas: se após ler o artigo inteiro você ainda tiver dúvidas deixe um comentário (no final do artigo). Se eu souber eu respondo :)

Dicas gerais para alugar carro

Dicas Aluguel Carro

  • Importante: as regras e os termos utilizados variam de uma locadora para outra e também de um país para outro. Eu preparei esse guia com uma visão geral do assunto, mas sempre a palavra final é o contrato e os termos da sua locadora. Portanto, fique atento as regras da locadora e do país (ou destino) da sua viagem.
  • Vistoria: na retirada do carro fique bem atento e faça uma vistoria completa. É impressionante, mas toda vez que eu aluguei carro na Europa na vistoria de devolução “apareceu” um risco que não tinha no momento da retirada. E por um simples risquinho a locadora cobra algumas centenas de euros. Por isso agora eu procuro alugar com franquia zero no seguro (eu explico mais abaixo). Você também pode tirar fotos do carro junto com o vistoriador (principalmente se já houver algum risco ou avaria).
  • Locadoras de 2º categoria: você verá que em muitos destinos os preços mais baratos são de locadoras desconhecidas. Nessas locadoras a chance de carro ruim, suporte péssimo e cair em pegadinhas é maior. Eu procuro alugar apenas em locadoras de renome. Também recomendo verificar as avaliações dos usuários nos comparadores Rentalcars e Rentcars.
  • Reserva antecipada: eu sempre viajo com a reserva já feita. Deixar para alugar o carro no destino pode ser problemático. Você será um alvo mais fácil das pegadinhas (taxas e seguros desnecessários), principalmente se você estiver cansado após um longo voo. As locadoras também podem estar sem estoque de carros.
  • Horários: confira o horário de funcionamento da loja que você for retirar/devolver o carro. Muitas lojas (mesmo em aeroportos) não funcionam 24 horas.
  • Aeroporto: saiba que ao retirar/devolver o carro em uma loja no Aeroporto o custo é maior do que em uma loja na cidade.
  • Quanto mais dias mais barato é o aluguel: quanto maior o tempo de locação mais barato fica o valor diário do aluguel do carro.
  • Quilometragem livre: note que em algumas ofertas o carro tem quilometragem livre, enquanto em outras há um limite de quilômetros (os quilômetros extras são cobrados).
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e/ ou PID (Permissão Internacional para Dirigir): em muitos países a nossa CNH é aceita, mas em outros é preciso ter a PID (emitida pelos Detrans estaduais). Um detalhe que muita gente esquece é que a PID sozinha não é válida (você tem que apresentar a PID + a CNH). Antes de viajar pesquise se o seu destino exige a PID (deixe um comentário no final do artigo e se eu souber eu respondo).
  • Cartão de crédito: as locadoras exigem um cartão de crédito para fazer a reserva do carro. Se a viagem for para o exterior o cartão tem que ser internacional. É praticamente certo que a locadora exigirá que o titular do cartão de crédito seja a mesma pessoa que constará no contrato do aluguel e também o condutor do veículo. Será feito um depósito/bloqueio (caução) no seu cartão e após a devolução do carro esse valor é desbloqueado (desde que tenha ocorrido tudo bem com o aluguel). O valor do depósito varia entre as locadoras. O depósito caução usa o limite do cartão. Quase todas as locadoras não aceitam pagamento com cartão de débito e nem com cartão pré-pago. Muitas também não aceitam em espécie.
  • Condutor menor de 25 anos e condutor adicional: se o condutor tiver menos de 25 anos as locadoras geralmente cobram uma taxa adicional. A idade mínima para locar o carro varia entre as locadoras e países, mas uma boa parte exige 21 anos de idade e 2 anos de habilitação (existem muitas exceções). As locadoras permitem que condutores extras sejam adicionados no contrato (muitas vezes com custo adicional).
  • Devolução do carro em outro local: as locadoras permitem que você devolva o carro em um local diferente da retirada (retirar em Miami e devolver em Orlando, por exemplo), mas para isso você terá que pagar uma taxa extra. Principalmente na Europa é permitido devolver o carro em outro país, mas consulte as regras da locadora antes de efetuar a reserva. É muito simples pesquisar os preços do aluguel com devolução em outro local (mais abaixo eu explico como fazer isso nos sites dos comparadores e da Sixt).
  • Tanque cheio pré-pago: na retirada do carro ele virá com o tanque cheio e você terá que devolvê-lo também cheio. Muitas locadoras vão te oferecer um tanque de combustível pago antecipadamente para que você não precise devolver o carro com o tanque cheio. Financeiramente não vale a pena, já que o custo do tanque da locadora será bem maior que no posto de combustível.
  • Carro similar/upgrade: as locadoras dividem os carros por categorias. Ao fazer uma reserva você está reservando um carro de uma determinada categoria (e não um modelo específico). Isso significa que o modelo que você escolheu pode ser substituído por outro da mesma categoria. Se no momento da retirada a locadora não tiver um carro da categoria disponível ela oferece um carro de uma categoria superior pelo mesmo preço (upgrade).
  • Pagamento antecipado com desconto: muitas locadoras oferecem a opção de você pagar no momento da reserva (com desconto) ou deixar para pagar na hora da retirada do veículo (o preço é mais caro, mas geralmente há a possibilidade de cancelamento sem custos).
Malas
Cuidado com o excesso de bagagem :)
  • Malas: eu li vários relatos de pessoas que passaram apuros com carros que não cabiam toda a bagagem no porta-malas. Isso é comum quando são mais de 2 pessoas na viagem e também em destinos de compras como Orlando/Disney, Las Vegas e Miami. Fique atento ao tamanho do porta-malas e a quantidade total de malas que cabe no carro que você pretende alugar.
  • Alugar GPS e outros acessórios: no exterior o aluguel do GPS pode encarecer muito o aluguel do carro (geralmente uns 10 dólares ou 10 euros por dia). O que eu tenho feito é comprar um chip de celular com internet e usar o Waze ou Google Maps no celular. Sai mais barato e ainda dá para usar a internet para outras coisas (redes sociais, pesquisar atrações, lojas, restaurantes, etc). Outros acessórios estão disponíveis para locação como cadeiras de crianças. Veja: Chip Celular com Internet Ilimitada em 140 Países

Seguros para alugar um carro: significado das siglas e quais contratar

Dúvidas seguros aluguel de carro

Se você já alugou um carro é praticamente certo que você quebrou a cabeça para desvendar e traduzir o significado dos seguros, proteções e assistências oferecidos pelas locadoras.

Pegadinhas: eu suspeito que essa sopa de letrinhas foi criada com o propósito de nos confundir para contratarmos itens desnecessários. Para piorar muitas locadoras e países usam siglas diferentes para o mesmo seguro.

Carrão baratinho: é comum durante as pesquisas encontrarmos carrões com preços bem camaradas. Que felicidade :)

Alegria

Seguro mais caro que o aluguel: após adicionar os seguros o valor sobe estratosfericamente. Que tristeza :(

Tristeza

Alternativas econômicas: a busca por alternativas econômicas não surte efeito. Os seguros continuam caros.

Carro Econômico

Carro Barato

Carro muito barato

Não se desespere: abaixo eu explico os seguros, mostro quais são importantes contratar, quais são pegadinhas e mostro passo a passo como visualizar os seguros nos sites :)

Perda da cobertura: se o veículo não for utilizado de acordo com os termos do contrato de locação você perde a cobertura deles. Entre as possibilidades estão motorista fora do contrato, motorista negligente (direção perigosa, ingestão de drogas e bebidas alcoólicas, etc), entre outros (consulte os termos da locadora).

Desvendando os seguros no aluguel do carro

Aluguel de Carro

Preste atenção nos tipos de seguros e significado das siglas (note que há uma grande variedade de siglas usadas pelas locadoras).

Eu agrupei os seguros, proteções e assistências em 5 itens diferentes para que você possa compreender mais facilmente:

  • 1 – Proteção por danos e/ou roubo ao veículo alugado (CDW, LDW, TP, etc)
  • 2 – Proteção contra terceiros (SLI, LIS, EP, ALI, SLP, TPL, PLI, etc)
  • 3 – Proteção pessoal (PAI, CPP, etc)
  • 4 – Cobertura de bens pessoais (PEC, PEP, etc)
  • 5 – Assistências oferecidas pelas locadoras (perda de chave, pane seca, reboque, pneus, vidros, etc)

Visão geral: note que as informações abaixo são uma visão geral. Como existem muitas diferenças entre as locadoras e leis diferentes entre os países consulte os termos de locação para confirmar as informações.

1 – Proteção por danos e/ou roubo ao veículo alugado (CDW, LDW, TP, etc)

Esse é o seguro mais comum (e que é oferecido gratuitamente por alguns cartões de crédito). Na verdade não é um seguro, mas uma proteção que te isenta dos custos por danos ao veículo.

Veículo: esse seguro protege (apenas) o veículo que você locou contra danos em colisões ou acidente, mesmo que você seja o culpado pelo acidente (desde que esteja de acordo com os termos do contrato de locação).

Diferença: muitas pessoas pensam CDW e LDW são iguais, mas não são.

CDW (Collision Damage Waiver): oferece proteção contra danos por colisões. O CDW não protege contra roubos. Por isso ele geralmente é oferecido junto com um seguro contra roubos muitas vezes chamado de TP (Theft Protection – Proteção contra Roubo).

LDW (Loss Damage Waiver): além da cobertura oferecida pelo CDW também inclui proteção contra roubo.

Atenção: se o seguro oferecido for um CDW verifique se uma proteção contra roubo (theft em inglês) também está sendo oferecida (quase sempre está).

Erro comum: um dos erros mais comuns no quesito seguro é a pessoa contratar somente o CDW/LDW e achar que está totalmente protegido. Note que o CDW/LDW não protege contra danos à terceiros. Se você bater o seu carro alugado em outro veículo o CDW/LDW vai cobrir apenas os custos do carro que você alugou.

Vidros, pneus e outros itens: isso varia muito entre as locadoras e até em destinos diferentes da mesma locadora, mas o CDW/LDW não cobre alguns itens como pneus, vidros, espelhos, entre outros. Veja mais detalhes no item 5 – Assistências. Em muitas locadoras o CDW/LDW também não cobre itens como o teto, estofado e a parte de baixo do veículo.

2 – Proteção contra terceiros (SLI, LIS, EP, ALI, SLP, TPL, PLI, etc)

Esse seguro vai te proteger contra danos causados à terceiros (outras pessoas), seja veículos, propriedades ou danos pessoais. Ele também é chamado de Seguro de Responsabilidade Civil.

Importante: é de extrema importância que você contrate esse seguro. Note que os cartões de crédito não incluem ele.

EP (Extend Protection): é um dos muitos termos usados para definir o seguro contra terceiros.

Suplemento: em alguns países (e alguns estados dos EUA) existe um seguro contra terceiros obrigatório por lei. Acontece que o valor da cobertura desse seguro obrigatório geralmente é baixo. Por isso em muitos destinos o termo usado pelas locadoras inclui a palavra suplemento (um suplemento a mais do que é exigido por lei) como SLI (Supplemental Liability Insurance).

Outras siglas. Além de EP e SLI as locadoras usam vários outros termos para definir o seguro contra terceiros: LIS, SLI, SLP, LP, ALI, RLP, TPL, PLI, etc.

3 – Proteção pessoal (PAI)

PAI (Personal Accident Insurance): outra sigla usada é PCC.

Esse seguro cobre os danos pessoais do condutor (e geralmente dos passageiros) após um acidente. A proteção é para emergência médica e geralmente morte.

Não compensa: note que os seguros de viagem já oferecem esse tipo de proteção. Portanto, se você contratar um seguro de viagem (o que eu recomendo fortemente), não vale a pena fazer a Proteção Pessoal. Veja Dicas para Contratar um Seguro de Viagem 

4 – Cobertura de bens pessoais (PEC, PEP, etc)

PEC (Personal Effects Coverage): esse é um seguro para os bens pessoais. O valor desse seguro geralmente é barato, mas a cobertura é baixa. Eu nunca contrato ele. Imagina a burocracia que deve ser receber o valor após um furto, roubo ou perda? Na minha opinião não vale a pena.

5 – Assistências

Além dos seguros e proteções descritos acima as locadoras também oferecem vários tipos de assistências durante o período de locação.

Cada locadora usa o seu próprio termo para essa assistência mas geralmente é algo como Roadside Assistence.

Variedade: os serviços oferecidos variam entre as locadoras. Os mais comum são serviços de emergência para pane seca, pane elétrica, reboque, perda da chave, trancar o veículo com a chave dentro, troca de pneus, etc.

Vidros/pneus: em muitas locadoras o CDW/LDW não cobre o custo dos vidros, pneus e outros itens e para isso elas oferecem um seguro/assistência à parte.

Quais seguros valem a pena contratar?

Contratar: 1 – Proteção por danos/roubo ao veículo alugado (CDW, LDW, TP, etc): é essencial contratar. Se for CDW confirme se a proteção contra roubo (theft em inglês) também está sendo oferecida.

Contratar: 2 – Proteção contra terceiros (SLI, LIS, EP, ALI, SLP, TPL, PLI, etc): é essencial contratar. Se no seu destino já existe uma cobertura mínima por lei contrate um suplemento.

Não contratar: 3 – Proteção pessoal (PAI, CPP, etc): essa cobertura é oferecida pelo seguro de viagem. Veja Dicas Seguro de Viagem

Não contratar: 4 – Cobertura de bens pessoais (PEC, PEP, etc): na minha opinião não vale a pena.

Opcional: 5 – Assistências oferecidas pelas locadoras (perda de chave, pane seca, reboque, pneus, vidros, etc): Se o preço não for um absurdo eu contrato.

CDW/LDW com franquia zero vale a pena?

Com ou sem franquia: algumas locadoras oferecem a Proteção por Danos ao Veículo (CDW/LDW) com franquia ou sem franquia (zero). O valor da franquia geralmente é de 10% do valor do veículo (esse valor varia dependendo da locadora e do país). É claro que se você optar pela franquia zero o valor do seguro é mais caro.

Excess: é o termo para franquia em inglês.

EUA: em alguns países (e em muitos estados dos EUA) a franquia é sempre zero.

Dor de cabeça: quem já teve alguma avaria com carro alugado, por mínima que seja, sabe a dor de cabeça que é passar por isso.

Taxas administrativas: quando ocorre um sinistro, além do custo da avaria a locadora também cobra taxas administrativas e taxa de imobilização (pelo tempo que o veículo fica parado), entre outras. O locatário é responsável pelos custos e taxas até o valor da franquia. Se a franquia for zero todos os custos e taxas (geralmente) são por conta da locadora (consulte os termos).

Experiência própria: por duas vezes (ambas na Europa) surgiram riscos (pequenos) no carro durante a locação. Na primeira vez eu não tinha contratado a franquia zero e foi uma baita burocracia, estresse, horas perdidas e arquei com um prejuízo de algumas centenas de euros por um simples risquinho na lataria. Na segunda vez, com franquia zero, foi tudo bem rápido, sem custos e sem estresse.

Vistoria: a vistoria de devolução do veículo feita pela locadora geralmente é muito mais rigorosa que a vistoria da retirada. Por isso é comum “surgirem” pequenos riscos e amassados na devolução.

Franquia zero vale a pena: se o valor da franquia zero não for absurdo eu acho que compensa contratar e evitar futuras dores de cabeça.

Sixt: o que eu gosto da Sixt é que nas buscas pelo site dá para visualizar (e contratar) facilmente os valores do seguro com e sem franquia. E geralmente o valor sem franquia não é tão absurdo como em outras locadoras. Mais abaixo eu ensino passo a passo como visualizar os seguros e franquias nos sites comparadores e da Sixt.

Vale a pena usar o seguro do cartão de crédito?

Alguns cartões de crédito oferecem a Proteção por Danos/Roubo ao Veículo (CDW/LDW) gratuitamente se a locação for reservada e paga com o cartão.

Recusar: para que o seguro do cartão tenha validade é necessário recusar (não comprar) o seguro CDW/LDW oferecido pela locadora. Essa tarefa nem sempre é fácil. Em Cancún (no México), por exemplo, é quase impossível encontrar uma locadora que aceite alugar o carro sem o CDW/LDW da própria locadora.

Reembolso: se você pretende usar o seguro do cartão saiba que ele funciona no modo reembolso. Se ocorrer um sinistro durante a viagem você será responsável por pagar os custos da avaria no carro. Quando retornar de viagem você deve enviar toda a papelada solicitada pelo cartão e se tudo estiver de acordo com os termos eles irão te reembolsar. O reembolso não é 100% (serão descontados custos administrativos).

Relatos nada favoráveis: na internet você encontra diversos relatos nada favoráveis de pessoas que precisaram acionar o seguro do cartão de crédito. O reembolso envolve muita burocracia e pode demorar meses. Estou falando de relatos cujo reembolso era de algumas centenas de dólares.

Perda total ou roubo: imagina se durante a viagem ao exterior você der perda total ou tiver o carro roubado. Você terá que desembolsar vários milhares de dólares e quando retornar solicitar o reembolso. Não sei você, mas eu não tenho cartão de crédito ilimitado e nem saldo bancário suficiente para bancar o valor de um carro (mais as taxas administrativas e de imobilização) durante a viagem. E para conseguir o reembolso de vários milhares de dólares? Com certeza vai ser estressante e vai acabar com a viagem.

Na minha opinião não vale a pena utilizar o seguro do cartão de crédito. A minha recomendação é investir um pouco a mais e pegar o seguro diretamente com a locadora (de preferência com franquia zero). Afinal, o que menos queremos é passar por momentos de estresse durante a viagem.

Terceiros: se você optar por usar o seguro do cartão lembre-se que ele não cobre danos à terceiros. Contrate a Proteção contra Terceiros (SLI, LIS, EP, ALI, SLP, TPL, PLI, etc).

Cuidado com os atendentes na hora de retirar o carro

Comissão: os atendentes das locadoras ganham uma comissão pelos seguros e itens extras vendidos. Por isso é comum, no momento da retirada do veículo, eles insistirem (e até mentirem) exaustivamente para que você contrate mais itens. Há casos em que você é praticamente “obrigado” a contratar. Turistas cansados e estressados após uma longa viagem são alvos fáceis de pegadinhas.

Estratégia: a minha estratégia é reservar todos os itens que considero essenciais antecipadamente pela internet e recusar tudo o que for oferecido lá na hora.

Rentalcars, Rentcars e Sixt

Esses são os 3 sites que eu uso para alugar carro nas minhas viagens.

Abaixo eu comento sobre cada um deles e ensino passo a passo como usá-los.

  • 1 – Rentalcars (comparador): o grande diferencial, na minha opinião, é o preço. Por reunir o maior número de locadoras e ter parcerias exclusivas muitas vezes o preço do Rentalcars é imbatível. Site: Rentalcars
  • 2 – Rentcars (comparador): o grande diferencial, na minha opinião, é o suporte por telefone em português que ajuda tanto no momento da reserva quanto em possíveis problemas durante e após a locação. Também não podemos esquecer da possibilidade de parcelar o pagamento. Site: Rentcars
  • 3 – Sixt (locadora): os grandes diferenciais, na minha opinião, são o preço competitivo aliado ao baixo custo dos seguros essenciais (com franquia zero) e assistências. Dá para contratar tudo e viajar tranquilo. Site: Sixt

Não dá para dizer qual é o melhor site ou a melhor locadora de carros. Depende do modelo do carro, do período da viagem e do destino.

Eu pesquiso nesses três sites e vejo qual o melhor custo-benefício. Lembrando que os carros da Sixt também estão disponíveis nos comparadores (muitas vezes com preços mais baratos que no próprio site da Sixt).

1 – Rentalcars

O Rentalcars é o maior comparador de carros e locadoras do mundo (você compara os preços dos carros de muitas locadoras mundiais e regionais). Ele pertence ao mesmo grupo do Booking.com.

O site tem parcerias com diversas locadoras e por isso possui promoções e descontos exclusivos.

Como usar o Rentalcars

Rentalcars
Página de busca do Rentalcars
  • Rentalcars: acesse o site Rentalcars.
  • Local de retirada: você pode digitar uma cidade ou um local específico. Se você digitar Lisboa aparecerão locadoras em toda a cidade. Se você digitar Aeroporto de Lisboa aparecerão locadoras apenas no aeroporto.
  • Devolver o carro no mesmo local: deixe clicado se a devolução será no mesmo local da retirada. Desclique para devolver em outro local e nesse caso preencha o local de devolução.
  • Datas e horários: preencha as datas e horários de retirada e devolução do veículo.
  • Idade: informe a faixa de idade do condutor.
  • Clique em pesquisar.
Rentalcars
Na busca por cidade um mapa interativo mostra a localização das locadoras.
  • Busca por cidade: a imagem acima mostra o resultado de uma busca por cidade (nesse exemplo Barcelona) e não um local específico (como Aeroporto de Barcelona). Note que na busca por cidade é exibido um mapa interativo com a localização das locadoras. Esse recurso é muito útil para quem for alugar ou devolver o carro no meio da viagem. Dá para visualizar as locadoras mais próximas do hotel (por exemplo). Selecione um dos locais (no mapa ou no resultado da busca no lado direito) para visualizar os carros e locadoras disponíveis.
Rentalcars
Se a busca for para um local específico (um aeroporto ou estação de trem, por exemplo) os carros já são listados.
  • Busca por local específico: a imagem acima mostra o resultado da pesquisa para um local específico como um aeroporto, estação de trem, uma área comercial, etc. Nesse exemplo é o Aeroporto de Los Angeles. Nesse caso os carros disponíveis já aparacerão listados.
Rentalcars
Na listagem dos carros há várias opções de filtros. Muitos detalhes dos carros já são mostrados.
  • Filtros: na listagem dos carros há várias opções de filtros como Locadoras, Categorias de Carros, etc.
  • Detalhes: é possível visualizar vários detalhes de cada carro e também os preços, se o pagamento é antecipado ou na retirada, etc.
Rentalcars
É importante clicar em Termos e Condições
Rentalcars
Para visualizar o Termos e Condições completo role a página para baixo
  • O mais importante: ao clicar em Termos e Condições você visualiza as informações mais importantes. Essa parte é essencial para evitar pegadinhas. Dá para visualizar os seguros que estão incluídos (lembre-se que o essencial é a proteção contra danos e roubo + proteção contra terceiros), os itens que não estão incluídos e que você eventualmente terá que pagar lá na hora, o valor da franquia, o bloqueio caução no cartão, os documentos necessários para retirar o carro, entre outros detalhes.
Rentalcars
Itens não inclusos que eventualmente você terá que pagar na retirada
  • Itens não inclusos/pegadinhas: fique atento aos itens não inclusos no preço e que estão detalhados nos Termos e Condições. São taxas que eventualmente você terá que pagar lá na hora da retirada. No caso acima note que há uma Tarifa de Administração de 4 euros para pagamentos com cartão de crédito.
  • Seguros contra terceiros: já vi muitos casos em que o Seguro contra Terceiros não está mencionado no “Incluso”, nem no “Não Incluso” e o valor dele não é descrito. Assim você só descobrirá o valor na retirada. Recomendo não alugar sem saber todos os valores antecipadamente.

Rentalcars

  • Escolha o carro e clique em Reserve Já
Rentalcars
Com o carro já selecionado clique em Informação ou Fatos importantes

Rentalcars

  • Após selecionar o carro eu recomendo que você clique em Informação Importante ou Fatos importantes sobre o seu aluguel. Aparacerá um texto confirmando a franquia, bloqueio caução no cartão, formas de pagamento e outras informações importantes.
  • No final do texto dá para clicar e visualizar novamente os Termos e Condições onde você visualiza os seguros e taxas que estão e não estão inclusos.

Rentalcars

  • Opcionais: você também poderá escolher os opcionais.

Rentalcars

  • Proteção Total: algumas vezes (não é sempre) a própria Rentalcars dá a possibilidade de você contratar a Proteção Total que geralmente inclui franquia zero do CDW/LDW e outros benefícios.

Rentalcars

  • O último passo é clicar em Reserve Já, inserir os dados pessoais e de pagamento.
  • Site: Rentalcars

2 – Rentcars

O Rentcars é outra opção de comparador. O site é brasileiro, mas é possível comparar carros e locadoras nos principais destinos do mundo.

O Rentcars oferece muitas vantagens: você pode optar pela transação financeira ser feita aqui no Brasil, sem IOF, em 12x no cartão e em alguns casos com desconto no boleto bancário. Outra opção é pagar na retirada na moeda local (sem as vantagens acima).

Suporte: um grande diferencial é o suporte em português pelo telefone. Você pode, durante a pesquisa, ligar para o call center e tirar as suas dúvidas e finalizar a reserva. Mais abaixo eu ensino como fazer isso.

Proteção contra danos/roubo: um detalhe interessante é que todas as locações feitas no Rentcars já incluem o CDW/LDW (proteção contra danos e roubo a veículo que você está alugando). Confirme se esse benefício está aparecendo no momento da reserva.

Como usar o Rentcars

Rentcars
Página de busca do Rentcars
  • Rentcars: acesse o site Rentcars
  • Retirar o carro em: digite o local onde você vai retirar o carro alugado. Você pode digitar uma cidade (por exemplo Las Vegas – vão aparecer locadoras em toda a cidade) ou um local específico (por exemplo Aeroporto de Las Vegas – vão aparecer locadoras somente no Aeroporto).
  • Devolver em outra cidade: clique somente para devolução em outra cidade e digite a cidade (ou local específico) de devolução.
  • Datas e horários: informe as datas e horários de retirada e devolução do veículo.
  • Clique em pesquisar.

Rentcars

  • Suporte por telefone em português: após a pesquisa aparecerá na parte superior da tela um Código Personalizado (com letras e números) e o número de telefone do call center. Em qualquer momento da pesquisa você pode ligar no call center e contar com atendimento em português. Basta informar o código personalizado que está parecendo na sua tela.
  • Descobrindo as informações importantes: o suporte por telefone é útil para obtermos algumas informações que a Rentcars muitas vezes não disponibiliza no site como o valor da franquia, do caução e do seguro contra terceiros.
Rentcars
Resultado da pesquisa com muitos detalhes e filtros
  • Filtros: no resultado da pesquisa aparecerão todos os carros disponíveis de várias locadoras e muitos detalhes dos carros. Note que há várias opções de filtros.

Rentcars

  • Seguros: é possível visualizar os seguros que já estão embutidos no preço. Note que a Proteção do Veículo (CDW/LDW) já está incluído em todos os carros, mas a Proteção contra Terceiros está apenas em alguns. No exemplo acima somente o primeiro carro tem Proteção contra Terceiros (algumas vezes dá para adicionar a Proteção contra Terceiros nos próximos passos).
Rentcars
Veja que há opções para pagamento antecipado (sem IOF) ou na retirada do carro (na moeda local)
  • Pagamento em até 12x sem IOF: ainda no resultado da busca há carros cujo pagamento é no destino (se for no exterior é na moeda do destino) e outros cujo pagamento é online (nesses casos o pagamento é sem IOF, dá para dividir no cartão e algumas vezes pagar no boleto com desconto).
  • Selecione o carro desejado e clique em Continuar.
Rentcars
Itens opcionais
Rentcars
Informações importantes
  • Extras e informações importantes: na página seguinte após você selecionar o carro dá para incluir itens extras e visualizar os termos da locação. Muitas vezes as informações não são tão detalhadas faltando os valores da franquia e caução, por exemplo. A dica, quando faltar essas informações, é acionar o suporte em português por telefone.

Rentcars

  • Planos: algumas vezes (não é sempre) a própria Rentcars oferece planos mais completos. Nessa imagem acima, por exemplo, o plano Flex oferece a Proteção contra Terceiros por apenas R$ 15,00 a mais por dia.
  • Clique em Selecionar ou Alugar para ir na página seguinte de aluguel do carro.
Rentcars
Seguros incluídos na reserva
  • Na página seguinte aparecem os detalhes do carro e também os seguros incluídos (no exemplo acima apenas a Proteção do Veículo LDW). Algumas vezes, como nesse exemplo, há a opção de alterar e adicionar mais seguros (imagem abaixo).
Rentcars
Algumas vezes, como no exemplo acima, dá para adicionar o seguro contra terceiros
  • No exemplo acima por R$ 301,00 foi adicionado o Seguro contra Terceiros (nesse caso chamado de ALI).
  • Pegadinhas: em muitas pesquisas pela Rentcars não há a opção de adicionar o Seguro contra Terceiros e nem de visualizar o valor para contratar no momento da retirada. Também geralmente não é informado o valor do caução e da franquia. Nesses casos a dica é acionar o suporte por telefone para obter essas informações.
  • O passo seguinte é preencher os dados pessoais e de pagamento para efetuar a reserva.
  • Site: Rentcars

3 – Sixt

A Sixt é uma empresa alemã fundada em 1912 e atualmente presente em mais de 105 países. Ela é líder no mercado de aluguel de veículos na Alemanha, Áustria e na Suíça.

Ela é considerada uma empresa de baixo custo (preços competitivos) e boa reputação entre os usuários.

A Sixt é perfeita? É claro que não. Você encontrará relatos negativos da Sixt, bem como de todas as outras locadoras de veículos. Mas no geral a Sixt tem uma boa reputação. Ela oferece algum suporte em português e responde a todas reclamações no site Reclame Aqui. Já aluguei carros algumas vezes e nunca tive problemas.

O que eu gosto da Sixt é que é muito fácil visualizar (e contratar) os preços dos seguros essenciais (com franquia zero) e das assistências. E os preços geralmente são bem competitivos. Eu uso a Sixt para alugar carro no exterior, no Brasil sempre encontro opções melhores do que a Sixt.

Como usar o site da Sixt

Sixt Car Rental
Caixa de busca no site da Sixt
  • Sixt: acesse o site da Sixt
  • Pickup & Return: digite o local de retirada do veículo. Para devolução em outro local clique em Change Return e informe o destino.
  • Datas: em Pickup Time e Return Time informe as datas e horários de retirada e devolução.
Sixt Car Rental
Preenchimento automático durante a pesquisa
  • Recurso interessante: ao digitar uma cidade o preenchimento automático mostra todas as lojas da Sixt nela. No exemplo acima dá para visualizar todas as lojas de Paris (nos aeroportos, estações de trem e as demais espalhadas pela cidade). Ao passar o mouse sobre uma loja a localização dela é exibida no mapa ao lado.
  • Selecione uma das lojas e clique na seta para pesquisar.
Sixt Rent a Car
Resultado da pesquisa
  • Resultados: no resultado da pesquisa são exibidos alguns detalhes e o preço dos carros. Algumas vezes, como no exemplo acima, o desconto para o pagamento adiantado é excepcional. Porém o pagamento na retirada dá a opção de cancelamento gratuito.
  • Escolha o carro e clique em Pay Now (pagamento à vista) ou Pay Later (pagamento na retirada).
Sixt Rent a Car
Detalhes do modelo escolhido
  • Detalhes: após escolher o veículo você verá mais detalhes e as taxas e condições que estão inclusas.
Sixt Rent a Car
Requisitos e termos
  • Termos: no lado esquerdo você pode visualizar os requisitos necessários e clicar para ver os Termos e Condições, além de informações para o aluguel.
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Seguros e assistências
  • Adicionar seguros e assistências: ainda na página do veículo escolhido serão exibidas as opções de seguros e assistências. No exemplo acima não havia nenhum item já incluso no preço. LDW: para adicionar o Loss Damage Waiver (que é o a proteção do veículo contra danos e roubo) o custo (nesse exemplo) é de apenas 2,74 dólares por dia (muito barato por sinal). Extended Roadside Protection: a assistência rodoviária sai por 6,58 dólares por dia. Personal Accidente Protection: esse é o seguro pessoal que o seguro de viagem já inclui. Não vale a pena contratar (se você possui o seguro de viagem). Supplemental Liability Insurance: esse é o suplemento para o seguro contra terceiros (esse exemplo é um aluguel na Flórida que já inclui um seguro obrigatório para terceiros, porém o valor é muito baixo e por isso vale a pena alugar um suplemento).
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Franquia (excess)
  • Franquia zero: franquia em inglês = excess. A minha recomendação é sempre clicar na caixa quadriculada do LDW (a proteção do veículo). Após clicar aparecerão as opções de franquia (nos Estados Unidos em muitos estados a franquia é sempre zero). No exemplo acima a franquia de 834 dólares já está incluída no valor do carro. Para contratar a franquia de 417 dólares o valor adicional é de 5,80 dólares por dia. Para contratar a franquia zero o valor adicional é de 11,60 dólares por dia. Eu sempre procuro contratar a franquia zero.
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Itens extras
  • Itens extras: após os seguros e assistências aparecerão as opções de itens extras. No exemplo acima aparecem Motorista Adicional, Devolução com Tanque Vazio e GPS. Clique em “click here for additional extras” para exibir mais opções de itens extras (imagem abaixo).
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Mais itens extras, incluindo cadeirinhas de crianças (child seats)
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Valor total
  • Reserva: após adicionar todos os itens aparecerá o valor total (no final da página). No rodapé um dos parágrafos diz (segundo o site da Sixt) que o preço total inclui todos os impostos e taxas adicionais. Todas as vezes que aluguei carro na Sixt não tive problemas com taxas adicionais no momento da retirada (sempre fique atento com os atendentes no momento da retirada).
  • Clique em Continue e informe os dados pessoais e de pagamento para finalizar a reserva.
  • Site: Sixt

Conclusão

Como você viu alugar um carro é um assunto muito complexo, tanto é que o artigo ficou gigantesco.

A estratégia é: faça a reserva antecipada já com todos os itens essenciais (proteção contra danos/roubo + proteção contra terceiros). Assistências rodoviárias e cobertura de pneus e vidros valem a pena se os preços não forem abusivos. Eu sempre alugo com franquia zero já que um simples risquinho pode acabar com o seu dia e uma batida pode acabar com a sua viagem. Recuse tudo o que for oferecido pelos atendentes no momento da retirada.

Cuidado com os atendentes: eles ganham comissão e fazem de tudo para nos empurrar algum extra.

Sinceramente eu espero que você tenha tirado suas dúvidas em relação ao assunto, que encontre um excelente carro por um bom preço e que a sua viagem seja inesquecível :)

 

Aluguel veículos
Boa viagem :)

Dúvidas

Se você tem alguma dúvida deixe um comentário abaixo (por favor, leia o artigo inteiro antes).

Nos comentários você também pode deixar um relato, uma avaliação ou algum problema que já teve alugando um carro.

Fotos: banco de imagens gratuito Pixabay sob a licença Creative Comons CC0 (não requer atribuição).

87 Comentários


  1. Boa tarde. Amigo gostaria de uma ajuda se for possivel. Eu ontem buscando preços de aluguel de carro para cancun me deparei com uma oferta IMPERDIVEL atraves da Rentcars cujo um aluguel de 20/07/18 a 05/08/18 com as proteções inclusas (CDW – Proteção do Veículo – TP – Proteção Contra Roubo – TPL – Proteção Contra Terceiros) por apenas R$262,55 com opção de pagamento online, a locadora é a Rhodium Rent a Car e parece que eles utilizam uma parceria com a GLOBAL em Cancun. Antes de efetuar a compra eu entrei em contato com a Rentcars tanto pelo tel quanto pelo chat e em ambos os contatos fui informado que realmente é esse valor e esta tudo certo. Guardei todos os prints das telas e tambem toda a conversa do chat. Fiz a reserva, ja recebi o Voucher e consta tudo perfeitamente como deve ser.
    Você conhece alguem que ja tenha usado essa locadora? Por mais que eu tenha confirmado tudo e esta tudo ok, posso cair em uma roubada?

    Responder

    1. Oi Fernando, tudo bem?

      Eu nunca ouvi falar dessa locadora e por isso não tenho opinião sobre ela.

      Há muitos relatos de viajantes que ao chegar para retirar o carro a locadora não cumpre o valor da reserva. Muitas vezes é má fé do atendente para ganhar uma comissão.

      Convenhamos que existe um erro de valor na sua reserva. Vamos torcer para que a locadora cumpra o valor, mas no seu lugar eu também estaria mentalmente preparado para o contrário. Ainda mais que você fez uma reserva pelo Rentcars de uma locadora que repassou para outra. Se isso acontecer você terá que acionar o suporte da Rentcars (leve os prints e tudo mais) mas talvez não seja possível acionar o suporte no momento da retirada do veículo (ainda mais depois do voo, cansado, fora do país, conversando em outra língua, etc).

      Tomara que dê tudo certo. Mas como eu disse: isso aí está muito barato. Tem um erro nesse preço.

      Uma opção é você entrar em contato com a locadora antes da viagem e pedir a confirmação da reserva e do valor.

      Abraços e boa viagem :)

      Responder

  2. Boa noite…se eu alugar um carro em Orlando, e pagar pelo site rentacars.com todos os seguros e oferecerem franquia zero, eu sou obrigado a ter um cartão de crédito pra fazer o calção ao retirar meu veículo, pois eu não tenho cartão de crédito internacional?

    Responder

    1. Oi Felippe, tudo bem?

      Sim, as seguradoras solicitam um cartão de crédito internacional para o caução mesmo com a franquia zero.

      Abraços :)

      Responder

  3. Olá Fred!
    Cara, Muitíssimo obrigado pelo seu empenho e todo seu tempo gasto em elaborar este artigo excelente e em responder todas as perguntas da galera! Você está mais do que de parabéns!

    Fred, é o seguinte…
    Meu pai obviamente não leu seu blog a tempo e reservou um carro da empresa Sixt em Porto, Portugal (dia 27/10/17) através do site Holidays Auto, ele erroneamente efetuou duas reservas e percebeu o erro logo em seguida, onde ligou para a Holidays Auto que informou que teria que pagar pelo cancelamento da reserva mesmo alguns minutos depois da mesma. Até aí “tudo bem”.
    Ao chegar ao local para retirar o carro, no aeroporto de Porto, meu pai foi informado pela atendente que o seguro que ele comprou pelo site não era válido e não servia para nada. Segundo ela os seguros vendidos pelos sites de reserva de autos não são válidos e em caso de emergência não servirão para nada.

    Esta informação procede? O mesmo acontece para a RentalCars e RentCars?
    No seu artigo, no entanto, você recomenda comprá-los já pela internet. Meu pai foi enganado pela atendente da Sixt ou o quê houve?

    Eu vou reservar um carro daqui um mês nas mesmas condições e gostaria de saber como proceder para não acontecer a mesma coisa.

    Agradeço desde ja!

    Att, Rafael Jacomino.

    Responder

    1. Oi Rafael, tudo bem?

      Obrigado :)

      É difícil afirmar com certeza o que aconteceu sem estar completamente por dentro dos fatos, mas ao que parece o seu pai deve ter sido enganado pela atendente.

      Eu já aluguei vários carros por sites de reserva (sempre Rentalcars ou Rentcars) e os seguros são válidos. Às vezes os atendentes das locadoras são larápios e nos enganam (ou forçam) para venderem algo lá na hora e ganharem comissão.

      No caso da Sixt é bem prático reservar pelo site dela e visualizar os seguros.

      Abraços :)

      Responder

      1. Estou querendo alugar um carro em Orlando, e se eu pagar todos os seguros ofertados pelo site, e ter franquia zero, mesmo assim vou precisar de um cartão de crédito internacional para o calção, visto que a franquia já está zero, pois não possuo cartão internacional?

        Responder

        1. Oi Felippe, tudo bem?

          Sim, as seguradoras solicitam um cartão de crédito internacional para o caução mesmo com a franquia zero.

          Abraços :)

          Responder

      2. Boa noite…queria saber se o Senhor conhece alguma locadora que aceita dinheiro ao invés de cartão de crédito internacional para o calção, visto que não possuo nenhum cartão pra levar pra viagem?

        Responder

        1. Oi Felippe, tudo bem?

          Desculpa a demora em responder as suas mensagens.

          Desconheço alguma locadora que aceite o caução em dinheiro. Todas que já reservei solicitam um cartão de crédito (internacional no caso de aluguel no exterior).

          Abraços :)

          Responder

  4. Ótimas dicas, pena n ter lido antes. Queria tirar uma dúvida, tive um sinistro ( perda total) paguei pelos seguros na hora da contratação, mesmo assim a locadora está me cobrando a franquia do carro, é normal isso? Haja visto q qualquer seguradora comum n cobra franquia em caso d roubos, furto ou perda total?

    Responder

    1. Oi Wender tudo bem?

      No caso de aluguel de carros os seguros mais baratos (que geralmente são os oferecidos pelas locadoras) possuem franquia (incluindo em perda total e roubos).

      Quase sempre há a opção de contratar com franquia zero mas sairá bem mais caro.

      No seu caso é preciso dar uma olhada no contrato para ver se era franquia zero e se não for qual o valor da franquia.

      Abraços e boa sorte :)

      Responder

  5. Olá, Fred
    Ótimas dicas, grande serviço.
    Viagem a Portugal… Sobre o seguro “premium” da Europcar, via chat, informaram-me que havia proteção contra acidente a terceiros… em todas as simulações, não percebi essa cláusula. Procede a informação de que há a proteção contra terceiros? Obrigado… Abraço

    Responder

    1. Oi Paulo, tudo bem?

      Eu aluguei uma vez com eles na Europa e o seguro contra terceiros estava incluído no preço base.

      Mas eu não tenho nenhum vínculo com a Europcar e não posso confirmar essa informação. Se você ainda está com dúvida tente o contato com a empresa através de outro meio.

      Abraços

      Responder

  6. Eu também uso a Rentalcars! Porém não existe opção de recusar os seguros. Eles obrigam você a contratar CDW/LDW. Não me preocupo com a franquia.

    Mas se não recusar todos os seguros não há como usar o do cartão de crédito e pelo site não há opção.

    Só consegui recusar na Alamo Miami. Em Portugal, Italia, Argentina, Equador etc..nunca consegui.

    Responder

  7. Boa tarde estarei indo dia 09 para Los Angeles e estava a procura de um carro da Alamo e após seu post decidi alugar pela sixt porém o que vc sugere alugar direto com a empresa no site deles ou pelo rentcar,e como sei o valor do caução, pois gostaria de saber antes da viagem para se previnir

    Responder

    1. Oi Ariclenes, tudo bem?

      No site da Sixt você consegue conferir facilmente os valores do caução, da franquia e o custo para reservar com franquia zero.

      Os comparadores Rentcars e Rentalcars muitas vezes oferecem carros da Sixt mais baratos que a própria Sixt. No artigo eu explico como encontrar os valores do caução e da franquia nos sites dos comparadores, mas às vezes esses valores não são claramente especificados.

      É difícil eu indicar qual é a melhor opção para reservar. Isso varia dependendo do destino, do carro, da locadora, da época, etc.

      É preciso pesquisar nos sites e identificar por qual meio está valendo mais a pena, sempre atento aos detalhes, taxas, franquia, caução, etc.

      Abraços :)

      Responder

  8. Cara, parabéns pelo artigo. Ajuda muito quem está a procura dessas informações. Muito obrigado mesmo.

    Responder

  9. Olá Fred, gostaria de dar meu depoimento sobre a cobertura de bens pessoais. Anos atrás alugamos um carro pela Hertz e aceitamos essa cobertura para uma viagem pela Flórida. Pois bem, numa das paradas perdi um brinco de ouro – um só, provavelmente qdo escovava os cabelos em uma lanchonete de estrada. Fiz o boletim de ocorrência numa delegacia (na época a Hertz exigia, agora não sei) e chegando ao Brasil juntei os documentos e enviei para a empresa. Como o brinco havia sido presente eu não tinha nota fiscal, portanto incluí uma foto que comprovava a posse do objeto antes da viagem. Expliquei que havia perdido um só brinco, mas recebi um cheque no valor do par de brincos e com o dinheiro comprei um novo par na mesma joalheria. Valeu super a pena e recomendo, principalmente para quem viaja com crianças, devido à confusão com malas, sacolas, e inúmeras paradas durante a viagem. Abraços e parabéns pelo ótimo artigo!

    Responder

  10. Oi, Fred!
    Gostaria de te agradecer imensamente pois, graças ao seu texto tão rico em detalhes, contratei uma carro da Guerin, franquia zero, na Rentalcars, para 9 diárias em Portugal por 428 dólares.
    Se não tivesse lido tudo isso que vc relatou, faria um mau negócio (novamente).
    Valeu!

    Responder

    1. Oi Erika, tudo bem?

      Fico feliz que você tenha encontrado um bom preço no aluguel com franquia zero.

      Boa viagem para você :)

      Abraços

      Responder

  11. Olá Fred, tu pode me ajudar com uma questão?
    Eu pretendo alugar em Miami e ir até Nova York e voltar para Miami. Porém tenho lido nos últimos dias sobre “Restrições territoriais”. Achei isso tão estranho. Pelo que entendi se eu saio da região do carro, pago pro cada km rodado? Tu pode confirmar para mim, por favor?

    Responder

    1. Oi Carlos, tudo bem?

      Isso vai variar de acordo com cada locadora, mas pode acontecer de que não seja permitido cruzar o país com o carro (a não ser que você alugue em um estado e devolva no outro).

      Não posso dar uma resposta precisa porque isso vai variar muito. O ideal é consultar a (s) locadoras (s).

      Abraços :)

      Responder

  12. Olá Fred, muito bom seu tópico, bastante detalhado. Pensei que alugar um carro era coisa fácil, já estava quase alugando pela decolar antes de ler sua página, graças a deus não o fiz. Ao me deparar com tantos detalhes e avisos sobre como alugar fiquei chocado, rs.

    Bom, estou indo a Cancún e precisarei de veículo por lá, e estou olhando as empresas que você recomendou para buscar um bom aluguel, porém não está nada fácil.

    Na rentcars ao escolher o veículo aparece o que está incluso: Plano Light KM Livre (ilimitado); Proteção do Veículo; Proteção Contra Terceiros; Taxas da Locadora; Benefícios Exclusivos Rentcars; Melhor Preço Garantido; Sem Taxa de Alteração; Pague no Destino. Até aqui okay!!
    Problema está aqui, vasculhei o site todo e não informam os valores da caução de garantia e também não foi possível ver no ato da reserva se o seguro tem franquia zero!

    Na rentalcars, o problema é também em relação à caução, na maioria dos carros básicos este é o valor cobrado, “Franquia, O carro possui Franquia de Danos no valor de US$ 2,500.00 excluindo imposto. O carro possui Franquia de Roubo no valor de US$ 2,500.00 excluindo imposto.
    Depósito no balcão, No momento da retirada, o fornecedor vai exigir um depósito entre US$ 2,500.00 e US$ 2,500.00 excluindo imposto. O depósito será devolvido no término do aluguel, desde que todas as condições foram cumpridas.” Esse valor é para um Kia Rio!!

    Contudo na rental ao adicionar o seguro total eles esclarecem que o mesmo possui, “Cobertura de Danos de Colisão (CDW), isso limita a sua responsabilidade pelos danos causados na lataria do carro, até o valor da franquia. A Franquia é o valor máximo que você teria que pagar por danos feitos na lataria, o valor é tipicamente entre R$2.098,15 e R$8.392,59. Proteção de Roubo (TP) — isso limita a sua responsabilidade se o carro for roubado, o valor é tipicamente entre R$2.098,15 e R$8.392,59.”

    A Sixt é a única com opção no ato da reserva de contratar os seguros e franquia zero, porém não consegui visualizar nada sobre o caução! Você mesmo cita que ao não saber o valor da caução e informação sobre franquia, na dúvida, não reservar!

    Estou perdido sinceramente, crê possível encontrar valores de caução menores se procurar fazer a reserva diretamente com as companhias que ali trabalham? Esses valores altos de caução e a franquia podem atrapalhar o passeio, sinceramente fiquei assustado ao perceber que não é tão simples alugar um carro!

    Responder

    1. Oi Eduardo, tudo bem?

      Desculpa a demora em responder, mas a sua questão é complexa e eu precisava de um tempo livre para me concentrar nela.

      Em alguns países, como o México, quase que é necessário fazer uma graduação para conseguir entender o aluguel de um carro.

      Rentcars: o problema é esse mesmo, a dificuldade em visualizar o caução (eu até comentei isso no artigo).

      Rentalcars: parece que foi padronizado o caução em 2.500 dólares para todos os veículos em Cancún. É um valor que pode atrapalhar a viagem porque come o limite do cartão.

      Sixt: na minha opinião, no atual momento, parece ser a melhor opção para alugar carro em Cancún. Dá para contratar facilmente a franquia zero (sem reembolso como na Rentalcars). Pelo que eu entendi dá para visualizar o caução da seguinte maneira: escolha o modelo do carro > clique em Rental Information (em Conditions) > vá até Generally. Ali há uma tabela informando o valor do deposit (caução). O caução varia dependendo do modelo do carro (a tabela divide por códigos) e da franquia contratada (excess). No momento e datas que pesquisei o modelo mais barato era o Crevrolet Aveo (código CCMR na Sixt) e o caução variava entre 834 dólares (sem contratar o LDW; o que na prática é impossível no México) e 300 dólares (contratando o LDW com franquia zero). A Sixt seria a minha escolha no atual momento e para as datas que pesquisei em Cancún.

      Será que eu consegui explicar? Qualquer dúvida é só chamar.

      Abraços :)

      Responder

      1. Fred, obrigado por sempre se dispor a ajudar nós marinheiros de primeira viajem! Realmente a Sixt parece bastante vantajosa em relação as demais, contudo, hoje entrei em contato com a rentcars para aclarar a dificuldade em saber o valor do caução e fiquei surpreso.

        Liguei no 0800 da companhia e de forma bastante clara a atendente me explicou tudo de forma muito clara (o atendimento foi muito bom). Segundo a mesma em companhias como a Alamo e National quando se contrata todos os seguros obrigatórios (mesmo com esses seguros inclusos o valor fica muito bom) o valor do caução é de 700 dolares. Bom, um valor bem abaixo dos 2500 da rentals.

        Provavelmente devo fechar com a rentcars, o preço de aluguel deles são até o momento os melhores entre os três sites recomendados por você para a data que eu necessito. As suas informações foram sem dúvidas de muita ajuda, se não houvesse encontrado sua page haveria entrado em uma fria sem saber!

        Muito obrigado Fred!

        Responder

        1. Que bom que tudo ficou mais claro Eduardo.

          Muito obrigado pela dica de ligar na Rentcars durante a reserva. Eu até adicionei essa informação no artigo.

          Abraços e boa viagem para você :)

          Responder

      2. Oi, esse foi o Post sobre aluguel de carros mais detalhado que eu encontrei… parabéns!!!
        Tive esse mesmo problema quando fui tentar alugar carro em Portugal: o caução era 1000 e poucos euros, o que ia consumir todo o valor do meu limite e não poderia comprar mais nada no cartão. Aí conversando com outras pessoas, me falaram q não era tudo isso… q seria uns 400 euros no maximo… mas na dúvida, desisti de alugar… tanto a rental como a rent cars falaram na época que teria que ver diretamente na locadora, na retirada do carro, mas aí se não tivesse limite, teria q pagar de qualquer forma a reserva… achei muito arriscado, ainda mais quando se brinca com euro rs…

        Responder

        1. Oi Renata, tudo bem?

          Obrigado :)

          Temos que ficar atento com todos os detalhes para evitar imprevistos. É comum o caução de 1000 euros ou mais. Esse valor pode comer o limite do cartão.

          Abraços :)

          Responder

  13. Oi Fred,
    Adorei o seu blog,muito bm todo os seu estudo e detalhamento sobre locacao de carro.
    Estou indo para Orlando, e esse ano os alugueis de carros estao muito puxados por conta do valor do dolar.Iremos passar 21 dias lá com carro e achei uma boa opcao fazer pela rentcars um aluguel para um carro SUV da SIXT. O valor esa bem mais barato. Como quero contratar tocos os seguros , fiquei na duvida sobre os seguros sendo oferecidos no site da rentcars, serem os mesmos seguros que sao ofereceidos diretamente pela SIXT. No site da rentcars tem
    LDW+SLI, e eu quero todos os seguros que vc mencionou no seu blog menos o de acidente pessoal. Muito obrigada pela ajuda

    Responder

    1. Oi Denise, tudo bem?

      Muitas vezes o comparadores (como o Rentcars) oferecem preços melhores que os da própria locadora.

      Os seguros LDW e SLI são os principais (itens 1 e 2 das siglas que explico no artigo). O LDW é o seguro do próprio carro enquanto o SLI é o seguro que cobre os danos que você causar contra terceiros.

      Além desses dois você pode avaliar a contratação de uma assistência (cobertura de pneus, vidros, pane seca, pane elétrica, etc).

      Como você vai alugar em Orlando provavelmente a franquia é zero.

      Ao que tudo indica os seguros oferecidos na Rentcars nesse caso são os da Sixt.

      Abraços :)

      Responder

  14. Olá Fred, muito útil o seu Blog. Sempre usei seguro do meu cartão de crédito e agora caí na real com os riscos que corri.
    Há um mês viajei para Toronto conheci o ZIPCAR muito usado pelo meu sobrinho que mora lá. Os carros ficam estacionados pela cidade e podem ser alugados por horas ou dias. É necessário que você esteja cadastrado na Zipcar e possua o cartão tag para destravar as portas. Dentro do carro, que já possui seguro total, estão as chaves e cartão de crédito para abastecimento. Quem paga o combustível é a locadora. Um híbrido Prius da Toyota custava 9 dólares canadenses a hora sendo que 6 horas já valem uma diária. Não tem inspeção de retirada nem na hora da entrega. Achei simplesmente fantástico.

    Responder

    1. Oi Carlos, tudo bem?

      Fantástico mesmo. Eu não conhecia, mas achei a ideia demais.

      O futuro será baseado no compartilhamento, não só de carros, mas de muitas outras coisas também.

      Abraços e obrigado pela dica :)

      Responder

  15. Bom dia, seu blog e suas dicas são excelentes,sempre tive dúvidas nessa área,msm ja tendo alugado carro no exterior,mas enfim,vou em breve para o Canadá e os valores de seguro na locação estão ficando im absurdo,acabdi me deparando com a empresa Turo ,pelo que entendi é tipo um Airbnb de carros,rsrs,e ja com seguro total , muito menos complicado do que uma locadora comum, você ja ouviu falar a respeito,ou ja utilizou, muito obrigado

    Responder

    1. Oi William, tudo bem?

      A ideia da Turo é muito boa, mas nunca utilizei e nem pesquisei profundamente sobre ela. Infelizmente não tenho muito o que comentar sobre a Turo.

      Se um dia você usar passa por aqui e deixa um relato.

      Abraços :)

      Responder

  16. Boa tarde Fred, td bem?
    Parabéns pelo texto, muito bem explicado. Estou começando a alugar carros no exterior e a franquia e caução em alguns casos são muito caras, então estou procurando entender melhor as condições gerais dos contratos das locadoras.
    Minha dúvida é com relação a alugar o carro pelo site da rentalcars ou usar o site da rentalcars para descobrir quais locadoras tem o melhor preço e alugar no site da locadora. Pelo que eu verifiquei no site da rentalcars na maioria das vezes o seguro incluso na reserva do veiculo é o seguro básico (e a opção de proteção total é um seguro por reembolso funcionando de forma semelhante ao cartãod e crédito), para reduzir a franquia ou ficar isento da franquia eu tenho que fazer essa contratação no balcão da locadora e corro o risco de pagar mais caro lá na hora. Enquanto que alugar diretamente no site da locadora, assim como no caso da sixt, eu consigo reduzir ou ficar isento da franquia por um preço menor do que no balcão da locadora. Na sua opinião é melhor reservar pelo site rental cars ou alugar pelo site da locadora com o melhor preço? Grato

    Responder

    1. Oi Eduardo, tudo bem?

      Eu sei que você deseja uma resposta objetiva, mas acredito que não seja possível.

      Essas questões variam não só de locadora para locadora, mas também variam em países diferentes na mesma locadora.

      Na minha opinião o ideal é não contratar nada que seja por reembolso. Por isso eu gosto da Sixt, que pelo site dá para contratar a Franquia Zero direto com a locadora. Mas mesmo a Sixt tem alguns países que o seguro fica caríssimo, enquanto em outros é bem barato. Varia muito de acordo com o destino.

      O negócio é pesquisar mesmo, até achar a opção com melhor custo-benefício.

      Para qual país você vai viajar?

      Abraços :)

      Responder

      1. Oi Fred obrigado pela resposta. Eu sempre aluguei carro aqui no Brasil, e nas viagens no exterior usei transporte público ou companhias low cost, em agosto viajo com meus avós para Portugal que tem parentes no interior do país e chegar de carro é a melhor forma. Após ler o seu texto eu cancelei um carro que havia alugado contratando o seguro por reembolso e optei por alugar na Sixt que estava com o preço excelente incluindo o seguro de isenção da franquia cdw. No final do ano vou para Australia e Nova Zelandia, também vou alugar carro nos 2 países, lá já é mais complicado, a franquia do seguro e até a calção é aproximadamente 4000 dólares australianos (quase 10.000 reais) na maioria das locadoras, para não ficar com o limite do cartão tomado pela caução eu estou pesquisando no site das locadoras quais eu consigo alugar o carro com caução e franquia reduzida já contratada assim como no site da Sixt para evitar chegar no balção da locadora e ter q pagar muito caro pela redução da franquia. Abraço.

        Responder

        1. Na Europa eu já usei algumas vezes a Sixt com o seguro com preços bem bacanas. Nos EUA também.

          Esse caução da Austrália e Nova Zelândia realmente está demais. Se você achar uma opção bacana deixa o relato aqui para outros viajantes lerem.

          Abraços :)

          Responder

          1. Vou tentar contribuir com informações sobre aluguel de carro na Austrália, Nova Zelândia e sobre pesquisas que estou fazendo recentemente, pois só estou conseguindo extrair informação de páginas em inglês.
            Na Austrália a franquia básica do seguro CDW vai de 3500AUD até 5000 AUD (AUD =dollar australiano), é possível baixar ou isentar a franquia no site de algumas locadoras de veículos, outras só dão essa opção no próprio balcão da locadora, uma coisa muito importante é ler o contrato de cada locadora, pois quase todas restringem a utilização do carro principalmente no Outback, Território Norte e algumas também não permitem que você pegue embarcações (ferry) com o carro alugado. No site da rental cars eu descobri que é possível alugar carro com franquia reduzida na locadora Thrifty da Australia, funciona da seguinte forma, após simular aparece o carro dessa locadora com um valor e o seguro cdw incluso com franquia de 4000 AUD, e na mesma pesquisa aparece o mesmo carro com o valor mais caro e a franquia reduzida para 500 AUD.
            Já na Nova Zelândia a franquia também é alta, não vi tanta restrição para dirigir o veiculo quanto na Austrália, exceto no inverno onde as locadoras tem também um contrato de inverno ou clausulas de restrições aplicadas ao carro alugado durante o inverno. A maioria dos turistas chegam ao país por Auckland no norte do país, e é muito comum alugar um carro ou motorhomeo para ir até o sul e devolver o carro no sul. Para compensar essa pratica, as locadoras oferecem “relocações” que é pegar esses veículos entregues no sul do país em Christichurch ou Queenstown e oferecer por 1 usd por dia para que você leve o veículo de volta até Auckland. Para conseguir essas ofertas é só entrar no site das locadoras e procurar pelo menu “relocations”.

            Quanto as opções de locadoras, a Jucy e Ace Rental cars estão me dando os melhores preços em carros com seguro isentando a franquia do seguro CDW (reservando no site delas), as avaliações na página do Google e rentalcars é positiva (não chega a ser excelente), me pareceram ser um bom custo benefício. Depois da viagem em Novembro posso acrescentar um pouco mais sobre a locação de carro nesses países.

            Abraços


          2. Eduardo, muito obrigado pelas suas dicas.

            Vai ajudar muita gente.

            Boa viagem para você e se puder compartilhe mais dicas depois.

            Abraços :)


  17. Parabéns pela matéria, muito útil.
    Gostaria de saber se você sabe dizer o que é “Reembolso da franquia com super cover” seria a mesma coisa que franquia zero? Vi isto em alguns sites de aluguel de carros.
    Obrigado pela ajuda.

    Responder

    1. Oi Silene, tudo bem?

      Obrigado :)

      Eu pesquisei esse termo e vi que ele pode ter significados diferentes dependendo da locadora.

      Para algumas locadoras o Super Cover inclui no seguro itens que geralmente não são cobertos no seguro básico como rodas, vidros, teto, a parte de baixo do carro, etc.

      Para outras locadoras o Super Cover oferece um valor reduzido da franquia, podendo até ser uma franquia zero.

      Caso você queira informar qual cia. está querendo alugar um carro eu tento descobrir o significado do Super Cover nessa cia.

      Abraços :)

      Responder

  18. Boa tarde,

    Muito boas suas dicas, ajudam muito!! Parabens.
    Vou fazer uma viagem pela California, e preciso pegar o carro em São Francisco e devolver em San Diego.
    Pela Six não consigo devolver me San Diego, acho que eles não tem lojas lá. Então procurei no site da Rentalcars e Rentcar. O aluguel pela Alamo sai por volta de R$ 1.800,00, porém quando vou direto pelo site da Alamo, o valor chega por volta de R$ 2900,00. Fiquei muito com o pé atrás por causa dessa diferença absurda de preço.
    Você sabe me dizer se isso é normal??

    Responder

    1. Oi Carolina, tudo bem?

      É isso mesmo. Essa á grande vantagem dos comparadores. As próprias locadoras colocam preços especiais nos comparadores por causa da concorrência.

      Só fique de olho nos extras (seguros, taxas, etc). Pode ser que no site da Alamo já inclua todos os seguros e no site da Rentalcars e Rentcars não.

      Abraços e boa viagem :)

      Responder

  19. Boa noite Fred, primeiramente parabéns pelo seu site, como muitos aqui já comentaram, muito completo e com dicas muito úteis.

    Estou com dúvida, vou tomar como exemplo o site da RentalCars.

    Qual a diferença entre a “Franquia” e o “Depósito no Balcão”?


    Franquia
    O carro possui Franquia de Danos no valor de US$ 2,500.00 excluindo imposto.
    O carro possui Franquia de Roubo no valor de US$ 2,500.00 excluindo imposto.

    Depósito no Balcão

    No momento da retirada, o fornecedor vai exigir um depósito entre US$ 2,500.00 e US$ 2,500.00 , excluindo imposto. O depósito será devolvido no término do aluguel, desde que todas as condições foram cumpridas.

    A princípio eu entendi que o depósito no balcão serviria pra pagar a franquia, caso acontecesse algum dano no veículo.
    Mas dá pra entender também que em caso de dano terei que pagar o valor da franquia, e ainda se porventura acharem que “algo não estava de acordo com alguma condição” pagar ainda mais o depósito no balcão?

    Aí ainda tem a parte que diz contrate a proteção total do site Rentalcars:


    Proteção Total …para uma viagem sem estresse

    No balcão, o fornecedor do carro irá bloquear um depósito no seu cartão de crédito. Você pode perder esse depósito se o carro for danificado ou roubado, mas desde que você tenha a nossa Proteção Total, nós iremos te reembolsar! Por que pagar mais pela cobertura oferecida no balcão do fornecedor?

    Pelo que está escrito aí em cima, entendo que o “depósito no balcão” servirá pra pagar a “franquia”, mas por ter contratado esta opção o site irá me reembolsar este valor, ou seja, na prática é como se fosse uma “franquia zero” (isto porque apesar de pagar, serei reembolsado posteriormente). É isso mesmo? Fiquei bem confuso.

    Se puder me ajuda a esclarecer estas dúvidas, obrigado.

    Nereu

    Responder

    1. Oi Nereu, tudo bem? Obrigado :)

      No meu entendimento e nas experiências que eu já tive, na minha compreensão funciona assim:

      O depósito balcão (caução) serve como uma garantia caso haja alguma avaria no carro. A franquia é valor que você será responsável em caso de avaria. O valor acima da franquia será coberto pelo seguro.

      O caução será devolvido no final, mas desde que tudo esteja ok. Se o caução for de 3.000 e houver uma avaria de 1.000, apenas 2.000 serão devolvidos. Se avaria for de 5.000 o caução não será devolvido e você ainda terá que arcar com 2.000. Mas não há duplicidade, o caução serve para garantir a franquia.

      Já a Proteção Total é como se fosse uma franquia zero, é isso mesmo que você entendeu. É feito um caução para garantir um pagamento caso aconteça uma avaria e você esteja fora dos termos (dirigindo alcoolizado, motorista que não esteja no contrato, multas, etc). Se você contratar a proteção total, houver uma avaria e tudo esteja ok com os termos, o caução será devolvido e você não terá que arcar com os custos da avaria. Aconteceu isso comigo na semana passada: devolvi o carro com uma avaria (quando retornei ao carro estacionado havia uma pequena avaria nele), não tive que arcar com nada e o caução foi devolvido.

      Será que consegui explicar bem? Ficou alguma dúvida?

      Abraços :)

      Responder

  20. Olá Fred,
    Ótimo artigo.
    Tenha uma super dúvida, estou indo setembro para orlando e ainda não tenho 25 anos (24 e 10 meses rs), quero alugar um carro na sixt e não encontrei no site deles nada que mencione o valor adicional para condutores abaixo de 25 anos. Vc sabe dizer se ele cobram esse adicional?

    Responder

    1. Oi Juliana, tudo bem?

      Se no dia da retirada você já tiver 25 anos não tem problema.

      Eu simulei uma pesquisa para setembro em Orlando no site da Sixt.

      Após escolher um modelo de carro na tela seguinte, no lado esquerdo, há uma mensagem dizendo que a idade mínima é de 25 anos.

      Lendo sobre o Rental Information lá no site diz que na maioria dos locais a idade mínima é de 21 anos e que há suplemento extra. Só que realmente não fala quais são os locais e qual o valor do suplemento. Acredito que o suplemento varie de acordo com o modelo e com o destino.

      Talvez se você tentar o contato enviando uma mensagem pela Fan Page da Sixt Brasil você consiga essa informação.

      Abraços :)

      Responder

  21. Oi, tudo bom? Cara, muito bom seu blog mas me tira uma dúvida kk o Sixt também pede um calção? se sim, existe algum lugar onde não pede, ou não é um valor tão alto?
    Desde já agradeço!

    Responder

    1. Oi Henrique Castello, tudo bem?

      É padrão as locadoras exigirem o caução. É uma garantia para elas no caso do veículo sofrer danos. Desconheço uma seguradora que não peça.

      O valor do caução sofre muitas variáveis: modelo do veículo, destino e seguradora. Numa mesma seguradora o valor do caução pode variar bastante dependendo do modelo e do destino.

      O negócio é pesquisar mesmo, até tentar encontrar um valor menor (em alguns destinos é difícil).

      Abraços :)

      Responder

  22. Olá Fred,
    Muito bom o seu blog, parabéns. Será que você podia me tirar uma dúvida? Se, por exemplo, eu usar o site da Rentalcars e, através dele alugar um carro na Sixt com franquia zero, se eu tiver uma colisão eu tenho de pagar a franquia padrão à Sixt na hora da devolução e depois pedir o reembolso à Rentalcars ou posso simplesmente devolver o carro batido à Next, virar as costas e ir embora?
    Obrigado pela resposta,
    Abraços,
    Jonas

    Responder

    1. Oi Jonas, tudo bem?

      Obrigado :)

      Desculpa a demora em responder, mas eu estava viajando.

      Isso pode variar de acordo com a locadora e o país, mas é praticamente certo que você devolve o carro e vai embora tranquilo.

      Isso ocorreu comigo ontem, acredita? Devolvi o carro com uma colisão (bateram enquanto estava estacionado) e eu havia contratado o seguro com franquia zero.

      Por isso eu recomendo que sempre que for financeiramente viável contratar com franquia zero.

      Abraços e boa viagem :)

      Responder

  23. Oi Fred! Estou cotando a mesma categoria de automovel no rentcaris e no site da alamo, com os mesmos seguros, e o preco do rentcars está 60% abaixo do valor da alamo, mesmo sendo da alamo também o carro selecionado no rentcars. Estou com medo de cair em alguma pegadinha, o rentcars está oferecendo um carro básico com protecao contra roubos e protecao contra terceiros por 600 reais para 6 dias de locação… Eu teria que contratar algum seguro adicional na loja, no momento da retirada?

    Responder

    1. Oi José Carlos, tudo bem?

      Desculpe pela demora em responder, mas eu estava viajando :)

      A vantagem dos comparadores (Rentcars e Rentalcars) é que muitas vezes eles oferecem preços melhores que os das locadoras.

      Os seguros essenciais para contratar é o da Proteção do Veículo/CDW-LDW (que inclua roubo) e o Contra Terceiros, que parecem ser exatamente o que você está relatando.

      Sempre que possível eu recomendo contratar com franquia zero. Ontem mesmo eu retornei de uma viagem na qual eu aluguei um carro. Um dia deixei o carro estacionado e quando retornei haviam batido levemente nele amassando a porta e a lataria. Ainda bem que eu tinha contratado a proteção com franquia zero, senão o prejuízo tinha sido de pelo menos 1 ou 2 mil reais.

      Se online você não tiver como contratar com franquia zero pode ser oferecido para você na hora da retirada. Veja se o valor é viável. Serão oferecidos outros seguros e assistências. No artigo eu explico o que são pegadinhas e o que pode valer a pena.

      Abraços e boa viagem :)

      Responder

  24. Oi, Fred, muito bom seu blog! escrevi esse comentário em outro post, mas não me recordo qual rs. É que vamos com carro alugado para playa del carmen e as opções de hotel que mais nos agradaram não têm garagem. Gostaríamos de saber se vc viu estacionamentos que funcionem o dia todo e onde possamos deixar para pernoite. Já mandamos emails para os hoteis, mas eles não respondem. Obrigado!

    Responder

  25. Oi Fred!
    Estou de volta, tenho uma outra dúvida. Acabo de descobrir que meu cartão de crédito oferece seguro LDW para aluguel de automóvel. Por um lado acho a notícia boa porque reduziria bastante o valor do aluguel. A seguradora Mex (para Cancun), oferta aluguel apenas com PLI por preços bastante atrativos. Mas fico inseguro imaginando se terei problemas no momento da retirada do veículo, como a recusa, pela locadora, de meu seguro do cartão. Isso pode acontecer, será que é recorrente?
    Obrigado!

    Responder

    1. Oi Eduardo, tudo bem?

      É recorrente em Cancún, apesar de ilegal, no momento da retirada as locadoras recusarem o seguro do cartão e obrigarem a contratar o CDW/LDW delas. Há muitos relatos disso.

      Outro problema do seguro do cartão é que funciona no modo reembolsável. Se houver algum sinistro durante a viagem você deverá arcar com os custos (imagine se forem milhares de dólares?).

      Ao chegar no Brasil você deve tem que solicitar o reembolso, uma tarefa burocrática, dificílima e demorada segundo muitos relatos que eu já li na internet.

      Por isso eu sempre procuro contratar todos os seguros antes da viagem e sempre que possível eu contrato com franquia zero (nesse caso geralmente não funciona no modo reembolso).

      Abraços :)

      Responder

      1. É a primeira vez que alugarei um carro e de início fico cheio de dúvidas e insegurança, mas suas dicas e respostas tempestivas têm me ajudado bastante a tomar a decisão mais acertada a fim de evitar qualquer contratempo (ou burocracia) que possa atrapalhar a viagem. Valeu! Abraço.

        Responder

  26. Olá, Fred, boa tarde!
    Vou para o México em junho/16 e estou adorando suas dicas sobre viagens. Já li várias partes do seu blog e estão sendo muito úteis para mim. Obrigada pela sua organização e cuidado com as informações.
    Gostaria de compartilhar com você e seus leitores um fato que aconteceu comigo recentemente relacionado às pegadinhas na hora de alugar um carro:
    Fui para Denver e Boulder no Colorado-EUA em março/16 e quando reservei o hotel em Boulder pelo Expedia.com, recebi, em seguida, uma promoção da Ace Rent a Car de um carro da categoria de um Elantra, por 6 dias, a um preço de R$ 585 (reais). Achei o preço ótimo e contratei.
    Quando fui retirar o carro na locadora, aconteceu exatamente o que você relata no seu blog: o atendente foi acrescentando tantos itens de seguros, taxas, tag para pedágios, etc. etc. , coisas que a gente não tem mesmo condições de contestar nem avaliar no momento que o aluguel ficou caríssimo! Acabei pagando US$ 845 (vejam bem: dólares !!!!). Aproximadamente 5 x mais caro do que o valor contratado . Fora a caução de US$ 200 que pelo menos essa não tive problemas com o cancelamento no cartão. Fiquei muito revoltada e frustrada, pois isso causou um grande rombo no orçamento da minha viagem…
    Agora com suas dicas, vou ficar mais esperta na hora de alugar um carro. Obrigada!
    A propósito, você poderia me dizer se no México a CNH brasileira é válida?
    Abraço,
    Gláucia

    Responder

    1. Oi Gláucia, tudo bem?

      Obrigado :)

      Nossa, que prejuízo…..

      Obrigado por relatar a sua experiência. Já passei por situações parecidas e por isso agora eu saio com os seguros necessários contratados aqui e recuso todos os extras lá na hora.

      Em Cancún a CNH brasileira é válida. Se você quiser olha esse artigo: Dicas Alugar Carro Cancún.

      Recomendo também o meu guia de Cancún (gratuito): Guia Completo de Cancún e Região.

      Abraços e boa viagem :)

      Responder

  27. Oi Fred!
    Seu blog e seu post sobre aluguel de carros têm me ajudado enormemente no planejamento de minha viagem! Obrigado! :)
    Vamos a Cancun no final de maio, 11 dias, sendo 7 em Cancun e 4 em Playa Del Carmen. Nosso hotel em Cancun fica no km 5 da Zona Hoteleira, ou seja, um pouquinho distante do “agito” e dos shoppings. Essa é minha primeira dúvida: acha que compensaria alugar um carro também para os dias que estiver em Cancun (eu economizaria com o transfer até o hotel na chegada, no mínimo).
    O segundo ponto: pesquisei pelos sites que vc indicou e na RentalCars a locadora com as melhores condições, coberturas e custo x benefício é a America Car Rental. Você conhece? Pelo site, parece-me não ser dessas grandes, mundiais…
    Daí uma terceira duvida: as condições de aluguel falam de caução de US$ 700,00, e franquia de colisão e de roubo, US$ 1000,00 cada. No momento da retirada, eles bloquearão no meu cartão somente os US$ 700,00 ou também as franquias, sabe me dizer?
    Obrigado!

    Responder

    1. Oi Eduardo, tudo bem?

      1 – Em Cancún eu fiquei sem o carro alugado, já que conheci a maioria das atrações quando eu estava hospedado em Playa del Carmen, Tulum e Valladolid. O pouco que me desloquei em Cancún foi de táxi (saiu mais barato do que se eu tivesse alugado um carro).

      Se vai compensar financeiramente ter um carro alugado em Cancún vai depender do seu roteiro. Se a partir de Cancún você for conhecer algumas atrações distantes (como Chichén Itzá), aí pode valer a pena. Mas se você for se deslocar somente pela Zona Hoteleira sairá mais barato usar ônibus ou eventualmente pegar um táxi (mesmo no aeroporto).

      2 – Não conheço a American Car Rental e realmente ela me parece ser uma locadora pequena. A nota de avaliação dela na RentalCars não é boa. Se dará certo a locação com ela é uma incógnita. Você pode ter problemas até com as melhores locadoras. Mas pela minha experiência é maior a chance de termos problemas com essas locadoras menores e mal avaliadas.

      3 – Nesse caso o bloqueio é de US$ 700,00.

      Abraços e boa viagem.

      Responder

  28. Olá Fred! Nossa, excelente suas dicas, eram todas as dúvidas que eu tinha. Estou pesquisando diretamente no site da Sixt e encontrei no site US da Sixt os mesmos carros do site Brasileiro por praticamente a metade do preço já no valor do Real e com as mesmas coberturas para o local de pesquisa. Será que é confiável contratar pelo site americano da Sixt?

    Muito obrigada!
    Mônica

    Responder

  29. Bom dia Fred, tudo bom?

    Excelente seu post sobre as dicas de locação de veículos, esclareceu muitas dúvidas minhas.
    Conforme alguns sites como a Rentcars.com e a Rentalcars.com informa que é possível que ao escolhermos um determinado veículo este modelo não esteja disponível e com isso nos oferecer um outro modelo, porém da mesma “categoria” que eles consideram. O meu receio é escolher um vectra por exemplo e no dia que eu for retirar o carro na locadora não haver disponível um vectra e eles me oferecerem um carro da mesma “categoria”, porém inferior. Corro esse risco? Será que eles vão cobrar o mesmo valor do vectra?
    Talvez se o carro que eu solicitei não estiver disponível posso solicitar um carro (upgrade) superior pelo mesmo valor do vectra, por exemplo?

    Abraços.

    Responder

    1. Oi Jefferson, tudo bem?

      Ao alugar um carro não contratamos um modelo específico e sim um carro de uma determinada categoria.

      Exemplos:

      1 – Alugamos um Gol: se não houver um Gol no momento a locadora pode nos oferecer um Uno.

      2 – Alugamos um Cobalt: se não houver no momento a locadora pode nos oferecer um Siena.

      3 – Alugamos um Civic: se não houver no momento a locadora pode nos oferecer um Corolla.

      Se não houver um carro da mesma categoria a locadora nos oferece um carro de uma categoria superior (upgrade).

      Você pode solicitar um upgrade caso não tenha o modelo que você escolheu. Mas se houver um modelo similar (da mesma categoria) disponível dificilmente você ganhará um upgrade.

      Abraços :)

      Responder

  30. Boa tarde

    Aluguei um veículo em uma locadora pequena em Miami pelo site Rental cars (uma tal de Green Motion). Além do péssimo atendimento, com direito a escutar piadinhas e tudo, não estornaram a caução mesmo a devolução do carro tendo sido efetuada em perfeita ordem, vistoriado e com tanque cheio. Passados 11 dias, Entrei em contato com a operadora do cartão e enviei email para a Green Motion. A algo mais que eu possa fazer para recuperar meu dinheiro? Estou com a sensação que fui enganado.

    Responder

    1. Oi Milton, tudo bem?

      Esse é um tipo de problema frequente. Por isso eu procuro alugar carros somente com locadoras de renome mundial (embora geralmente elas sejam mais caras) que ofereça algum tipo de suporte aqui no Brasil.

      Além de tentar o contato direto com a Green Motion você poderia entrar em contato com a Rental Cars (pela Fan Page do Facebook, por exemplo).

      Abraços e boa sorte

      Responder

    2. Entre em contato direto com a rentalcars, eu tive um problema quando aluguei com eles na locadora DOLAR em miami , me cobraram seguros a mais e na hora eu percebi e pedi pra cancelarem e acabaram cancelando a reserva e no final cobraram a reserva no meu cartao, entrei em contato com a rentalcars e eles me reembolsaram 100% em menos de 1 mês

      Responder

  31. Olá Fred Prezotto! Estou indo para Cancún agora em março e quero alugar um carro, no entanto vou pegar esse carro em Playa del Carmen, qual locadora você me indicaria? Outra duvida é se o site da decolar é um bom site para alugar carro?
    Att, Taís.
    Parabéns pelo seus posts sobre cancun amei muito, de todos que já li o seu é o mais completo , mais detalhado. Admiro muito sua dedicação e carinho por seus leitores, virei sua fã! Abraços.

    Responder

    1. Oi Taís, tudo bem?

      Obrigado, assim eu fico até emocionado :)

      Eu não tenho uma locadora específica para te indicar em Playa del Carmen. O que eu posso dizer é que muitos turistas nessa região local com a Alamo e gostam. No Rentalcars é possível ver os preços e as avaliações dadas pelos turistas de muitas locadoras, inclusive da Alamo.

      Não gosto muito do Decolar, até porque é difícil entender os seguros e taxas alugando o carro por esse site.

      Como eu disse no artigo eu costumo alugar carro nesses 3 sites: nos comparadores Rentalcars e Rentcars ou direto na locadora Sixt.

      Abraços e boa viagem :)

      Responder

  32. Boa tarde Fred,
    No caso de contratar a proteção todal do RentalCars, seria isso uma franquia zero? Caso aconteça algo não será necessário pagar mais nada?

    Obrigado!

    Responder

    1. Oi Victor, tudo bem?

      Já vi algumas vezes a Proteção Total do Rentalcars sendo oferecida e que eu me lembre a franquia sempre foi zero. Mas para garantir confira os termos.

      Com a Franquia Zero você teoricamente não terá que pagar nada caso aconteça algo. Mas algumas locadoras excluem alguns itens dos seguros como o estofado, o teto ou a carroceria. Isso varia muito entre as locadoras e se formos investigar esses detalhes a fundo vamos ficar loucos :)

      Lembrando também que o condutor deve dirigir de acordo com os termos do contrato. Motorista embriagado, por exemplo, perde a proteção.

      Abraços :)

      Responder

  33. Fred, tudo bem? Estou pretendendo fazer a minha viagem para Cancun da mesma forma que você fez o seu roteiro de 14 dias: Playa del carmen, Tulum, Valladolid e Cancun. Nesse caso qual a locadora que você recomenda? Eu pesquisei no site do Rentalcars e há umas locadoras com preços bem mais baratos, mas temo que elas não sejam boas. Quais as mais conhecidas que eu dificilmente terei problema?

    Outro ponto: o melhor lá é já pegar o taxi no aeroporto? Se sim, se eu for devolver o carro no meu último destino que é Cancun (zona hoteleira) onde eu devolvo o carro? Como você fez a devolução do carro em um local diferente na sua viagem a Cancun?

    Responder

    1. Oi Rodrigo, tudo bem?

      As locadoras mais baratinhas geralmente são as locais. Eu não recomendo porque será maior a chance de cair em pegadinhas, taxas extras, atendimento ruim e carros em mau estado.

      As locadoras mundiais (Alamo, Hertz, Sixt, etc) possuem lojas na Zona Hoteleira.

      Na busca pela Rentalcars dá para visualizar o mapa de Cancún (eu explico como fazer isso no artigo) e ver as locadoras que tem lojas na Zona Hotelera. No site também tem as notas que os usuários dão para as locadoras. É um bom parâmetro para escolher.

      Ao reservar você seleciona para retirar o carro no Aeroporto e devolver em outro local (em algum ponto da Zona Hotelera, o mais próximo do seu hotel).

      Em Cancún eu reservei pela Alamo e devolvi o carro em uma loja da Alamo pertinho da Cocobongo e do Hyatt Ziva (resort que eu fiquei hospedado).

      Qualquer outra dúvida da viagem deixa um comentário nos artigos do blog.

      Recomendo também o meu Guia Completo de Cancún e Região

      Abraços :)

      Responder

  34. Boa tarde Fred.
    Ótima explicação ,estarei viajando para Cancún em março deste ano e estou neste processo de locar um carro , como estou viajando no modo custo baixo estou em pane para alugar um carro , li alguns posts para alugar direto em Cancún ,o que você acha? Desde já agradeço as informações ,um abraço.

    Responder

    1. Oi Carlos Eduardo, obrigado :)

      Há muitos anos atrás eu já até deixei para alugar o carro lá no destino, mas hoje eu não faço mais isso.

      São muitas as desvantagens em deixar para alugar lá na hora:

      – Se você for pesquisar o preço em várias locadoras vai perder um tempo preciosíssimo em que poderia estar aproveitando a viagem

      – Lá na hora será muito mais fácil cair em uma armadilha dos atendentes das locadoras que tentarão empurrar seguros ou assistências desnecessários. Ao alugar pela internet dá para analisar tudo com muito mais calma.

      – Você corre o risco de não ter em estoque carros da categoria que você deseja e assim ter que alugar um carro de categoria superior e mais caro.

      Abraços :)

      Responder

  35. Oi Fred.
    Perfeito seu post. Muito obrigada, me ajudou muito.
    Mas tenho uma duvida. Irei para cancun e fiz uma simulação pelo Rentalcars, encontrei um bom preço pelo Álamo, mas eles pedem U$ 2.500,00 de calção. ABUSIVO não?
    As outras operadoras não conheço ou tenho referência. Você poderia me indicar alguma?
    Obrigada

    Responder

    1. Oi Rose, tudo bem?

      Por isso temos que ficar atento as entrelinhas dos termos. Dependendo do limite do cartão, um caução desse pode comer todo o limite.

      A Alamo é uma das locadoras mais conceituadas em Cancún. Eu fiz uma pesquisa no Rentalcars com os carros da Alamo em Cancún e encontrei alguns carros com caução de 1.000 ou 1.500 dólares.

      Será que você não encontra carros similares ao que você está pesquisando com caução mais baixos?

      Abraços :)

      Responder

      1. Estou indo para Cancun e estava pensando em alugar um carro, me deparei tb com esse caução de 2500 doletas! E isso está em todas as locadoras que pesquisei =O
        E sobre a sacanagem que os policiais rodoviários fazem com os turistas? Sabe melhor de alguma história?

        ;)

        Responder

        1. Oi Pamela, tudo bem?

          Esse caução atrapalha bastante. Você conferiu o valor do caução nos carros da Alamo?

          Sobre os policiais rodoviários eu não tive problemas.

          Abraços :)

          Responder

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