Francisquí – Los Roques

Francisquí foi a primeira ilha que conhecemos em Los Roques. Ela fica próxima de Gran Roque, cerca de 10 minutos de barco, por isso o ideal é conhecê-la no primeiro ou último dia da viagem, se o horário do voo permitir fazer passeios nesses dias.

Por ficar próxima ela é uma das mais cheias. Inclusive é recomendado não ir à Francisquí nos finais de semana, quando muitos venezuelanos vão ao arquipélago. Fomos numa quinta-feira e mesmo assim a ilha estava cheia para os padrões de Los Roques. Nosso voo chegou as 10:30 e por volta das 12:30 já estávamos em Francisquí.

Dica: Economize no seguro de viagem para a Venezuela, Caribe e América do Sul

Nesse trajeto de 10 minutos de barco até Francisquí, pegamos nossa única chuva de Los Roques, que na verdade foi uma garoa de uns 5 minutos. Isso porque fomos num dos meses que mais chove, novembro.

Francisquí - Los Roques
Francisquí

Existem 3 Francisquís: Arriba, Medio e Abajo. Fomos na Francisquí Arriba que é a mais famosa. Nela fica um restaurante especializado em peixes e frutos do mar. Não comemos no restaurante, mas eles preparavam uma lagosta que parecia ser muito boa, inclusive você pode escolher a lagosta em uma gaiola.

Lagostas - Francisquí - Los Roques
Lagostas
Restaurante Francisquí - Los Roques
Restaurante

Francisquí possui uma concentração de barcos, lanchas e iates em suas imediações. Isso não é muito bom, porque muitos deles têm o péssimo costume de escutar música com volume alto, principalmente Michel Teló e Gustavo Lima. Isso foi uma pequena decepção para o nosso primeiro dia em Los Roques. Imaginávamos ficar num paraíso isolado no meio do mar, sossegados e curtindo o visual, mas Francisquí estava meio muvucada. Nada a ver com a muvuca das praias do Brasil, mas em Los Roques qualquer ilha com mais de 20 pessoas já está cheia.

Francisquí - Los Roques
Concentração de embarcações
Francisquí - Los Roques
Francisquí, “cheia” para o padrão de Los Roques

Francisquí tem uma faixa de areia estreita, com vegetação ao fundo. Vegetação que possui muitos mosquitos, um bom repelente é recomendado. O mar é calmo, uma grande piscina natural, excelente para banhos.

Francisquí - Los Roques
Grande piscina natural

Andando para a direita, após o restaurante, a ilha faz uma curva e surge uma prainha com faixa de areia muito estreita. Nesse ponto o mar também é calmo e quase não tinha ninguém por lá. Ficamos um bom tempo nadando por ali, estava uma delícia.

Francisquí - Los Roques
Após o restaurante a ilha estava mais deserta.

Também fomos explorar o lado esquerdo da ilha, procurando uma trilha que levaria a um local bom para snorkel que eu tinha lido em vários relatos de pessoas que foram para Los Roques. A trilha é bem fácil de achar.

Após percorrer um trecho da trilha, surgiram algumas bifurcações e algumas inundações. Enquanto decidíamos qual caminho seguir éramos devorados pelos mosquitos.

Trilha em Francisquí - Los Roques
Trilha
Trilha em Francisquí - Los Roques
Trilha coberta de água

Pegamos um dos sentidos da trilha e saímos novamente no mar. Fizemos snorkel por lá, foi bem legal, nosso primeiro snorkel em Los Roques. Mas até hoje não sei se esse é o local que várias pessoas indicavam pela net.

Uma coisa interessante que existe em Francisquí são trechos de mangue com mar azul, bem diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil. Não é só Francisquí que tem esse privilégio em Los Roques, também vimos mangue em outras ilhas.

Francisquí - Los Roques
Área de mangue

Francisquí foi uma das ilhas que menos gostamos de Los Roques. Não que ela seja feia, muito pelo contrário, ela é linda. Mas é que Los Roques possui lugares lindos de doer e achamos que Francisquí está num nível um pouco abaixo. Sem contar os mosquitos, os barcos e a “grande” quantidade de pessoas.

Veja nosso vídeo de Francisquí em Los Roques:

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *