Melhor Época para Amsterdam (e Holanda)

A cidade de Amsterdam na Holanda possui estações climáticas bem definidas, com grandes variações de temperaturas e características entre elas. Para você curtir a viagem da maneira mais agradável possível, o ideal é pesquisar sobre a melhor época para viajar para Amsterdam (e Holanda em geral).

O que existe de comum em todas as estações é a chuva e a instabilidade do clima, quase sempre presentes em Amsterdam. Geralmente as chuvas não são volumosas. Mas elas são frequentes em qualquer época do ano. Guarda-chuva é um acessório obrigatório na cidade, se bem que o vento forte (frequente) pode atrapalhar um pouco o uso do equipamento. Ainda bem que existe a capa de chuva como opção, embora não seja o traje ideal para sair nas fotos pela cidade. Bom, caso você não queira andar pela cidade com um guarda-chuva ou uma capa de chuva, uma jaqueta a prova d’água já ajuda bastante. Mas afinal, qual a melhor época, quando ir e como é o clima em Amsterdam? Decida qual estação mais combina com você.

Clima de Amsterdam no Inverno:

No inverno (dezembro a março) o frio é intenso em Amsterdam. A temperatura pode ficar negativa, mas dificilmente fica longe do zero grau. Pode nevar, mas a chuva é mais comum, neva pouco. O bacana dessa estação são os preços (mais baratos), o número de turistas (menor) e a possibilidade de ver e patinar sobre os canais congelados (tem ano que eles congelam e tem ano que não). Os canais podem congelar mesmo sem nevar. A pior parte do inverno é o horário que anoitece, por volta das 16:00 – 17:00. Anoitece muito cedo, deixando o clima mais sombrio (e frio) e desestimulando as atividades ao ar livre. Algumas atrações também fecham mais cedo ou nem abrem no inverno. Mas o clima frio e a noite prolongada são convidativos para um clima romântico e um bom vinho.

Clima de Amsterdam na Primavera:

A primavera (março a junho) é considerada por muitos a melhor época para conhecer Amsterdam. O clima já não está tão frio quanto o inverno, os dias são mais longos e a principal característica dessa estação é a floração. Amsterdam e a Holanda possuem muitas flores. E a primavera é o período para vê-las florindo. Sem dúvida é a época mais bonita. A primavera também é a única estação em que o Keukenhof (o parque com lindos campos de tulipas) abre. Na primavera também acontece a maior festa nacional holandesa: o Dia da Rainha em 30 de abril (até 2013). Em 2013 a rainha abdicou e passou a coroa para o filho. E a partir de 2014 ocorre a Festa do Rei em 27 de Abril (a data foi antecipada já que esse é o dia do aniversário do rei). No Dia do Rei os holandeses saem às ruas para comemorar. Isso é bom se você gosta de agito, mas pode ser ruim porque é feriado e muitos lugares não abrem ou ficam muitos cheios.

Clima de Amsterdam no Verão:

Foi no verão (junho a setembro) que eu visitei Amsterdam. Nessa época a temperatura é mais elevada, mas ainda não é calor para os brasileiros da maioria das regiões do Brasil. Em pleno mês de agosto, no ápice do verão e das férias europeias, a temperatura em Amsterdam não passou dos 25 graus nos 4 dias que fiquei por lá. Na maioria dos dias usamos uma blusa ou jaqueta leve, mesmo de dia. À noite fazia uns 12 graus. E teve um dia que baixou uma friaca, com a temperatura por volta dos 12 graus (de dia) junto com chuva gelada e vento forte. Bem frio para um verão. Leve roupa de frio mesmo que você vá para Amsterdam no verão.

Nesse dia da friaca nós fomos para Zaanse Schans, um vilarejo perto de Amsterdam. Nessa foto dá para ver pelas roupas dos turistas como é que o clima estava chuvoso e frio (em pleno verão).

Melhor Época para Amsterdam (Holanda)

Nós sentimos in loco a instabilidade do clima em Amsterdam. Em questão de 2 ou 3 horas pode chover, ventar forte, esfriar, sair o sol e esquentar. E essa instabilidade pode ocorrer mais de uma vez por dia. É um tal de abrir guarda-chuva, colocar blusa, tirar blusa, fechar guarda-chuva, abrir guarda-chuva, por blusa… bem chato. E essa instabilidade não é característica única do verão. O tempo é instável durante todo o ano.

A melhor parte do verão em Amsterdam (e na Holanda) é a duração do dia. Os dias são bem longos, anoitecendo por volta das 21:00 – 22:00, sobrando mais tempo e estimulando as atividades ao ar livre. Os bares ficam cheios, assim como as ruas dos lugares turísticos. A parte chata são os preços (mais caros) e o número de turistas (bem muvucado). O estranho é sair para jantar às 21:00 com sol.

Clima de Amsterdam no Outono:

O outono (setembro a dezembro) também é uma boa época para visitar Amsterdam. A temperatura mais alta já está indo embora e o frio é mais intenso, mas não tanto quanto no inverno. A chuva continua, como sempre. A paisagem é bonita com muitas folhas caindo das árvores. O número de turistas é menor que o do verão, deixando o ambiente mais tranquilo e menos caro.

Veja mais sobre a nossa viagem para Amsterdam:

Planejando a sua viagem: Dicas de Amsterdam: O que fazer, Roteiro, Onde ficar, Restaurantes
Amsterdam 1º dia: Red Light District, Praça Dam (Centro)
Amsterdam 2º dia: Heineken Experience, Museumplein, Passeio de Barco pelos canais, Begijnhof, Bloemenmarket, Albert Cuypmarkt
Amsterdam 3º dia: Museu Van Gogh, Anne Frank House, Cervejaria Brouwerij´t IJ, Museu Ons’s Lieve Heer op Solder – Our Lord in the Attic
Amsterdam 4º dia: Zaanse Schans – Moinhos de Vento na Holanda
Dica: Economize no Seguro de Viagem para Amsterdam
Aproveite: Hotéis com Descontos em Amsterdam

Tickets Atrações em Amsterdam

Compre os tickets online e evite as filas:

Vídeo Amsterdam:

Nós editamos um vídeo com fotos, filmagens e mais dicas sobre Amsterdam. Assista:

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Travel, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

5 Comentários


  1. Bom dia! Você sabe me informar se no início de Março o parque já é aberto e se está florido? Estava com planos de ir no início, mas caso não esteja pretendo mudar a data.

    Obrigada!

    Responder

    1. Oi Elisa, tudo bem?

      Eu acredito que você esteja se referindo ao Koukenhof.

      O parque abra somente na primavera, mas não há uma data exata (varia um pouco ano a ano). Geralmente ele abre na segunda quinzena de março até a primeira quinzena de maio.

      Em 2018 ele estará aberto entre 22 de março e 13 de maio.

      Abraços 🙂

      Responder

  2. Estive em Amsterdam no final de julho de 2015. A cidade estava Flórida e simplesmente linda. Andei de bike por toda a cidade e não tive dificuldade em me locomover. Fiquei no hotel Student West. Estação de metrô e trem ao lado. Fica apenas a 20 minutos do aeroporto Shippol. O vento como já é sabido incomoda um pouco principalmente a noite mais nada que se torne impercilio. Os vinhos são maravilhosos e muito barato. Indico a todos que queiram uma viagem romântica ou até mesmo pra descansar e recarregar as baterias. Fui sozinho e esperei retornar acompanhado.

    Responder

  3. Boas dicas. Pesquisando Amsterdã. Mas não sei se dará para ir quando abre o local para ver as tulipas. Vocês não as viram não é? pois foram em Agosto. Mas ainda há tulipas, e plantas, flores pelas ruas? Obrigada.

    Responder

    1. Oi Andressa.

      Não fomos no Parque Keukenhof. Ele abre de meados de março até meados de maio, na primavera. E como você observou, nós fomos em agosto. Mas como era verão a cidade estava bem florida sim.

      Abraços 🙂

      Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *