O que fazer em Madrid: a capital da Espanha oferece uma enorme variedade de atrações que a colocam como um dos principais destinos turísticos da Europa.
Principais pontos turísticos de Madrid: veja neste artigo o que há de melhor para você fazer durante a sua viagem a Madrid.
O que fazer em Madrid (Espanha)
Veja neste artigo:
- Parque del Retiro: o parque mais famoso de Madrid.
- Museus: Madrid abriga o Triângulo de Ouro da Arte, trio composto por três renomados museus de arte (Museo del Prado, Reina Sofía e Thyssen-Bornemisza), além de vários outros museus.
- Palácios Reais: detalhes e dicas sobre o Palácio Real de Madrid e o Palácio Real de El Pardo.
- Igrejas: veja quais são as principais igrejas de Madrid.
- Futebol: dicas sobre o tour nos estádios e assistir jogos do Real Madrid e do Atlético de Madrid.
- Centro Histórico: um roteiro pelas principais praças do Centro Histórico de Madrid.
- Templo de Debod, Parque del Oeste e Teleférico: um roteiro por essas atrações.
- Plaza de Toros Las Ventas: veja como é o tour pela praça de touros mais importante do mundo.
- Gran Vía, teatros, shows, flamenco, outlets e compras em Madrid: conheça a Gran Vía (uma das avenidas mais emblemáticas de Madrid) que é repleta de lojas, teatros e edifícios icônicos.
- Gastronomia: Madrid é famosa por seus mercados gastronômicos, pela agitada vida noturna e por abrigar o restaurante mais antigo do mundo (Sobrino de Botín).
- Arredores de Madrid (bate-voltas): são várias cidades e atrações para fazer um bate-volta (ou pernoitar) como as cidades medievais de Toledo, Segóvia e Ávila.
- Outras atividades: veja mais maneiras de você aproveitar a sua viagem por Madrid como o Ônibus Hop On Hop Off (ônibus turístico).
Roteiro: eu preparei um artigo que vai te ajudar a montar o seu roteiro em Madrid. Confira:
Guia Completo de Madrid
Todas as dicas da viagem de 15 dias que eu fiz por Madrid e arredores (inclui Toledo, Segóvia e Ávila).
Receba o guia 100% completo e 100% gratuito no seu email.
Parque del Retiro
Principal parque: com uma localização central em Madrid o Parque del Retiro é o parque mais famoso e visitado da cidade.
Lagos, fontes, jardins e palácios: o parque possui um grande conjunto de lagos, fontes, monumentos, jardins e dois palácios que abrigam exposições gratuitas (o de Cristal e o de Velázquez). É uma atração gratuita e imperdível.
Confira todas as dicas para você visitar o Parque del Retiro em Madrid (horários, roteiro, atrações, aluguel de bicicleta):
Outros parques em Madrid: Madrid possui outros parques com relevância turística, mas que ficam bem afastados da área central e turística da cidade. Os principais são o Madrid Río (um bonito parque às margens do Rio Manzanares, junto ao centro cultural Matadero), o Parque Casa de Campo (o maior de Madrid; nele fica a estação superior do Teleférico, o Parque de Atracciones de Madrid, o Zoológico e Aquário de Madrid e a Madrid Arena) e o lindo Parque de El Capricho (bem próximo do Aeroporto de Madrid-Barajas).
Museus em Madrid
Triângulo de Ouro da Arte: juntos o trio Museo del Prado, Reina Sofía e Thyssen-Bornemisza reúne um dos principais acervos de arte do mundo. O bacana é que o acervo dos três museus são complementares (cada um foca em determinados períodos e escolas). É imperdível para os amantes de arte.
Outros museus: Madrid ainda reúne outros museus bacanas como o Museo Arqueologico Nacional, o Museo Naval e palacetes-museus como o Sorolla e o Cerralbo.
Grátis: a boa notícia é que os museus de Madrid possuem horários gratuitos para o público (confira no artigo abaixo).
Dicas para visitar os principais museus de Madrid (horários, preços, localização, acervo):
Palácios Reais em Madrid
Palácio Real de Madrid: é a residência oficial da Família Real espanhola, embora eles não morem lá. O Palácio Real de Madrid está localizado no centro de Madrid (em frente à Catedral de La Almudena). Ele é o maior da Europa em área construída. São mais de 3400 cômodos (quase o dobro de Versalhes) muitos ricamente decorados, além de belos jardins.
Palácio Real de El Pardo: esse palácio fica afastado da área central e não é tão conhecido dos turistas. Mais simples que o Palácio Real de Madrid, o Palácio de El Pardo oferece visitas somente guiadas cujo foco principal é o Ditador Franco, que usava o palácio tanto para viver como para trabalhar.
Confira nos artigos as dicas para visitar os dois palácios reais de Madrid (horários, preços, como chegar, história, jardins, etc):
Igrejas em Madrid
Igrejas: esse é um ponto em que na minha visão Madrid está um nível abaixo em relação à outras grandes cidades europeias. Em Madrid não há igrejas com a fama e a importância de uma Sagrada Família (Barcelona), Notre-Dame e Sacré Couer (Paris) ou da Basílica de São Pedro (Vaticano), entre muitos outros exemplos que eu poderia citar.
As principais: mas isso não significa que a cidade não possua igrejas interessantes como a Catedral de La Almudena (inaugurada somente no final do século XX) e a Real Basilica de San Francisco El Grande (na minha opinião a igreja mais bonita de Madrid). Uma visita que eu gostei bastante é o Monasterio de las Descalzas Reales (somente visitas guiadas), pertinho da Puerta del Sol.
Confira nos artigos as dicas para visitar as principais igrejas de Madrid (horários, preços, fotos, como chegar):
- Dicas Catedral de La Almudena (a visita é dividida em três partes: Catedral, museu e cripta).
- Dicas Real Basilica de San Francisco El Grande (na minha opinião a mais bonita de Madrid)
- Mais igrejas: eu também comento sobre a Ermita de San Antonio La Florida (no artigo Templo de Debod, Teleferico e Parque del Oeste), sobre a Iglesia San Manuel y San Benedito (no artigo Gran Vía, Palácio de Cibeles e Puerta de Alcalá) e sobre a Iglesia de San Jerónimo El Real (no artigo Guia de Museus em Madrid).
Futebol em Madrid
Real Madrid: o Tour no Estádio Santiago Bernabéu é um dos principais passeios em Madrid. Muitos turistas também se programam para assistir um jogo do Real Madrid no estádio.
Confira os artigos:
- Dicas Tour Santiago Bernabéu (Estádio do Real Madrid)
- Real Madrid: Como Comprar Ingresso e Assistir um Jogo no Estádio
Atlético de Madrid: apesar de não ser mundialmente tão famoso quanto o Real Madrid, o Atlético de Madrid possui uma fanática torcida. Assistir um jogo do Atlético é uma experiência intensa, cheia de energia. A partir da temporada 2017-2018 o Atlético não manda mais os seus jogos no histórico estádio Vicente Calderón. O clube passou a jogar no estádio Wanda Metropolitano. Você pode fazer um Tour no Wanda Metropolitano e comprar Tickets para os jogos do Atlético de Madrid.
Centro Histórico de Madrid
Caminhada: com uma curta caminhada você consegue atravessar o núcleo mais central do centro medieval de Madrid. Começando pela Puerta del Sol (a principal praça de Madrid), passando pela Plaza Mayor (praça linda e histórica), pelo Mercado de San Miguel (imperdível para petiscar) e pela Plaza de la Villa (que conserva o aspecto medieval). Na sequência você pode seguir para a Catedral de La Almudena e para o Palácio Real.
Confira as dicas para fazer esse percurso no artigo:
Palacio de Cibeles e Puerta de Alcalá
Palacio de Cibeles: o lindo palácio é a atual sede da Prefeitura de Madrid. Nele também funcionam um centro cultural e um mirante. Na frente do palácio está a Plaza de Cibeles, local onde os torcedores do Real Madrid e da Seleção Espanhola comemoram os títulos. A Fuente de Cibeles é linda, principalmente com a iluminação noturna.
Puerta de Alcalá: ela era uma das portas de Madrid quando a cidade era amuralhada. A porta atual é do século XVIII.
Confira no artigo abaixo mais dicas do Palacio de Cibeles e da Puerta de Alcalá:
Da Plaza de España até o Faro de Moncloa
Veja no artigo abaixo um roteiro passando pelos seguintes locais:
- Plaza de España: uma das principais praças da cidade nela ficam o Monumento a Cervantes e prédios emblemáticos.
- Museo Cerralbo: no lindo palacete você encontra a incrível coleção de objetos do Marquês de Cerralbo.
- Templo de Debod: o monumento foi trazido do Egito. Dele se tem belas vistas de Madrid e um lindo por do sol.
- La Rosaleda: jardim de rosas no Parque del Oeste.
- Teleferico de Madrid: o teleférico sai do Parque del Oeste e vai até o Parque Casa de Campo (onde fica o parque de diversões Parque de Atracciones de Madrid e o Zoológico e o Aquário de Madrid).
- Ermita de San Antonio la Florida: com afrescos de Goya nela ficam os restos mortais do artista.
- Faro de Moncloa: o mirante a 92 metros de altura proporciona uma bela paisagem da cidade.
- Confira o artigo com o roteiro acima: Plaza de España, Templo de Debod, Teleferico, Faro de Moncloa e arredores.
Plaza de Toros Las Ventas
A mais importante do mundo: a Praça de Touros de Madrid é considerada a mais importante do mundo. Recheada de polêmicas, existe um movimento que deseja transformá-la definitivamente em um museu. O tour pelo local passa pelo museu e pela arena.
Confira:
Gran Vía, shows, teatros e compras em Madrid
Gran Vía: a avenida foi inaugurada no começo do século XX e é repleta de construções marcantes dessa época, como os edifícios Telefonica e Metrópolis. Broadway Madrileña: o trecho da Gran Vía mais próximo da Plaza de España é repleto de teatros, cinemas e antigas casas de espetáculos. O espetáculo mais famoso é o El Rey León (O Rei Leão) no Teatro Lope de Vega. Lojas, muitas lojas: mais ou menos na área da Broadway Madrileña e se espalhando pela região da Plaza de Callao e da Puerta del Sol fica a maior concentração de lojas em Madrid. É uma área muito movimentada, tanto de turistas quanto de moradores, de dia e de noite. Na minha opinião é o melhor lugar para se hospedar em Madrid. Compras em Madrid: na Gran Vía há várias lojas de departamentos como Zara, Mango, Sephora, H&M e a enorme Primark (preços bem baratinhos). São duas El Corte Inglés (loja de departamentos gigante) nessa região, uma na Plaza de Callao (mais próxima da Gran Vía) e outra na Calle Preciados (mais próxima da Puerta del Sol). Veja mais dicas da Dicas da Gran Vía.
Outlets em Madrid. No entorno de Madrid há três unidades da rede The Style Outlets: Las Rozas Village, San Sebastián de los Reyes e Getafe. O mais procurado pelos turistas é o Las Rozas (reserve um transfer). Os três possuem muitas lojas de marcas famosas. Vale a pena ir nos outlets de Madrid? Não espere preços de outlets dos EUA, mas sempre há alguma coisa com preço bacana (tem que garimpar). Não deve ser o foco principal da sua viagem, vá se tiver tempo sobrando.
Shoppings Centers em Madrid: na Espanha eles são chamados de Centros Comerciais. Um dos mais centrais, embora não tão grande, é o Principe Pio. O Xanadu é um dos maiores e possui uma pista de esqui artificial, mas fica um pouco afastado. Outras opções de shoppings são o La Gavia, o Plenilunio (perto do Aeroporto, uma boa opção se você for se hospedar por lá), o La Vaguada, entre outros.
Mercado El Rastro: o mercado de rua é um dos maiores, mais antigos e famosos da Europa. Ele acontece todos os domingos e feriados das 09:00 às 15:00, quando recebe mais de 100 mil visitantes que passam pelas mais de 3 mil barraquinhas. No El Rastro você encontra praticamente de tudo (geralmente objetos de segunda mão). O mercado ocupa algumas ruas dos bairros La Latina e Embajadores (não muito distantes da Puerta del Sol). A principal rua do mercado é a Calle La Ribera de Curtidores. Use os Metrôs La Latina (Linha 5) e Embajadores (Linha 3).
Flamenco em Madrid: apesar de ser uma cultura do Sul da Espanha, a cidade de Madrid reúne dezenas de tablaos (locais onde ocorrem as apresentações de flamenco). Há décadas Madrid talvez seja a cidade com os melhores tablaos da Espanha. Veja o artigo: Shows de Flamenco em Madrid.
Mais opções de espetáculos: confira nos sites as programações do Teatro Real (a Ópera de Madrid), do Auditorio Nacional de Música e do Teatro Español.
Gastronomia em Madrid
Muitos bares e restaurantes: Madrid possui uma vida noturna intensa com muita gente nas ruas aproveitando a mágica culinária espanhola. No verão os bares sempre estão cheios.
Mercados: a capital da Espanha reúne diversos mercados gastronômicos onde você pode provar as delícias da Espanha. Alguns mercados são antigos e históricos e foram transformados em mercados gourmet. Outros são novos e foram inaugurados há pouco tempo. O bacana é que os boxes oferecem as mais diversas opções de tapas. O mercado mais famoso é o de San Miguel, em pleno Centro Histórico. Também famosos são o Mercado de San Antón e o de San Ildefonso. Uma opção interessante é o Platea, complexo gastronômico que funciona em um antigo cinema.
Sobrino de Botín: o restaurante está no Guinness (Livro dos Recordes) como o mais antigo do mundo ainda em funcionamento. O restaurante conserva muito da sua estrutura original (de 1725) incluindo o forno onde são assados os cochinillos (leitõezinhos).
Mais dicas dos Mercados, do Sobrino de Botín e de restaurantes no artigo:
Arredores de Madrid (bate-voltas)
Muitas atrações: são tantas as cidades e atrações espetaculares que vale a pena programar uma viagem só para fazer os arredores de Madrid.
Cidades medievais, palácios, paisagens naturais: são muitas possibilidades de bate-voltas (ou pernoite). Os grandes destaques são as cidades medievais de Toledo, Segóvia e Ávila. Menos famosos, mas muito interessantes, são os palácios reais de Aranjuez, La Granja de San Ildefonso e o complexo de El Escorial. No Valle de Los Caídos há uma gigantesca Basílica escavada na rocha e a maior Cruz do mundo (com 150 metros de altura). No inverno você pode ver e brincar na neve em Puerto de Navacerrada.
Veja mais dicas de atrações nos arredores de Madrid:
- Bate-voltas em Madrid (as principais cidades e atrações nos arredores da cidade)
Outras Atividades em Madrid
Ônibus Turístico: uma maneira cômoda de conhecer Madrid é utilizar o Ônibus Hop On Hop Off. São duas rotas com 37 paradas no total. Há tickets de 1 ou 2 dias. Reserve o seu ticket: Ônibus Hop On Hop Off Madrid.
Outras atividades: Madrid ainda oferece inúmeras maneiras de você aproveitar a sua viagem como um passeio de Segway, um tour de tapas a pé, um tour de bicicleta, um tour de vinho e jamón, um tour por bares (Pub Crawl) e um passeio de balão por Toledo e Segóvia.
Dúvidas
Você tem dúvidas sobre o que fazer em Madrid? Deixe um comentário no final do artigo 🙂
Dicas Madrid Espanha
Dezenas de artigos: eu preparei dezenas de artigos que vão te ajudar na organização da sua viagem por Madrid e região. Confira:
- Onde Ficar em Madrid | Melhores Bairros de Madrid: esse é o artigo mais importante para você entender Madrid. Veja a descrição dos principais bairros (com o que há de melhor em cada bairro), dicas de hotéis com excelente custo-benefício e mapas com a localização dos pontos turísticos e das estações do Metrô.
- Guia Completo de Madrid: receba por email o Guia Completo de Madrid com dicas que vão revolucionar a sua viagem. É a melhor opção para você organizar e entender as dicas de Madrid aqui do blog. A sua experiência em Madrid será completamente diferente. O Guia Completo de Madrid é 100% completo e 100% gratuito 🙂
- Dicas Madrid Espanha: todas as dicas de Madrid aqui no blog.
- Roteiro Madrid 1 a 15 Dias (com Toledo, Segóvia e Ávila): dicas de roteiros de 1, 3, 5, 7, 10 e 15 dias em Madrid e região.
- O que fazer em Madrid | Principais Pontos Turísticos: confira os principais pontos turísticos e atrações em Madrid.
- Guia de Museus em Madrid: dicas do Triângulo de Ouro da Arte (Museo del Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza) e dezenas de outros museus em Madrid.
- Bate-voltas em Madrid: cidades e atrações para conhecer em um dia a partir de Madrid.
- Onde Comer em Madrid: Restaurantes e Mercados Gastronômicos: dicas de restaurantes e mercados gastronômicos em Madrid (incluindo o Sobrino de Botín, o restaurante mais antigo do mundo, e o Mercado de San Miguel).
Facilitando a sua vida
- Seguro Viagem Obrigatório Europa: Como Funciona o Tratado de Schengen. Dicas para contratar o Seguro Obrigatório por um bom preço. Veja também como funciona o Tratado de Schengen, a área de livre circulação pela Europa (visto, documentos obrigatórios, tempo de permanência, lista dos países, etc).
- Chip Celular Europa: veja como comprar e receber no Brasil (no seu endereço) um chip de celular para você ficar conectado na sua viagem pela Europa. Você poderá usar redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações e restaurantes, acessar emails, usar aplicativos (como Waze, Google Maps e Internet Banking) e pedir um Uber.
- Aluguel de Carros Passo a Passo: um artigo completo para você alugar um carro contratando todos os seguros essenciais e evitando cair nas pegadinhas das locadoras. Veja como alugar um carro no exterior pagando em Reais, sem IOF e em até 12x no cartão.
Pontos turísticos e atrações em Madrid
- Roteiro pelo Centro Histórico de Madrid: Puerta del Sol, Plaza Mayor, Mercado de San Miguel e Plaza de la Villa.
- Roteiro pela Gran Vía até a Puerta de Alcalá: Gran Vía, Palacio de Cibeles e Puerta de Alcalá (na entrada principal do Parque del Retiro).
- Roteiro Templo de Debod até o Faro de Moncloa: Plaza de España, Museo Cerralbo, Parque del Oeste, Templo de Debod, La Rosaleda, Teleférico de Madrid, Ermita de San Antonio La Florida e Faro de Moncloa.
- Palacio Real de Madrid: o maior palácio da Europa.
- Parque del Retiro: um dos mais belos da Europa.
- Catedral de la Almudena: a Catedral de Madrid.
- Tour Santiago Bernabéu: visita ao estádio do Real Madrid.
- Assistir Jogo do Real Madrid: veja como comprar ingresso e assistir o jogo no estádio.
- Real Basílica de San Francisco El Grande: na minha opinião é a igreja mais bonita de Madrid.
- Plaza de Toros Las Ventas: a polêmica praça de touros de Madrid é considerada a mais importante do mundo.
- Palácio Real de El Pardo: local de moradia e trabalho do Ditador Franco.
- Shows de Flamenco em Madrid: os principais tablaos de Madrid.
Nos arredores de Madrid
- Dicas Toledo: como chegar, onde ficar e roteiro pelas principais atrações.
- Dicas Segóvia: como chegar, onde ficar e roteiro pelas principais atrações.
- Dicas Ávila: como chegar, onde ficar e roteiro pelas principais atrações.
- Dicas Cuenca: como chegar, onde ficar e roteiro pelas principais atrações.
- Palácio Real de Aranjuez: lindo palácio na cidade de Aranjuez.
- Palácio Real de La Granja de San Ildefonso: perto de Segóvia. Possui um dos mais belos jardins da Espanha.
- Monasterio de El Escorial: em San Lorenzo de El Escorial. Enorme complexo com dois palácios reais, dois panteões (a maioria dos reis espanhóis estão enterrados lá), uma basílica, uma biblioteca e lindos jardins.
- Valle de Los Caídos: em San Lorenzo de El Escorial. Possui uma gigantesca basílica escavada na rocha com a maior Cruz do mundo (150 metros) no topo.
- Castillo de Los Mendoza (Castillo Nuevo de Manzanares): fortaleza-palácio, em Manzanares El Real, construída por uma das famílias nobres mais importantes da Espanha.
- Onde Ver Neve em Madrid: Estações de Esqui: estações de esqui para esquiar, brincar ou ver neve nos arredores de Madrid no inverno.
- Roteiro de Carro Madrid e Região: dicas para montar um roteiro de carro pelas cidades medievais, palácios e outras atrações nos arredores de Madrid.
Organize a sua viagem para Madrid
- Como Ir do Aeroporto de Barajas para o Centro de Madrid
- Como se Locomover em Madrid
- Como Comprar Passagem de Trem na Renfe
- Madrid City Pass: vale a pena comprar?
- Melhor Época para Madrid: histórico de temperatura e chuva mês a mês.
- Qual Moeda Comprar e Levar para a Espanha: dicas para comprar Euro barato e veja se vale a pena usar o cartão de crédito, débito e pré-pago.
Link permanente
Olá Fred, tudo bem?
Irei em dezembro com minha mãe pra Madrid (4 dias), Barcelona (3 dias) e Roma (7 dias). Ela tem 78 anos e um pouco de dificuldade para realizar longas caminhadas ou percursos. Você acha que deveria alugar uma scooter pra ela nessas cidades?
Obrigada pela atenção.
Prescilla
Link permanente
Oi Prescilla, tudo bem?
Eu acho que uma scooter não seria prático nessas cidades. As áreas turísticas são históricas, é bem difícil de dirigir, de estacionar, de se orientar, tem muitas ruas estreitas, o trânsito é perigoso, etc.
As áreas turísticas são para se conhecer a pé. Acho que boas alternativas sejam os ônibus turísticos de dois andares (hop on hop off) que tem várias paradas e fazem um roteiro turístico, ou alternar trechos a pé com trechos de táxi/Uber.
Abraços e boa viagem 🙂
Link permanente
Olá, Fred. Primeiro quero parabenizar seu blog. Era exatamente o que eu procurava. Gosto de pegar dicas e montar meu próprio roteiro. Aliás, minha viagem já começa aí! Vou no final de agosto para Madrid para ficar 8 dias e gostei muito das suas dicas. Para essa quantidade de dias, quais cidades próximas de Madrid você me indica? Acabei de receber seu guia completo e vou pegar todas as informações para montar minha viagem. Você conhece Barcelona? Tem roteiro? Abs
Link permanente
Oi Vivian, tudo bem?
Obrigado 🙂
Em 8 dias dá para fazer uma viagem bacana por Madrid e região. As principais atrações nos arredores são as cidades medievais de Toledo, Segóvia e Ávila. No artigo Roteiro Madrid 1 a 15 Dias tem muitas dicas de como organizar o roteiro da sua viagem.
Nos próximos emails do Guia Completo de Madrid você também vai receber dicas de como montar o roteiro e das principais atrações no entorno de Madrid.
Eu conheço sim Barcelona, já fui algumas vezes para lá. Na verdade eu adoro Barcelona rsrsrsrs Mas ainda não deu tempo de relatar aqui no blog (os meus relatos são bem extensos e demora um bom tempo para fazer os artigos).
Abraços e boa viagem 🙂
Link permanente
Boa noite, irei em novenbro ficar 3 dias em madri pois meu filho quer conhecer o estádio. Vc faz o roteiro que vc divulga ? Se não vc indica alguém? Pois preciso de um guia e transfer . Irei com meus pais e meu filho desde já agradeço
Link permanente
Oi Cristiane, tudo bem?
Infelizmente eu não faço roteiros personalizados e também não tenho guias para indicar.
Na verdade o meu blog é todo voltado para as pessoas que gostam de montar os roteiros por conta própria.
Se você quiser dá uma olhada no artigo:
Dicas Roteiro Madrid 1 a 15 Dias (com Toledo, Segóvia e Ávila)
Veja também:
Tour Santiago Bernabéu
Real Madrid: Como Comprar Ingresso e Assistir Jogo no Estádio
Abraços e boa viagem 🙂
Link permanente
Oi Fred, conheci seu blog através de pesquisa, e estava procurando sobre os lugares de hospedagem, o que você poderia me indicar?
Gostei muito de tudo que voce informou.
Abraço!
Link permanente
Oi Daiana, tudo bem?
Eu estou preparando o artigo sobre Onde Ficar em Madrid.
Garanto que vai ficar muito bom 🙂
Mas só vou conseguir terminar daqui 1 ou 2 semanas 🙁
Fique atenta no blog.
Abraços e boa viagem 🙂
Link permanente
Atualização 🙂 🙂 🙂
Já ficou pronto o artigo Onde Ficar em Madrid
Link permanente
Fred, olha eu aqui de novo. Pelo que entendi vc separou em 3 roteiros basicamente – Centro historico, Palacio das Cibeles e Plaza de SPANHA, Sao necessarios 3 dias inteiros, ou mesclo com os museus, igreja e palacio de interese?
Link permanente
Oi Sheila, tudo bem?
Esses três roteiros, Centro Histórico, Plaza de España/Templo de Debod/Parque del Oeste e Gran Via/Palacio de Cibeles, eu acredito que dá para fazer em dois dias (dependendo do seu ritmo).
Madrid ainda oferece muitas atrações como o Parque del Retiro, o Palácio Real de Madrid, o Triângulo de Ouro da Arte e o Tour no Santiago Bernabéu que você pode até mesclar com os roteiros acima (mas vai precisar de mais dias na cidade).
Eu não sei quando você viaja, mas nos próximos dias vai sair novos artigos de Madrid aqui no blog. Um dos artigos é com dicas para montar o roteiro em Madrid (incluindo o meu roteiro dia a dia). Acho que até o final de fevereiro (2018) esse artigo fica pronto. Acompanhe pela página inicial aqui do blog.
Abraços 🙂