Onde comer em Madrid: a capital da Espanha reúne o que há de melhor da culinária espanhola, uma das mais consagradas do mundo.
Mercados gastronômicos e muitas tapas: nos últimos anos Madrid ganhou diversos mercados gourmet. Nos boxes você pode experimentar os mais diversos tipos de tapas (aperitivos; pequenas porções).
O mais antigo: um ícone de Madrid é o Sobrino de Botín, o restaurante mais antigo do mundo ainda em funcionamento. O prato típico da casa é o cochinillo (leitãozinho), assado no mesmo forno desde a inauguração do restaurante em 1725.
Os preços: a boa notícia é que os preços em Madrid (e na Espanha em geral) são bem mais camaradas do que em outras cidades da Europa. Prepare-se para comer muito bem 🙂
Onde comer em Madrid na Espanha
Veja neste artigo:
- Mercados em Madrid: nos mercados você encontrará uma imensa variedade gastronômica.
- 100 Montaditos, Lizarran e Museo del Jamón: você quer comer e beber sem gastar muito? Passe em uma das unidades do 100 Montaditos, do Lizarran ou do Museo del Jamón.
- O restaurante mais antigo do mundo: dicas para jantar no Sobrino de Botín (El Botín).
- Cava Baja: a rua repleta de bares e com intensa vida noturna no Centro Histórico de Madrid.
- Restaurantes: dicas de restaurantes que conhecemos durante a nossa viagem a Madrid.
Guia Completo de Madrid
Todas as dicas da viagem de 15 dias que eu fiz por Madrid e arredores (inclui Toledo, Segóvia e Ávila).
Receba o guia 100% completo e 100% gratuito no seu email.
Dicas para comer em Madrid
Bebida + tapas: ao pedir uma bebida em algum bar em Madrid sempre virá algum petisco para você comer. É uma tradição bastante difundida pela Espanha.
Escolher a mesa: ao chegar sem reserva no restaurante não escolha a mesa por conta própria. Espere para ser atendido e ser conduzido até uma mesa.
Ritmo: os restaurantes geralmente funcionam num ritmo diferente do que estamos acostumados no Brasil. Ao sentar na mesa o garçom espera que você não demore muito para fazer o pedido. Geralmente eles não tem muita paciência com clientes muito indecisos. É claro que eles vão explicar e orientar, mas o ideal é que você já tenha em mente mais ou menos o que pretende pedir. Eles não gostam de mesas confusas (daquelas que um atropela o outro nos pedidos e todos falam ao mesmo tempo).
Gorjeta (propina em espanhol): na Espanha não existe os 10% do garçom (que já vem na conta aqui no Brasil). Lá você pode dar a gorjeta de acordo com a simpatia e o atendimento do garçom. Um bom valor é entre 5 e 10% do valor da conta.
Mercados em Madrid
Transformação: nos últimos anos os principais mercados de bairro de Madrid passaram por uma transformação (seguindo uma tendência mundial). Os mercados antigos (e os novos que estão surgindo) se tornaram praças gastronômicas. No lugar dos tradicionais boxes de frutas, verduras e alimentos, vieram boxes com o que há de melhor da culinária espanhola (e internacional).
Ambiente: os mercados gourmet, totalmente repaginados, oferecem ambientes modernos, elegantes e aconchegantes.
Tapas: os boxes (cada um com a sua especialidade) oferecem os mais variados tipos de comidinhas (tapas, pinchos, bocadillos).
De boxe em boxe: em alguns mercados a quantidade de mesas não dá conta de todos os clientes. Você pode seguir o costume de pular de boxe em boxe comendo no balcão. E para acompanhar peça uma caña (chopp), uma taça de vinho ou um suco. Alguns mercados possuem um número maior de mesas, terraços e até espaços mais reservados com restaurantes renomados.
Preço e praticidade: passar pelos mercados será inevitável na sua viagem a Madrid. Além da grande variedade de comidas, os preços geralmente são bacanas e a praticidade é enorme. Os mercados abrem de manhã e funcionam até tarde da noite (alguns ficam abertos até de madrugada).
Principais: veja abaixo alguns dos principais mercados de Madrid.
Mapa com a localização dos mercados mencionados no artigo (há muitos outros, mas acredito que esses sejam os mais frequentados pelos turistas):
Mercado de San Miguel
Mercado de San Miguel: localizado ao lado da Plaza Mayor no Centro Histórico de Madrid ele é o principal, mais famoso e visitado mercado da cidade. Está sempre cheio de turistas e de madrilenhos. Foi o primeiro de Madrid a trazer esse conceito de mercado gastronômico após a grande revitalização terminada em 2009. São muitos boxes e poucas mesas para o tanto de clientes. O Mercado de San Miguel é uma parada obrigatória para tapear durante a sua caminhada pelo Centro Histórico de Madrid. Endereço: Plaza de San Miguel s/n (ao lado da Plaza Mayor). Metrô: Sol (Linhas 1, 2 e 3) Horários: diariamente das 10:00 às 24:00 (quinta a sábado até às 02:00). Site: Mercado de San Miguel.
Mercado de San Antón: localizado no bairro de Chueca o Mercado de San Antón possui um ambiente moderno. Ele é mais tranquilo e menos cheio do que o Mercado de San Miguel. No térreo funciona um supermercado (suba as escadas para ir no mercado). O primeiro e o segundo pisos possuem uma vinoteca e vários boxes de comidas. No último piso funciona o restaurante La Cocina de San Antón e um terraço bem bacana. Nós fomos no Mercado de San Antón e gostamos bastante. A estrutura é boa, não estava lotado e havia muitas mesas disponíveis (ao contrário do San Miguel onde é difícil conseguir um lugar para sentar). Endereço: Calle de Augusto Figueroa, 24 (pertinho da Plaza de Chueca, o coração do bairro). Metrô: Chueca (Linha 5). Horários: diariamente das 10:00 às 24:00. Site: Mercado de San Antón.
Mercado de San Ildefonso: o mercado fica na Calle Fuencarral (uma rua que sai da Gran Vía e é repleta de lojas). Ele fica no bairro de Malasaña que está bem grudado com o de Chueca. O mercado tem um ambiente industrial retrô e possui 3 andares. É um dos mercados mais elegantes e recomendados de Madrid. Endereço: Calle de Fuencarral, 57. Metrô: Tribunal (Linhas 1 e 10). Horários: diariamente das 12:00 às 24:00 (sexta e sábado até 01:30). Site: Mercado de San Ildefonso.
Platea: é a praça gastronômica mais refinada de Madrid, localizada no bairro de Salamanca. O Platea fica no antigo Cine Carlos III e possui vários andares abertos para o palco central onde todas as noites acontecem apresentações musicais (geralmente DJs). São vários boxes com comidas e drinks com preços acima da média em relação aos demais mercados. Os dois andares mais baixos é onde estão os boxes. Nos andares superiores (que seriam os camarotes do cinema e possuem as melhores vistas) estão os bares e restaurantes mais caros (como o Arriba). O ambiente é bem bacana, ideal para uma noite um pouco mais agitada. Nós fomos no Platea e recomendamos. Ali perto do Platea fica o Hard Rock Cafe Madrid. Endereço: Calle Goya 5-7 (em frente à Plaza de Colón). Metrô: estação Serrano (linha 4). Cercanias: estação Recoletos (várias linhas). Horários: diariamente das 12:00 às 00:30 (sexta e sábado até às 02:30). Site: Platea.
Outros mercados: Madrid possui muitos outros mercados gastronômicos. Se você quer se aprofundar veja o Mercado de Antón Martín, o El Huerto de Lucas (100% orgânico), o Mercado de la Cebada, entre outros.
100 Montaditos, Lizarran e Museo del Jamón
Para comer e beber barato: são redes de bares/restaurantes com várias unidades espalhadas por Madrid (nas áreas turísticas sempre vai ter uma por perto). Nelas você pode comer e beber sem gastar muito. Acredite, é bem barato, mas não espere uma excelente estrutura e atendimento.
100 Montaditos e Lizarran: são franquias especialistas em comidas e bebidas baratas. Elas possuem muitas unidades em Madrid, na Espanha e em outros países. São várias as opções de tapas, pinchos, bocadillos e mondatidos. No 100 Montaditos o foco são os montaditos (pequenas baguetes com muitas opções de recheio). Às quartas e domingos cada montadito custa apenas 1 euro.
Museo del Jamón: são vários espalhados por Madrid, a maioria em locais turísticos. Tem na Gran Vía, na Plaza Mayor, no Paseo del Prado, na Carrera de San Jerónimo (pertinho da Puerta del Sol) e em outros locais. Você pode comer e beber no balcão (é mais barato) ou no restaurante (menus econômicos). São duas redes distintas (com o mesmo nome), cada uma com várias unidades. Veja Museo del Jamón e Museo del Jamón.
Sobrino de Botín
O restaurante mais antigo do mundo: o Sobrino de Botín (ou El Botín) está registrado no Guinness (Livro dos Recordes) como o mais antigo do mundo ainda em funcionamento. Inaugurado em 1725 ele permanece no mesmo local e possui itens originais como o forno, o mesmo desde a inauguração.
Famosos: ao longo dos quase 300 anos de história passaram pelo Botín pessoas famosas como Ernest Hemingway (que menciona o restaurante em um dos seus livros) e Goya (o artista espanhol trabalhou lá como garçom quando tinha 19 anos).
Prato típico: o prato principal da casa é o cochinillo asado (leitãozinho lentamente assado no forno à lenha). É possível ver o forno (ao lado da escada). O chochinillo asado é um prato típico de Segóvia.
Restaurante ou ponto turístico? Apesar da fama e da boa comida (o cochinillo é uma delícia e derrete na boca) o Sobrino de Botín não vale o preço. Os preços são inflacionados pelo fato do local ter se tornado um ponto turístico.
Preços: o menu (com vinho) custa 45 euros por pessoa, mas não é obrigatório pedir o menu. Nós dividimos uma entrada, um cochinillo e uma sobremesa. Com uma garrafa de vinho tinto a conta ficou em 75 euros.
Reservas: devem ser feitas pelo próprio site do restaurante. São quatro opções de horários para o almoço e mais quatro para o jantar. Reserve com bastante antecedência porque os melhores horários são concorridos. Caso você queira ficar no subsolo (com aspecto mais antigo) ao chegar no restaurante peça se há uma mesa disponível (na reserva pelo site não dá para fazer essa solicitação).
Endereço: Calle de Cuchilleros, 17 (perto da Plaza Mayor e do Mercado de San Miguel). Reservas: Sobrino de Botín.
La Taberna de Mister Pinkleton (Flamenco com ou sem jantar): ao lado do Botín fica o tablao que escolhemos para assistir um show de flamenco em Madrid. É um dos melhores tablaos da cidade. Nós optamos pelo show com jantar. Veja mais detalhes: Shows de Flamenco em Madrid.
Cava Baja
Muitos bares: a Calle Cava Baja no Centro Histórico de Madrid possui dezenas de bares nos seus 300 metros de comprimento. Ela fica a menos de 300 metros da Plaza Mayor e do Mercado de San Miguel (dá para ir a pé). Se for de Metrô desça na estação La Latina (Linha 5).
Vida noturna intensa: a Cava Baja é um tradicional ponto de badalação frequentado tanto por locais quanto por turistas. Nos finais de semana e dias de verão ela costuma estar sempre cheia.
Tapeando de bar em bar: a tradição é passar de bar em bar, bebendo e tapeando. Algumas casas fogem da regra e são restaurantes mesmo, como o tradicional Casa Lucio.
A nossa experiência: nós fomos na Cava Baja num dia de semana durante o inverno. Os bares estavam bem cheios, mas a rua (fora dos bares) não tinha tanta gente (como nos dias mais quentes).
La Martina: aleatoriamente escolhemos um dos bares para comer umas tapas, o La Martina (Cava Baja, 10). Gostamos, não foi nada excepcional, boa comida, bom atendimento e preço justo.
Bairro Malasaña: outra região bacana para curtir a noite em Madrid é o barrio de Malasaña, a área mais hipster de Madrid. Bem diferente da Cava Baja (uma rua da Madrid Antiga), Malasaña é o bairro descolado do momento, onde tudo acontece, com grande diversidade cultural. Os bares não estão concentrados em uma única rua (como na Cava Baja), eles estão espalhados por todo o bairro (não só bares, mas também restaurantes, cafeterias, discotecas, livrarias, galerias etc). O coração de Malasaña é a Plaza Dos de Mayo (distante 1 km da Gran Vía). A estação de Metrô do bairro é a Tribunal (Linhas 1 e 10).
Dica: no artigo Onde Ficar em Madrid eu descrevo os principais bairros da cidade, incluindo as áreas mais boêmias.
Dicas de restaurantes em Madrid
Muitas opções: é claro que uma cidade grande como Madrid possui centenas ou milhares de restaurantes. Veja abaixo mais alguns que fomos durante a nossa estadia na cidade.
Taberna La Bola (Cocido Madrileño): a taberna, de 1870, é um dos locais mais tradicionais para se comer o prato típico de Madrid, o Cocido Madrileño. Lá ele é servido à moda antiga: primeiro é servido o caldo do próprio cozido. Na sequência vem o cozido no recipiente de barro (puchero de barro) que ficou por 4 horas no carvão. O cozido é composto de grão de bico (o ingrediente principal), verduras e carnes (bovina, suína e de aves). O prato (individual) custa 21 euros. Nós gostamos, recomendo para os dias frios (é um prato bem pesado). Um detalhe é que a Taberna La Bola não aceita cartão de crédito. É recomendado reservar. Endereço: Calle Bola, 5 (pertinho do Teatro Real e da Plaza de España). Metrô: estações Ópera, Santo Domingo ou Plaza de España.
La Catedral: é uma boa opção para um menu econômico bem pertinho da Puerta del Sol. Os menus (entrada, prato principal e sobremesa) partem de 12 euros (sem bebidas). O ambiente é bem bacana e o atendimento eficiente. Nós comemos uma paella de vegetais muito boa. Endereço: Carrera de San Jerónimo, 16 (a 100 metros da Puerta del Sol).
Le Pain Quotidien: é uma rede belga de padarias com lojas espalhadas por vários países (tem algumas lojas em São Paulo). Em Madrid são três lojas: Gran Vía (nº 46), na Fuencarral (nº 95) e no bairro de Salamanca (Calle de Serrano nº 27). Nós fomos na da Calle Serrano. As padarias possuem um ambiente muito bacana com comidinhas e pratos para qualquer hora do dia. Nós comemos um delicioso risoto de sêmola (13 euros) e uma divina limonada de hierbas (2,90 euros). Muito bom.
Dúvidas / Dicas de Restaurantes
Você tem dúvidas ou dicas sobre onde comer em Madrid na Espanha? Deixe um comentário no fina do artigo 🙂
Dicas Madrid Espanha
Dezenas de artigos: eu preparei dezenas de artigos que vão te ajudar na organização da sua viagem por Madrid e região. Confira:
- Onde Ficar em Madrid | Melhores Bairros de Madrid: esse é o artigo mais importante para você entender Madrid. Veja a descrição dos principais bairros (com o que há de melhor em cada bairro), dicas de hotéis com excelente custo-benefício e mapas com a localização dos pontos turísticos e das estações do Metrô.
- Guia Completo de Madrid: receba por email o Guia Completo de Madrid com dicas que vão revolucionar a sua viagem. É a melhor opção para você organizar e entender as dicas de Madrid aqui do blog. A sua experiência em Madrid será completamente diferente. O Guia Completo de Madrid é 100% completo e 100% gratuito 🙂
- Dicas Madrid Espanha: todas as dicas de Madrid aqui no blog.
- Roteiro Madrid 1 a 15 Dias (com Toledo, Segóvia e Ávila): dicas de roteiros de 1, 3, 5, 7, 10 e 15 dias em Madrid e região.
- O que fazer em Madrid | Principais Pontos Turísticos: confira os principais pontos turísticos e atrações em Madrid.
- Guia de Museus em Madrid: dicas do Triângulo de Ouro da Arte (Museo del Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza) e dezenas de outros museus em Madrid.
- Bate-voltas em Madrid: cidades e atrações para conhecer em um dia a partir de Madrid.
- Onde Comer em Madrid: Restaurantes e Mercados Gastronômicos: dicas de restaurantes e mercados gastronômicos em Madrid (incluindo o Sobrino de Botín, o restaurante mais antigo do mundo, e o Mercado de San Miguel).
Facilitando a sua vida
- Seguro Viagem Obrigatório Europa: Como Funciona o Tratado de Schengen. Dicas para contratar o Seguro Obrigatório por um bom preço. Veja também como funciona o Tratado de Schengen, a área de livre circulação pela Europa (visto, documentos obrigatórios, tempo de permanência, lista dos países, etc).
- Chip Celular Europa: veja como comprar e receber no Brasil (no seu endereço) um chip de celular para você ficar conectado na sua viagem pela Europa. Você poderá usar redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações e restaurantes, acessar emails, usar aplicativos (como Waze, Google Maps e Internet Banking) e pedir um Uber.
- Aluguel de Carros Passo a Passo: um artigo completo para você alugar um carro contratando todos os seguros essenciais e evitando cair nas pegadinhas das locadoras. Veja como alugar um carro no exterior pagando em Reais, sem IOF e em até 12x no cartão.
Pontos turísticos e atrações em Madrid
- Roteiro pelo Centro Histórico de Madrid: Puerta del Sol, Plaza Mayor, Mercado de San Miguel e Plaza de la Villa.
- Roteiro pela Gran Vía até a Puerta de Alcalá: Gran Vía, Palacio de Cibeles e Puerta de Alcalá (na entrada principal do Parque del Retiro).
- Roteiro Templo de Debod até o Faro de Moncloa: Plaza de España, Museo Cerralbo, Parque del Oeste, Templo de Debod, La Rosaleda, Teleférico de Madrid, Ermita de San Antonio La Florida e Faro de Moncloa.
- Palacio Real de Madrid: o maior palácio da Europa.
- Parque del Retiro: um dos mais belos da Europa.
- Catedral de la Almudena: a Catedral de Madrid.
- Tour Santiago Bernabéu: visita ao estádio do Real Madrid.
- Assistir Jogo do Real Madrid: veja como comprar ingresso e assistir o jogo no estádio.
- Real Basílica de San Francisco El Grande: na minha opinião é a igreja mais bonita de Madrid.
- Plaza de Toros Las Ventas: a polêmica praça de touros de Madrid é considerada a mais importante do mundo.
- Palácio Real de El Pardo: local de moradia e trabalho do Ditador Franco.
- Shows de Flamenco em Madrid: os principais tablaos de Madrid.
Nos arredores de Madrid
- Dicas Toledo: como chegar, onde ficar e roteiro pelas principais atrações.
- Dicas Segóvia: como chegar, onde ficar e roteiro pelas principais atrações.
- Dicas Ávila: como chegar, onde ficar e roteiro pelas principais atrações.
- Dicas Cuenca: como chegar, onde ficar e roteiro pelas principais atrações.
- Palácio Real de Aranjuez: lindo palácio na cidade de Aranjuez.
- Palácio Real de La Granja de San Ildefonso: perto de Segóvia. Possui um dos mais belos jardins da Espanha.
- Monasterio de El Escorial: em San Lorenzo de El Escorial. Enorme complexo com dois palácios reais, dois panteões (a maioria dos reis espanhóis estão enterrados lá), uma basílica, uma biblioteca e lindos jardins.
- Valle de Los Caídos: em San Lorenzo de El Escorial. Possui uma gigantesca basílica escavada na rocha com a maior Cruz do mundo (150 metros) no topo.
- Castillo de Los Mendoza (Castillo Nuevo de Manzanares): fortaleza-palácio, em Manzanares El Real, construída por uma das famílias nobres mais importantes da Espanha.
- Onde Ver Neve em Madrid: Estações de Esqui: estações de esqui para esquiar, brincar ou ver neve nos arredores de Madrid no inverno.
- Roteiro de Carro Madrid e Região: dicas para montar um roteiro de carro pelas cidades medievais, palácios e outras atrações nos arredores de Madrid.
Organize a sua viagem para Madrid
- Como Ir do Aeroporto de Barajas para o Centro de Madrid
- Como se Locomover em Madrid
- Como Comprar Passagem de Trem na Renfe
- Madrid City Pass: vale a pena comprar?
- Melhor Época para Madrid: histórico de temperatura e chuva mês a mês.
- Qual Moeda Comprar e Levar para a Espanha: dicas para comprar Euro barato e veja se vale a pena usar o cartão de crédito, débito e pré-pago.
Link permanente
Boa noite Fred ! Parabéns pelo guia de Madrid! Nota 10! Vc saberia me informar quais restaurantes perto dos pontos turísticos poderão ter um menu infantil que agrade às crianças? Obrigada
Link permanente
Oi Larissa, tudo bem?
Obrigado 🙂
Infelizmente essa dica vou ficar te devendo 🙁
Se você descobrir boas opções durante a viagem, deixe um comentário aqui para ajudar os demais leitores 🙂
Abraços e boa viagem!!!