Praias Riviera Maya: Akumal, Xpu-Ha, Xcacel

Akumal
Tartaruga gigante na praia de Akumal

Durante as minhas andanças pela Riviera Maya, região ao sul de Cancún, eu pude conhecer lindas praias.

A Riviera Maya é banhada pelo Mar do Caribe e se estende por 130 km, desde Puerto Morelos até Punta Allen. Os principais destinos da Riviera Maya são Playa del Carmen e Tulum, embora haja várias outras localidades.

Aqui neste artigo eu vou descrever três das muitas praias que ficam entre Playa del Carmen e Tulum: Akumal (onde é possível nadar com tartarugas), Xpu-Ha e Xcacel.

Dá para conhecer essas 3 praias a partir de Playa del Carmen, Tulum ou mesmo Cancún.

Roteiro: leia o artigo com dicas para montar o roteiro em Cancún e região.

Onde ficar: nos artigos onde ficar em Cancún, onde ficar em Playa del Carmen e onde ficar em Tulum você encontra dicas para entender as cidades e de hotéis e pousadas.

Carro: alugar um carro é a melhor opção para explorar a região. Veja os artigos Aluguel de Carros Passo a Passo e Dicas Alugar Carro em Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maya.

No final do artigo tem um vídeo imperdível das praias 🙂

Sargaço: sobre a infestação de sargaço na região veja mais informações no artigo Infestação de Sargaço em Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Riviera Maya e região.

Guia Completo de Cancún

Dicas essenciais de uma das viagens mais incríveis que eu fiz:
Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região.
Receba o guia 100% gratuito e completo no seu email>

Mapa de localização 

A Riviera Maya se estende desde Puerto Morelos até Punta Allen (ambas marcadas com estrelas no mapa). As praias que eu visitei estão com o marcador azul:

Importante: os preços e os relatos são da época da minha viagem, Abril de 2016.

Akumal 

Akumal
A praia de Akumal é uma das mais lindas e famosas da Riviera Maya. A fama vem das inúmeras tartarugas que ficam no mar, atraindo um grande número de turistas que vão praticar snorkel.

A praia tem uma boa estrutura para mergulho e snorkel. O Centro Ecológico Akumal atua na preservação do local e na conscientização dos visitantes.

Atualização em 23/02/2017

Proibição do nado/snorkel com tartarugas (foto abaixo): o leitor Eduardo Webster nos enviou uma notícia importante sobre Akumal. A Profepa (Procuradoria Federal de Proteção ao Meio Ambiente) suspendeu temporariamente o nado com tartarugas em Akumal até que as empresas, cooperativas e grupos independentes que atuam no local tirem as autorizações federais necessárias. Akumal é uma área de preservação ambiental e nos últimos anos o turismo se intensificou. A praia vinha recebendo milhares de visitantes todos os dias, além de um grande crescimento no seu entorno (resorts, apartamentos, etc), o que estava prejudicando o desenvolvimento sustentável. O fato é que há um bom tempo havia uma grande pressão contra a falta de controle no local. Não sabemos até quando essa suspensão irá vigorar, mas provavelmente quando Akumal for “reaberta” o número de turistas por dia será controlado e o snorkel será organizado por empresas autorizadas. É uma notícia ruim para os turistas mas boa para as tartarugas. Por favor: se você for viajar para a região nos atualize com informações. Deixe um comentário no final do artigo que eu atualizo aqui as informações para os demais viajantes acompanharem as últimas notícias. Akumal Dive Center: acompanhe pelo Facebook do Akumal Dive Center as últimas notícias.

Akumal Proibição Snorkel Tartarugas
Foto do leitor Eduardo Webster em 22/02/2017

Atualização em 19/06/2017

O leitor Nícollas deixou um comentário dizendo que entrou em contato com o Akumal Dive Center e obteve a informação que tanto o snorkel com guia quanto o livre estão permitidos novamente. Eu também pesquisei informações atualizadas e parece que tudo voltou ao normal mesmo. Eu recomendo que você, antes de viajar, tente obter informações mais atualizadas.

Atualização em 31/07/2017

A leitora Karla visitou a região em Julho de 2017 e deixou um comentário com informações atualizadas, confirmadas pelo George em Nov 17. Agora há uma área delimitada onde é proibido fazer snorkel e uma segunda área delimitada onde é obrigatório contratar um guia (ou passeio guiado) para fazer snorkel. Fora dessas áreas delimitadas não é preciso contratar um guia, você pode fazer snorkel livremente. Um detalhe continua sendo como antes: na sua caminhada para acessar a praia você será abordado por pessoas que tentarão te convencer que o snorkel só é permitido com guias e tentarão te vender passeios guiados bem caros. Não é verdade. Ao chegar na areia da praia, se você não deseja contratar um guia, dirija-se ao Akumal Dive Center onde você poderá alugar equipamentos de snorkel, alugar um locker (guarda-volumes) e obter orientações da área livre para snorkel.

Compartilhe as informações atualizadas: após visitar Akumal você pode deixar um comentário no final deste artigo com as informações mais atualizadas de como está a praia e o snorkel com as tartarugas. Você ajudará muitos viajantes 🙂

Snorkel com tartarugas em Akumal

Akumal é uma praia pública e por isso não é necessário pagar para entrar nela. Na sua caminhada final para acessar a praia você provavelmente será abordado por pessoas simpáticas que querem te orientar, mas na verdade eles vão pedir uma gorjeta ou tentar vender alguma coisa (um passeio, um guia, aluguel de equipamentos, etc).

Ao chegar na praia o visual impressiona. Mar azulzinho do Caribe, águas calmas, coqueiros, um paraíso.

Akumal Riviera Maya

O snorkel em Akumal é muito fácil. É só entrar no mar e a poucos metros da praia as tartarugas estarão comendo uma espécie de capim no fundo da água. Por mais que você saiba nadar eu recomendo o uso de colete salva-vidas (tem para alugar) para não cansar muito durante o snorkel, já que as tartarugas ficam em áreas que não dão pé.

Akumal Snorkel
Akumal sempre está cheia de banhistas praticando snorkel

Akumal possui uma área demarcada e a maioria dos banhistas fazem snorkel nela. Não é proibido fazer snorkel fora dessa área. Na verdade o que é proibido são embarcações dentro dela.

Primeiro fizemos snorkel dentro da área demarcada, que dá para ver na foto abaixo:

Akumal México

Entramos na água e uns 10 metros mar adentro já começa o capim que as tartarugas tanto gostam de comer.

E de repente vimos uma tartaruga. E outra. Mais uma. Outra. Várias tartarugas. E não são tartaruguinhas não. São tartarugonas 🙂

Pela foto não dá para ter noção do tamanho delas, mas elas são grandes, gigantes. Emocionante.

Akumal Tartaruga

Akumal
Essa está oferecendo uma carona

De vez em quando as tartarugas sobem para respirar.

Akumal

Akumal
Reparou que tem uma tartaruga respirando nessa foto? Demais né?

Após um bom tempo fazendo snorkel com as tartarugas, saímos do mar e descansamos um pouco nas sombras dos coqueiros.

Akumal

Na sequência fomos fazer snorkel fora da área demarcada. Por recomendação do pessoal do Akumal Dive Center caminhamos uns 200 metros na direção sul da praia (lado direito), em frente ao Hotel Secrets Akumal.

Entramos no mar e fomos em direção aos corais que ficam um pouco distante da praia.

Nesse local não tinha tartarugas, mas vimos muitos peixes, lindos corais e até uma arraia 🙂

Akumal

Akumal Arraia

Os corais ficam bem distantes da faixa de areia. Recomendo o uso de coletes por segurança e para não cansar. O mar estava bem mexido quando fomos.

Esse trecho em frente ao Hotel Secrets Akumal é bem mais tranquilo. Um excelente e lindo local para entrar no mar. Mas é um local difícil para fincar base na praia, já que o hotel ocupa a orla com espreguiçadeiras.

Akumal México
Praia em frente ao Secrets Akumal

Na minha opinião contratar um guia em Akumal é totalmente desnecessário. Por mais que o guia diga que vai te levar em uma área exclusiva, na verdade a praia é pública e você verá que com ou sem guia todos mergulham no mesmo local.

No Akumal Dive Shop e no Akumal Dive Center são oferecidos tours de snorkel, mergulho de cilindro, passeios de barco e equipamentos para alugar e vender. Também há barracas na praia oferecendo tours e equipamentos.

Akumal
Barraca oferecendo tours e aluguel de equipamentos

Como nós levamos o nosso snorkel do Brasil, alugamos no Akumal Dive Center apenas o locker (5 dólares) e os coletes salva-vidas (5 dólares cada). O aluguel do snorkel sai por 5 dólares cada.

Um tour de snorkel de 1 hora com guia sai por 20 ou 25 dólares e inclui locker + ducha + equipamento de snorkel.

Outra oferta é um passeio de barco de 2:30h até a Lagoa Yal-Ku + locker + ducha + equipamento de snorkel por 35 dólares. O passeio de barco de 1 hora sai por 25 dólares.

Não é necessário fazer um passeio de barco para conhecer a Lagoa Yal-Ku. Ela fica ao lado de Akumal, dá para ir de carro. De toda a forma é preciso pagar para entrar. A Lagoa Yal-Ku possui pontos para snorkel. Eu não fui até a lagoa, já vi relatos de pessoas que gostaram e outras que não gostaram. Alguns dizem que ela é boa para snorkel, outros que o snorkel em Akumal é melhor e de graça. Ainda há relatos de que a lagoa é parecida com Xel-Há, só que mais natural e com uma estrutura menor.

Estrutura na praia de Akumal

Akumal, nesse trecho público onde ficam as tartarugas, tem um restaurante, o Lol-Ha. O restaurante não atende na praia, apenas na sua área coberta e na varanda. Não é permitido que os clientes peguem uma mesa e fiquem indo e voltando do mar. Para ir até o mar você terá que pedir a conta, pegar as suas coisas e sair do restaurante. Ou seja, não dá para você usar o restaurante como base na praia.

Akumal Restaurante Lol-Ha
Restaurante Lol-Ha em Akumal

O Lol-Ha tem uma área em anexo onde é possível alugar espreguiçadeiras e palapas (quiosques). Mas o preço é bem caro e a área não fica na frente do mar. O aluguel da palapa custa 350 pesos e das espreguiçadeiras 100 pesos (cada uma). Na época da minha viagem 1 palapa e 2 espreguiçadeiras ficava por volta de 130 reais para o casal (somente o aluguel). O aluguel do locker custava 200 pesos. Achei bem caro, até porque esse anexo do Lol-Ha não é uma área tão agradável.

Akumal Restaurante Lol-Ha
A área de palapas e espreguiçadeiras no Lol-Ha é dentro dessa cerca

É por isso que a grande maioria dos turistas (inclusive eu) escolhe as sombras dos inúmeros coqueiros para curtir a praia em Akumal (o que nem sempre é fácil, principalmente na alta temporada quando a praia fica ainda mais cheia).

Não há barracas e bares de praia, você deve trazer o que for consumir. Na entrada da praia há mercadinhos onde você pode comprar alguma coisa.

Akumal

 A minha opinião sobre Akumal

Sensacional.

Não é em qualquer praia que você entra no mar e ainda não muito longe da faixa de areia vê tartarugas gigantes 🙂

A praia de Akumal é muito linda, uma das mais lindas que eu vi na região de Cancún e da Riviera Maya.

Eu prefiro praias com bares ou restaurantes para usar de base para passar o dia, com bebidas, comidas, guarda-sol, etc. Em Akumal isso só é possível pagando uma exorbitância no Lol-Ha. Creio que não vale a pena.

O esquema padrão em Akumal não é passar o dia. A maioria dos turistas combinam Akumal com outras atrações na região.

Umas 2 horas em Akumal está de bom tamanho para você fazer snorkel com as tartarugas e curtir um pouco a praia. Procure chegar até as 15:00, já que as lojas que alugam os equipamentos para snorkel fecham por volta das 17:00.

Caso você queira passar o dia em Akumal o ideal é levar o que comer e uma térmica com as bebidas. Você terá que ficar na sombra dos coqueiros, que são bem disputadas, principalmente na alta temporada.

Se você gosta de praias com estrutura de bar de praia e não é fã de snorkel, talvez Akumal não seja o seu perfil. Mais abaixo eu relato Xpu-Ha uma linda praia com bares e que fica bem próxima de Akumal.

Praia Akumal
Praia de Akumal, uma das mais lindas da Riviera Maya

Atrações para combinar com Akumal no mesmo dia

O comum é combinar Akumal com algum cenote, praia, com as ruínas de Tulum ou Cobá ou com o parque Xel-Há (na minha opinião o Xel-Há é um passeio para o dia todo). Veja os meus relatos sobre cenotes, ruínas maias e os parques Xcaret, Xel-Há e Xplor.

Muitas agências oferecem passeios para Akumal. Na Viator dá para você ter uma ideia dos preços e reservar o seu passeio: Viator Akumal.

Mapa de localização de Akumal

Akumal fica a 27 km de Tulum, 38 km de Playa del Carmen e 110 km da Zona Hoteleira de Cancún.

Como chegar em Akumal

  • Carro: é bem fácil. O acesso é pela Rodovia 307 que liga Cancún a Tulum passando por Playa del Carmen. É uma rodovia duplicada, bem sinalizada, em boas condições e sem pedágio. Há placas para Akumal. O estacionamento custa 50 pesos.
  • Vans (colectivos): as vans públicas são a maneira mais barata de ir. Dá para ir com elas desde o centro de Tulum e Playa del Carmen. De Cancún você terá que fazer baldeação em Playa del Carmen. As vans deixarão você na rodovia e você terá que caminhar uns 700 metros até a praia.
  • Táxi: você pode combinar com um taxista para ele te levar e ficar te esperando. Eu vi um ponto com 2 ou 3 táxis em Akumal. Eu perguntei o preço da corrida até Playa del Carmen: 30 dólares. Não posso garantir que sempre há taxistas disponíveis.

Xpu-Ha

Xpu-Ha

Xpu-Ha é outra linda praia da Riviera Maya. Ao contrário de Akumal o perfil de Xpu-Ha já é mais para passar o dia em um restaurante/bar de praia. Mas também é possível levar os seus comes e bebes e se estabelecer na areia.

Para entrar em Xpu-Ha é preciso pagar uma taxa de 40 pesos por pessoa.

Ela não é uma praia superlotada e por isso oferece um ambiente tranquilo e uma mar delicioso para banhos.

Xpu-Ha México

A praia é relativamente extensa, mas os bares de praia ficam concentrados em um único ponto. Os bares/beach clubs que se destacam são o La Playa e o KSM.

La Playa Restaurant & Beach Club
La Playa Restaurant & Beach Club
KSM Living The Dream Beach Club
KSM Living The Dream Beach Club

No La Playa o aluguel de 2 espreguiçadeiras custava 250 pesos as duas. Era o aluguel, não tinha a opção de consumação. Se você consumir 120 pesos, os 40 pesos que pagou para entrar na praia são abatidos. Nos finais de semana há música ao vivo a partir das 14:30 (confirme no site do restaurante).

No KSM a espreguiçadeira custava 300 pesos cada, mas esse valor é revertido em consumação (de sexta à domingo são 400 pesos).

Optamos por ficar no KSM, já que íamos almoçar e atingir o valor da consumação. E ainda tinha as biritas que íamos tomar 🙂

Gostei muito do KSM, creio que nos quesitos atendimento e preço foi um dos melhores bares de praia da nossa viagem.

KSM Xpu-Ha

A comida estava muito boa:

KSM Xpu-Ha

Tomando uma Dos Equis 🙂

KSM Xpu-Ha

Xpu-Ha é uma das praias mais procuradas por praticantes de kitesurf e windsurf. Há estrutura para alugar equipamentos e fazer aulas.

Kitesurf Xpu-Ha

O que não ajudou nesse dia foram as condições climáticas. Quando chegamos ainda fazia um solzinho, mas cerca de 1 hora depois nublou e começou a ventar muito forte, o que fez a gente bater em retirada após o almoço. Foi o pior dia da nossa viagem de 2 semanas, inclusive foi o único dia em que choveu (uma garoa na verdade).

Xpu-Ha Riviera Maya
Tempo fechando em Xpu-Ha

Pelo que eu pude notar, em um dia de sol a pino, Xpu-Ha deve ser uma das praias mais lindas da região. Foi uma pena não ter explorado mais profundamente ela 🙁

Mapa de localização de Xpu-Ha

Xpu-Ha fica a 28 km de Playa del Carmen, 37 km de Tulum e 99 km da Zona Hoteleira de Cancún.

Como chegar em Xpu-Ha

  • Carro: é bem fácil. O acesso é pela Rodovia 307 que liga Cancún a Tulum passando por Playa del Carmen. É uma rodovia duplicada, bem sinalizada, em boas condições e sem pedágio. Não vi placas na rodovia sinalizando Xpu-Ha. Há placas publicitárias na entrada para o KSM e o La Playa.
  • Vans (colectivos): as vans públicas são a maneira mais barata de ir. Dá para ir com elas desde o centro de Tulum e Playa del Carmen. De Cancún você terá que fazer baldeação em Playa del Carmen. As vans deixarão você na rodovia e você terá que caminhar uns 600 metros até a praia.
  • Táxi: você pode combinar com um taxista para ele te levar e ficar te esperando ou retornar mais tarde para te pegar.

Xcacel (e Cenote Xcacelito)

Xcacel Riviera Maya

Xcacel é uma praia deserta e sem estrutura localizada em uma reserva ambiental (área de desova de tartarugas). Para entrar em Xcacel é necessário pagar uma taxa de 20 pesos (uma contribuição para o projeto de preservação).

Xcacel México
Entrada de Xcacel

Como ela é uma praia sem estrutura, caso você for passar o dia você deverá levar os seus comes e bebes. Eu não fui para passar o dia, apenas para ver como ela é (um dos meus esportes favoritos é explorar praias 🙂 ) para relatar aqui no blog.

Entra-se pela região central da praia. Nesse ponto o mar é bem forte e com algumas pedras. Inclusive foi a única praia em que vimos surfistas. Não sei se todos os dias o mar é forte como estava.

Xcacel

Em Xcacel são duas as opções:

  • Caminhando pela areia uns 300 metros para a esquerda (sentido norte) fica o local bom para banhos. É ali que os banhistas se concentram e usam de base para passar o dia.
  • Caminhando uns 300 metros para a direita (pela faixa de areia ou por um caminho interno que sai do estacionamento) começa um outro caminho de uns 200 metros que vai até o Cenote Xcacelito.

Não dá para ver direito, mas lá no fundo da foto é o ponto com mar mais tranquilo e bom para banhos, onde os banhistas ficam. Nesse dia a praia estava vazia, devia ter uns 10 a 15 banhistas:

Xcacel

Caminho para o Cenote Xcacelito em uma área de mangue:

Xcacelito

Eu não entrei na água, mas deu para ver que ela é transparente e tem trechos bem profundos. Em dias de muito calor deve ser refrescante tomar um banho de água doce no cenote.

Xcacelito

Cenote Xcacelito

Cenote Xcacelito

Mapa de localização de Xcacel

Xcacel fica a 20 km de Tulum, 46 km de Playa del Carmen e 118 km da Zona Hoteleira de Cancún.

Como chegar em Xcacel

  • Carro: é bem fácil. O acesso é pela Rodovia 307 que liga Cancún a Tulum passando por Playa del Carmen. É uma rodovia duplicada, bem sinalizada, em boas condições e sem pedágio. Não vi placas na rodovia sinalizando Xcacel. Há uma plaquinha no acostamento na entrada da praia, fique experto.
  • Vans (colectivos): as vans públicas são a maneira mais barata de ir. Dá para ir com elas desde o centro de Tulum e Playa del Carmen. De Cancún você terá que fazer baldeação em Playa del Carmen. As vans deixarão você na rodovia e você terá que caminhar uns 500 metros até a praia.
  • Táxi: você pode combinar com um taxista para ele te levar e ficar te esperando ou retornar mais tarde para te pegar.

Outras praias na Riviera Maya

Existem muitas outras praias no extenso litoral da Riviera Maya.

Além dessas 3 citadas no artigo eu também conheci algumas praias que ficam nas cidades de Playa del Carmen e Tulum. Confira nos artigos:

Vídeo

Assista ao nosso vídeo das Praias da Riviera Maya. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos de viagens.

Dicas Cancún e região

Eu preparei uma série de artigos que vão ajudar no planejamento da sua viagem:

Principais destinos da região:

Guia completo 

Vídeo de Cancún:

Assista ao nosso vídeo de Cancún no México. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das nossas viagens.

E você? Conhece alguma praia da Riviera Maya? Tem alguma dúvida para montar o seu roteiro?

Deixe um comentário abaixo 🙂

42 Comentários


  1. Oi Fred , estou com minha família em Playa Del Carmen, desde 12 de julho e a situação das algas está crítica em todas as praias que visitei (Playacar, Akumal e Xpu-ha). As piscinas naturais do Xcaret estão fechadas (mas às praias mais fechadas estão ok, pois eles colocando boias pra não permitir que passem).
    Cozumel e Isla Mujeres (lado do continente estão sem sargaço).
    O que tem diferente dessa alga daqui é que ela tem cheiro bem mais forte da que temos no Brasil.

    Responder

  2. Olá, tudo bem?

    Gostaria de agradecer por todas as dicas sempre bem detalhadas.
    Estou planejando uma viagem para maio de 2019, e gostaria de saber a respeito do sagarço.
    Procurei algumas informações mas não encontrei muita coisa sobre esse ano.
    Alguém viajou pra lá recentemente? Gostaria de saber como está?
    Se isso inviabiliza muito minha viagem? Muitooo obrigada!!!

    Responder

    1. Oi Aryane, tudo bem?

      Neste artigo mesmo tem um parágrafo que que eu comento sobre o sargaço.

      Esse ano teve uma grande infestação e os últimos relatos que eu recebi (em agosto) era de que ainda tinha bastante sargaço. Até maio de 2019 ainda tem muito tempo, é bem provável que a infestação não dure até lá, mas essas coisas da natureza são imprevisíveis.

      Abraços 🙂

      Responder

    2. Estou em Tulum neste momento e tentei ir em Akumal. Decepcionante. Agora é impossível entrar sem pagar 100 pesos. Para entrar na parte mais funda, tem que ser com guia e pagar 500 pesos. Achamos uma extorsão e não fomos. Fora o estacionamento de 20 pesos a hora.

      Responder

  3. Estive em Akumal em 12/05/2018.. primeiro oferecem o passeio dizendo ser a única opção pra nadar com tartarugas.. quando falamos não, dizeram que era necessário pagar uma taxa de 100 pesos por pessoa pra entrar na ilha e não tem jeito, tem que pagar, tem catraca e tudo.. entrando lá já é possível ver que o espaço de nado é pequeno.. nadamos mto e nada, poucos peixes apenas.. decidimos pagar e fomos fazer o passeio.. ficou em 500 pesos por pessoa.. nadamos mto, super cansativo.. vimos algumas tartarugas pequenas e falaram que as grandes ficavam no meio onde a entrada era proibida.. fiquei puta!, Falaram q veriamos mtas tartarugas e vimos bem poucas.. tinham alguns corais legais, vimos três polvos e só.. depois caminhamos pela areia e achamos uma parte maior pra nado.. tinham uns corais legais e peixes diferentes, melhores que aqueles que vimos no passeio.. ai bem no finalzinho do passeio vimos uma tartaruga no raso e era enorme! Acredito q tenha sido sorte, já que mtos não tiveram essa sorte de ver tartarugas.. a praia é maravilhosa, uma das mais bonitas daqui! Mas é caro, tudo mto caro!

    Responder

  4. A praia em Xpu-ha tem o mar agitado, estou querendo visitar mas vou com criança de 2 anos

    Responder

    1. Oi Paulo, tudo bem?

      O dia em que eu fui o mar não estava forte, mas também não estava parado. Com supervisão dá para ir com crianças. No vídeo (no final do artigo) dá para ter uma ideia do mar.

      Abraços 🙂

      Responder

        1. Estou hospedado em um resort em Akumal (Grand Sirenis -15/05/19). Fui recomendado por um amigo e, pelo que li antes, meu amigo não errou, nem esse site, porém, impossível visitar qualquer praia, inclusive a praia do resort, que é fechada. As algas impedem o acesso e o cheiro é muito forte, chegando até às piscinas do resort.
          Essa situação está desde Cancún até o final da Riviera Maia, infelizmente. As cores límpidas, tradicionais do mar caribenho, somente foi possível ver na Isla Mulheres e em Cozumel e, em ambas, nos lados da ilha virados para o continente, pois ao mar aberto as algas não param de vir até às costas.
          Outro fator desagradável, principalmente para nós brasileiros, é que as praias não tem acesso público, tudo tem que pagar para entrar e, ao meu ver, nunca são valores simbólicos, ou seja, tudo são 100 pesos, 200 pesos,… Há uma exploração do turismo. Entendo que o maior público seja Americano, Canadense e Europeu, cujo poder aquisitivo é maior que o nosso,em geral, mas, mesmo assim, considero abusivo, então, preparem seus bolsos.
          De qualquer forma, a região é lindíssima.

          Responder

          1. Oi Henrique, tudo bem?

            Obrigado pelo relato, vai ajudar bastante os demais viajantes 🙂

            É uma pena essa situação do sargaço na região, essa infestação já dura mais de um ano, tem períodos que está mais forte e períodos mais fracos.

            Abraços e boas viagens 🙂


          2. Que bom esse comentário ! ïa ficar 3 dias em Riviera e 3 dias em Cancun. Vou mudar meu esuqema e ficar os 6 dias em Cancún ! ïa para Riviera para poder aproceitar mais o mar …


  5. Oi Fred,

    Vou viajar com o meu marido para região dia 24/01, ficaremos 15 dias e dividimos nossa hospedagem em 5 dias em Play Del Carmen, 5 dias em Tulum e os últimos 5 em Cancun (all inclusive).
    Já conhecemos várias ilhas do caribe, Los Roques, Aruba, Curaçao, Bonaire, St. Maarten, St. Barth, Anguila, San Andrés…. e por ai vai.
    O nosso estilo de praia é mar azul, calma, sem ondas, boa para snorkel e “quanto menos gente melhor” (sei que em Cancun nessa época não vou encontrar isso).
    Bom…relato isso pois estou tentando não perder tempo em praias que não vamos curtir. De tudo que vc relatou, me parece que a praia “mais a nossa cara” é Akumal, confere?????

    O que você sugere de boa praia na região de Playa e Tulum para o nosso perfil de “praieiro”???
    Obs: Iremos alugar carro para facilitar tudo.

    Agradeço desde já pela sua ajuda! Estou amando o seu blog, é muito completo e vc escreve muito bem! Parabéns! Obrigada por compartilhar!
    Ketrin

    Responder

    1. Oi Ketrin, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      Vocês já conhecem lindas paisagens e ilhas do Caribe.

      Sim, Akumal é a cara de vocês, mas vai estar super lotada de turistas. Ao entrar na praia caminhem no sentido direito (em direção ao resort Secrets Akumal). No trecho em frente ao resort a quantidade de turistas diminui e há uma barreira de corais mar adentro (um pouco distante da faixa de areia).

      Em Cozumel vocês também vão encontrar praias lindas e locais bons para snorkel. Veja O que Fazer em Cozumel.

      As praias de Tulum também são lindas, embora não sejam tão boas para snorkel.

      E não deixem de conhecer alguns cenotes. O snorkel neles são espetaculares. Veja os cenotes que eu visitei.

      Abraços e boa viagem. Vai ser inesquecível 🙂

      Responder

  6. Boa noite. Visitei Akumal agora em novembro de 2017. O comentário da Carla (julho/2017) continua valendo, ou seja, existe uma área reservada onde ninguém pode mergulhar, envolta desta área somente “mergulho guiado”, mais afastado o snorkel é livre. Fui dia 10/11, uma sexta-feira, e no período da manhã vi muitas tartarugas na àrea livre. Após o almoço já não tinha tantas tartarugas. Voltei na terça-feira, dia 14, e consegui ver um número razoável de tartarugas no final da manhã, mas o tempo fechou e fomos embora. Levamos nossos comes e bebes, mas hoje a praia já possui uns poucos beach club´s, porém não sei o preço.

    Responder

  7. Eu de novo rsrs. Perguntei sobre Akumal em outro post onde citei meu roteiro e agora lendo aqui percebi que não dá pra deixar Akumal de fora! Uma dúvida sobre as vans. Pego ela no centro de PdC (onde ficaremos hospedados) e depois pra voltar eu consigo pegá-la novamente na rodovia? Tem algum site onde eu possa verificar os horários dessas vans? Se bem que a previsão é irmos no cenote Sac Actun depois. Nesse caso teríamos que ir de táxi pois o cenote fica distante da rodovia. Há táxis para pegar em Akumal?

    Responder

    1. Vans em PDC: o ponto é no Centro de Playa del Carmen (perto do Terminal de Ferry para Cozumel). Você pede para descer em Akumal (na rodovia). Você pode pegar a van novamente em qualquer local da rodovia (é só sinalizar que elas param). As vans são frquentes (estão saindo e passando frequentemente). Nesse artigo eu falo sobre a localização dos pontos das vans: Como se Locomover em Cancún e Região.

      Quando eu fui em Akumal havia táxis na praia. Você pode pedir para o taxista te levar até o cenote e ficar esperando o tour. Depois o táxi pode te deixar em Akumal (e você voltar com a van) ou te levar direto até PDC.

      Abraços 🙂

      Responder

  8. Em primeiro lugar , parabens . Seu site é o melhor que já vi sobre Riviera Maya
    Pretendo ir com minha mulher pela primeira vez este ano
    Gostamos de praias onde é permitido tirar a roupa , seja a praia oficialmente nudista ou não .
    Saberia informar em qual (is) praias da Riviera Maya é permitido ficar sem roupas ?
    Costumamos ir para a Espanha e praias “roupa opcional” são bastante comuns .

    Responder

    1. Oi Marcelo, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      Sobre praias naturistas/nudistas na Riviera Maya eu não tenho essa informação (se há alguma).

      O que eu sei é que existem resorts naturistas onde usar roupa é opcional (inclusive na praia do resort), como o Desire e o Desire Pearl, ambos em Puerto Morelos, e o Azulik em Tulum.

      Também tem o Temptation em Cancún, mas não sei se a praia é naturista.

      Abraços 🙂

      Responder

  9. Bom dia, Fred. Como Vai?

    Gostaria primeiro de parabenizar pelo blog e pelas digas. São simplesmente sensacionais. Estou baseando a minha viagem a Cancun por ele. esclareceu muuuitos pontos e dúvidas que tínhamos.Porém ainda estou um pouco perdido no que fazer lá, pois são muitas opções. Iremos passar 5 dias apenas em Cancun e pensamos aproveitar 2 dias e meio o resort e outros dois dias viajando para conhecer melhor lá. Entre o que queremos fazer é: conhecer as ruínas, os cenotes, fazer mergulho e conhecer algumas prais. Sei que erá corrido para dois dias e por isso gostaríamos dessas atrações perto ma das outras. Como você deu tantas dicas não sei o que escolher para conhecer os cenotes, ruínas, mergulho e paias em dois dias. Qual roteiro seria o melhor para fazer tudo isso em 2 dias.
    Muito obrigada pela sua atenção e dicas valiosíssimas

    tt

    Responder

    1. Oi Camila, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      2 dias serão corridos mesmo, mas acho que dá para otimizar.

      A minha sugestão é se concentrar na Riviera Maya (no trecho entre Playa del Carmen e Tulum) que oferece tudo isso que vocês estão buscando. Só que nesse caso vocês não iriam até Chichén Itzá que fica mais distante e tomaria muito mais tempo.

      Alugar um carro seria essencial para fazer tudo isso. Mas retirem o carro pelo menos um dia antes porque o procedimento é burocrático e às vezes toma um bom tempo. Confira: Dicas Alugar Carro em Cancún.

      1º dia:Ruínas de Tulum, Praia em Tulum e Grand Cenote em Tulum.

      2º dia: Akumal (além da praia ser bonita vocês podem fazer snorkel ou contratar um mergulho de cilindro em Akumal; o Akumal Dive Center oferece). Depois de Akumal vocês podem fazer o tour no Cenote Sac Actun ou ir na Playa Xpu-Ha ou ainda dar um pulo em Playa del Carmen.

      É uma sugestão.

      Abraços 🙂

      Responder

      1. OLá Fred.

        Muitíssimo obrigada pelas suas sugestões.

        Irá nos ajudar muito lá. Amei seu blog. Parabéns mais uma vez.

        Att

        Responder

  10. Olá Fred, tudo bem? Primeiramente, gostaria de agradecer pelas inúmeras dicas, e tão detalhadas, de seu blog. Foram muito úteis na montagem do meu roteiro e adorei cada uma delas.
    Voltei dia 10 do México e acompanhei todas as atualizações do seu blog. Quando você chega na praia, já tem uma pessoa te parando, como se fosse uma coisa oficial, e informando que para ver as tartarugas é obrigatório guia, etc, etc. e que o valor é 500 pesos, que ali é mais barato. Quando a moça disse isso já saí. Fui no primeiro lugar de mergulho que falou a mesma coisa e que não tinha mais disponibilidade. Ligamos na Akumal Dive Center e ele nos informaram que não havia essa obrigatoriedade, Fomos para lá e ficamos sabendo que há uma área restrita a mergulhos com guia e outra não. Eles nos mostraram, nós fomos, não vimos muitas como você, mas não pagamos o valor alto que queriam nos cobrar e vimos outros peixes, recifes etc…
    Teve uma mudança sim, mas não como eles tentam te empurrar. Talvez para ver a quantidade que você viu seja apenas nessa área delimitada, mas fora dela também dá para ver.
    Mais uma vez, muito obrigada por compartilhar com a gente dicas tão preciosas.

    Responder

    1. Oi Karla, tudo bem?

      Muito obrigado pelo seu relato.

      Estou atualizando o post com essas informações. Vão ser muito úteis para os viajantes.

      Abraços 🙂

      Responder

  11. Oi, Fred! Montando meu roteiro para o final de Outubro e suas dicas estão sendo muitíssimo úteis. Mas me surgiu uma dúvida… mas praias sem locker, onde deixar guardados cartões, dinheiro e outros objetos de valor?? Considerando que iremos apenas um casal e certamente não iremos querer ir ao mar um de cada vez! Agradeço desde já pelo esclarecimento. Abraço!

    Responder

    1. Oi Antenor, tudo bem?

      Das praias que eu fui a única que eu me lembro de ter usado locker foi a de Akumal.

      Nas outras eu usava um bar de praia como base e deixava as coisas por lá (meio escondidas embaixo das toalhas/cangas). Para entrar no mar era tranquilo, até porque no período que eu fui (abril) não estava muito cheio de turistas e a distância da cadeira até o mar era curta. Outubro também é um mês tranquilo.

      Para fazer longas caminhadas o ideal é levar os pertences juntos (em uma pequena bolsa ou mochila).

      Abraços 🙂

      Responder

  12. Olá Fred!
    Estava pesquisando sobre Playa del Carmen e Cozumel para montar um roteiro para minha lua de mel e encontrei seu blog. Estou devorando as dicas. Muito legal, parabéns!
    Fiquei triste com a noticia de Akumal 🙁 vou tentar encontrar alguma coisa na internet que fale sobre alguma possível previsão.

    Responder

    1. Oi Flávia, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      Se você tiver notícias atualizadas sobre Akumal compartilhe conosco, por favor, para podermos ajudar mais viajantes.

      Abraços e boa viagem para vocês 🙂

      Responder

      1. Boa noite!
        Mandei mensagem para a Akumal Dive Center pelo Facebook e eles me informaram que as agência já possuem permissão para os nados monitorados e também há áreas para nado livre.
        Posso mandar uma captura de tela por e-mail para confirmar.
        Suas dicas também estão sendo muito valiosas para meu futuro roteiro, obrigado.

        Responder

        1. Oi Nícollas, tudo bem?

          Obrigado pela atualização.

          Eu também pesquisei a informação e pelo que parece tudo voltou ao normal mesmo.

          Vou atualizar o post.

          Abraços 🙂

          Responder

  13. Oi adorei o site. Vou este ano mas iria em agosto mas pelo visto não é um período muito bom…
    sobre os passeios em cancun, vc acha mais em conta comprar no próprio hotel os passeios ou nos sites especializados?

    Responder

    1. Oi Suelen, tudo bem?

      A maneira mais em conta de fazer os passeios é indo por conta própria, sem agências.

      Se você optar por agências as mais baratas são as que ficam na rua, principalmente no centrinho de Cancún e de Playa del Carmen. Mas muitas dessas agências são mal avaliadas pelos turistas.

      Ao contratar os passeios direto no hotel ou em sites especializados você pagará mais caro, mas em teoria o serviço é melhor (embora não seja possível garantir isso).

      Abraços 🙂

      Responder

  14. Olá!!
    Maravilhoso seu blog. Adorei as dicas eu e meu marido estamos indo 29/06. seguiremos seus roteiros.
    Obrigada.

    Responder

    1. Olá Adriana, muito obrigado 🙂

      Acompanhe o Dicas Onde Ficar, nos próximos dias vou publicar muitos outros artigos e relatos sobre Cancún, Riviera Maya e região.

      Boa viagem para vocês 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *