Qual moeda levar para Venezuela?

A moeda oficial da Venezuela é o Bolívar Venezuelano, também chamado de Bolívar Fuerte. A abreviação usada para os bolívares é Bs.F.

Uma coisa muito importante que você precisa saber para não perder dinheiro na sua visita à Venezuela, é a questão do câmbio paralelo. A diferença entre o câmbio oficial e o paralelo na Venezuela é muito grande, o paralelo chega a ser 3 vezes maior. Portanto, caso você faça o câmbio no oficial (numa casa de câmbio, numa compra ou saque com o seu cartão de crédito ou débito) seu gasto será cerca de 3 vezes maior do que se você tivesse feito o câmbio no paralelo. Fazer câmbio no paralelo é ilegal, mas amplamente feito no país.

Leia aqui mais detalhes e informações sobre o câmbio paralelo na Venezuela.

Qual a melhor moeda para levar na Venezuela?

Dólar. Toda negociação para você conseguir trocar bolívares no paralelo é feita em dólares. Você só consegue boa cotação com o nosso Real em cidades venezuelanas fronteiriças com o Brasil, em Roraima e no Amazonas.

Se você for desembarcar em Caracas, Isla Margarita ou outra grande cidade venezuelana, leve dólares para trocar, pois com reais a sua cotação será bem inferior. Euros podem ser aceitos, mas com cotação inferior ao dólar.

E toda compra ou saque realizada com cartões de crédito, débito ou VTM, a cotação será a oficial.

Dica: Economize no seguro de viagem para Venezuela

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom desconto viagem e turismo
  • Acesse o artigo que reúne os cupons de desconto aqui no blog.
  • Descontos de 5% a 50%: há cupons especiais e comemorativos (válidos por tempo limitado) com descontos de 5% a 50% em Chip Internacional, Seguro de Viagem, Aluguel de Carro, Hotéis e outros serviços:
  • Confira: Cupons de Desconto Viagem e Turismo
Chip internacional (internet no celular)
Seguro de Viagem Internacional
Aluguel de Carro no Brasil e no exterior
  • Evite as pegadinhas ao alugar um carro: siga as dicas do artigo Aluguel de Carro Passo a Passo para contratar os seguros essenciais, recusar os itens desnecessários oferecidos pelas locadoras e ficar atento às diversas pegadinhas que podem encarecer e muito o aluguel do carro.
  • Cupom desconto no Aluguel do Carro: confira se há algum ativo no artigo Cupons de Desconto Viagem e Turismo.

12 Comentários


  1. Olá Jaqueline, obrigado. Em Caracas apenas fizemos um pernoite para ir a Los Roques. Não conhecemos a cidade e por isso não posso opinar.
    Em Los Roques ficamos 5 dias, que eu considero o mínimo. Se eu fosse pra Venezuela novamente e tivesse 7 dias, ficaria os 7 em LR.

    Responder

  2. Oi Fred , parabesn pelo blog, estou planejando ir agora janeiro-2015 pra caracas e los roques, tenho uma semana , qtos dias pra cada lugar vc me recomendaria?

    Responder

  3. Ola, queria saber se voce sabe quanto esta valendo o dólar nesse mês de dezembro na Venezuela..

    Responder

  4. Olá ..
    Queria saber o que posso comprar , pq tds os meus amigos que ja foram a Venezuela , me falaram que as coisas la são baratas .. mais tbm me falaram que tem uma quantidade a ser regrada .. explique-me melhor.
    Obrigada

    Responder

    1. Olá Maryett, acredito que os produtos na Venezuela fiquem com bons preços fazendo o câmbio paralelo. Mas nossa viagem foi em uma época que o câmbio estava bem mais valorizado do que agora. E nossa viagem foi para conhecer praias, não fizemos compras. Infelizmente não tenho informações sobre compras na Venezuela.

      Responder

  5. Olá
    Tenho muiiitas duvidas…
    Quais sāo as cia que eu posso comprar passagem saindo de Manaus para Margarita e em que dia da semana?
    Gostaria de conhecer las roque e o ABC, por onde devo começar e qual o meu de transporte posso ir de um lugar para o outro? Qual a media de valores?
    Compensa ficar em albergue uma vez que dizem que os hotel all incluse sāo enconta?
    Ah alguma burocracia para alufar um carro? O que mas compensa alugar ou pegar um taxi?
    Pretendo passar uns 15dias.
    Aberta a sugestões
    Desde já agradeço.
    Att,
    Lilia Rufino

    Responder

    1. Oi Lilia, são muitas dúvidas mesmo rsrsrsrsrsrs. Bom, vou te ajudar um pouco, porque muitas das suas dúvidas já foram respondidas em outros posts e outras dúvidas eu realmente não sei a resposta.

      Não fui para Margarita, mas pelo que tenho lido não está compensado ir para lá não, muita violência.

      Das ilhas ABC eu fui para Curaçao e Aruba. E também fui para Los Roques, que fica próximo. Para LR os voos saem de Caracas. Para Curaçao e Aruba os voos saem de Caracas e tem voos de uma ilha para a outra. Então a minha sugestão é você ir para Caracas e de lá ir para as ilhas.

      Sobre alugar carros e hotéis é muito difícil te responder aqui. Seria um texto muito longo, porque as ilhas são diferentes uma das outras. Cada uma tem o seu estilo e o ideal é você dar uma pesquisada melhor, para ver o que compensa para você.

      Com 15 dias de viagem eu dividiria em períodos iguais: 5 em LR, 5 em Curaçao e 5 em Aruba.

      Abraços

      Responder

  6. Boa tarde Fred! Estou na Venezuela e planejando uma viagem para Los Roques, mas sou solteiro e estou viajando sozinho no momento. Pois bem, procuro sempre por lugares bonitos e pessoas legais, por certo. Pelas fotos que vi em um vídeo seu no youtube, quanto a beleza do lugar não há o que questionar, porém quanto a bares, luais, festas, tem coisas desse tipo por lá? Se sim, qual a ilha mais indicada para quem procura por isso? Acredito que deva ser Gran Roque por ser a mais movimentada mas de toda forma lhe pergunto pois tu viviste a experiência do local. Também gostaria de saber vale mais a pena sacar do VTM no aeroporto de Caracas ou lá mesmo, pelo cambio mais favorável, ou qual a melhor opção pra quem usa o VTM. Grato pela atenção e parabéns pelo blog! um abraço.

    Responder

    1. Oi Rodrigo, obrigado.

      A noite em Gran Roque tem uns 2 ou 3 barzinhos na na beira da praia que rolam um agito. Achei bem bacana, ambiente descontraído, meio que alternativo, mas gostei. Acho que dá para encarar solteiro sim. Tudo em Los Roques se concentra em Gran Roque, é lá que você vai ficar.

      Não sei se tem caixa eletrônico em Gran Roque, eu não arriscaria, sacaria em Caracas.

      Abraços.

      Responder

  7. Boa noite, se levar 2 mil reais para Venezuela, é equivalente a quanto reais?

    Responder

    1. Elkson, acredito que você queira saber o quanto é equivalente em bolívares. Isso é muito difícil de responder, a moeda da Venezuela está muito instável e flutuando muito. Quando eu fui para lá em 2012 estava na casa do 1 dólar para 13 bolívares no paralelo, mas agora 1 dólar está na casa dos 50 bolívares. E oscilando muito ainda.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *