Roteiro de Carro Madrid e Região | Vale a Pena Alugar Carro em Madrid?

Roteiro Carro Madrid Espanha
Dirigindo pelos arredores de Madrid

Roteiro de carro Madrid: se você é fã de road trips é possível fazer um excelente roteiro de carro pelas cidades e atrações nos arredores de Madrid.

Cidades medievais, palácios reais e lindas paisagens: entre as atrações que você pode conhecer estão as cidades medievais de Toledo, Segóvia e Ávila, os palácios reais de Aranjuez, El Escorial e La Granja de San Ildefonso, as lindas paisagens da Serra de Guadarrama, entre outras atrações.

Outros destinos: com o carro alugado você também pode seguir a road trip por outros destinos e regiões da Espanha.

Veja neste artigo dicas para alugar um carro e montar um roteiro por Madrid e região.

Roteiro de carro Madrid e região

Veja neste artigo:

  • Vale a pena alugar um carro em Madrid?
  • Roteiro de carro por Madrid e região.
  • Mapa de Madrid para o GPS.
  • Dicas gerais para alugar um carro em Madrid.

Imperdível

Sites: os sites que eu costumo usar para alugar carros são Rentcars (atualmente o meu preferido), Rentalcars e Sixt.

Recomendo: eu preparei um artigo com o passo a passo para alugar carro nesses sites. Eu recomendo que, ao alugar o carro, você siga o passo a passo para visualizar as informações mais importantes, encontrar os melhores preços e contratar os seguros essenciais. Confira:

Dezenas de dicas: eu também preparei um artigo com dezenas de dicas para alugar um carro, seja no Brasil ou no exterior (como evitar as pegadinhas, CNH/PID, taxas das locadoras, vistorias, políticas de quilometragem e combustível, etc). Confira:

Seguros: nos artigos abaixo eu abordo profundamente os seguros no aluguel do carro. Veja quais são os seguros essenciais contratar e quais são pegadinhas das locadoras. Confira:

Ávila - Espanha
Muralhas de Ávila: cidade medieval próxima de Madrid

Guia Completo de Madrid

Todas as dicas da viagem de 15 dias que eu fiz por Madrid e arredores (inclui Toledo, Segóvia e Ávila).
Receba o guia 100% completo e 100% gratuito no seu email.>

Vale a pena Alugar um carro em Madrid?

Não (para a cidade de Madrid): dentro da cidade de Madrid um carro será um estorvo. Você enfrentará trânsito e gastará com estacionamento (bem caro para os padrões brasileiros). Na cidade de Madrid a melhor opção é usar a excelente rede de transporte público. Veja Como Se Locomover em Madrid.

Não (para os arredores de Madrid): você também pode usar o transporte público para chegar nas principais cidades e atrações nos arredores de Madrid (nos artigos do blog eu dou os detalhes sobre como chegar de trem e/ou ônibus nas cidades e atrações).

Sim (se você é fã de road trips): mas se você gosta de fazer roteiros de carro dá para montar um roteiro espetacular pelos arredores de Madrid percorrendo as cidades medievais, palácios reais, castelos e outras atrações.

Pernoitar: com o carro alugado a melhor opção é percorrer o entorno de Madrid pernoitando (ou dormindo duas ou três noites) em Toledo, Segóvia e Ávila (e eventualmente em outras cidades dependendo do seu roteiro).

A pé: nas cidades medievais você terá que deixar o carro estacionado e conhecer o centro histórico a pé.

Carro somente para os arredores: se o seu roteiro tem alguns dias para Madrid e alguns dias para os arredores de Madrid, alugue o carro somente para os arredores (na cidade de Madrid compensa usar o transporte público).

Não compensa fazer bate-voltas com o carro alugado de Madrid para as cidades e atrações. Vale a pena se hospedar nas cidadezinhas no entorno de Madrid: você ganhará tempo (menos deslocamentos) e economizará (os hotéis, restaurantes e estacionamentos são mais baratos do que em Madrid).

Roteiro Carro Madrid Espanha
Linda paisagem na Serra de Guadarrama

Roteiro de carro Madrid e Região

Mais do que você planejou: são tantas as atrações espetaculares nos arredores de Madrid que você vai precisar de mais dias do que inicialmente planejou 🙂

Lista das cidades e atrações: há muitas coisas bacanas além de Toledo, Segóvia e Ávila. Confira o artigo com as principais cidades e atrações no entorno de Madrid: Bate-Voltas em Madrid.

Quantos dias? Para uma viagem um pouco mais profunda pelos arredores de Madrid eu recomendo pelo menos uns 5 dias inteiros (só para os arredores).

Mais dias: mas se você gosta de percorrer com calma centrinhos históricos medievais, visitar palácios reais e dirigir por lindas paisagens, dá para ficar uns 8 a 10 dias só visitando atrações espetaculares nos arredores de Madrid. Você está com dúvidas no roteiro de Madrid? Confira o artigo com dicas de Roteiros em Madrid de 1 a 15 Dias.

Segóvia - Espanha
Segóvia: Aqueduto Romano construído no Século I

Roteiro circular pelos arredores de Madrid

Circular: o bacana é que dá para montar um roteiro circular percorrendo o entorno de Madrid (sem precisar passar pela capital).

Sugestão: no mapa abaixo segue uma sugestão de roteiro, mas é claro que você pode adaptar de acordo com as suas preferências, principalmente se você for seguir com o roteiro de carro para outras regiões da Espanha.

Mapa: confira abaixo o mapa do roteiro circular passando pelo Monasterio de El Escorial, Valle de Los Caídos, Castillo de Los Mendoza (Manzanares El Real), Puerto de Navacerrada (Serra de Guadarrama), Palácio Real de La Granja de San Ildefonso, Segóvia, Ávila, Toledo, Palácio Real de Aranjuez, Chinchón e Alcalá de Henares.

Destrinchando o roteiro

Divisão. Para facilitar as explicações eu dividi o roteiro em duas partes:

  • 1 – Do Monasterio de El Escorial até Ávila
  • 2 – De Toledo até Alcalá de Henares
1 – Monasterio de El Escorial, Valle de Los Caídos, Castillo de Los Mendoza, Puerto de Navacerrada (Serra de Guadarrama), Palacio Real de La Granja de San Ildefonso, Segóvia e Ávila:
  • Monasterio de El Escorial: o enorme complexo está localizado na cidadezinha de San Lorenzo de El Escorial e foi finalizado no século XVI (era a maior construção da Europa na época). O local reúne dois palácios reais, dois panteões reais (a maioria dos reis espanhóis estão enterrados lá), uma basílica, um mosteiro, uma biblioteca, palacetes reais e lindos jardins. É espetacular e imperdível na minha opinião. Veja: Dicas Monasterio de El Escorial e Hotéis em San Lorenzo de El Escorial.
  • Valle de Los Caídos: também localizado em San Lorenzo de El Escorial o local é polêmico pela ligação com o Ditador Franco (que está enterrado lá) e com a Guerra Civil Espanhola. O Valle de Los Caídos possui uma gigantesca basílica escavada na rocha com a maior Cruz do mundo (150 metros de altura) no topo da rocha. O Valle fica nas montanhas da Serra de Guadarrama (com lindas vistas). Veja: Dicas Valle de Los Caídos.
  • Castillo de Los Mendoza: também chamado de Castillo Nuevo de Manzanares El Real, fica na cidadezinha de Manzanares El Real (aos pés da Serra de Guadarrama). É uma fortaleza-palácio construída no século XV por uma das famílias nobres mais tradicionais da Espanha. Restaurado e mobiliado, o Castillo de Los Mendoza é uma excelente opção para conhecer o cotidiano de uma família nobre da época. Veja Dicas Castillo de Los Mendoza e Hotéis em Manzanares El Real.
  • Puerto de Navacerrada (Serra de Guadarrama): Puerto de Navacerrada pode ser usado como base para explorar a Serra de Guadarrama (região serrana no entorno de Madrid) tanto no verão (com lindas paisagens) como no inverno (quando há estações de esqui e a região fica coberta com neve). São 3 estações de esqui bem próximas uma da outra: Puerto de Navacerrada, Puerto de Cotos e Valdesquí. Mais dicas no artigo Onde Ver Neve em Madrid (Estações de Esqui). Veja Hotéis em Navacerrada.
  • Palacio Real de La Granja de San Ildefonso: descendo a Serra de Guadarrama, a partir de Puerto de Navacerrada em direção à Segóvia, fica a cidadezinha de La Granja de San Ildefonso onde está o Palácio Real de La Granja. O palácio, que foi inspirado no Palácio de Versalhes (ele tem Versalhes no seu DNA), possui lindos jardins com fontes. Veja Dicas Palacio Real de La Granja de San Ildefonso e Hotéis em La Granja de San Ildefonso.
  • Segóvia: a cidade medieval de Segóvia é imperdível. As principais atrações são o Aqueduto Romano, o Alcázar e a Catedral, mas Segóvia possui muitas outras atrações espetaculares. Em Segóvia eu recomendo ficar 2 dias. Veja: Dicas Segóvia Espanha e Hotéis em Segóvia.
  • Ávila: a cidade, também imperdível, possui uma das Muralhas Medievais mais lindas e preservadas da Europa. O centro histórico medieval ainda é 100% amuralhado. Para Ávila eu recomendo 1 dia inteiro. Veja: Dicas Ávila Espanha e Hotéis em Ávila.

Veja o mapa dessas cidades e atrações acima:

Monasterio de El Escorial - Madrid - Espanha
Monasterio de El Escorial e a sua enorme fachada lateral voltada para os jardins
Valle de Los Caídos - Madrid - Espanha
Valle de Los Caídos: a Cruz no topo tem 150 metros de altura (pela foto não dá para ter noção do tamanho)
Castillo de Los Mendoza - Manzanares El Real - Madrid - Espanha
Castillo de Los Mendoza em Manzanares El Real: fortaleza-palácio do século XV
Puerto de Navacerrada - Madrid - Espanha
Puerto de Navacerrada: estação de esqui no inverno
Roteiro Carro Madrid Espanha
Dirigindo pela Serra de Guadarrama com um pouco de neve nos pinheiros
Palácio Real de La Granja de San Ildefonso - Segóvia - Espanha
Palácio Real de La Granja de San Ildefonso: pertinho de Segóvia
Roteiro Carro Madrid Espanha
Segóvia: mirante do Alcázar
Ávila - Espanha
Ávila: centro medieval ainda amuralhado
2 – Toledo, Palacio Real de Aranjuez, Chinchón e Alcalá de Henares
  • Toledo: é a cidade mais famosa e imperdível no entorno de Madrid. Toledo tem milhares de anos de história, foi a capital de vários reinos e a primeira capital do Império Espanhol. A grande importância histórica e a convivência simultânea durante vários séculos de católicos, judeus e muçulmanos deixou o o centro histórico medieval com muitas atrações. Eu recomendo pelo menos 2 dias para Toledo (nós ficamos 3 dias). Um dia é muito pouco (o centro histórico é gigante, em 1 dia você não conseguirá nem se ambientar direito). Veja: Dicas Toledo Espanha e Hotéis em Toledo.
  • Palacio Real de Aranjuez: o palácio em si não é tão grande, mas possui salas espetaculares, além de lindos jardins e fontes. Ele fica na cidadezinha de Aranjuez, às margens do Rio Tajo. Veja: Dicas Palacio Real de Aranjuez e Hotéis em Aranjuez.
  • Chinchón: a grande atração da pequenina e pacata de cidade de Chinchón é a Plaza Mayor que se transforma em arena de touradas em datas especiais. Veja Atrações de Chinchón e Hotéis em Chinchón.
  • Alcalá de Henares: entre as principais atrações da cidade de Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote, estão a Casa-Museo de Cervantes, a linda Plaza de Cervantes e a Universidad de Alcalá. Veja Atrações em Alcalá de Henares e Hotéis em Alcalá de Henares.

Veja o mapa das cidades e atrações acima:

Toledo - Espanha
Centro Histórico Medieval de Toledo: imperdível
Palácio Real de Aranjuez - Madrid - Espanha
Fachada do Palácio Real de Aranjuez
Bônus: Palácio de El Pardo e Outlets em Madrid 

Tempo e interesse: se você tiver tempo e for do seu interesse você também pode visitar o Palácio de El Pardo e ir em algum dos principais outlets no entorno de Madrid. Esses locais ficam na área suburbana de Madrd, mas é bem mais fácil chegar de carro do que de transporte público.

Palacio Real de El Pardo: o palácio, bem mais simples do que o Palácio Real de Madrid, possui somente visitas guiadas cujo foco principal é a relação do Ditador Franco com o palácio. Franco utilizava o palácio como moradia e principal local de trabalho. Veja: Palacio Real de El Pardo.

Outlets em Madrid. São 3 unidades da rede The Style Outlets: Las Rozas VillageSan Sebastián de los Reyes e Getafe. O mais procurado pelos turistas é o Las Rozas Village. Os outlets possuem muitas lojas de marcas famosas. Garimpando você encontra alguns itens com preços bacanas, mas não espere nada tão barato com os outlets dos EUA.

Veja o mapa do Palacio de El Pardo e dos 3 outlets:

Mapa de Madrid para o GPS

Duas dicas: nas minhas últimas viagens eu tenho usado dois recursos muito úteis.

Dica 1: Google Maps off-line.

Dica 2: chip de celular com internet ilimitada.

Google Maps off-line: antes da viagem faça o download no seu celular do mapa da Região de Madrid no Google Maps. Você poderá usar mesmo off-line. É possível traçar rotas e navegar normalmente mesmo sem estar conectado à internet. Funciona como um GPS. Somente é possível traçar rotas para trajetos de carro (a pé, bicicleta e transporte público não estarão disponíveis). Off-line não haverá informações em tempo real sobre o trânsito, acidentes, desvios, etc. Veja aqui como fazer o download de mapas off-line do Google Maps.

Chip de celular com internet ilimitada: é possível comprar um chip com internet e receber na sua casa no Brasil antes da viagem. É muito simples de usar e ficar conectado durante a sua viagem. Com o chip você poderá usar o Google Maps (online, com os dados reais de trânsito) ou o Waze, além de ficar conectado durante a viagem. Dá para usar as redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações, restaurantes e preços. Veja: Chip de Celular Europa.

Economia e praticidade: com o Google Maps off-line e um chip de celular você não precisará alugar um GPS (uma boa economia) e terá uma grande praticidade durante a viagem.

Mapa GPS Madrid Espanha
Faça o download do mapa de Madrid e arredores no aplicativo Google Maps do seu celular. Você poderá usar mesmo off-line (somente as rotas de carro). Dica: a área do mapa para fazer o download é interativa.

Dicas Alugar Carro em Madrid e Região

CNH/PID na Espanha: a nossa CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é válida na Espanha para um período de até 180 dias. Teoricamente não é necessária a PID (Permissão Internacional para Dirigir), mas há relatos de locadoras na Espanha que exigem a PID ao retirar o veículo. A PID sozinha não tem validade (junto com a PID é preciso apresentar a CNH).

Rodovias: as rodovias no entorno de Madrid possuem excelente estado de conservação e de sinalização. Há algumas Autopistas (autoestradas) que saem de Madrid (o nome delas começa com A ou AP). As Autopistas possuem várias faixas de rolamento e são de alta velocidade. Mas ao fazer o roteiro circular (que eu propus acima) você passará mais por estradas duplas ou simples (algumas sinuosas), mas espere sempre um bom estado de conservação.

Pedágios: na Espanha os pedágios ficam nas Autopistas. As cabines de pedágios são automáticas (não possuem atendentes). Ao entrar e ao sair da Autopista você obrigatoriamente passa por uma cabine. Ao entrar na Autopista você retira um ticket (é só apertar o botão) e ao sair da Autopista você insere o ticket. Será calculado o valor de acordo com a quilometragem percorrida. Na saída da Autopista cada cabine possui uma identificação com o tipo de pagamento que é aceito: dinheiro (há devolução de troco), cartão de crédito ou cobrança automática (como o nosso Sem Parar). Para pagamento em dinheiro tenha notas de 50 euros ou menos.

Postos de combustíveis (como abastecer): na Espanha os postos de combustíveis são chamados de gasolineras ou estación de servicio. Os carros alugados podem ser a gasolina (em espanhol é gasolina mesmo) ou a diesel (em espanhol gasóleo). São dois tipos de gasolina: gasolina sin plomo 95 (comum) e gasolina sin plomo 98 (aditivada). Os preços da gasolina e do diesel (gasóleo) giram em torno de 1,00 a 1,40 euros o litro (em dezembro de 2017). Os carros à diesel (gasóleo) são muito econômicos. A maioria dos postos funciona no estilo autoservicio (self-service) onde você mesmo abastece o carro. Você estaciona ao lado da bomba (são numeradas), abastece o carro e depois vai até a loja efetuar o pagamento (diga o número da bomba). Alguns postos de combustíveis possuem opções de bombas de autoservicio e bombas com frentistas (nesse caso o litro sai mais caro).

Roteiro Carro Madrid Espanha
De carro alugado pelos arredores de Madrid

Imperdível

Sites: os sites que eu costumo usar para alugar carros são Rentcars (atualmente o meu preferido), Rentalcars e Sixt.

Imperdível: eu preparei um artigo com o passo a passo para alugar carro nesses sites. Eu recomendo que, ao alugar o carro, você siga o passo a passo para visualizar as informações mais importantes, encontrar os melhores preços e contratar os seguros essenciais. Confira:

Dúvidas sobre o roteiro de carro nos arredores de Madrid

Você tem alguma dúvida sobre o roteiro de carro em Madrid e região? Deixe um comentário no final do artigo 🙂

Dicas Madrid Espanha

Dezenas de artigos: eu preparei dezenas de artigos que vão te ajudar na organização da sua viagem por Madrid e região. Confira:

Facilitando a sua vida

  • Seguro Viagem Obrigatório Europa: Como Funciona o Tratado de Schengen. Dicas para contratar o Seguro Obrigatório por um bom preço. Veja também como funciona o Tratado de Schengen, a área de livre circulação pela Europa (visto, documentos obrigatórios, tempo de permanência, lista dos países, etc).
  • Chip Celular Europa: veja como comprar e receber no Brasil (no seu endereço) um chip de celular para você ficar conectado na sua viagem pela Europa. Você poderá usar redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações e restaurantes, acessar emails, usar aplicativos (como Waze, Google Maps e Internet Banking) e pedir um Uber.
  • Aluguel de Carros Passo a Passo: um artigo completo para você alugar um carro contratando todos os seguros essenciais e evitando cair nas pegadinhas das locadoras. Veja como alugar um carro no exterior pagando em Reais, sem IOF e em até 12x no cartão.

Pontos turísticos e atrações em Madrid

Nos arredores de Madrid

Organize a sua viagem para Madrid

Dicas Práticas e Econômicas para a Sua Viagem:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *