Vale a Pena o Seguro Gratuito do Cartão no Aluguel do Carro?

Carro Alugado Brasil Exterior
Seguro do cartão de crédito para o carro alugado: vale a pena usar?

Seguro do cartão de crédito: alguns cartões de crédito das bandeiras Visa e MasterCard (entre outras) oferecem gratuitamente uma proteção no aluguel do carro no Brasil e no exterior.

Condições: existem algumas condições para ter direito à essa cobertura (que eu comento mais abaixo).

Vale a pena? A grande dúvida é se compensa usar o seguro gratuito do cartão de crédito ou é melhor contratar diretamente com a locadora.

Cuidado: o uso do seguro do cartão de crédito pode gerar uma boa economia, mas também pode te fazer cair em pegadinhas e entrar em grandes enrascadas.

Vale a pena o seguro gratuito do cartão no aluguel do carro?

Veja neste artigo:

  • Cartões de crédito Visa, MasterCard e outros: confira os principais cartões de crédito que oferecem gratuitamente o seguro.
  • Seguro: qual é o seguro gratuito que os cartões oferecem ao alugar um carro?
  • Condições e restrições: confira as principais condições e restrições do seguro do cartão.
  • Pegadinha: veja como funciona o sinistro no modo reembolso.
  • Atenção! Muita atenção com a Proteção Contra Terceiros.
  • Opinião: a minha opinião sobre o uso do seguro gratuito do cartão de crédito no aluguel do carro.

Imperdível

Sites: os sites que eu costumo usar para alugar carros são Rentcars (atualmente o meu preferido), Rentalcars e Sixt.

Recomendo: eu preparei um artigo com o passo a passo para alugar carro nesses sites. Eu recomendo que, ao alugar o carro, você siga o passo a passo para visualizar as informações mais importantes, encontrar os melhores preços e contratar os seguros essenciais. Confira:

Dezenas de dicas: eu também preparei um artigo com dezenas de dicas para alugar um carro, seja no Brasil ou no exterior (como evitar as pegadinhas, CNH/PID, taxas das locadoras, vistorias, políticas de quilometragem e combustível, etc). Confira:

Seguros: no artigo abaixo eu abordo profundamente os seguros no aluguel do carro. Veja quais são os seguros essenciais contratar e quais são pegadinhas das locadoras. Confira:

Confira os cartões de crédito que oferecem o seguro 

Seguro do Cartão de Crédito Aluguel de Carro
Confira os principais cartões que oferecem o seguro do carro alugado

Cartões Top: o seguro do aluguel do carro não é oferecido por todos os cartões das bandeiras Visa e MasterCard. Ele é oferecido apenas nos cartões mais exclusivos.

Visa: os cartões Visa que oferecem o seguro gratuito no aluguel do carro são o Visa Gold, o Visa Platinum e o Visa Infinite. Mais informações no site Benefícios do Cartão Visa.

MasterCard: os cartões MasterCard que oferecem o seguro gratuito são o MasterCard Platinum e o MasterCard Black (clique nos links para acessar os sites dos cartões onde você encontra mais informações).

Outras bandeiras: alguns cartões da American Express também oferecem o benefício, mas eu não encontrei o link para o site. Se você souber de outros cartões deixe um comentário no final do artigo 🙂

Qual é o seguro que os cartões oferecem no aluguel do carro?

Proteção do carro CDW/LDW: os cartões de crédito oferecem a proteção do carro que você está alugando, chamada de CDW (Collision Damage Waiver) ou LDW (Loss Damage Waiver).

Economia: obter gratuitamente essa proteção pode gerar uma boa economia no aluguel do carro. Em muitos destinos a Proteção CDW/LDW chega a custar mais caro do que o próprio aluguel do carro.

Seguradora: a proteção é oferecida gratuitamente pelos cartões de crédito, mas a execução da cobertura é realizada por uma seguradora contratada pelos cartões.

Cobertura: o CDW/LDW cobre danos, avarias, colisões e o roubo do carro que você está alugando (consulte os termos da sua apólice).

Não cobre: isso varia entre as seguradoras mas geralmente a proteção CDW/LDW não cobre os pneus, vidros (janelas, faróis, lanternas) e o interior do carro (estofado, painel), entre outros itens à depender da seguradora.

Variáveis: o valor da cobertura oferecida e os detalhes da proteção variam entre as bandeiras dos cartões e entre os cartões da mesma bandeira. Por exemplo: o valor da cobertura oferecida pelo cartão MasterCard Black é superior ao da oferecida pelo Mastercard Platinum. No Visa a cobertura maior é do Visa Infinite, na sequência vem o Visa Platinum e a menor cobertura é do Visa Gold.

Dúvidas: se você tem dúvidas sobre como funciona e quais são as coberturas da proteção oferecida pelo seu cartão, confira nos links do tópico acima ou entre em contato com o atendimento telefônico do seu cartão. Aproveite para conferir todos os termos e condições de uso.

Condições e restrições do seguro do cartão de crédito para o aluguel do carro

Condições do Seguro do Carro Cartão de Crédito
Confira abaixo as principais condições e restrições do seguro do cartão

Pagar o aluguel com o cartão: você tem direito à proteção gratuita CDW/LDW ao pagar o aluguel do carro com o cartão de crédito. Também use o mesmo cartão no depósito caução (valor bloqueado pela locadora quando você for retirar o carro).

Como gerar a apólice? Isso vai depender da bandeira do cartão. Alguns cartões você nem precisa gerar a apólice (basta pagar o aluguel com o cartão). Em outros cartões você precisa acessar o site dos benefícios do cartão e gerar uma apólice do seguro/proteção. Verifique como funciona no seu cartão.

Recusar: para a apólice do seguro ter validade você deve recusar (não contratar) a Proteção CDW/LDW oferecida pela locadora. Ela pode ser oferecida tanto online (ao efetuar a reserva) como no balcão (no momento da retirada do veículo). Se você contratar o CDW/LDW da locadora, automaticamente a apólice do seguro oferecido pelo seu cartão perde a validade.

Pode contratar as demais proteções: você pode contratar as demais proteções, seguros e assistências oferecidos pela locadora, como a Proteção Contra Terceiros, a Proteção de Vidros e Pneus, a Assistência Rodoviária, o Seguro Pessoal, etc. Ao contratar essas proteções o seguro do seu cartão não perde a validade. A única que você não pode contratar diretamente com a locadora é a proteção CDW/LDW.

Locatário: o cartão de crédito usado para fazer o pagamento do aluguel deve estar no nome do locatário do veículo. Durante a viagem o carro pode ser conduzido por outros motoristas, desde que eles também constem no contrato como condutores adicionais.

Caução maior: em alguns destinos a locadora cobra um depósito caução maior caso você opte por usar o seguro do cartão. Por exemplo: o caução é 1000 dólares se você contratar o CDW/LDW junto à locadora, mas o caução passa a ser de 2000 dólares se você usar o CDW/LDW do cartão.

Restrições de carros e países: os cartões de crédito não oferecem a proteção para alguns modelos de carros (geralmente luxuosos, esportivos, off-roads) e nem em alguns países (para qualquer carro). Verifique os detalhes junto ao seu cartão.

Recusa da locadora: é comum também as locadoras de alguns destinos recusarem o aluguel do carro com o seguro do cartão. Elas obrigam você a contratar o CDW/LDW diretamente com elas.

Condições e restrições de uma maneira geral: eu descrevi as condições e as restrições de uma maneira bem geral e superficial. Verifique junto à bandeira do seu cartão todos os termos e condições de uso.

Pegadinha: sinistro no modo reembolso

Pegadinha: a grande pegadinha da Proteção CDW/LDW oferecida gratuitamente pelos cartões de crédito é que ela funciona no modo reembolso.

Reembolso: é isso mesmo. Caso haja algum sinistro (colisão, avaria, riscos, roubo do carro, etc) você tem que arcar com os custos junto à locadora e posteriormente solicitar o reembolso junto à seguradora da apólice.

Enrascada: imagina se numa viagem ao exterior você bate o carro, dá perda total ou tem o carro roubado? Você terá que arcar com o custo junto à locadora (5, 10, 20 mil dólares/euros ou quem sabe mais) e depois solicitar o reembolso.

Eu não tenho: não sei você, mas eu não tenho limite no cartão de crédito para suportar todos esses valores durante a viagem.

Burocracia no reembolso: pesquisando pela internet você encontrará muitos relatos de viajantes que usaram o seguro do cartão, passaram por sinistros e precisaram solicitar um reembolso.

A maioria dos relatos não são nada favoráveis: a burocracia do reembolso é grande, você tem que estar com todos os documentos do sinistro exigidos pela seguradora (no exterior nem sempre é fácil conseguir e entender esses documentos) e o reembolso pode levar meses. O reembolso pode não ser integral (são descontadas taxas administrativas). Se o sinistro envolver uma ação judicial (um acidente com vítimas por exemplo) o reembolso pode ser ainda mais complicado. Caso a seguradora encontre algum detalhe fora dos termos ela pode recusar o reembolso.

Muita atenção com a Proteção Contra Terceiros

Proteção apenas do seu carro alugado: note que a Proteção CDW/LDW que é oferecida pelos cartões de crédito protege apenas o carro que você está alugando.

Não cobre terceiros: ela não cobre os danos que você causar à terceiros (se você bater num outro carro, num imóvel ou atropelar alguém, por exemplo).

Erro. Esse é o erro mais comum dos viajantes que usam o seguro do cartão: recusar todos os seguros no momento da retirada do veículo e viajar desprotegido contra danos à terceiros.

Contrate a Proteção Contra Terceiros: usando ou não usando o seguro do cartão você deve contratar a Proteção Contra Terceiros. Ela cobre danos materiais e morais que você causar à outras pessoas.

Continua valendo: ao contratar a Proteção Contra Terceiros a Proteção CDW/LDW do seu cartão não perde a validade. Você pode contratar qualquer seguro, proteção ou assistência oferecida pela locadora, exceto a CDW/LDW (para usar a do seu cartão).

Não deixe de ler o artigo onde eu explico detalhadamente os seguros (quais contratar e quais não contratar):

A minha opinião sobre o seguro do cartão

Economia: usar o seguro do carro oferecido pelo cartão de crédito gera uma boa economia. Se tudo ocorrer bem durante a sua viagem (se não houver sinistros) será uma excelente escolha.

Imprevistos: apesar do pensamento positivo temos que estar preparados para os imprevistos porque eles acontecem.

Valor pequeno: se houver um sinistro de algumas centenas de reais/dólares/euros, tudo bem arcarmos com esse custo e depois solicitarmos o reembolso. Apesar de ser uma situação chata, não é isso que vai acabar com a viagem.

Situação complicada: mas se acontecer um sinistro grave, de milhares de reais/dólares/euros, ficaremos numa situação complicada. Vai estragar a viagem e pode nos colocar num imbróglio financeiro.

Momentos: nós planejamos as viagens para que elas proporcionem momentos de felicidade. Como é que você vai viajar tranquilo sabendo que a proteção do seu carro é reembolsável?

Reembolso: eu não considero o seguro do carro no modo reembolso uma opção viável.

Não compensa: na minha opinião, considerando todos as consequências, os riscos e o estresse envolvido no modo reembolso, eu acho que não vale a pena usar o seguro gratuito do aluguel do carro oferecido pelos cartões de crédito.

Direto com a locadora: a melhor opção é contratar a Proteção CDW/LDW diretamente com a locadora.

Imperdível

Sites: os sites que eu costumo usar para alugar carros são Rentcars (atualmente o meu preferido), Rentalcars e Sixt.

Recomendo: eu preparei um artigo com o passo a passo para alugar carro nesses sites. Eu recomendo que, ao alugar o carro, você siga o passo a passo para visualizar as informações mais importantes, encontrar os melhores preços e contratar os seguros essenciais. Confira:

Dúvidas

Você tem alguma dúvida, opinião ou experiência com o assunto? Deixe um comentário abaixo 🙂

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

Vantagens do Hoteis.com

  • Hotéis em 12x sem juros: pague os hotéis no Brasil e no exterior em 12x sem juros no cartão de crédito.
  • Em Reais no Exterior: pague os hotéis no exterior em Reais sem IOF e sem a variação cambial.
  • Mais vantagens Hoteis.com: cupom desconto, programa de recompensas, cancelamento grátis, etc.
  • Confira todas as dicas no artigo: Hoteis.com Vale a Pena?

6 Comentários


  1. Muito esclarecedor seu post.
    Mas vou relatar um ocorrido comigo que pode ajudar algumas pessoas. Inicialmente, sempre entre em contato com a operadora do seu cartão de crédito para saber realmente todos os detalhes.

    Sempre aluguei carro exclusivamente com o seguro CDW de meu Visa Infinite.
    Tive a infelicidade de em uma de minhas viagens precisar utilizar o seguro (batida na traseira do meu carro, danificou o para-choque e quebrou lanterna traseira).

    Liguei para o cartão de imediato e eles me instruíram em tudo o que deveria fazer.
    Na hora de entregar o carro, a locadora (Alamo) me forneceu todos os documentos que pedi e passei o cartão para cobrar o prejuízo (a Visa me informou que, independente do meu limite, o custo que a Alamo informasse seria aprovado).

    Cheguei em casa, enviei os documentos que a Alamo me forneceu para a Visa e na semana seguinte recebi uma ligação deles informando que estava tudo ok. Não precisei mexer em meu dinheiro para nada.

    Responder

    1. Oi Andrew, obrigado pelo relato, vai sim ajudar os demais viajantes.

      Uma pergunta: foi outro carro que causou o acidente?

      Abraços e boas viagens 🙂

      Responder

  2. Muito esclarecedor. Foi de grande ajuda. Obrigada por facilitar minha escolha. Abraços.

    Responder

  3. Parabéns! Foi o artigo mais completo que encontrei sobre o assunto de seguros de carros. Muito válido tbém seu posicionamneto pessoal. Grata! Mariana

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *