Vale a Pena o Seguro Gratuito do Cartão no Aluguel do Carro?

Carro Alugado Brasil Exterior
Seguro do cartão de crédito para o carro alugado: vale a pena usar?

Seguro do cartão de crédito: alguns cartões de crédito das bandeiras Visa e MasterCard (entre outras) oferecem gratuitamente uma proteção no aluguel do carro no Brasil e no exterior.

Condições: existem algumas condições para ter direito à essa cobertura (que eu comento mais abaixo).

Vale a pena? A grande dúvida é se compensa usar o seguro gratuito do cartão de crédito ou é melhor contratar diretamente com a locadora.

Cuidado: o uso do seguro do cartão de crédito pode gerar uma boa economia, mas também pode te fazer cair em pegadinhas e entrar em grandes enrascadas.

Vale a pena o seguro gratuito do cartão no aluguel do carro?

Veja neste artigo:

  • Cartões de crédito Visa, MasterCard e outros: confira os principais cartões de crédito que oferecem gratuitamente o seguro.
  • Seguro: qual é o seguro gratuito que os cartões oferecem ao alugar um carro?
  • Condições e restrições: confira as principais condições e restrições do seguro do cartão.
  • Pegadinha: veja como funciona o sinistro no modo reembolso.
  • Atenção! Muita atenção com a Proteção Contra Terceiros.
  • Opinião: a minha opinião sobre o uso do seguro gratuito do cartão de crédito no aluguel do carro.

Imperdível

Sites: os sites que eu costumo usar para alugar carros são Rentcars (atualmente o meu preferido), Rentalcars e Sixt.

Recomendo: eu preparei um artigo com o passo a passo para alugar carro nesses sites. Eu recomendo que, ao alugar o carro, você siga o passo a passo para visualizar as informações mais importantes, encontrar os melhores preços e contratar os seguros essenciais. Confira:

Dezenas de dicas: eu também preparei um artigo com dezenas de dicas para alugar um carro, seja no Brasil ou no exterior (como evitar as pegadinhas, CNH/PID, taxas das locadoras, vistorias, políticas de quilometragem e combustível, etc). Confira:

Seguros: no artigo abaixo eu abordo profundamente os seguros no aluguel do carro. Veja quais são os seguros essenciais contratar e quais são pegadinhas das locadoras. Confira:

Confira os cartões de crédito que oferecem o seguro 

Seguro do Cartão de Crédito Aluguel de Carro
Confira os principais cartões que oferecem o seguro do carro alugado

Cartões Top: o seguro do aluguel do carro não é oferecido por todos os cartões das bandeiras Visa e MasterCard. Ele é oferecido apenas nos cartões mais exclusivos.

Visa: os cartões Visa que oferecem o seguro gratuito no aluguel do carro são o Visa Gold, o Visa Platinum e o Visa Infinite. Mais informações no site Benefícios do Cartão Visa.

MasterCard: os cartões MasterCard que oferecem o seguro gratuito são o MasterCard Platinum e o MasterCard Black (clique nos links para acessar os sites dos cartões onde você encontra mais informações).

Outras bandeiras: alguns cartões da American Express também oferecem o benefício, mas eu não encontrei o link para o site. Se você souber de outros cartões deixe um comentário no final do artigo 🙂

Qual é o seguro que os cartões oferecem no aluguel do carro?

Proteção do carro CDW/LDW: os cartões de crédito oferecem a proteção do carro que você está alugando, chamada de CDW (Collision Damage Waiver) ou LDW (Loss Damage Waiver).

Economia: obter gratuitamente essa proteção pode gerar uma boa economia no aluguel do carro. Em muitos destinos a Proteção CDW/LDW chega a custar mais caro do que o próprio aluguel do carro.

Seguradora: a proteção é oferecida gratuitamente pelos cartões de crédito, mas a execução da cobertura é realizada por uma seguradora contratada pelos cartões.

Cobertura: o CDW/LDW cobre danos, avarias, colisões e o roubo do carro que você está alugando (consulte os termos da sua apólice).

Não cobre: isso varia entre as seguradoras mas geralmente a proteção CDW/LDW não cobre os pneus, vidros (janelas, faróis, lanternas) e o interior do carro (estofado, painel), entre outros itens à depender da seguradora.

Variáveis: o valor da cobertura oferecida e os detalhes da proteção variam entre as bandeiras dos cartões e entre os cartões da mesma bandeira. Por exemplo: o valor da cobertura oferecida pelo cartão MasterCard Black é superior ao da oferecida pelo Mastercard Platinum. No Visa a cobertura maior é do Visa Infinite, na sequência vem o Visa Platinum e a menor cobertura é do Visa Gold.

Dúvidas: se você tem dúvidas sobre como funciona e quais são as coberturas da proteção oferecida pelo seu cartão, confira nos links do tópico acima ou entre em contato com o atendimento telefônico do seu cartão. Aproveite para conferir todos os termos e condições de uso.

Condições e restrições do seguro do cartão de crédito para o aluguel do carro

Condições do Seguro do Carro Cartão de Crédito
Confira abaixo as principais condições e restrições do seguro do cartão

Pagar o aluguel com o cartão: você tem direito à proteção gratuita CDW/LDW ao pagar o aluguel do carro com o cartão de crédito. Também use o mesmo cartão no depósito caução (valor bloqueado pela locadora quando você for retirar o carro).

Como gerar a apólice? Isso vai depender da bandeira do cartão. Alguns cartões você nem precisa gerar a apólice (basta pagar o aluguel com o cartão). Em outros cartões você precisa acessar o site dos benefícios do cartão e gerar uma apólice do seguro/proteção. Verifique como funciona no seu cartão.

Recusar: para a apólice do seguro ter validade você deve recusar (não contratar) a Proteção CDW/LDW oferecida pela locadora. Ela pode ser oferecida tanto online (ao efetuar a reserva) como no balcão (no momento da retirada do veículo). Se você contratar o CDW/LDW da locadora, automaticamente a apólice do seguro oferecido pelo seu cartão perde a validade.

Pode contratar as demais proteções: você pode contratar as demais proteções, seguros e assistências oferecidos pela locadora, como a Proteção Contra Terceiros, a Proteção de Vidros e Pneus, a Assistência Rodoviária, o Seguro Pessoal, etc. Ao contratar essas proteções o seguro do seu cartão não perde a validade. A única que você não pode contratar diretamente com a locadora é a proteção CDW/LDW.

Locatário: o cartão de crédito usado para fazer o pagamento do aluguel deve estar no nome do locatário do veículo. Durante a viagem o carro pode ser conduzido por outros motoristas, desde que eles também constem no contrato como condutores adicionais.

Caução maior: em alguns destinos a locadora cobra um depósito caução maior caso você opte por usar o seguro do cartão. Por exemplo: o caução é 1000 dólares se você contratar o CDW/LDW junto à locadora, mas o caução passa a ser de 2000 dólares se você usar o CDW/LDW do cartão.

Restrições de carros e países: os cartões de crédito não oferecem a proteção para alguns modelos de carros (geralmente luxuosos, esportivos, off-roads) e nem em alguns países (para qualquer carro). Verifique os detalhes junto ao seu cartão.

Recusa da locadora: é comum também as locadoras de alguns destinos recusarem o aluguel do carro com o seguro do cartão. Elas obrigam você a contratar o CDW/LDW diretamente com elas.

Condições e restrições de uma maneira geral: eu descrevi as condições e as restrições de uma maneira bem geral e superficial. Verifique junto à bandeira do seu cartão todos os termos e condições de uso.

Pegadinha: sinistro no modo reembolso

Pegadinha: a grande pegadinha da Proteção CDW/LDW oferecida gratuitamente pelos cartões de crédito é que ela funciona no modo reembolso.

Reembolso: é isso mesmo. Caso haja algum sinistro (colisão, avaria, riscos, roubo do carro, etc) você tem que arcar com os custos junto à locadora e posteriormente solicitar o reembolso junto à seguradora da apólice.

Enrascada: imagina se numa viagem ao exterior você bate o carro, dá perda total ou tem o carro roubado? Você terá que arcar com o custo junto à locadora (5, 10, 20 mil dólares/euros ou quem sabe mais) e depois solicitar o reembolso.

Eu não tenho: não sei você, mas eu não tenho limite no cartão de crédito para suportar todos esses valores durante a viagem.

Burocracia no reembolso: pesquisando pela internet você encontrará muitos relatos de viajantes que usaram o seguro do cartão, passaram por sinistros e precisaram solicitar um reembolso.

A maioria dos relatos não são nada favoráveis: a burocracia do reembolso é grande, você tem que estar com todos os documentos do sinistro exigidos pela seguradora (no exterior nem sempre é fácil conseguir e entender esses documentos) e o reembolso pode levar meses. O reembolso pode não ser integral (são descontadas taxas administrativas). Se o sinistro envolver uma ação judicial (um acidente com vítimas por exemplo) o reembolso pode ser ainda mais complicado. Caso a seguradora encontre algum detalhe fora dos termos ela pode recusar o reembolso.

Muita atenção com a Proteção Contra Terceiros

Proteção apenas do seu carro alugado: note que a Proteção CDW/LDW que é oferecida pelos cartões de crédito protege apenas o carro que você está alugando.

Não cobre terceiros: ela não cobre os danos que você causar à terceiros (se você bater num outro carro, num imóvel ou atropelar alguém, por exemplo).

Erro. Esse é o erro mais comum dos viajantes que usam o seguro do cartão: recusar todos os seguros no momento da retirada do veículo e viajar desprotegido contra danos à terceiros.

Contrate a Proteção Contra Terceiros: usando ou não usando o seguro do cartão você deve contratar a Proteção Contra Terceiros. Ela cobre danos materiais e morais que você causar à outras pessoas.

Continua valendo: ao contratar a Proteção Contra Terceiros a Proteção CDW/LDW do seu cartão não perde a validade. Você pode contratar qualquer seguro, proteção ou assistência oferecida pela locadora, exceto a CDW/LDW (para usar a do seu cartão).

Não deixe de ler o artigo onde eu explico detalhadamente os seguros (quais contratar e quais não contratar):

A minha opinião sobre o seguro do cartão

Economia: usar o seguro do carro oferecido pelo cartão de crédito gera uma boa economia. Se tudo ocorrer bem durante a sua viagem (se não houver sinistros) será uma excelente escolha.

Imprevistos: apesar do pensamento positivo temos que estar preparados para os imprevistos porque eles acontecem.

Valor pequeno: se houver um sinistro de algumas centenas de reais/dólares/euros, tudo bem arcarmos com esse custo e depois solicitarmos o reembolso. Apesar de ser uma situação chata, não é isso que vai acabar com a viagem.

Situação complicada: mas se acontecer um sinistro grave, de milhares de reais/dólares/euros, ficaremos numa situação complicada. Vai estragar a viagem e pode nos colocar num imbróglio financeiro.

Momentos: nós planejamos as viagens para que elas proporcionem momentos de felicidade. Como é que você vai viajar tranquilo sabendo que a proteção do seu carro é reembolsável?

Reembolso: eu não considero o seguro do carro no modo reembolso uma opção viável.

Não compensa: na minha opinião, considerando todos as consequências, os riscos e o estresse envolvido no modo reembolso, eu acho que não vale a pena usar o seguro gratuito do aluguel do carro oferecido pelos cartões de crédito.

Direto com a locadora: a melhor opção é contratar a Proteção CDW/LDW diretamente com a locadora.

Imperdível

Sites: os sites que eu costumo usar para alugar carros são Rentcars (atualmente o meu preferido), Rentalcars e Sixt.

Recomendo: eu preparei um artigo com o passo a passo para alugar carro nesses sites. Eu recomendo que, ao alugar o carro, você siga o passo a passo para visualizar as informações mais importantes, encontrar os melhores preços e contratar os seguros essenciais. Confira:

Dúvidas

Você tem alguma dúvida, opinião ou experiência com o assunto? Deixe um comentário abaixo 🙂

Dicas Práticas e Econômicas para a Sua Viagem:

4 Comentários


  1. Muito esclarecedor. Foi de grande ajuda. Obrigada por facilitar minha escolha. Abraços.

    Responder

  2. Parabéns! Foi o artigo mais completo que encontrei sobre o assunto de seguros de carros. Muito válido tbém seu posicionamneto pessoal. Grata! Mariana

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *