Onde ficar em João Pessoa: melhores bairros, hotéis e pousadas

Laguna Praia Hotel - Onde Ficar em João Pessoa
O Laguna Praia Hotel tem uma boa estrutura e uma localização espetacular em Tambaú (uma das melhores praias para se hospedar em João Pessoa)

Onde Ficar em João Pessoa – PB

Índice do Artigo (clique nos links para ir direto aos tópicos)

Praias de João Pessoa:

Região Central de João Pessoa:

Cabedelo:

Mapa de João Pessoa

  • Em azul: praias de João Pessoa.
  • Em vermelho: Centro Histórico de João Pessoa.
  • Em verde: praias de Cabedelo.
  • Em roxo: shoppings.
  • Estrelas: principais atrações e pontos de interesse.

Onde ficar em Tambaú (João Pessoa)

A Praia de Tambaú é o centrinho turístico de João Pessoa e conta com excelente estrutura de comércio, serviços e alimentação.

A orla de Tambaú é a mais central da cidade e fica localizada entre Cabo Branco e Manaíra. Ela tem +- 1 km de extensão e conta com calçadão, ciclovia e quiosques que funcionam tanto de dia como à noite. A Av. Almirante Tamandaré é beira-mar (exceto na altura do Tambaú Hotel).

A Praia de Tambaú é a mais movimentada de João Pessoa, mas dificilmente está superlotada. A praia é bonita, tem faixa de areia larga e barracas para atender os banhistas. O mar é excelente para banhos, tem ondas fracas e um tom cinza-esverdeado. De Tambaú sai o passeio de catamarã para as Piscinas Naturais de Picãozinho (que ficam mar adentro).

Um ícone de João Pessoa é o Tambaú Hotel que ocupa uma grande construção redonda que lembra uma fortaleza. É o único hotel pé na areia nesse trecho mais central da orla de João Pessoa.

Os arredores do Tambaú Hotel, no trecho de Tambaú mais próximo de Manaíra, é o epicentro da área turística. Nessa região ficam a Feirinha de Artesanato de Tambaú, o Mercado de Artesanato Paraibano, o Mercado Público de Tambaú, o Centro Turístico de Tambaú, além de galerias comerciais, praças de alimentação e diversas lojas de artesanato, lembrancinhas e produtos típicos.

A vida noturna de Tambaú é a mais animada de João Pessoa com muitas opções de restaurantes e bares. É a melhor área para se hospedar se você deseja sair a pé para curtir a noite. O Forró do Turista (pé de serra) é realizado todas as segundas e quintas. Um dos restaurantes de destaque do bairro é o italiano Famiglia Muccini. Um dos quiosques mais famosos do calçadão é o Giramundo (frequentemente tem música ao vivo).

A estrutura hoteleira de Tambaú é a maior da cidade. O predomínio em Tambaú (assim como em Cabo Branco e Manaíra) é de hotéis baixos (uma lei de zoneamento limita a altura das construções nas quadras mais próximas ao mar), compactos e com piscina na cobertura (com vista para o mar). Nos últimos anos João Pessoa ganhou muitos hotéis novos, modernos e com design diferenciado.

Também há muitas opções de apartamentos e flats para alugar, uma excelente opção para famílias e grupos (consulte no link abaixo). A maioria possui cozinha.

Hotéis e pousadas em Tambaú – João Pessoa:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Laguna Praia Hotel: fica na avenida beira-mar no melhor ponto de Tambaú (próximo de restaurantes, bares, quiosques, comércio variado e com um trecho excelente de praia em frente). É um dos melhores hotéis de João Pessoa, com ambientes elegantes e ótima estrutura. Possui restaurante e academia. O destaque fica para a área de lazer na cobertura com bar, sauna e piscina com linda vista para o mar.
  • Nord Luxxor Tambaú: fica na avenida beira-mar com uma localização excelente (é vizinho do Laguna Praia Hotel). É um hotel de categoria superior e com ambientes modernos. Possui restaurante e academia. A área de lazer na cobertura tem vista para o mar, bar e piscina aquecida.
  • Solar Tambaú Residencial: fica na avenida beira-mar na divisa com Cabo Branco. Inaugurado em 2018 é um empreendimento amplo, com arquitetura moderna e excelente estrutura incluindo uma galeria comercial. Possui estúdios e apartamentos de 1 ou 2 quartos para alugar. Há opções com cozinha, varanda e/ou vista para o mar. A área de lazer possui um ambiente agradável com vista para o mar e conta com piscina climatizada, sauna, academia e playground.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

  • Tambaú Hotel: é o único hotel pé na areia na orla central de João Pessoa. Ocupa uma ampla e emblemática construção beira-mar que é um os principais cartões postais da cidade. Inaugurado no início da década de 1970, é um hotel que já viveu seus tempos áureos e que necessita de reformas em alguns setores. Possui ampla estrutura de lazer, uma bonita área com piscinas, jardins, restaurante, bar e um trecho quase privativo de praia (com bar). A nota de avaliação no Booking não é tão boa (7,8 em março/2020).
  • Aram Beach & Convention
  • Hostel Orla de Tambaú: hostel com uma localização excepcional na avenida beira-mar.
  • Pousada Estrela Azul

Onde ficar em Cabo Branco (João Pessoa)

A Praia de Cabo Branco, continuação (ao sul) de Tambaú, é uma das mais famosas de João Pessoa.

A orla de Cabo de Branco é muito bonita e conta com calçadão, coqueiros, ciclovia e avenida beira-mar (Avenida Cabo Branco). A praia tem mar calmo, excelente para banhos e com ondas fracas.

A Praia de Cabo Branco é extensa (+- 6 km) e possui duas áreas com características diferentes: o Lado Norte (na continuação de Tambaú, é a região mais movimentada de Cabo Branco) e o Lado Sul (mais distante de Tambaú, é a área mais tranquila do bairro).

A estrutura de hospedagem em Cabo Branco é ampla com muitos hotéis tanto no Lado Norte como no Lado Sul. O predomínio é de estabelecimentos baixos, compactos e com área de lazer na cobertura (com piscina).

Hotéis e pousadas em Cabo Branco no Lado Norte (mais próximo de Tambaú):

O Lado Norte de Cabo Branco, na continuação da Praia de Tambaú, é a área mais movimentada da praia. Essa região está integrada e possui características similares à Tambaú: excelente estrutura de comércio, serviços e alimentação. É um dos melhores lugares para se hospedar em João Pessoa e tem movimento de dia e de noite.

A orla nesse trecho é uma das mais bonitas de João Pessoa e conta com quiosques que abrem durante o dia e de noite. O bairro tem várias opções de restaurantes e bares (um dos mais famosos é o Bar do Cuscuz), além do Parque Cabo Branco, um espaço gastronômico com várias opções de alimentação em food trucks (frequentemente há música ao vivo).

A praia é bonita, tem mar excelente para banhos, faixa de areia larga e barracas para atender os banhistas. A quantidade de banhistas é grande na divisa com Tambaú e vai diminuindo no sentido sul (oposto à Tambaú).

A divisa de Cabo Branco com Tambaú é feita pela Avenida Epitácio Pessoa. Quanto mais próximo da avenida mais integrado você estará de Tambaú e quanto mais distante mais tranquilo vai ficando o ambiente.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Regular:

Hotéis e pousadas em Cabo Branco no Lado Sul (mais distante de Tambaú):

O Lado Sul de Cabo Branco fica no sentido Ponta do Seixas (lado oposto à Tambaú). É uma área urbanizada e com muitos hotéis, mas a estrutura de comércio, serviços, bares e restaurantes não é tão boa.

A orla é bonita e conta com calçadão e ciclovia, mas não tem quiosques. A praia tem faixa de areia mais estreita, mar calmo e uma frequência bem menor de banhistas. Não há barracas na praia.

O Lado Sul de Cabo Branco possui muitos hotéis com excelente custo-benefício, mais procurados por viajantes a trabalho. Como eles estão a mais de 3 km de Tambaú as diárias tem a tendência de serem mais econômicas.

Ao se hospedar nessa região você estará em uma praia sem estrutura de quiosques e barracas e com poucas opções de comércio e restaurantes. Tanto de dia quanto de noite você estará mais dependente de carro/táxi/aplicativo ou de transporte público.

No caminho para a Ponta do Seixas fica um dos restaurantes mais famosos de João Pessoa, o Gulliver Mar, que possui um ambiente refinado e linda vista para o mar.

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Val Atlantic Hotel: fica na avenida beira-mar. É um dos hotéis de João Pessoa mais bem avaliados pelos hóspedes e oferece excelente custo-benefício. Possui piscina com vista para o mar e restaurante.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Hotel Cabo Branco Atlântico: fica na avenida beira-mar, no final da orla (mais distante de Tambaú), em um trecho onde a praia já não é tão boa para banhos. O hotel tem boa estrutura com restaurante, spa, academia, sauna e área de lazer na cobertura (com piscina, bar e linda vista).
  • Luxor Paulo Miranda Home Service

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

Onde ficar em Manaíra (João Pessoa)

O bairro de Manaíra, localizado entre Tambaú e o Bessa, é um dos mais nobres de João Pessoa.

Manaíra é uma área mais comercial e residencial do que turística e por isso possui excelente estrutura de comércio e de serviços (mais voltada para os moradores), além de reunir alguns dos melhores hotéis, bares e restaurantes da cidade.

A orla de Manaíra é bonita, tem +- 2 km de extensão e conta com avenida beira-mar (Av. João Maurício), ciclofaixa e um calçadão muito gostoso para caminhadas. A orla não tem quiosques.

A Praia de Manaíra tem águas calmas e faixa de areia estreita (que some na maré alta). Ela é pouco procurada para banhos e tem uma estrutura bastante limitada de barracas para atender os banhistas.

Ao se hospedar em Manaíra você estará em uma excelente localização geográfica para explorar João Pessoa, além de poder contar com a ótima estrutura do bairro. Mas não há grandes atrativos para o turista, por isso você vai circular bastante para outras áreas da cidade. Os hotéis de Manaíra são bastante procurados por viajantes a trabalho.

Hotéis e pousadas em Manaíra próximos da divisa com Tambaú:

A Av. Senador Ruy Carneiro faz a divisa de Manaíra com Tambaú nos arredores do Tambaú Hotel, onde ficam as feirinhas e mercados de artesanato.

Ao se hospedar nessa área de Manaíra você estará mais integrado ao centrinho turístico de João Pessoa. Há boas opções de bares e restaurantes com destaque para o The W e a unidade pioneira do Nau Frutos do Mar.

Os hotéis abaixo estão a uma curta caminhada da Av. Senador Ruy Carneiro (divisa de Manaíra com Tambaú). A praia boa para banhos e com estrutura de quiosques e barracas mais próxima é a de Tambaú no trecho ao sul do Tambaú Hotel. A distância depende da localização do hotel, mas é de no mínimo 600 metros.

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Verdegreen Hotel: fica na avenida beira-mar. Um dos melhores hotéis em João Pessoa, possui instalações modernas e ecológicas. A estrutura conta com restaurante, bar, piscina, sauna e academia. O hotel oferece gratuitamente bicicletas aos hóspedes.
  • Nord Easy Connect: inaugurado no final de 2019, é um hotel novo, moderno e com uma excelente localização (próximo de restaurantes, comércio e das feirinhas e mercados de artesanato de Tambaú). Possui restaurante e espaço de coworking, além de área de lazer na cobertura com piscina e bar.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Regular:

Hotéis e pousadas em Manaíra mais distantes de Tambaú:

O restante do bairro de Manaíra (na área mais distante de Tambaú) possui excelente estrutura de comércio, serviços e bons restaurantes como o Mangai (que tem decoração típica, garçons vestidos à caráter e um enorme buffet de comidas regionais). O Villa Gourmet, na avenida beira-mar, é um espaço gastronômico com ambientes aconchegantes e boas opções de alimentação no estilo food truck (tem música ao vivo nos finais de semana).

Na Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho (também chamada de Retão de Manaíra, que faz a divisa de Manaíra com o Jd. Oceania/Bessa) ficam dois dos melhores shoppings de João Pessoa: o Manaíra Shopping (o maior da cidade, localizado no interior do bairro, possui uma unidade do Nau Frutos do Mar) e o Mag Shopping (é um shopping menor, mas com boas lojas, praça de alimentação de frente para o mar e a unidade pessoense do Camarada Camarão).

Nessa região ficam alguns dos hotéis mais luxuosos de João Pessoa, a maioria de perfil executivo mas que também atendem ao público de lazer. Apesar da boa localização geográfica e da boa estrutura do bairro, não é uma região para sair caminhando à noite (não há um centrinho turístico, os bares e restaurantes ficam espalhados pelo bairro). Você dependerá de carro/táxi/aplicativo para se deslocar.

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • LS Hotel: fica a 80 metros da praia, em uma boa localização no bairro. Inaugurado em 2018 é o hotel mais luxuoso de João Pessoa, com design moderno, decoração contemporânea e excelente gastronomia no Restaurante Adega. O rooftop, um dos mais lindos de João Pessoa, possui piscina e bar.
  • Hotel Manaíra: fica a 200 metros da praia, próximo dos dois shoppings e de bares e restaurantes. É um dos melhores hotéis de João Pessoa, com ambientes elegantes e sofisticados. Possui academia, sauna, piscina na cobertura, dois bares e restaurante (Restaurante Mezzan).

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Hardman Praia Hotel: fica na avenida beira-mar, com uma agradável área de frente para a orla. Possui restaurante, academia e salão de jogos. A piscina fica de frente para o mar.
  • Thematic Pousada

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Onde ficar no Bessa (João Pessoa)

A Praia do Bessa é a mais ao norte de João Pessoa, localizada entre as praias de Manaíra e Intermares (em Cabedelo).

Apesar de estar fora da orla mais central e turística de João Pessoa o bairro do Bessa é uma área nobre, residencial e com boa estrutura de comércio, bares e restaurantes.

A Praia do Bessa ao longo dos 5 km de extensão possui trechos com características diferenciadas. De uma maneira geral é uma praia bonita (o mar tem um tom mais azul), boa para banhos e com ambiente familiar. Frequentada mais pelos pessoenses do que pelos turistas a praia tem um grande movimento apenas nos finais de semana, feriados e na alta temporada.

A quantidade de hotéis e pousadas na Praia do Bessa é bem menor do que em Tambaú, Cabo Branco e Manaíra.

Hotéis e pousadas no Jardim Oceania (Bessa):

O Jardim Oceania é o bairro da Praia do Bessa mais próximo de Manaíra.

Nesse trecho a Praia do Bessa não tem avenida ou rua beira-mar (as construções de frente para o mar são pé na areia)

Há uma boa estrutura de bares/restaurantes de praia com atendimento tanto na área do restaurante como na praia. Entre os mais famosos estão o Fullano Praia, Golfinho, Praiano, Camarão Grill e Casa dy Praia (antigo Alohai).

A praia alterna trechos com maior movimento de banhistas (na altura dos bares/restaurantes de praia) e trechos mais tranquilos. A Caribessa Escritório Praia organiza passeios de caiaque e stand up paddle até as piscinas naturais que ficam 800 metros mar adentro.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

  • Numar Hotel: pé na areia. Hotel relativamente simples, possui acomodações em quartos ou em contêineres adaptados. Possui piscina, bar e jardim.

Hotéis e pousadas no Bessa (mais próximos de Intermares):

O trecho mais ao norte da Praia do Bessa (na divisa com a Praia de Intermares em Cabedelo) possui uma avenida beira-mar (Av. Arthur Monteiro de Paiva). A orla é urbanizada e conta com calçadão para caminhadas.

Esse trecho é mais frequentado pelos banhistas, já que o acesso à praia é facilitado pela avenida beira-mar. Não há quiosques na orla, apenas barracas na praia. A avenida beira-mar possui alguns restaurantes (um dos mais famosos é o Bessa Grill).

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

  • Bessa Beach Hotel: fica na avenida beira-mar. É o principal hotel do bairro. Possui piscina, bar e restaurante (Cantina do Porto). Fica próximo de estabelecimentos comerciais e ao lado do Bessa Grill.

Onde ficar na Ponta do Seixas (João Pessoa)

A Ponta do Seixas é o ponto mais oriental das Américas. Localizada fora da área urbana de João Pessoa ela está distante +- 10 km de Tambaú.

A Praia da Ponta do Seixas tem um visual bonito e um mar bom para banhos. Há uma boa concentração de barracas (peixadas) para atender os banhistas, mas com uma estrutura mais simples em relação aos quiosques/barracas de praia da orla central da cidade.

O bairro também possui bons restaurantes (a maioria funciona apenas durante o dia) como o Estaleiro Restaurante (que possui um ambiente agradável) e a Peixada do Amor (para comer bastante sem gastar muito).

Uma das principais atrações da região são as Piscinas Naturais do Seixas, localizadas +- 1 km mar adentro. Os passeios de catamarã até as piscinas saem das barracas da Ponta do Seixas, mas também há catamarãs saindo de Tambaú e da Praia da Penha.

No alto das falésias, na divisa da Ponta do Seixas com Cabo Branco, ficam a Estação Cabo Branco (projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ocupa uma ampla área com espaços de ciências, cultura e artes) e o Farol do Cabo Branco (que fica junto ao Parque Ecológico Bosque dos Sonhos e possui um mirante com linda vista para a Praia da Ponta do Seixas).

A estrutura de hospedagem, de comércio e de serviços é bastante limitada na Ponta do Seixas. Fora do perímetro das barracas de praia o bairro possui algumas áreas desertas e inseguras.

Hotéis e pousadas na Ponta do Seixas – João Pessoa:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

Onde ficar no Centro Histórico de João Pessoa

O Centro Histórico de João Pessoa, área mais antiga da cidade, possui um belo e importante conjunto de construções históricas. Distante +- 8 km de Tambaú o Centro Histórico não fica na orla marítima.

Entre as inúmeras atrações algumas se destacam como o Centro Cultural de São Francisco, o conjunto de edificações da Praça João Pessoa e o casario colorido da Praça Antenor Navarro. No entorno do Centro Histórico ficam áreas de lazer agradáveis como o Parque Sólon de Lucena (Parque da Lagoa) e o Parque Zoobotânico Arruda Câmara.

Dividido entre Cidade Alta e Cidade Baixa o Centro Histórico é movimentado durante o dia, mas tem áreas desertas e inseguras à noite. Também há várias construções degradas e abandonadas. A estrutura de comércio e serviços é excelente. Na região central ficam a Rodoviária de João Pessoa e o Shopping Tambiá, além de ser a região hoteleira mais próxima do Aeroporto.

Na região o predomínio é de hotéis e pousadas simples e econômicos, os mais baratos de João Pessoa.

Na minha opinião não vale a pena se hospedar no Centro Histórico. Além de ficar distante da praia a região não possui bons restaurantes e não é convidativa para curtir a noite. Só compensa se você tiver algum compromisso na região e deseja economizar na hospedagem e no deslocamento.

Hotéis e pousadas no Centro Histórico – João Pessoa:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Regular:

Onde ficar em Cabedelo

Localizada ao norte de João Pessoa, em uma península entre o Rio Paraíba e o mar, a cidade de Cabedelo tem +- 12 km de litoral com praias menos movimentadas que as da capital.

A Praia de Intermares, na continuação da Praia do Bessa, é a mais próxima de João Pessoa (distante +- 10 km de Tambaú). Intermares é um bairro residencial com muitos prédios e boa estrutura de comércio. A praia tem ondas fortes, um ambiente tranquilo e é ponto de desova para tartarugas. Não há estrutura de barracas e quiosques para os banhistas.

Na sequência fica a Praia Ponta de Campina, com mar calmo e um bonito visual. Nela fica um dos bares de praia mais badalados de Cabedelo, o Lovina Tropical Restaurante.

As próximas praias, do Poço e Camboinhas, possuem mar calmo e várias opções de bares e barracas de praia. Delas saem passeios de catamarã até a Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia +- 1 km mar adentro com barracas para os banhistas. O Cibelly Bar, um dos mais famosos da Praia do Poço, possui catamarã próprio. Os bairros são mais simples e com uma estrutura mais compacta de comércio.

As praias de Cabedelo mais ao norte possuem um visual bonito e mar calmo, com ambiente e estrutura mais simples. Ao lado do Porto de Cabedelo, voltado para o Rio Paraíba, fica a Fortaleza de Santa Catarina, do século XVII, uma das principais atrações históricas da Paraíba.

A atração mais famosa de Cabedelo é a Praia do Jacaré, praia fluvial no Rio Paraíba, onde os turistas vão curtir o pôr do sol ao som de Bolero de Ravel (tocado diariamente há décadas pelo Jurandir do Sax). A orla da Praia do Jacaré tem bares e feirinha de artesanato. Há opções de passeios de barco pelo rio. O movimento no local é no final da tarde e início da noite.

Se essa é a sua primeira viagem a João Pessoa eu não recomendo a hospedagem em Cabedelo. Você estará distante das principais atrações de João Pessoa e terá uma estrutura bem menor de comércio, bares e restaurantes. Nos dias de semana de média e baixa temporada Cabedelo fica bem vazia. A hospedagem em Cabedelo é indicada para quem já conhece a região e quer curtir as praias e o ambiente mais tranquilo da cidade.

São poucas as opções de hotéis e pousadas em Cabedelo. A maior oferta é de apartamentos e flats para alugar (consulte no link abaixo), principalmente nas praias de Intermares e Ponta de Campina.

Hotéis e pousadas em Cabedelo:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *