Onde Ficar em Porto Seguro – BA

Onde Ficar em Porto Seguro
Tropical Oceano Praia – Porto Seguro – Bahia

Um dos destinos mais baratos do Brasil a cidade de Porto Seguro tem os hotéis de praia concentrados na Orla Norte. No Centro, próximos de locais históricos e do comércio popular ficam os hotéis e pousadas mais simples. As praias mais bonitas ficam nas vilas e distritos do litoral sul, que misturam o rústico, o charme e a badalação.

Veja também:

Onde ficar em Porto Seguro – BA:

Porto Seguro é dividida nas seguintes áreas:

  • Orla Norte: local de boas praias como Taperapuã, Mundaí e Mutá, das principais barracas (Axé Moi, Barramares e Tôa-Tôa) e dos maiores hotéis da cidade.
  • Centro: aqui estão as atrações históricas, o centro comercial e uma noite animada com bares, restaurantes e a popular Passarela do Álcool. Os hotéis e pousadas são bem baratinhos. Nas proximidades estão o Aeroporto, a Rodoviária e a Balsa para Arraial d’Ajuda. Não há praia.
  • Litoral Sul: as vilas e distritos do litoral sul possuem uma atmosfera completamente diferente do Centro e do Litoral Norte. Cada vila tem o seu próprio estilo e para elas fizemos guias próprios, confira: onde ficar em Arraial d’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva.

Onde ficar no Litoral Norte de Porto Seguro (em azul no mapa):


A partir do Centro a Avenida Beira-Mar segue por toda a Orla Norte de Porto Seguro, o melhor lugar para quem deseja ficar numa boa praia e aproveitar a excelente estrutura de barracas e bares. As principais barracas ficam na Praia de Taperapuã e funcionam como um grande complexo de lazer para passar o dia com bar, restaurante, aulas de dança e shows. À noite elas se revezam nos famosos luais, isso quando a balada não acontece na Ilha dos Aquários (perto do Centro). Ao se hospedar no litoral norte também é fácil curtir a noite do Centro. Ônibus de linha fazem a ligação de todas das praias com o Centro e vice-versa, passando também pelas principais barracas. Também há táxis e você pode alugar um carro, o que não é caro e te dará uma boa liberdade para curtir toda a região.

Taperapuã: distante 7 km do Centro é a principal e a mais movimentada praia de Porto Seguro. Além das barracas mais famosas, também há barracas intermediárias e menores para quem não quer tanto agito. A praia tem águas quentes (como todas em Porto Seguro) e mar calmo, bom para banhos. O bairro tem boa estrutura comercial e a maior estrutura hoteleira da cidade. Hospedagem em Taperapuã: na região central da orla, onde fica o Axé Moi e muitas outras barracas, há vários hotéis de frente para o mar: Tropical Oceano, Monte Pascoal, Villaggio Arcobaleno, Beira Mar, Taperapuan, Portobello Resort, Beach Hills e Sarana. Para economizar nessa área fique nas quadras de trás: Porto Geraes (excelente custo-benefício), Porto das Âncoras, Portobello Park, Vale Verde, Marília, Girassol e Nauticomar. No lado esquerdo da praia, também com várias barracas incluindo a Barraca do Gaúcho e a Cabana Área Beach, de frente para o mar estão os seguintes hotéis: Sunshine, Transoceânico, América, Sued’s e Boulevard da Praia. Para economizar fique nas quadras de trás: Barra Sol, Andimar, Benko’s, Vitória Régia e Pousada Recanto de Minas. Nessa região, no interior do bairro, fica o Condomínio Paraíso dos Pataxós que possui um ambiente tranquilo e onde estão: Hotel Porto Dourado, Porto Verano Residence e Kendal Flats. A barraca Barramares fica no canto esquerdo da praia, em um local isolado. No canto direito da praia, bem perto de Mundaí e com a barraca Tôa-Tôa em frente, estão os hotéis Brisa da Praia (um dos melhores de Taperapuan) e Garça Branca. Bem perto dali, no local da barraca Malibu, ficam os hotéis Pau Brasil e o baratinho Abrolhos. Mais opções: onde ficar em Taperapuan em Porto Seguro.

Mundaí: distante 4 km do Centro a Praia de Mundaí fica antes de Taperapuan e possui um ambiente mais familiar e tranquilo. O mar é calmo e a orla tem coqueirais. As barracas da praia são menores. Uma das mais tradicionais é a do Jamaica. Para quem quer agito a barraca Tôa-Tôa fica ali perto, na divisa com Taperapuan, dá para ir a pé. Hospedagem em Mundaí: de frente para o mar estão os hotéis Portal do Mundaí, Porto das Naus e o econômico Mundaí Praia. Nas quadras de trás ficam o Hotel Flaming Beach, o Portal Ville Praia Hotel e o Residencial Aldeia de Mundaí. Mais opções: onde ficar em Mundaí em Porto Seguro.

Curuípe: distante 2,5 km do Centro a Praia de Curuípe é ideal para quem procura hotéis com boa estrutura e uma praia tranquila, frequentada basicamente pelos hóspedes dos poucos hotéis que ficam nela. Há alguns quiosques, sem agito. O mar é calmo e bom para banhos, embora as águas não sejam tão claras como em Mundaí e Taperapuan por causa das correntes do Rio Buranhém. No canto direito da praia (no sentido Centro) fica o Memorial Epopeia do Descobrimento cuja maior atração é uma réplica da Nau Capitânia, a embarcação usada por Pedro Álvares Cabral no descobrimento do Brasil. A Praia de Curuípe tem uma boa localização para você se deslocar entre o Centro de Porto Seguro e as movimentadas praias mais ao norte. Hospedagem na Praia de Curuípe: na praia fica o all inclusive Porto Seguro Praia Resort, os bons hotéis Quinta do Sol, Quinta do Sol Lite e Porto Calém e o econômico Florida Inn. Mais opções: onde ficar em Curuípe em Porto Seguro.

Mutá: distante 14 km do Centro a Praia do Mutá é a última ao norte de Porto Seguro. Ela é a melhor praia para banhos de mar da Orla Norte e onde estão os melhores hotéis e resorts de Porto Seguro. O mar é calmo, ideal para famílias com crianças, uma grande piscina protegida por bancos de areia e corais (dá para caminhar até eles na maré baixa). Embora haja muitas barracas e restaurantes, o ambiente é bem tranquilo, sem a música alta e o agito das barracas de Taperapuã. A Praia da Coroa Vermelha (que faz parte da cidade de Santa Cruz Cabrália) é a continuação da Praia do Mutá. Os bairros são interligados e na prática é como se fossem uma só praia (mas os melhores hotéis e barracas ficam em Mutá). Em Coroa Vermelha está a cruz que marca o local da primeira missa realizada no Brasil, um Museu Indígena e um centro de artesanato dos índios Pataxós que vivem na reserva indígena próxima da praia. Em Santa Cruz Cabrália saem o passeios de escuna que vão até os recifes de Coroa Alta. Hospedagem na Praia do Mutá: de frente para o mar fica o all inclusive com a melhor praia em Porto Seguro, o La Torre Resort. Ainda de frente para o mar e com excelente custo-benefício estão o Village Mutá, o Porto Luar e o Coroa Vermelha Praia Hotel. além do econômico Capitania Praia Hotel. Um dos melhores hotéis de Porto Seguro fica distante 200 metros da praia, o Toko Village. A 300 metros da praia fica a  Pousada Lua de Tomate. Na Praia da Coroa Vermelha em Santa Cruz de Cabrália (continuação da Praia do Mutá) o predomínio é de pousadas e hotéis pequenos: Pousada Aldeia Portuguesa, Apart Hotel Veleiros, Hotel Vale Verde, Coroa Bella Praia Hotel e Pousada Paraíso. Mais opções: onde ficar na Praia do Mutá e em Coroa Vermelha.

Onde ficar no Centro de Porto Seguro (em verde no mapa):


Repleto de pousadas e hotéis simples o Centro é o lugar mais barato para ficar em Porto Seguro. Ao se hospedar aqui você terá excelente estrutura comercial e de serviços e ficará próximo do Aeroporto, da Rodoviária e de várias agências de passeios. Transporte público (ônibus) e táxis te levam para as praias da Orla Norte. Do Centro sai a balsa para Arraial d’Ajuda (após atravessar a balsa você encontra vans e táxis que te levam aos centrinhos de Arraial e Trancoso). A grande desvantagem de se hospedar no Centro é a falta de praia (apesar de ficar à beira-mar).

A popular Passarela do Álcool é o point noturno do Centro. A Ilha dos Aquários (acessível por barco) abre uma noite por semana e oferece uma mistura de aquário, polo gastronômico, shows e casa noturna, com entretenimento para todas as idades (inclusive crianças). Também no Centro fica o píer da onde saem os passeios de barco que vão até os Recifes de Fora.

Acessível por uma escadaria a Cidade Alta (Cidade Histórica) fica no alto de um morro com linda vista para o Centro e o mar. Lá em cima estão a histórica Igreja Nossa Senhora da Pena, o Museu do Descobrimento (Museu Histórico da Cidade) e as Ruínas do Colégio Jesuíta.

A maioria dos hotéis e pousadas ficam no entorno da Avenida dos Navegantes, uma das principais do Centro: Hotel Terra Brasil, Hotel Costa Verde, Green Porto Hotel, Hotel Vale Verde, Hotel Shangrilá, Hotel Portocabana, Pousada Vila do Porto, Pousada São LuizPousada Quiosque.

Mais próximos da Passarela do Álcool e da balsa estão: Center Porto Hotel, Pousada Brisa do Mar, Pousada Tapuia e Hotel Capuchins.

Na Praia do Cruzeiro, que é o início da Orla Norte, fica o melhor hotel da região central, o Best Western Shalimar Praia Hotel. No alto da Praia do Cruzeiro (ao lado da Cidade Alta) fica o Porto Seguro Eco Resort (antigo Vela Branca Grand Hotel). A Praia do Cruzeiro possui águas escuras e não é muito frequentada pelos turistas. Ela vale mais pela localização próxima ao Centro.

Mais opções: onde ficar no Centro de Porto Seguro.

Onde ficar nas vilas e distritos do Litoral Sul de Porto Seguro:


As vilas do litoral sul ficam isoladas do resto cidade e cada uma possui características próprias. Para elas fizemos guias exclusivos, confira:

Aluguel de imóveis para temporada em Porto Seguro: é uma opção interessante, principalmente para grupos. O valor da diária por pessoa pode sair muito barato. Em muitos locais também há opções para casais e grupos pequenos. Confira:

Você tem dúvidas ou dicas sobre onde ficar em Porto Seguro na Bahia? Deixe um comentário no final do artigo.

Foto: divulgação do hotel

27 Comentários


  1. Fred, boa noite!

    ´A minha passagem esta marcada para janeiro, em dezembro eu consigo ainda fazer a reserva em Hotéis?

    Responder

    1. Oi Cristiane, tudo bem.

      Eu acredito que alguma coisa você consegue. Janeiro é altíssima temporada. Grande parte dos hotéis já podem estar esgotados.

      Abraços :)

      Responder

  2. Olá, pretendo viajar em Novembro, entre os dias 14 a 22/11, será que pego sol nessa época? Vamos viajar em casal, e queremos economizar o máximo que pudermos, mas queremos conhecer as mais lindas praias por perto, o que nos sugere?

    Responder

    1. Oi Mariane, tudo bem?

      Historicamente o mês de novembro está entre os mais chuvosos em Porto Seguro. É difícil prever como será o tempo, mas pode chover em nenhum, alguns ou vários dias.

      Se a prioridade é economizar eu recomendo que vocês fiquem no Centro de Porto Seguro. Não tem praias, mas é o local com os hotéis/pousadas/restaurantes mais baratos e uma boa localização para conhecer as praias (tanto ao norte como ao sul).

      Se quiserem ficar numa praia a de Taperapuã tem muitas opções econômicas de hospedagem.

      No litoral sul (Arraial d’Ajuda e Trancoso) a hospedagem/alimentação são mais caros.

      Abraços :)

      Responder

  3. Boa noite!
    Fred, é a primeira vez que estamos indo para Porto Seguro, estamos pesquisando muito, porém estamos com muitas dúvidas em relação a hospedagem, localização, praias e diversão.
    Somos duas famílias com crianças sendo ( 5 adultos e 4 crianças), nós casais gostamos muito de baladas, festas, passeios e aventuras com muita diversão, portanto gostaríamos de algumas dicas para toda a família.
    Desde já agradeço pela atenção.

    Responder

    1. Oi Dilma, tudo bem?

      A Praia de Taperupuã talvez seja a melhor alternativa para vocês. Ela possui uma boa estrutura para famílias com crianças.

      Nela ficam as principais barracas de Porto Seguro, além de uma boa infraestrutura de comércio, serviços e alimentação. À noite vocês também podem ir pro centrinho de Porto Seguro.

      Os passeios vocês terão que se organizar para fazer. A partir de Taperapuã dá para contratar passeios com agências ou se vocês quiserem a maioria dá para fazer por conta própria (carro).

      Abraços :)

      Responder

  4. Olá! Estou planejando passar 6 dias em Porto Seguro, poderia me indicar um local para hospedar barato e que seja facil acesso as praias. Porque vou optar por fazer meus proprios passeios e nao ficar preso a agencia. Quero conhecer o maximo de praias possiveis como Arraial,praia do espelho,Trancoso…se puder indicar as melhores praias para conhecer. Desde já agradeço

    Responder

    1. Oi Áurea, tudo bem?

      De acordo com o seu planejamento (hospedagem barata e passeios) acredito que o melhor local será o Centro de Porto Seguro. Lá não tem praia, mas você estará melhor localizada e contará com transporte público ou agências para conhecer as praias. No litoral sul estão Arraial d’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva. No litoral norte ficam as praias mais populares de Porto Seguro (as principais barracas estão em Taperapuã). Veja hotéis e pousadas no Centro de Porto Seguro.

      Uma outra opção é ficar em Arraial d’Ajuda onde você estará mais conectada com as praias do litoral sul. Veja Onde Ficar em Arraial d’Ajuda.

      Abraços :)

      Responder

  5. Oi, Tudo bem?
    Vou ir a Porto Seguro inicio de Julho, seriam 6 dias ao todo.
    Quero conhecer ao máximo, podendo ser uma praia a cada dia. Você aconselha a alugar carro ou tem ônibus que faça passeios em diferentes praias?
    Que região seria melhor para se hospedar?? :)

    Responder

    1. Oi Vanessa, tudo bem?

      Se você não liga para ficar na praia uma grande opção seria se hospedar no Centro. Lá você economizaria na hospedagem e na alimentação e poderia contratar passeios até as praias.

      Outra opção para se locomover seriam os ônibus urbanos para o litoral norte e as vans (após a balsa) para ir até Arraial d’Ajuda e Trancoso.

      Se você optar por alugar um carro você terá uma melhor mobilidade e uma maior flexibilidade para montar o roteiro. Leia: Dicas Alugar Carro.

      Abraços :)

      Responder

  6. Boa noite Fred!

    Em julho estou me orgapara conheçer Porto Seguro, me indicaram o Hotel Coroa Vermelha, o que você diz a respeito, me preocupo com o valor das refeições e dinstâncias do Centro. Me falam muito bem sobre a região.

    Abraço

    AIRTON BASTOS

    Responder

    1. Oi Airton, tudo bem?

      Eu não fiquei nesse hotel, mas ele parece ter um ótimo custo-benefício e fica em frente à melhor praia (do Mutá) de Porto Seguro (sem considerar as praias dos distritos do litoral sul).

      O valor das refeições será mais caro na praia. Para comer baratinho você encontrará muitas opções no Centro de Porto Seguro.

      Abraços :)

      Responder

  7. Olá Fred,
    Em julho chove em Porto Seguro?
    Pretendo ir em casal, e ficar longe de muito agito, e com mar tranquilo, mas também ser estar muito afastada do centro.
    Nossa intenção é ficar em um lugar bom para banho, sem a agitação das famosas barracas, Toa toa, Axe Moi, etc, mas perto do centro para visitá-lo á noite.
    Qual local vc indicaria?

    Responder

    1. Oi Danielle, tudo bem?

      Julho não é o mês mais chuvoso e nem o mais seco em Porto Seguro. Você pode dar sorte e pegar dias de sol como também dar o azar e pegar alguns dias de chuvas.

      As barracas mais agitadas ficam em Taperapuan, distante 7 km do Centro.

      Quanto mais ao norte, melhor o mar fica para banhos e mais bonitas ficam as praias. A melhor praia é a do Mutá, que tem barracas e bares (mais tranquilas que Taperapuan), os melhores hotéis, porém é a praia mais longe do Centro (14 km). Veja Onde Ficar na Praia do Mutá.

      A praia de Mundaí é vizinha de Taperapuan e possui o ambiente mais tranquilo. Ela fica a 4 km do Centro. Veja Onde Ficar em Mundaí.

      Abraços :)

      Responder

  8. Olá freed,estou me planejando ir a porto em julho,estou me informando concernente à alimentação, pois estamos indo em 4 pessoas e 1 bebê, tudo por conta do meu marido.rsrs,seria viável me hospedar em taperapuan e se de repente irmos até o centro de porto p conhecer,Vale a pena almoçar por lá mesmo,seria mais barato?

    Responder

    1. Oi Edna, tudo bem?

      Se vocês forem comer na praia em Taperapuan o custo sairá mais caro, o ambiente é bem mais turístico no sentido de barracas e restaurantes de praia.

      No Centro de Porto Seguro você encontra uma grande oferta de restaurantes econômicos, mas lá não tem praia, apenas a orla.

      Abraços :)

      Responder

  9. OLA FRED, ESTOU EM DUVIDA TERRÍVEL, POIS É E A PRIMEIRA VEZ QUE VOU A PRAIA COM MINHA FAMÍLIA, ESPOSO E DOIS FILHOS 10 E 15 ANOS, GOSTARÍAMOS DE FICAR EM UM LUGAR TRANQUILO, ONDE AS CRIANÇAS PUDESSEM APROVEITAR O MAR E ME HOSPEDAR EM LUGAR LUGAR TIVESSE UM BOM CONFORTO COM PISCINA E OUTROS ATRATIVOS E EM UMA PRAIA BEM TRANQUILA, ME INDICARAM TRANCOSO OU Arraial d’Ajuda MAIS AINDA ESTOU NA DUVIDA, POR NÃO CONHECER NADA. SE PUDER ME PASSAR UMAS ORIENTAÇÕES FICO GRATA.

    Responder

    1. Olá Nozelia, tudo bem?

      Em Arraial D’Ajuda e Trancoso o centrinho dos vilarejos (onde estão a maioria das pousadas) não ficam na praia. Para ir até a praia você terá que se deslocar (descer o morro).

      Considerando as praias dos vilarejos é Arraial D’Ajuda que tem o maior número de estabelecimentos de hospedagem na beira do mar. Já que você procura um lugar tranquilo dá uma olhada na Praia de Araçaípe em Arraial D’Ajuda.

      Uma praia que eu gosto bastante é a do Mutá em Porto Seguro. Ela tem bons hotéis e resorts, é bonita e excelente para banhos de mar. Veja Onde Ficar na Praia do Mutá e na vizinha Coroa Vermelha (que já pertence a Santa Cruz Cabrália).

      Leia também os artigos sobre os destinos. Neles você encontra uma boa orientação:

      Onde Ficar em Arraial D’Ajuda
      Onde Ficar em Trancoso
      Onde Ficar em Porto Seguro

      Lembrando que entre Arraial e Trancoso, Arraial tem acesso bem mais fácil.

      Abraços

      Responder

  10. Fred , vou viajar com meu esposo e meu filho de 17 anos em janeiro, gostaria de saber informação sobre o Hotel Fenix Porto Seguro. Pois estou em duvida entre ele e o Beach Hills por se tratar de um hotel mais barato. não sei ate que ponto e melhor o Fenix.

    Responder

    1. Olá Sonia, tudo bem?

      Sobre os detalhes internos dos hotéis eu não posso opinar porque eu não me hospedei neles.

      Eu posso comentar sobre a localização dos hotéis.

      O Hotel Fênix fica na região central e mais popular de Porto Seguro. O hotel fica no interior do bairro, bem distante da orla turística (que não possui praia). Eu considero ele pior localizado, já que ele está muito distante da praia. Por isso ele deve ser mais barato.

      O Hotel Beach Hills fica de frente para o mar em Taperapuã, a praia mais badalada de Porto Seguro e onde estão as barracas mais famosas. Entre esses dois hotéis eu escolheria o Beach Hills (pela localização na praia).

      A praia que eu mais gosto e recomendo em Porto Seguro é a do Mutá. Ela é a mais distante do Centro, mas eu considero ela a mais bonita (da Orla Norte), a melhor para banhos de mar e com um ambiente bem familiar. Além disso nela estão os melhores hotéis e resorts. Confira: Onde Ficar na Praia do Mutá.

      Abraços

      Responder

  11. Fred, tenho 26 anos e nunca fui a porto. Estou indo sozinha e não vou poder gastar muito, então minha idéia é escolher me hospedar em um local onde consiga curtir muito as melhores praias, e com certeza aproveitar ao máximo a vida noturna. Pelo fato de estar indo sozinha estou bem insegura quanto a melhor localização para me hospedar. O que me indica?
    Adorei seu post, ajudou muito mas, ainda estou um pouco indecisa

    Responder

    1. Oi Adriane, tudo bem?

      Se você se hospedar em Taperapuã estará perto das melhores praias de Porto Seguro e das barracas onde ocorrem os luais (baladas noturnas).

      No Centro de Porto Seguro não tem praia, mas você estará entre as praias de Porto Seguro e as praias de Arraial d”Ajuda e Trancoso (para ir nelas você terá que atravessar a balsa). A noite do centro de Porto Seguro é mais popular, com barracas de rua (Passarela do Álcool), bares e restaurantes.

      Outra opção seria ficar em um dos distritos, como Arraial d’Ajuda, um vilarejo com boas praias e uma noite animada que gira em torno da Rua do Mucugê (sem as mega festas de Porto Seguro).

      Em todos esses locais você encontra estabelecimentos baratos para se hospedar, mas o mais barato (na hospedagem, alimentação e vida noturna) é o Centro de Porto Seguro.

      Boa sorte :)

      Responder

      1. Ola Fred,

        Estou querendo passar 6 dias em novembro, mas vou com um bebe e uma criança de 12 anos o que voce me indicaria, gostaria de ir em Trancoso, No Eco park em Arraial d`ajuda e Cabralia e claro conhecer Porto Seguro. Qual seria melhor opção ficar no centro ou perto dessas Praias.

        Responder

        1. Oi Janaina, tudo bem?

          Eu acho que não há uma melhor opção, mas sim a que mais combina com o perfil de vocês.

          O Centro de Porto Seguro possui um ambiente mais popular. Já Arraial d’Ajuda e Trancoso são vilarejos turísticos com perfil rústico-chique.

          Arraial d’Ajuda fica entre Porto Seguro e Trancoso e por isso fica em uma localização central para você se deslocar. Em Trancoso você estaria mais afastada.

          O Centro de Porto Seguro talvez ofereça uma estrutura maior de agências para você contratar os passeios por toda a região.

          Abraços :)

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *