Infestação de Sargaço em Cancún, Playa del Carmen, Tulum e Riviera Maya

Sargaço é uma espécie de alga muito comum na região. Eu tirei essa foto em Tulum, em um trecho que tinha um pouco de Sargaço.

Sargaço: toda a região de Cancún e da Riviera Maya tem incidência de sargaço, uma espécie de alga marinha marrom que se concentra na faixa de areia junto ao mar e no rasinho. Normalmente há uma pequena quantidade sargaço nas praias que não afeta o banho de mar e nem a paisagem.

Infestação: de tempos em tempos acontece uma “invasão” de sargaço, atrapalhando o banho de mar, enfeiando a paisagem e deixando um cheiro ruim. Essa invasão aconteceu durante alguns meses de 2015 e de 2017, por exemplo.

2018 e 2019: uma nova infestação chegou em 2018 e durou praticamente o ano inteiro (de 2018). A infestação continua em 2019 e está ainda mais forte. Provavelmente é a pior infestação que se tem registro. Muitas praias da Riviera Maya estão completamente tomadas pelo sargaço, inviabilizando o banho de mar.

Muitas outras atrações: lembrando que mesmo se as praias estiverem tomadas pelo sargaço, um roteiro pela região não é inviável. São muitas atrações além das praias: Ruínas Maias, Cenotes, Parques, Ilhas, Vida Noturna, etc. Veja o artigo Roteiro Cancún, Riviera Maya e Região.

Quais cidades tem mais/menos sargaço?

Como é um evento da natureza, isso pode variar. A intensidade também varia (tem semanas com mais e semanas com menos sargaço). Mas de uma maneira geral há mais sargaço em Tulum e a situação vai ficando melhor (ou menos pior dependendo da época) em direção à Cancún. Nas ilhas de Cozumel e Isla Mujeres a situação geralmente é bem melhor.

Pelo que eu apurei a situação no primeiro semestre de 2019 estava assim (de uma  maneira geral; note que é um fenômeno imprevisível, a intensidade e o local mais afetado da infestação pode variar dia a dia):

  • Tulum: normalmente é a área mais afetada.
  • Playa del Carmen: está melhor que Tulum e pior que Cancún. Quando a infestação está menos intensa a prefeitura e os resorts conseguem limpar as praias. Mas há períodos que a infestação vem mais forte e não é possível limpar as praias (inviabilizando os banhos de mar).
  • Cancún: é menos afetada que Playa del Carmen e por isso é mais fácil a prefeitura e os resorts limparem as praias. Mas nos picos da infestação os banhos de mar também podem ficar inviáveis.
  • Cozumel e Isla Mujeres: as praias dessas ilhas voltadas para o continente são as menos afetadas da região. Geralmente estão sem ou com pouco sargaço.

Importante: o litoral da região tem trechos que são muito recortados. São centenas ou milhares de praias. Devido aos ventos, correntes marítimas e a geografia de cada praia a situação varia muito entre as praias. Pode acontecer de uma praia estar tomada pelo sargaço e a praia vizinha não. Há praias pequenas, por exemplo, que os resorts conseguem evitar (com boias) que o sargaço chegue até a praia.

Relatos dos leitores do Dicas Onde Ficar sobre o sargaço

Situação sargaço em janeiro 2019: recebi relatos de viajantes dizendo que a situação melhorou bastante, mas ainda há sargaço. Em Cancún e Playa del Carmen tem menos sargaço por conta da limpeza que é feita nas praias. Em Tulum há um pouco mais de sargaço (apesar da limpeza também ser feita). Mas no geral a situação é muito melhor do que estava durante o ano de 2018. Confira o comentário do Álvaro (no artigo Roteiro Cancún).

Maio 2019: o leitor Henrique se hospedou em Akumal e deixou um comentário dizendo que as praias da Riviera Maya estão com muito sargaço em maio de 2019. Confira mais detalhes e informações no comentário do Henrique.

Julho 2019: a Bianca estava na região e disse que a situação estava crítica nas praias da Riviera Maya como Playacar, Akumal e Xpu-Ha. As praias voltadas para o continente de Cozumel e Isla Mujeres estavam sem sargaço. Veja o comentário da Bianca.

Agosto 2019: as notícias do início de agosto são animadoras. A infestação diminuiu bastante no início do mês (mas isso não significa que é permanente). As praias de Playa del Carmen e Tulum estão com pouco ou sem sargaço. Em Tulum ainda há sargaço (mas em menor número que algumas semanas atrás).

Deixe o seu relato: se você estiver viajando ou acabou de voltar de Cancún e região, por favor, deixe um comentário (no final do artigo) sobre como está a situação do sargaço nas praias que você visitou. Especifique as praias, cidades e o mês da sua visita. Você ajudará os demais viajantes 🙂

Como acompanhar em tempo real a situação do sargaço em Cancún, Playa del Carmen, Tulum e região?

Através da página do Facebook Red de Monitoreo del Sargazo Cancún que atualiza diariamente um mapa com a situação nas principais praias.

Sargaço Cancún - Playa del Carmen - Tulum - Riviera Maya
Sargaço Cancún – Playa del Carmen – Tulum – Riviera Maya. Confira atualizações diárias na página do Facebook Red de Monitoreo del Sargazo Cancún

Principais artigos da região:

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Travel, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

2 Comentários


  1. Fred, Estou adorando suas dicas para Cancun e arredores. Reservei o Barceló Maya Bech em dezembro. Me assustou um pouco a questão do Sargaço em abundância nestas praias. Este fenômeno vai permanecer durante todo o ano? Adoramos praia e ficaremos muito decepcionados se a situação em dezembro estiver como hoje.

    Responder

    1. Oi Carla Cristiane, tudo bem?

      É uma pena essa situação e infelizmente como é um evento climático não dá para saber até quando vai durar.

      Abraços e boa viagem (tomara que até dezembro a infestação tenha terminado)

      Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *