Infestação de Sargaço em Cancún, Playa del Carmen, Tulum e Riviera Maya

Sargaço é uma espécie de alga muito comum na região. Eu tirei essa foto em Tulum, em um trecho que tinha um pouco de Sargaço.

Sargaço: toda a região de Cancún e da Riviera Maya tem incidência de sargaço, uma espécie de alga marinha marrom que se concentra na faixa de areia junto ao mar e no rasinho. Normalmente há uma pequena quantidade sargaço nas praias que não afeta o banho de mar e nem a paisagem.

Infestação: de tempos em tempos acontece uma “invasão” de sargaço, atrapalhando o banho de mar, enfeiando a paisagem e deixando um cheiro ruim. Essa invasão aconteceu durante alguns meses de 2015 e de 2017, por exemplo.

2018 e 2019: uma nova infestação chegou em 2018 e durou praticamente o ano inteiro (de 2018). A infestação continua em 2019 e está ainda mais forte. Provavelmente é a pior infestação que se tem registro. Muitas praias da Riviera Maya estão completamente tomadas pelo sargaço, inviabilizando o banho de mar.

Muitas outras atrações: lembrando que mesmo se as praias estiverem tomadas pelo sargaço, um roteiro pela região não é inviável. São muitas atrações além das praias: Ruínas Maias, Cenotes, Parques, Ilhas, Vida Noturna, etc. Veja o artigo Roteiro Cancún, Riviera Maya e Região.

Quais cidades tem mais/menos sargaço?

Como é um evento da natureza, isso pode variar. A intensidade também varia (tem semanas com mais e semanas com menos sargaço). Mas de uma maneira geral há mais sargaço em Tulum e a situação vai ficando melhor (ou menos pior dependendo da época) em direção à Cancún. Nas ilhas de Cozumel e Isla Mujeres a situação geralmente é bem melhor.

Pelo que eu apurei a situação no primeiro semestre de 2019 estava assim (de uma  maneira geral; note que é um fenômeno imprevisível, a intensidade e o local mais afetado da infestação pode variar dia a dia):

  • Tulum: normalmente é a área mais afetada.
  • Playa del Carmen: está melhor que Tulum e pior que Cancún. Quando a infestação está menos intensa a prefeitura e os resorts conseguem limpar as praias. Mas há períodos que a infestação vem mais forte e não é possível limpar as praias (inviabilizando os banhos de mar).
  • Cancún: é menos afetada que Playa del Carmen e por isso é mais fácil a prefeitura e os resorts limparem as praias. Mas nos picos da infestação os banhos de mar também podem ficar inviáveis.
  • Cozumel e Isla Mujeres: as praias dessas ilhas voltadas para o continente são as menos afetadas da região. Geralmente estão sem ou com pouco sargaço.

Importante: o litoral da região tem trechos que são muito recortados. São centenas ou milhares de praias. Devido aos ventos, correntes marítimas e a geografia de cada praia a situação varia muito entre as praias. Pode acontecer de uma praia estar tomada pelo sargaço e a praia vizinha não. Há praias pequenas, por exemplo, que os resorts conseguem evitar (com boias) que o sargaço chegue até a praia.

Relatos dos leitores do Dicas Onde Ficar sobre o sargaço

Situação sargaço em janeiro 2019: recebi relatos de viajantes dizendo que a situação melhorou bastante, mas ainda há sargaço. Em Cancún e Playa del Carmen tem menos sargaço por conta da limpeza que é feita nas praias. Em Tulum há um pouco mais de sargaço (apesar da limpeza também ser feita). Mas no geral a situação é muito melhor do que estava durante o ano de 2018. Confira o comentário do Álvaro (no artigo Roteiro Cancún).

Maio 2019: o leitor Henrique se hospedou em Akumal e deixou um comentário dizendo que as praias da Riviera Maya estão com muito sargaço em maio de 2019. Confira mais detalhes e informações no comentário do Henrique.

Julho 2019: a Bianca estava na região e disse que a situação estava crítica nas praias da Riviera Maya como Playacar, Akumal e Xpu-Ha. As praias voltadas para o continente de Cozumel e Isla Mujeres estavam sem sargaço. Veja o comentário da Bianca.

Agosto 2019: as notícias do início de agosto são animadoras. A infestação diminuiu bastante no início do mês (mas isso não significa que é permanente). As praias de Playa del Carmen e Tulum estão com pouco ou sem sargaço. Em Tulum ainda há sargaço (mas em menor número que algumas semanas atrás).

Deixe o seu relato: se você estiver viajando ou acabou de voltar de Cancún e região, por favor, deixe um comentário (no final do artigo) sobre como está a situação do sargaço nas praias que você visitou. Especifique as praias, cidades e o mês da sua visita. Você ajudará os demais viajantes 🙂

Como acompanhar em tempo real a situação do sargaço em Cancún, Playa del Carmen, Tulum e região?

Através da página do Facebook Red de Monitoreo del Sargazo Cancún que atualiza diariamente um mapa com a situação nas principais praias.

Sargaço Cancún - Playa del Carmen - Tulum - Riviera Maya
Sargaço Cancún – Playa del Carmen – Tulum – Riviera Maya. Confira atualizações diárias na página do Facebook Red de Monitoreo del Sargazo Cancún

Principais artigos da região:

4 Comentários


  1. Boa tarde, estou em Playa del Carmen no Princess e a situação não é boa. As pessoas até entram no mar, mas nos prumeiros 20 a 30 metos tem muito sargaço, tendo que ir um pouco mais para frente ( a praia afunda bem devagar) para chegar em uma área mais limpa. Note que alem da experiência desagradável do contato com as algas, há um cheiro muito ruim e o visual fica comprometido, pois neta faixa o magnifico mar esverdeado é substituido pelo marrom das algas. Uma pena.

    Responder

    1. Oi Luiz Gustavo, tudo bem?

      Obrigado pelo relato.

      Lá na página da Red de Monitoreo del Sargazo está informando que esta semana a maioria das cidades e praias está sem ou com pouco sargaço.

      Mas é normal (mesmo em épocas com pouca incidência de sargaço) que algumas praias ou locais específicos acumulem mais que as outras.

      Você chegou a visitar outros locais, outras praias e viu como está a situação nelas? Porque os últimos relatos e notícias que vi é de que a crise de infestação já passou e a maioria dos locais voltou ao normal.

      Abraços e bom resto de viagem 🙂

      Responder

  2. Fred, Estou adorando suas dicas para Cancun e arredores. Reservei o Barceló Maya Bech em dezembro. Me assustou um pouco a questão do Sargaço em abundância nestas praias. Este fenômeno vai permanecer durante todo o ano? Adoramos praia e ficaremos muito decepcionados se a situação em dezembro estiver como hoje.

    Responder

    1. Oi Carla Cristiane, tudo bem?

      É uma pena essa situação e infelizmente como é um evento climático não dá para saber até quando vai durar.

      Abraços e boa viagem (tomara que até dezembro a infestação tenha terminado)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *